Uma senha sera enviada para seu e-mail

10 lugares para visitar no Peru além de Machu Picchu

Um dos principais pontos turísticos do Peru (e do mundo!) é Machu Picchu – e o passeio é realmente incrível! Mas existem muitas outras cidades e locais INCRÍVEIS no Peru, um país que tem uma imensa diversidade natural, cultural e muita história.

Fizemos uma lista com 10 lugares para visitar no Peru além de Machu Picchu, para que você possa planejar a sua viagem e dedicar algum tempo a explorar esse país lindo. Nós ficamos 15 dias no Peru e ainda foi pouco!

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

1. Nazca

Você já deve ter ouvido falar nas famosíssimas Linhas de Nazca, que curiosamente estão desenhadas no solo do deserto há milhares de anos e ninguém entende como não se apaga…

Inclua pelo menos um dia em Nazca no seu roteiro pelo Peru! O sobrevoo para ver as linhas é bem legal e nele você também sobrevoa os aquedutos Inca. A cidade em si é pequena e não oferece muito, mas esse passeio pelo deserto vale a pena.

10-lugares-para-conhecer-no-peru-nazca

Fazendo o sobrevoo você pode ver as misteriosas linhas de Nazca!

Você pode ler aqui o nosso post completo sobre essa experiência: Sobrevoando as Linhas de Nazca no Peru. Abaixo deixo o vídeo que fizemos do passeio:

Ficamos 1 dia inteiro em Nazca e dormimos lá uma noite antes de seguir viagem. Ficamos na simples porém boa Posada Guadalupe. Está pertinho da rodoviária de Nazca. Outras hospedagens que recomendamos na cidade são:

2. Lagoa Huacachina em Ica

Esse foi o meu passeio favorito no Peru, depois de Machu Picchu! A Lagoa Huacachina fica na cidade de Ica e é um daqueles locais diferentes que bombam no Instagram. Isso porque se trata de uma lagoa no meio de dunas do deserto!

10-lugares-para-conhecer-no-peru-huacachina-ica

O oásis de Huacachina

Apesar de não poder nadar na lagoa por que a água não é limpa, é uma delícia passear nos arredores e fazer o passeio de buggy e sandboard nas dunas. Foi muito divertido! Dá uma olhadinha no vídeo que fizemos dessa aventura:

Além da Lagoa Huacachina a cidade de Ica ainda é conhecida por suas vinícolas de pisco e vinho. Você pode fazer como nós: tour de pisco de manhã e visita à Huacachina + Buggy e Sandboard à tarde. Contamos todos os detalhes nesse post: Visita à Ica, no Peru: Pisco e Huacachina.

Não dormimos na cidade, mas se você quiser pode escolher entre os hotéis em volta da Lagoa Huacachina ou no centro da cidade de Ica. Veja abaixo os hotéis que indicamos por lá:

3. Cusco

Cusco é uma cidade muito legal e a maioria dos viajantes usa como base para diversos passeios, entre eles Machu Picchu. Mas tem bastante coisa bonita e cheia de história para visitar em Cusco, não use a cidade apenas como dormitório!

lugares-para-visitar-no-Peru-cusco-plaza-de-armas

Plaza de Armas de Cusco

O centro da cidade (Casco Antigo) é lindo, misturando edifícios típicos da colonização espanhola com locais que mantém a tradição Inca. Também indicamos subir em Pukamuqu para ver a cidade de cima. Sem falar de Sacsayhuaman, o sítio arqueológico Inca em plena cidade.

Em Cusco você pode experimentar as delicias da culinária peruana! Indicamos jantar no Restaurante do Belmond Hotel Monastério.

10-lugares-para-conhecer-no-peru-cusco-comida

Sobremesa no restaurante do hotel Belmond Monastério, em Cusco… divinas!

Em Cusco ficamos hospedadas 3 noites no gracioso Kukuli Lodge B&B (leia aqui o nosso review completo), que não está bem no centro mas fica próximo e tem instalações ótimas! Indicamos também as seguintes hospedagens em Cusco:

Leia também: Cusco LGBT – o Peru é gay-friendly?

4. Ollantaytambo – Vale Sagrado Inca

Se você vai para Machu Picchu necessariamente passará por Ollantaytambo, já que o trem para Machu Picchu sai de lá. Mas a nossa dica é que você dê mais do que apenas uma passadinha, porque nessa cidade está o Vale Sagrado Inca!

10-lugares-para-conhecer-no-peru-ollantaytambo-vale-sagrado

Saindo de Cusco tem passeios para o Vale Sagrado, pegamos um e valeu a pena! As formações incas bem preservadas são o ponto alto da visita, adoramos conhecer. Normalmente os passeios incluem também Pisac, outro sítio arqueológico.

Nesse post contamos tudo, com detalhes práticos e preços: Como é o passeio ao Vale Sagrado Inca (Ollantaytambo).

Uma ótima opção é fazer o passeio para o Vale Sagrado e não voltar para Cusco com a van. Assim você pode dormir uma noite lá e pegar o trem para Machu Picchu no dia seguinte. Eu fiz um post bem completo com Dicas de 6 hotéis e hostels para se hospedar em Ollantaytambo (Vale Sagrado Inca). Confira!

10-lugares-para-conhecer-no-peru-ollantaytambo

5. Salineras de Maras e Moray

Esse era um dos passeios que eu mais queria fazer no Peru, porque tinha visto fotos incríveis das Salineras de Maras. A excursão de 1 dia também sai de Cusco.

10-lugares-para-conhecer-no-peru-salineras-de-maras

Salineras de Maras

Nessa região você irá visitar dois locais muito loucos: as Salineras de Maras, que são formações onde as pessoas produzem sal no meio da montanha e Moray, antiga área de agricultura Inca (são uns círculos com diversos níveis diferentes, um para cada tipo de grão).

10-lugares-para-conhecer-no-peru-moray

Moray

Nesse post contamos todos os detalhes desse passeio: Conheça as Salineras de Maras e Moray, no Peru.

E no vídeo abaixo juntamos o passeio ao Vale Sagrado, Písac, Maras e Moray! Aperta play:

6. Puno e Ilhas Uros

Essa região do Peru, pertinho da fronteira com a Bolívia, tem uma paisagem diferente e muito linda! Já ouviu falar no Lago Titicaca, o maior lago navegável do mundo? Então, é aqui que você poderá visitá-lo!

lugares-para-visitar-no-Peru-Lago-Titicaca-puno

Puno é uma graciosa cidade que fica na beira do Lago Titicaca e, por estar próximo da fronteira da Bolívia, muitos viajantes combinam os dois países. Fizemos exatamente isso, vindo da Bolívia entramos no Peru por Copacabana e seguimos para Puno. Você pode ler detalhes aqui: Visitando a Bolívia e o Peru de ônibus.

O passeio mais conhecido oferecido em Puno é a excursão para as Ilhas Uros, que estão no meio do lago.  As Ilhas Uros são ilhas flutuantes feitas com a planta aquática totora pela população Uros, que até hoje vive no lago. É muito diferente de qualquer coisa que eu tinha visto e foi muito interessante visitar!

10-lugares-para-conhecer-no-peru-lago-ilhas-uros

Na primeira ilha flutuante onde conversamos com os locais e aprendemos sobre a cultura dos Uros.

Ficamos duas noites hospedadas no San Antonio Inn, em Puno. Uma pousada bem simples, mas boa. Outras hospedagens que recomendamos em Puno são:

7. Lima

Não podemos deixar a capital do Peru de fora dessa lista. Lima está no litoral do país – e por isso está no nível do mar, que alívio!

lugares-para-visitar-no-Peru-Lima-miraflores

Em Lima você poderá curtir a vida noturna em bares e boates além de se jogar nos mais diversos restaurantes. Lá tem diversos shoppings e lojas também e bem no meio da cidade grande há uma área arqueológica muito louca: a pirâmide Huaca Pucllana, no bairro de San Isidro. Vale a visita à pirâmide e ao museu anexo – tem até uma múmia! Além do Parque das Águas com suas fontes coloridas.

lugares-para-visitar-no-Peru-Lima-Huaca-Pucllana

Ficamos hospedadas 2 noites em Lima, antes de voltar para o Brasil, no Kusilus Hostel. Apesar de ser hostel escolhemos um quarto individual com banheiro privado, foi ótimo. Outras hospedagens que indicamos em Lima são:

Leia também: Viajar para Machu Picchu sozinha – uma experiência inesquecível

8. Arequipa e o Canion del Colca

Arequipa é uma cidade muito bonita e não tão conhecida no Peru, mas não pode ficar de fora do roteiro. Chamada de “A Cidade Branca” pelos seus edifícios construídos com a pedra branca vulcânica sillar, o visual é bem diferente.

lugares-para-visitar-no-Peru-Arequipa

Além do belo centro histórico de Arequipa, muitos viajantes que vão até lá aproveitam para fazer o passeio de 1 dia ao Canion del Colca. Sai super cedo, às 5 da manhã, e a van te leva até o alto do Canion para você observar os condores. Nós não fomos porque quando chegamos em Arequipa, no fim da viagem, estávamos mortas. Mas você pode ler o post do blog Apure Guria aqui: Passeio ao Canion del Colca.

Dormimos 2 noites em Arequipa no simpático Hostal Espinoza. Pegamos um quarto duplo com banheiro compartilhado, mas o hostel estava meio vazio então foi super tranquilo. Outras hospedagens que recomendamos em Arequipa são:

9. Paracas e Ilhas Balestas

Paracas é um destino no Peru mais voltado para natureza. Ficamos dois dias lá e foi bom para descansar um pouco de tanto passeio em altitudes elevadas!

lugares-para-visitar-no-Peru-paracas-candelabro

Os dois passeios mais importantes são a excursão de barco para as Ilhas Balestas, onde você poderá ver o famoso candelabro esculpido na pedra (foto acima), leões marinhos, muitas aves e até pinguins (!) e o passeio à reserva nacional de Paracas. Nessa reserva você verá flamingos, diversas formações rochosas e uma praia com a areia preta!

Fizemos um vídeo para mostrar as belezas desse passeio, confira abaixo:

Dormimos uma noite em Paracas no Willy’s Hostel. Pegamos um quarto duplo com banheiro compartilhado, foi tranquilo e está bem localizado. Outras hospedagens que indicamos em Paracas são:

Leia o post completo dessa parte da viagem: O que fazer em Paracas e Ilhas Ballestas

10. Huaraz

Localizado no norte do Peru, Huaraz é um destino onde você poderá apreciar passeios extremos! É montanha (mais de 3 mil metros de altitude!) e lá estão localizados o Parque Huáscaran e o Glaciar Pastoruri. Ou seja, vá bem equipado para encarar o frio!

Infelizmente esse passeio teve que ficar de fora do nosso roteiro, pois precisaríamos de mais dias para subir até Huaraz. Mas queremos demais voltar ao Peru e explorar essa região! Nossa dica é que você leia o post do blog Apure Guria: Huaraz, Glaciar Pastoruri e Folha de Coca.

Mapa – 10 lugares para visitar no Peru além de Machu Picchu

Confira abaixo o mapa com os 10 locais citados nesse artigo. O Peru é um país grande e a distância entre os locais é longa… Por isso reserve pelo menos 15 dias para explorar o país!

Tem alguma dica extra de lugares para visitar no Peru além de Machu Picchu? Deixe nos comentários!


Leia todos os posts da nossa Categoria: Peru

Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

10-lugares-para-visitar-no-peru

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!