Uma senha sera enviada para seu e-mail

CHILE – San Pedro de Atacama

O Atacama é um lugar sensacional. As paisagens mais lindas que já vi na vida. Uma vastidão indescritível. Para quem mora em grandes cidades, como eu, chega a tirar o ar. Você roda quilômetros e quilômetros e não encontra nada. Só natureza selvagem. Foi uma experiência que me mudou. Por isso nem pensei duas vezes quando apareceu a oportunidade de fazer uma segunda viagem ao Atacama.

A primeira vez fui em janeiro de 2013. Planejei ficar 4 dias com uma programação intensa de passeios. No terceiro dia estava morta. Resolvi ficar um dia a mais para poder fazer mais passeios, mas ainda assim não foi suficiente.

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Tenha em mente que tem muito passeio para fazer no Atacama e são todos cansativos. Você vai acordar muito cedo todos os dias, vai chegar tarde, vai querer chorar ao pensar que vai ter que acordar muito cedo no outro dia de novo. Sem falar que tem a questão da altitude, que te deixa cansado, ofegante… Tudo será mais difícil.  Então se programe para ficar no mínimo 6 dias, e se der, fique mais. Eu senti falta nas duas vezes de tempo livre para sentar em San Pedro e curtir a cidade sem pressa, ou ficar olhando aquele céu absurdamente estrelado.

céu estrelado no Atacama

Um milhão de estrelas no céu do Atacama

Em novembro de 2016 voltei com a Gabi. Dessa vez planejamos 6 dias e ainda assim foi corrido. Repeti alguns passeios, fiz outros diferentes. Notei muitas mudanças, um fluxo muito maior de turistas, passeios mais cheios, a cidade muito maior, mais opções de hospedagem e com condições melhores.

Uma certa tristeza bateu quando a guia comentou que devido à quantidade de turistas que usam muito mais água para seus banhos, muitas vezes as crianças chegam a ser mandadas embora da escola por falta de água. O impacto negativo que causamos… Ou quando me dei conta que devido à nova iluminação nas ruas, já não dava para ver tantas estrelas…

placa agua

Como chegar em San Pedro de Atacama?

Há duas maneiras de chegar em San Pedro de Atacama: de avião ou de ônibus. Pelo aeroporto de Calama chegam os voos da Lan Chile, Pal Airline e Sky Airline. De avião você chega em Calama e pega um ônibus ou van para San Pedro. Da primeira vez que fui ainda não tinha muitas vans que faziam esse transporte e tive que pegar um ônibus até o centro de Calama e de lá outro ônibus para San Pedro.

Hoje tem várias empresas no aeroporto que oferecem o serviço direto Calama-San Pedro. Os preços cobrados são os mesmos e é possível reservar antes ou pagar ali na hora. Nós reservemos e pagamos com antecedência e escolhemos a empresa Transfer Licancabur, que pelas nossas pesquisas era boa. E gostamos mesmo do serviço. Pagamos 12.000 pesos chilenos por pessoa.

De Santiago pra San Pedro de Atacama
é possível pegar um ônibus das empresas: TurBus ou Atacama 2000 ou Frontera. É possível ir também de Salta, Argentina, pelas empresas de ônibus Géminis e Pullman Bus (a viagem dura 9 horas). Da Bolívia não existe transporte comercial direto. É possível ir de carro, mas só há postos de gasolina em Calama e San Pedro de Atacama; se vier da Argentina, as fronteiras estão abertas das 8h às 23h.

porta e bandeira

Viva Chile!!


Hospedagem em San Pedro de Atacama

As acomodações são no geral simples, tirando alguns hoteis mais de luxo. São muitos hostels com banheiro compartilhado e instalações roots. Que aliás, tem tudo a ver com o Atacama.

Na primeira vez fiquei hospedada no Hostal Nuevo Amanecer. Ele tem uma cozinha grande equipada onde a gente podia preparar nossa comida. A área comum é muito gostosa, especialmente para ficar observando o céu à noite. O quarto era grande e cada um tinha uma espécie de varanda na frente com um sofá e mezinha.

Da segunda vez ficamos no Hostel Puripica. Desse gostamos menos. O quarto até era bom, mas tivemos problemas pois quando chegamos não tinha ninguém lá, ficamos um tempão na porta esperando e desesperadas, até que paramos uma pessoa na rua e pedimos se ela poderia gentilmente ligar para um telefone que estava escrito na porta (nossos telefones não estavam funcionando). Ai a moça voltou correndo para nos receber. Parece que o hostel fechou ano passado.

Confira nosso post completo com dicas de 5 hostels para se hospedar em San Pedro de Atacama.

nuevo amanecer

Albergue Nuevo Amanecer – San Pedro de Atacama


O que fazer em San Pedro de Atacama?

San Pedro de Atacama tem o seu nome devido ao seu patrono San Pedro, e a palavra “Accatchca” que vem do idioma Cunza e significa cabeceira do país. Foi conquistada pelos Incas em 1450 e depois pelos espanhóis em 1540.

A Praça
Na praça principal ficam a igreja de San Pedro de Atacama, a prefeitura da cidade, o correio, o Museu Arqueológico Gustavo le Paige e o escritório de informação turística. Aqui tem wifi gratuito, o que vai fazer você dar uma passadinha ali toda hora para checar seu email e postar suas fotos nas redes sociais rs. E o wifi não é nada ruim!

Museu Gustavo Le Plaige 
O Museu tem mais de 380 mil peças arqueológicas que incluem cerâmicas, roupas, metais preciosos e gravuras pré-colombianos. Lá também tem um modelo de como as vilas de Atacama se desenvolveram e como as culturas Espanholas, Inca e Tiawanaku a influenciaram. Toda a praça preserva a estrutura e construções de influência de colonização espanhola.

Só que descobrimos que esse Gustavo de Paige era um picareta que saiu roubando as múmias e objetos arqueológicos locais na maior cara de pau. Embora ele seja celebrado como um estudioso e uma pessoa que ajudou a desenvolver a região, na verdade ele era um saqueador. Por isso não quisemos ir no museu.

igreja - San Pedro de Atacama

Igreja na Plaza – San Pedro de Atacama

Passear de bicicleta
Você pode alugar uma bike e dar um rolê pela cidade e ao redor. Nós fizemos uma passeio de bike guiado super legal até Catarpe e garganta do Diabo. Leia aqui o post completo.  É fácil pedalar até Pukara de Quitor, uma estrutura do século 12 feita de pedras. A construção servia de casa, defesa e armazenamento. Com o passar dos anos foi tomada pelos incas e pelos espanhóis, que chegaram em cavalos e carregando armas. Os nativos nunca tinham visto nada disso e foi fácil conquistá-los.

pukara

Toda diva em Pukara de Quitor – San Pedro de Atacama

Mercado de Artesanato San Pedro
Os locais vendem aqui artesanato. Boa pedida para comprar lembrancinhas, as necessárias folhas de coca, luvas, chapéu para se proteger do sol. Nós acabamos adquirindo vários itens emergenciais ali.


Rua Caracoles
A rua tem esse nome por causa dos mineradores que saíam dessa rua para trabalhar na mina de prata chamada Caracoles. Nesta rua estão as agências de turismo, restaurantes, alguns hotéis e lojas. Você vai passar por aqui todos os dias. Sugiro dar uma volta pela cidade de San Pedro de Atacama no dia que chegar para fechar os passeios que vai fazer. Dá para circular, perguntar preços, negociar e fechar os pacote.

noite em San Pedro de Atacama

Rua Caracoles à noite – San Pedro de Atacama


Passeios pelo Atacama

São muitos e todos são incríveis. Nem me pergunte quais são os essenciais e quais dá para deixar de lado. Não consigo responder. Não deixaria de fazer nenhum. Na primeira vez que fui fechei todos os passeios com a empresa Maxim. Eles foram ótimos. Os guias todos maravilhosos, equipe super gente boa. A Maxim fica na Carocoles, 174.

Da segunda vez fechamos com a Desert Adventure e depois de dois passeios problemáticos, pedimos nosso dinheiro de volta e fomos atrás de outra agência. Encontramos a Turismo Lickan Antay, com preços e serviços muito melhores e fizemos o restante com eles.

Somando as duas visitas ao Atacama, deu para fazer quase todos os passeios. Abaixo tem a lista com os posts de cada um contando tudo! Ficou faltando Termas del Puritama e Piedras Rojas por causa dos problemas que enfrentamos no passeio (a van quebrou e ficamos horas no deserto sentados na estrada) e não deu para ir até Piedras Rojas  🙁

Leia os posts completos sobre cada passeio abaixo:

– Tour Astronômico
– Lagunas Escondidas
– Laguna Cejar, Ojos del Salar y Salar de Tebenquiche 
– Laguna Chaxa e Salar de Atacama, Lagunas Altiplânicas e Socaire
– Passeio de Bicicleta por Catarpe e Garganta do Diabo
– Walking Tour por San Pedro de Atacama

– Valle del Arcoiris
Vale da Lua e Vale da Morte
Geyser del Tatio
Salar de Tara

bicileta em San Pedro de Atacama

A média de preços dos passeios se manteve os mesmos nas minhas duas visitas, vejam que bom! Os valores estão em pesos chilenos.

Valle de la Luna + Valle de la Muerte: $8.000
Geyser Del Tatio Y Piscina Geotermal: $ 25.000
Lagunas Altiplanicas, Laguna Chaxa y Socaire: $28.000
Laguna Cejar y Ojos del Salar y Salar de Tebenquiche: $12.000
Salar de Tara y Monjes de La Pacana y Catedrales: $45.000
Valle Arco-íris y Petroglifos y Rio Grande: $25.000
Termas de Puritama: $10.000
Tour Astronómico:  $18.00

O pessoal do Blog Mulher Casada Viaja fez um post super legal com dicas de onde comer no Deserto do Atacama! Nós adoramos as indicações, você pode ler o post completo aqui. 

pukara2

Em San Pedro de Atacama é assim, secura master rs

cachorro em San Pedro de Atacama

E o cão busca uma sombra para descansar – San Pedro de Atacama

 Outros posts que podem te interessar:

– Como ir de Calama a San Pedro de Atacama de ônibus (transfer)

– Quais passeios fazer no Atacama?

– Dicas para manter o cabelo e a pele hidratados e lindos no Deserto do Atacama

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars