York, Inglaterra – uma das cidades mais bonitas do país

Nós, amantes de história, recomendamos que você visite York, na Inglaterra – e ainda a consideramos uma das cidades mais bonitas do país! Andar pelas ruas, conhecer as muralhas e visitar museus e castelos praticamente te transporta para outro século, é incrível. York fica relativamente perto de Londres e vale a pena passar um final de semana nessa cidade pitoresca.

Escrevemos esse post para te contar como foi nossa experiência, o que visitamos e indicamos fazer em York, Inglaterra. Veja também nossas dicas de como chegar lá, onde ficar e o que comer – um guia para te ajudar a planejar sua viagem!

Leia também sobre o melhor de Londres – roteiro para visitar a capital da Inglaterra

York: uma das cidades mais bonitas da Inglaterra!

Como chegar em York, Inglaterra

York está mais ao norte da Inglaterra, a aproximadamente 330km de Londres e a 115km de Manchester. Você pode chegar em York de trem, ônibus ou carro. Se estiver em Londres, a melhor opção para chegar em York é de trem e a viagem demora mais ou menos 2 horas. De ônibus, apesar de ser mais barato, leva de 5 a 7 horas.

Nós compramos todas as nossas passagens de trens com dois meses de antecedência através da Omio – uma buscadora de trens, ônibus, vôos e balsas na Europa, Canadá e Estados Unidos. É muito mais barato que qualquer outro site! Depois de comprar suas passagens, você baixa o app e os bilhetes com QR code já ficam lá certinho. Super seguro e recomendamos! Clique aqui para encontrar a melhor rota para você, se informar sobre horários e já reservar seus bilhetes.

Também dá para ir de carro alugado. Te dá bastante flexibilidade e se você estiver em família ou grupo grande sairá bem mais barato que o trem. A dica é alugar pela RentCars, um site que compara preços das locadoras e te diz o mais barato.

Clique aqui para comparar preços e alugar carro com a RentCars. Mas lembre-se que por lá se dirige na mão inglesa, viu?

Os aeroportos mais próximos de York estão em Leeds e Manchester. Se você chegar de avião em Leeds, há ônibus a cada meia hora para a estação e, de lá, é mais meia hora de trem para York ou uma hora de ônibus. Mas o mais fácil é pousar em Manchester, porque a estação fica dentro do aeroporto. O trem de Manchester para York sai a cada 30 minutos e a viagem demora cerca de 2 horas.

Leia também o que fazer em Manchester (Inglaterra) – roteiro e dicas

Rua de York

Onde ficar em York, Inglaterra

Nós ficamos no Brentwood Guest House, que está a uma distância caminhável das muralhas. Ele é 4 estrelas, mas é um hotel simples e, por isso, conseguem um valor econômico. O check in e check out são por meio de senha e isso significa que não tem recepção, então se você quiser deixar as malas lá antes ou depois da sua estadia, terá que pagar extra.

O quarto era espaçoso e confortável, com banheiro reformado que contava com um bom chuveiro. Tem café da manhã por um valor adicional, mas nós optamos por comer na rua.

Nota no Booking.com: 8,5 / Faixa de preço: $$$

Clique aqui para ver mais fotos, preços, disponibilidade e fazer sua reserva no Brentwood Guest House.

Quarto do Brentwood Guest House

Para te dar mais opções, selecionamos abaixo outras 6 opções de hospedagens muito boas em York, Inglaterra. Tem para todos os estilos de viajantes e orçamentos. Clicando em cada link você pode ver mais detalhes e fazer sua reserva!

O que fazer em York, Inglaterra

Listamos abaixo nossas dicas do que fazer em York, na Inglaterra. É possível visitar tudo caminhando, pois a cidade é compacta. Além disso, é bastante agradável caminhar na suas ruas floridas e nas muralhas.

York tem muitas áreas verdes

Enquanto caminha pela cidade, aproveite para prestar atenção nas caixas de eletricidade e serviços públicos que estão grafitadas por diversos artistas, num projeto muito legal para trazer mais cor para York. Além de desestimular o vandalismo e deixar as ruas mais bonitas com uma arte linda e colorida através do projeto Outside The Box, o The York Bid também tem frentes na limpeza e segurança dos locais públicos da cidade.

Caminhar pela muralha

Construídas no século XIII, as muralhas ficam em volta da cidade antiga de York e hoje em dia são um passeio gratuito de se fazer a pé. São aproximadamente 3,5km, nós fizemos em 2 horas, dividindo em 2 trechos. Foi tranquilo e tem belas vistas.

Portão principal da muralha

A muralha na verdade foi erguida pela primeira vez pelos romanos no ano de 71 DC e era de madeira! York se chamava Eboracum e era uma fortaleza que servia para proteger contra invasões do norte. Em 107 ela passou a ser de pedra e, lá em 866, os vikings invadiram e destruíram quase tudo, deixando apenas uma torre, que se chama Multangular Tower. Ela está lá até hoje e você consegue ver a parte romana com pedras menores na base e a diferença pra parte de cima, que foi uma adição de pedras maiores feita na Idade Média. Incrível, não?

Se o tempo não atrapalhar, as muralhas de York ficam abertas das 8h até o pôr do sol. A volta por sua extensão é composta por quatro portões principais, chamados de bars. Você encontra várias placas informativas ao longo da muralha, que possuem um QR code que você pode escanear para saber mais a respeito daquele ponto específico. O Friends of York Walls é um grupo de voluntários que oferece informações sobre o passeio nas muralhas.

Esse é o Bootham Bar

York Minster – Catedral de York

Impossível não parar pelo menos para admirar a York Minster quando estiver em York, na Inglaterra! Não deixe de assistir à missa das 17h30, que tem um coral cantando ao vivo. É emocionante.

Nós não seguimos nenhuma religião, não costumamos ir à missa, porém é uma experiência muito bonita e que vale a pena para todos. A missa dura 45 minutos. Também é uma oportunidade de entrar na Catedral sem ter que pagar o valor da entrada.

Obviamente, você não poderá ficar tirando fotos durante a missa, mas poderá observar a beleza da Catedral, que possui mais de 800 anos. Os funcionários encaminham os visitantes rapidamente para dentro da igreja e na saída também encaminham todos para fora. Então, não dá para fazer turismo na Catedral de York durante a celebração. Para isso, compre o ingresso para a visita em outro horário.

Você pode adquirir o ingresso que acessa apenas a Catedral de York, que é um tour guiado de segunda a sábado, das 10h às 15h, e que custa £18 (valor de 2024). Mas há também a opção de Catedral + Torre, onde além do tour você sobe 275 degraus até o ponto mais alto de York e obtém uma vista panorâmica incrível da cidade. Esse ingresso custa £24.

Você pode também dar uma descansada e curtir a vista da Catedral no Dean’s Park, que é um parque público que abre das 10h às 16h.

Endereço: York Minster, Deangate, York, YO1 7HH

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h30 às 17h e, aos domingos, das 12h45 às 15h30.

Horário das missas: de segunda a sábado, às 7h30 e, apenas nas segundas, às 17h30.

Horário das apresentações de coral: de segunda a sábado, às 17h30, aos domingos, às 10h e às 16h.

Catedral de York

Atrás da York Minster tem uma construção que achamos muito bonita. Nós a vimos durante a caminhada pela muralha. Pesquisamos e descobrimos que é um complexo que tem o Hotel Grays Court, o restaurante The Bow Room e ainda o museu Treasure House York.

Esse museu é nada mais nada menos que a casa de um cara muuuito rico do final do século XIX que colecionava artefatos do mundo todo e ele marcou os lugares da mansão onde era pra ficar cada móvel, sob ameaça de que iria assombrar a vida de quem mudasse as coisas de posição depois que ele morresse kkkk

Lindo, não?

Clifford’s Tower – Castelo de York

A Torre de Clifford é uma das únicas construções sobreviventes do Castelo de York, com mais de 800 anos. Foi uma fortaleza importante para a defesa do império britânico contra ameaças do norte e sua história contém muito derramamento de sangue, destruições, reerguimentos e reforma recente para visitação turística.

Para entrar em Clifford’s Tower, conhecer de perto sua história e apreciar a vista panorâmica da cidade antiga de York, é preciso comprar ingresso (£11,50 em 2024) e uma opção é reservar seu passeio com antecedência e com guia por aqui.

Endereço: Tower Street, York, North Yorkshire, YO1 9SA

Horário de funcionamento: de 26 de março a 27 de outubro, das 10h às 18h; de 28 de outubro a 22 de março, das 10h às 16h.

Castelo de York e Clifford’s Tower

York Castle Museum

Bem pertinho de Clifford’s Tower, encontra-se o York Castle Museum. Esse museu enorme tem vários eventos, exposições artísticas e exibição de objetos históricos. E olha que legal: lá dentro, eles recriaram toda uma rua no estilo vitoriano, para você se sentir passeando por York na década de 40! A entrada custa £17 em 2024.

Endereço: Eye of York, York, YO1 9RY

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h.

Jorvik Viking Centre

Esse museu é bem legal pra quem curte a cultura viking e fica no Shopping Coppergate, a 5 minutinhos a pé de Clifford’s Tower. O Jorvik Viking Centre está completando 40 anos de exposições e história do povo Jorvik. O ingresso custa £16,50 (valor de 2024) e precisa ser agendado com antecedência por aqui.

Endereço: Coppergate Shopping Centre, York, YO1 9WT

Horário de funcionamento: confira aqui.

Yorkshire Museum e seu jardim

Ao lado da Lendal Bridge, ponte que fica entre a estação de trem de York e a Catedral, está o Yorkshire Museum and Gardens. Para acessar o museu de York, o ingresso custa £9,50 em 2024 e você pode reservar por aqui. Por lá tem também uma galeria de arte, que abre de quarta a domingo das 10h às 17h e com entrada no valor de £7.

Alguns artefatos da York romana estão exibidos no Yorkshire Museum e você pode ver até um sarcófago de pedra, que os romanos costumavam enterrar, e esse está exposto nos jardins. Inclusive, você pode desfrutar gratuitamente do belo jardim que fica ao redor do museu. O York Museum Gardens são jardins de 1830 muito bem cuidados, cheios de flores e é muito gostoso passear por ele.

Aproveite para ver as ruínas da Abadia de Saint Mary, essas da foto abaixo, que fica nos Jardins do Museu.
Ao lado, há outro museu, o York Saint Mary, que também abre todos os dias para visitação de suas exposições, mas mediante compra de ingresso.

Endereço: Museum Street, York, YO1 7FR

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h.

Jardins do Museu com as ruínas da St Mary’s Abbey

Lendal Tower

Aproveitando que você está perto da Lendal Bridge, repare na Lendal Tower – uma torre de mais de 700 anos de idade que servia como defesa da cidade. Quando ela foi construída, havia uma corrente enorme que ligava a Lendal Tower com a Barker Tower, que fica do outro lado do rio, servindo como barreira para navios, que só podiam entrar em York se pagassem uma taxa.

Com o passar do tempo, a torre foi utilizada na captação de água para a cidade e depois teve que ser restaurada para preservar sua história. Hoje em dia, você pode se hospedar na Lendal Tower! Você reserva a torre toda, que possui 3 quartos, cozinha equipada e é uma verdadeira casa de luxo, então não é nada barato. No topo você tem uma belíssima vista da cidade e do rio.

Para quem quer e pode vivenciar essa experiência única, clique aqui para ver preços, fotos, disponibilidade e fazer sua reserva na Lendal Tower!

Endereço: Lendal Tower, Lendal Bridge, YORK, YO1 7DP

Lendal Tower ao fundo e Lendal Bridge

National Railway Museum

Dica de passeio gratuito em York, na Inglaterra: o National Railway Museum abre todos os dias e dentro da estação de trem de York você encontra as indicações para chegar no museu. Fica a dez minutinhos do centro da cidade e você precisa agendar o ingresso por aqui. As entradas são liberadas com seis semanas de antecedência. Lá dentro tem dois cafés e uma lojinha do museu.

Endereço: Leeman Road, York YO26 4XJ

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h.

The Shambles

Rua que (dizem que) inspirou o Beco Diagonal do Harry Potter. Confessamos que há muitas ruelas Europa a fora que se gabam do mesmo feito, mas sendo verdade ou não, vale a pena caminhar por ali! A rua é cheia de gente, de cafés e lojinhas que aproveitam para vender todo tipo de coisa relacionado ao mundo do famoso bruxo.

Inclusive, se você é um fã, dá uma olhada no Tour do Harry Potter, onde você pega um trem que sai de York, como se você estivesse indo para Hogwarts, e vai até a estação King’s Cross em Londres. Em seguida, vai passar o dia nos estúdios da Warner, visitando todos os lugares marcantes da história e do filme e, no final, pega o trem de volta a York. É um passeio completo e cheio de magia!

Numa paralela da rua, está o Shambles Market, que é um mercado de rua tradicional onde você poderá encontrar roupas, sapatos e comidas. Funciona todos os dias.

Leia também nosso post sobre os estúdios Harry Potter em Londres

The Shambles

Ghost Walk

Esse é um passeio que você pode fazer em qualquer dia que estiver em York, que é conhecida por ser a cidade que mais possui fantasmas na Europa. Muitos turistas vão pra lá inclusive para caçar fantasmas, acredita? Existem vários tours de caminhadas pela cidade com histórias de assombração.

A Ghost Walk é uma das mais antigas e começa às 19h30 – não precisa pré-agendar e custava £10 quando fomos em 2024. Listamos abaixo outros passeios parecidos que você pode reservar com antecedência:

York: passeio a pé pela cidade velha com bruxas e história

Ingresso para a masmorra de York

O fantasma de York

Sussurros da aventura fantasmagórica de York

Tour das bruxas de York

Ônibus dos fantasmas de York

Ver as lojinhas charmosas

O centro histórico de York está cheio de lojinhas muito charmosas, com vitrines lindas. É uma delícia caminhar pelas ruas olhando as lojas, entrando nelas para explorar seus produtos e comprar lembrancinhas e coisas gostosas para comer.

Vitrines fofas das lojinhas

Castle Howard Halls

Por fim, saindo um pouquinho de York, mas a apenas 24km da cidade na rodovia A64 que vai para Leeds, fica o Castle Howard. Se você gosta de um passeio histórico, visitar a mansão e seus jardins pode valer muito a pena. O cenário inclusive já foi usado em vários filmes, séries e clipes de músicas. Lá também tem lojinhas, café, playground e exposições. Na época do Natal, o castelo fica ainda mais bonito com as decorações.

O ingresso da visita auto-guiada custa £28 por adulto, mas se você comprar os dois últimos horários de visitação (14h ou 14h30), paga só £25 (valores de 2024). Para chegar no Castelo Howard, você pode ir de carro, de ônibus (linha 81 de York) ou através de excursões. A dica é reservar o ingresso para os jardins e terrenos do Castle Howard por aqui, pois a entrada está mais barata do que se comprar direto no site do castelo!

Endereço: Castle Howard Estate, York, YO60 7DA

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 15h.

Onde comer em York, Inglaterra

Agora deixamos aqui nossas dicas de onde comer em York, na Inglaterra. Colocamos os lugares que fomos e os que nos indicaram, mas que não deu tempo de ir. Inclusive, se você for, conta pra gente o que achou nos comentários desse post!

Leia também: bares secretos em Londres

The York Roast Company

O Sunday Roast, ou assado de domingo, é uma das comidas principais da Inglaterra. O York Roast Co. criou uma versão muito interessante onde eles servem os ingredientes dentro de um Yorkshire Pudding gigante. Achamos bem gostoso!

Tem versão wrap (£8,50 em 2024) e outra na caixa, o roast in the box (£10). Pedimos uma de cada e achamos que a da caixa vale mais a pena por ser maior e custar só um pouco mais caro.

Endereços: 78 Low Petergate & 4 Stonegate

Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 10h às 20h; sextas das 10h à 1h; sábados, das 10h às 2h e, aos domingos, das 10h às 22h.

RoastPud no The York Roast Co.

Fudge Kitchen

O fudge é um doce macio que pode ser de vários sabores. O de chocolate lembra de leve um brigadeiro mais firme. Tem também de caramelo, amendoim, chocolate branco, baunilha e coco, limão, café, entre outros.

Estávamos olhando a vitrine da Fudge Kitchen, quando o atendente nos mostrou uma plaquinha nos convidando para entrar e fazer uma degustação. Entramos e não nos arrependemos. E ele, claro, conseguiu fazer a sua venda. Esses fudges artesanais são muito gostosos e pagamos £6,50 cada fatia (preço de 2024). Tem opções veganas :)

Endereço: 58 Low Petergate

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 18h e, aos domingos, das 10h às 17h30.

Bettys

A Bettys uma casa de chá bastante antiga e tradicional, que possui filial na cidade de York. Eles servem refeições e o tradicional chá da tarde, que você pode agendar com antecedência, mas não é obrigatório. Dizem que tudo é muito bom, porém as filas estavam grandes.

Endereço: 6-8 St. Helen’s Square

Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 9h às 17h30; sextas das 9h às 18h; sábados das 8h30 às 19h e aos domingos, das 9h às 17h30.

Mapa de York, Inglaterra

Qual moeda levar para York, Inglaterra

Em todo o território do Reino Unido, a moeda utilizada é a Libra. A melhor pedida para câmbio em Libra é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão de bandeira Visa, que funciona no modo débito com senha ou aproximação, você carrega a moeda que quiser de uma maneira super simples na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas.

É mais seguro e mais barato do que levar reais ou dólares para trocar lá, ou pior ainda, comprar Libra nas casas de câmbio brasileiras. Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente!

Além disso, a enorme vantagem é que o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar da sua conta em praticamente qualquer caixa eletrônico de York! Apesar de a maioria dos estabelecimentos hoje aceitarem cartão, é sempre bom ter um pouco de dinheiro vivo. Basta colocar seu cartão da Wise em qualquer caixa eletrônico por lá e sacar o valor, usando a senha única! Ele já vai converter diretamente no seu app.

A boa notícia é que na Inglaterra, a grande maioria dos bancos não cobra taxa de saque nos caixas eletrônicos e não tem limite de valor para saque diário. De todos os grandes bancos, apenas o HSBC cobra tarifa se você sacar menos de 300 libras em um dia. Mas outros grandes nomes, como Barclays, Allpoint e Citibank, que possuem vários caixas eletrônicos em todo o Reino Unido, não vão cobrar taxas para saque.

Atenção para máquinas particulares, que cobram e caro! Então basta prestar atenção se o caixa eletrônico que você está utilizando tem o nome e logo do banco, além de que geralmente te avisam que será taxado, dando tempo de você cancelar a operação antes de terminar o saque.

Nós escrevemos um post completíssimo sobre como funciona o Cartão Wise – clique aqui para ler todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.


Tem mais dicas sobre o que fazer em York, Inglaterra? Deixe nos comentários! :)

Outros posts que podem te interessar

O que fazer em Manchester (Inglaterra) – roteiro e dicas

O melhor de Londres – roteiro para visitar a capital da Inglaterra

O que fazer em Glasgow, na Escócia

O que fazer em Brighton, no sul da Inglaterra – roteiro e dicas

O que fazer em Bristol, Inglaterra

Roteiro de Cardiff, capital do País de Gales