Colonia Güell e Cripta Gaudí em Barcelona

A Colonia Guell e Cripta Gaudí ficam a 20 minutos de trem de Barcelona. A colônia é um povoado (ou Pueblo) que fica na cidade de Santa Coloma de Cervelló e foi construído em 1890 pelo empresário Eusebi Güell.

Ele construiu ali uma indústria têxtil e uma comunidade completa para os seus trabalhadores. Conhecido por ser um mecenas que financiava a cultura, o Sr. Güell contratou diversos arquitetos modernistas para construir os edifícios do pueblo, entre eles Francesc Berenguer, Joan Rubió e, claro, Antoni Gaudí.

colonia-guell-cripta-gaudi-barcelona-estatua

Estátua do Conde Güell, o mecenas que financiou toda essa maravilha da Colônia Güell.

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Espanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Para visitarmos a Colônia Güell pegamos um trem na estação Plaza España. As linhas S33, S8 y S4 te levam até a estação Colonia Güell. Logo que você sai da estação vai ver no chão uma trilha de pegadas azuis pintadas. É só seguir e em 15 minutos de caminhada estará no centro de informações, onde você compra o ingresso e visita a lojinha.

colonia-guell-cripta-gaudi-barcelona-chao

Da estação de trem é só seguir a trilha de pegadas até a Colônia Güell

Para ver o pueblo você não paga nada. Se quiser ir lá e ficar dando uma volta, procurando as casas modernistas e outras construções basta chegar. Mas a maior atração da Colônia Guell é a igreja construída por Gaudí, a Cripta Gaudi.

Para visitar precisa comprar um ingresso que custa 7€ ou 9€ com audioguia. Você pode comprar aqui seu ingresso com audioguia! A gente recomenda o audioguia por causa das informações. Para comprar antecipado e garantir seu ingresso, acesse aqui.  :D

Quando chegamos, decidimos começar pela Cripta. Ela pode parecer mais simples que as outras obras de Gaudi. Mas quando você entra percebe que de simples não tem nada. A Cripta serviu de laboratório para Gaudí desenvolver soluções arquitetônicas que ele mais tarde aplicou na construção da La Pedrera e Sagrada Família.

colonia-guell-cripta-gaudi-barcelona-entrada

Entrada da Cripta Gaudí

colonia-guell-cripta-gaudi-barcelona-teto

Detalhes da porta da Cripta Gaudí.

Gaudí iniciou a construção da Cripta em 1908. No interior, o que mais chama a atenção são os vitrais. Redondos e coloridos eles dão a volta na igreja, e cada um recebe a luz do sol em uma hora do dia (das 8h às 17h), formando um relógio solar!

Esses vitrais podem ser abertos como janelas. E abertos são espetaculares. Parecem borboletas. Mesmo fechados são demais e você pode imaginar mil formas que podem ter inspirado cada um deles.

colonia-guell-cripta-gaudi-barcelona-vitrais

Os vitrais da Cripta Güell

colonia-guell-cripta-gaudi-barcelona-vitral

O vitral da Cripta Gaudí aberto, parece asas de borboleta!

Ficamos mais de 40 minutos no interior da pequena igreja porque em cada coisinha há algum detalhe impressionante. E como ali não é tão lotado como outros trabalhos de Gaudí, dá para curtir melhor.

As 4 colunas no meio da igreja foram feitas com pedras de basalto, são finas e resistentes e segundo Gaudí, as pedras são puras como manda a bíblia (!). Os bancos modernistas da igreja também são muito legais e foram projetados por Gaudí. Atrás do altar tem uma parte mais alta que dá pra subir e ver o interior da igreja de cima.

colonia-guell-cripta-gaudi-barcelona-igreja

Os arcos desenvolvidos aqui na Cripta Güell foram depois usados na construção da La Pedrera.

colonia-guell-cripta-gaudi-barcelona-ferro

Detalhes em metal próximos ao altar

Saindo dali, demos uma volta na cripta por fora. Pudemos reparar nos detalhes de pedra e ver os vitrais por outro ângulo. Nas colunas às vezes aparece um animal esculpido. Dá pra ir subindo pela lateral e chegar lá em cima da igreja, onde você tem um mirante pra Colônia Guell.

colonia-guell-cripta-gaudi-barcelona-predio

Do lado de fora é possível ver animais em meio as pedras.

Depois que saímos dali, descemos de volta pro guichê de informações e pegamos o mapa da Colonia Guell. Fomos explorar as ruas pra ver as diversas construções modernistas. Todas elas são propriedade privada, então não dá pra entrar – só pode tirar foto das fachadas.

O pueblo parece uma cidade do interior parada no tempo, muito pacata. Depois de quase 1 hora andando pelo Pueblo, seguimos as pegadas de volta ao trem. Passamos pela indústria, que ainda funciona, então também não dá pra entrar. Mas você pode pedir para o segurança dar uma espiadinha rápida.

colonia-guell-cripta-gaudi-barcelona-colonia

Uma das casas modernistas na Colonia Güell

colonia-guell-cripta-gaudi-barcelona-flores

As flores são um detalhe da casa da foto acima

Conhecer a Colônia Guell é bem legal – e é um passeio que dá pra ser feito tranquilamente em 3-4 horas. Se você vai ficar uns dias em Barcelona e é doido pelo Gaudí, não deixe de visitar a Cripta.


Colonia Güell e Cripta Gaudí: INFORMAÇÕES

Colônia Guell
c/ Claudi Güell, s/n
Colònia Güell 08690

Horário de Funcionamento
Inverno (1/11 a 30/04)
Dias de semana: 10h as 17h
Sábados, domingos e feriados: 10 as 15h

Verão (01/05 a 31/10)
Dias de semana: 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados: 10h às 15h

Como chegar de trem
(FGC) saindo da Plaza Espanya Barcelona – Linhas S33, S8 e S4. Trens a cada 15 minutos. Descer na Estación Colonia Güell

Agradecemos à Colonia Güell por nos receber.


Sagrada Familia

Casa Battló

La Pedrera – Casa Milà

e ficar em Barcelona

E para fechar esse post, deixamos dicas de hospedagem em Barcelona, para você planejar bem a sua viagem. Selecionamos 6 hotéis e hostels ótimos e bem localizados para diferentes estilos de viajantes e orçamentos. Confira! ;)


– Quer fazer um tour personalizado em Barcelona, guiado por nós? Isso é possível! Venha explorar a cidade conosco e se encantar nas nossas rotas especiais, montadas com o carinho de quem mora aqui. Para saber mais, consultar preços e fazer sua reserva escreva um e-mail para contato@estrangeira.com.br


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

colonia-guell-cripta-gaudi-pin

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo