Como economizar com hospedagem nas viagens

Quer saber como economizar com hospedagem ou até se hospedar de graça? A Internet, cada vez mais, conecta as pessoas. Hoje, nós presenciamos a explosão da economia colaborativa. E o que é isso?

Economia Colaborativa é quando uma pessoa física oferece serviços para outra pessoa física, usando como plataforma um site ou aplicativo.

Ou seja, a internet é a responsável pelo surgimento dessa nova maneira de consumir, economizar e ganhar dinheiro. No vídeo abaixo nós explicamos melhor que diabos é economia colaborativa e damos exemplos legais pra vocês verem como economizar em hospedagem. Então aperta play antes de continuar lendo! :P

Para nós, viajantes, utilizar essa ferramenta pode ser muito vantajoso. Ao comprar serviços de outras pessoas físicas durante viagens é possível economizar muito dinheiro.

E, por outro lado, cada um de nós pode ser também um vendedor de serviços e assim ganhar uma grana com o turismo! Nesse post compilamos os serviços de economia colaborativa de hospedagem mais conhecidos e utilizados hoje em dia.

Como economizar com hospedagem: SITES

Já existem diversos sites onde pessoas oferecem casas, quartos ou uma cama para você ficar durante a viagem. É possível sim viajar gastando nada ou pelo menos gastando menos!

Couchsurfing – www.couchsurfing.com

O Couchsurfing é o site mais famoso para conseguir hospedagem gratuita. É economia colaborativa na sua forma mais econômica possível. Na plataforma online, pessoas se cadastram e podem tanto receber pessoas em suas casas quanto procurar hospedagem –  no mundo inteiro.

Cada pessoa coloca fotos e uma descrição do cômodo que tem disponível para receber os visitantes. Pode ser um quarto completo, um sofá-cama ou apenas um colchonete no chão. Você, viajante, vai pesquisar no site as opções disponíveis no seu destino e escolher o que parece melhor para você.

Para saber se a reputação da pessoa com a qual você está combinando é boa, basta ler os comentários deixados por outras pessoas que já hospedaram (ou foram hospedadas) por aquela pessoa. Quanto melhor a reputação, mais confiável é aquela pessoa.

O Couchsurfing é muito usado por jovens e aventureiros no mundo todo. Nós já recebemos pessoas pelo Couchsurfing na nossa casa em São Paulo e em Barcelona. É uma ótima maneira de fazer amigos e conhecer outras culturas. Ninguém está 100% garantido, é claro que uma pessoa doida pode entrar em contato com você, as fotos podem não condizer com o lugar…

Mas num geral esses casos são raros, as experiências das pessoas que usam o Couchsurfing tendem a ser ótimas. E se algo der errado, você sempre pode deixar uma review negativa e alertar os outros viajantes.

economizar-com-hospedagem-couchsurfing

Página da Fabia no CouchSurfing – uma maneira de se hospedar de graça mundo a fora!

Workaway – https://www.workaway.info/

A plataforma Workaway promove a troca de trabalho por hospedagem e alimentação em 178 países. Você pode ensinar inglês num país asiático, cuidar de animais numa fazenda na Itália, tratar de cavalos em Israel… São muitas possibilidades.

Você pode buscar uma atividade na sua área de interesse e conhecimento para ser mais lega. Para usar a plataforma precisa ter pelo menos 18 anos.

 

AirBnBwww.airbnb.com.br

O AirBnB é uma plataforma já consolidada, que está bombando no mundo inteiro e agora tem página em português, voltada para brasileiros! Nós já ficamos hospedadas em AirBnBs em diversas cidades do mundo, e podemos dizer que todas as experiências foram ótimas.

No site, pessoas anunciam casas inteiras ou cômodos para serem alugados. Nossa experiência diz que o AirBnB  costuma valer a pena quando você está viajando em família ou com amigos. Alugar uma casa com diversos cômodos e dividir o valor por cabeça sai muito barato.

No site você pode pesquisar as opções de hospedagem diretamente no mapa da cidade que vai visitar, separar a busca por faixa de preço e por tipo de hospedagem (casa inteira, quarto individual, etc).

A reputação das pessoas que alugam suas casas também é baseada nas reviews. Por isso, normalmente os anfitriões são muito atenciosos e fazem de tudo para a sua estadia ser ótima.

A gente teve anfitriões que deixavam a fruteira cheia e garrafas de vinho, outros que foram buscar a gente no aeroporto… Mas também já pegamos um apartamento sujo que dava vontade de sair limpando hahaha

Na hora de escolher, lembre-se: quanto mais comentários positivos aquele anfitrião tiver, melhor. O pagamento é feito diretamente pelo site, por cartão de crédito, boleto ou mercado pago/paypal.

Nós temos um post comparando hospedagem no AirBnB e hotéis, com as vantagens e desvantagens de cada um.

E outro post explicando como reservar apartamento pelo Booking. O Booking percebeu que as pessoas buscam cada vez mais apartamentos e criou uma área apenas para apartamentos.

economizar-com-hospedagem-airbnb

Página de busca do AirBnB, com mapa da cidade e faixa de preço definida por nós


WWOOF
www.wwoof.net

Essa é uma maneira muito louca de economizar em hospedagem! Nós ainda não testamos, mas estamos doidas pra fazer. WWOOF é um site que reúne fazendas orgânicas do mundo todo.

Você pode ficar hospedado nessas fazendas em troca de trabalho no local. Ou seja, você dá algumas horas diárias de trabalho na fazenda de produtos orgânicos, aprende muito sobre a cultura e o cultivo orgânico e em troca ganha hospedagem e alimentação gratuitas!

Parece um esquema super legal, nós estamos de olho em uma fazenda na Amazônia e outra na Bahia pra testar a WWOOF ano que vem! Já fez esse esquema? Deixa um comentário nesse post e conta como foi!

economizar-com-hospedagem-wwoof

WWOOF – hospedagem em troca de trabalho. Queremos experimentar!

HomeExchangehttps://www.homeexchange.com/

O HomeExchange (antigo GuestToGuest) é um site bem legal que permite que pessoas troquem as casas entre si! É possível fazer a troca recíproca, ou seja, você fica na casa da pessoa e ela na sua nas mesmas datas; troca recíproca em datas diferentes ou troca por guestpoints.

Quando você se inscreve no site ganha guestpoints para poder começar a utilizar. Precisa pagar uma taxa para ser usuário verificado e com isso conseguir mais facilmente uma troca de casa. Nós já usamos 3 vezes: em Paris, em Bilbao e em Carcassonne.

No período de férias europeu é bem fácil conseguir uma casa. Em outros períodos tem menos disponibilidade.

Leia aqui o post completo explicando como funciona o HomeExchange.

economizar-com-hospedagem-home-exchange

Gabi cozinhando na casa onde ficamos em Carcassonne

Mais plataformas para economizar com hospedagem


Veja abaixo uma lista com muitos outros esquemas de economia colaborativa para economizar em hospedagem:

MyTwinPlace troca de casas.
Intervac troca de casas.
BeHomm troca de casas focado em designers e artistas visuais.
Gamping acampar dentro de casas privadas.
BoatBureau é tipo um AirBnB para barcos
Habitoom casas para morar e dividir no mundo todo.
BeRoomers tipo AirBnB, mas voltado para alojamentos de estudantes
Room4exchange troca de quartos em repúblicas
Bed y Casa hospedagem em casas de família. Tipo AirBnB.
canistaywithyouwhileirentmyplaceonairbnb – “posso ficar na sua casa enquanto alugo minha casa no AirBnB?” (olha a que nível estamos chegando!)
WordPackers hospedagem em troca de trabalho
Niumba aluguel de temporadas. Tipo AirBnB. A marca é do TripAdvisor e atua somente na Espanha.
Rentalia aluguel de temporadas em Espanha, Itália e Portugal.
BarcelonaCheckIn hospedagem em casas particulares em Barcelona.
WarmShowers um tipo de couchsurfing só para ciclistas (!!!!!)

OuiShare é um site em espanhol que reúne várias iniciativas de economia colaborativa no mundo todo. Utilizamos bastante para a nossa pesquisa desse post e lá tem muita coisa. Pra quem fala espanhol, é legal conferir. :)

Leia os outros posts da série!

COMO ECONOMIZAR EM TRANSPORTE NAS VIAGENS

 COMO GANHAR DINHEIRO COM TURISMO


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

economizar-com-hospedagem-pin