Walk on the Wild Side – Foraging nos Parques de Londres

por Paolla Grecco

Eu nunca pensei que eu iria aprender tanto sobre a abundância do Brasil, meu país natal, em Londres, mais especificamente em eventos locais sobre wild foods. Fiz um Foraging nos parques de Londres e conto tudo para vocês.

No ano passado, em uma conversa de alimentos crus, descobri que o que chamamos de ‘Jaca’ (Jack fruit ou Durin) é muito poderosa, e há lendas na Ásia, que Genghis Khan comia baldes disso antes de ir para a batalha e que, se um tigre visse um homem carregando uma jaca, mataria o homem mas comeria a fruta.

Então, enquanto eu continuava a me reconectar com os alimentos selvagens e seus benefícios nutricionais e medicinais encontrei John, um entusiasta da natureza que virou forager experiente.

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Inglaterra.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

foraging-em-londres-plantas

Ele mora em Hackney e é apaixonado pelo Clissold Park. Ele organiza caminhadas o ano todo por preços acessíveis. As caminhadas duram cerca de 3 horas. É fácil reservar uma vaga pelo seu site. Então se você visitar Londres porque não fazer uma caminhada no lado selvagem?

Quando você chega a uma das caminhadas de coleta de alimentos não cultivados (foraging) do John, você não sabe exatamente o que esperar. O encontro de olhares curiosos procurando por outros entusiastas de alimentos naturais, normalmente sinalizado por pessoas olhando seus celulares para confirmar se estão no lugar certo.

Nos encontramos no Victoria Park, no leste de Londres. O dia estava bonito quando começamos a andar pelas trilhas selvagens, e imediatamente eu desejei que tivesse escolhido botas ao invés de saia e meia calça.

Nossa primeira parada foi numa cerejeira, não havia cerejas e eu aprendi que pequenas frutas (berries) são de outono no Reino Unido. É possível identificar uma cerejeira por sua marca lateral na casca.

foraging-em-londres-plantas-parques

elderflower

Próximo a ela havia um Espinheiro (Hawthorn tree), conhecida como árvore do Pão e Queijo. Isso porque era algo usado como lanchinho gratuito no interior do país no passado, eles comiam as folhas primeiro e então os botões.

John enfatiza que acontece o mesmo com a maioria dos alimentos coletados, as folhas são mais gostosas e fazem mais bem uma vez que gasta sua energia para produzir as flores. É eficaz para baixar o colesterol porque atua como relaxante muscular do coração. Pode ser facilmente identificada por suas folhas e seus espinhos.

Outro fato curioso que explica a quantidade de Espinheiros e sua longevidade é que era a favorita para se fazer cercas vivas em propriedades há 250 anos devido a Enclosures Act.

Nossa próxima parada foi uma Garlic-Mustard, que John explicou ser somente um repolho tentando ser um alho, também conhecido como ‘Jack by the hedge’. No início do seu crescimento as folhas estarão na altura do pé, mas acabará florindo até a altura da cintura. Ele é conhecido por melhorar a circulação sanguínea.

foraging-em-londres-parques-arvores

Também fizemos uma parada na Tilia Cordata. Seu nome latino vem das suas folhas em formato de coração, que podem crescer do tronco da árvore formando uma espécie de roupa engraçada. Elas eram usadas na guerra para tratar de casos de trauma pós guerra devido ao seu efeito calmante.

As folhas quando jovens tem sabor de melada de melão e seus botões de folhas não floridas podem ser secas numa caixa por um ano e ainda mantém um sabor doce, perfeito para chá ou para tratamento caso você esteja em estado de choque. A bardana (burdock), uma folha grande, baixa e amarga, é conhecida como purificadora do fígado e pode ser combinada com dente de leão (dandelion) que é diurético.

Os dois são uma combinação perfeita para uma bebida detox. As raízes de ambas são duras de arrancar, mas vale a pena. Mas cavar em parques de Londres é ilegal, a não ser que você peça autorização antes. A primeira você pode transformar em pickles para comer como lanchinho e a segunda você pode tostar para fazer uma bebida quente floral descafeinada.

Encontramos também espinafre selvagem, uma folha em formato de espada que cresce abundantemente em Londres. Nossa última parada foi nas folhas de urtiga (stining nettle), 40% proteína e elderflower.

As folhas de urtiga também crescem abundantemente e pode ser identificadas pelas folhas que picam e pelas flores que nascem dela. São boas para chás, sopas e curries. A elderflower tem várias similares que podem dar dor de estômago. Esta da foto é comestível e cresce num arbusto estranho, com galhos emaranhados.

foraging-em-londres-folhas-secas

John aconselha que você aprenda na prática com outro forager experiente antes de sair colhendo sozinho. E que deve-se identificar pelo menos 3 características da planta, da qual nenhuma delas deve ser pelo Google ou provando na boca.

Também evite qualquer folha que pareça com a da cenoura, porque entre elas estão as mais mortais, a cicuta (Hemlock). E quem saberia que na família das batatas e tomates, com suas folhas típicas, tem também especimens mortais? Então melhor evitá-los se você não é expert. Se você colher folhas mais velhas e amargas, use-as num cozido ou curry.

Para acessar John no Facebook, esta é a página dele.

Tem dicas ou dúvidas sobre Foraging nos parques de Londres? Deixe um comentário! :)

Leia todos os posts da Categoria Completa: Inglaterra

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo