A password will be e-mailed to you.

Colonia Güell e Cripta Gaudí em Barcelona

A Colonia Guell e Cripta Gaudí ficam a 20 minutos de trem de Barcelona. A colônia é um povoado (ou Pueblo) que fica na cidade de Santa Coloma de Cervelló e foi construído em 1890 pelo empresário Eusebi Güell.

Ele construiu ali uma indústria têxtil e uma comunidade completa para os seus trabalhadores. Conhecido por ser um mecenas que financiava a cultura, o Sr. Güell contratou diversos arquitetos modernistas para construir os edifícios do pueblo, entre eles Francesc Berenguer, Joan Rubió e, claro, Antoni Gaudí.

Estátua do Conde Güell, o mecenas que financiou toda essa maravilha da Colônia Güell.

Estátua do Conde Güell, o mecenas que financiou toda essa maravilha da Colônia Güell.

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Espanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Para visitarmos a Colônia Güell pegamos um trem na estação Plaza España. As linhas S33, S8 y S4 te levam até a estação Colonia Güell. Logo que você sai da estação vai ver no chão uma trilha de pegadas azuis pintadas. É só seguir e em 15 minutos de caminhada estará no centro de informações, onde você compra o ingresso e visita a lojinha.

Da estação de trem é só seguir a trilha de pegadas até a Colônia Güell

Da estação de trem é só seguir a trilha de pegadas até a Colônia Güell

Para ver o pueblo você não paga nada. Se quiser ir lá e ficar dando uma volta, procurando as casas modernistas e outras construções basta chegar. Mas a maior atração da Colônia Guell é a igreja construída por Gaudí, a Cripta Gaudi.

Para visitar precisa comprar um ingresso que custa 7€ ou 9€ com audioguia. Você pode comprar aqui seu ingresso com audioguia! A gente recomenda o audioguia por causa das informações. Para comprar antecipado e garantir seu ingresso, acesse aqui.  😀

Quando chegamos, decidimos começar pela Cripta. Ela pode parecer mais simples que as outras obras de Gaudi. Mas quando você entra percebe que de simples não tem nada. A Cripta serviu de laboratório para Gaudí desenvolver soluções arquitetônicas que ele mais tarde aplicou na construção da La Pedrera e Sagrada Família.

Entrada da Cripta Gaudí

Entrada da Cripta Gaudí

Detalhes da porta da Cripta Gaudí.

Detalhes da porta da Cripta Gaudí.

Gaudí iniciou a construção da Cripta em 1908. No interior, o que mais chama a atenção são os vitrais. Redondos e coloridos eles dão a volta na igreja, e cada um recebe a luz do sol em uma hora do dia (das 8h às 17h), formando um relógio solar!

Esses vitrais podem ser abertos como janelas. E abertos são espetaculares. Parecem borboletas. Mesmo fechados são demais e você pode imaginar mil formas que podem ter inspirado cada um deles.

Os vitrais da Cripta Güell

Os vitrais da Cripta Güell

O vitral da Cripta Gaudí aberto, parece asas de borboleta!

O vitral da Cripta Gaudí aberto, parece asas de borboleta!

Ficamos mais de 40 minutos no interior da pequena igreja porque em cada coisinha há algum detalhe impressionante. E como ali não é tão lotado como outros trabalhos de Gaudí, dá para curtir melhor.

As 4 colunas no meio da igreja foram feitas com pedras de basalto, são finas e resistentes e segundo Gaudí, as pedras são puras como manda a bíblia (!). Os bancos modernistas da igreja também são muito legais e foram projetados por Gaudí. Atrás do altar tem uma parte mais alta que dá pra subir e ver o interior da igreja de cima.

Os arcos desenvolvidos aqui na Cripta Güell foram depois usados na construção da La Pedrera.

Os arcos desenvolvidos aqui na Cripta Güell foram depois usados na construção da La Pedrera.

Detalhes em metal próximos ao altar

Detalhes em metal próximos ao altar

Saindo dali, demos uma volta na cripta por fora. Pudemos reparar nos detalhes de pedra e ver os vitrais por outro ângulo. Nas colunas às vezes aparece um animal esculpido. Dá pra ir subindo pela lateral e chegar lá em cima da igreja, onde você tem um mirante pra Colônia Guell.

Do lado de fora é possível ver animais em meio as pedras.

Do lado de fora é possível ver animais em meio as pedras.

Depois que saímos dali, descemos de volta pro guichê de informações e pegamos o mapa da Colonia Guell. Fomos explorar as ruas pra ver as diversas construções modernistas. Todas elas são propriedade privada, então não dá pra entrar – só pode tirar foto das fachadas.

O pueblo parece uma cidade do interior parada no tempo, muito pacata. Depois de quase 1 hora andando pelo Pueblo, seguimos as pegadas de volta ao trem. Passamos pela indústria, que ainda funciona, então também não dá pra entrar. Mas você pode pedir para o segurança dar uma espiadinha rápida.

Uma das casas modernistas na Colonia Güell

Uma das casas modernistas na Colonia Güell

As flores são um detalhe da casa da foto acima

As flores são um detalhe da casa da foto acima

Conhecer a Colônia Guell é bem legal – e é um passeio que dá pra ser feito tranquilamente em 3-4 horas. Se você vai ficar uns dias em Barcelona e é doido pelo Gaudí, não deixe de visitar a Cripta.

Onde ficar em Barcelona

E para fechar esse post, deixamos dicas de hospedagem em Barcelona, para você planejar bem a sua viagem. Selecionamos 6 hotéis e hostels ótimos e bem localizados para diferentes estilos de viajantes e orçamentos. Confira! 😉


Sagrada Familia

Casa Battló

La Pedrera – Casa Milà


INFORMAÇÕES

Colônia Guell
c/ Claudi Güell, s/n
Colònia Güell 08690

Horário de Funcionamento
Inverno (1/11 a 30/04)
Dias de semana: 10h as 17h
Sábados, domingos e feriados: 10 as 15h

Verão (01/05 a 31/10)
Dias de semana: 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados: 10h às 15h

Como chegar de trem
(FGC) saindo da Plaza Espanya Barcelona – Linhas S33, S8 e S4. Trens a cada 15 minutos. Descer na Estación Colonia Güell

Agradecemos à Colonia Güell por nos receber.


– Quer fazer um tour personalizado em Barcelona, guiado por nós? Isso é possível! Venha explorar a cidade conosco e se encantar nas nossas rotas especiais, montadas com o carinho de quem mora aqui. Para saber mais, consultar preços e fazer sua reserva escreva um e-mail para contato@estrangeira.com.br


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!