Uma senha sera enviada para seu e-mail

Atacama – Visita aos Geysers El Tatio

Visitamos os Geysers El Tatio no nosso último dia em San Pedro de Atacama (foram 7). Esse era um dos passeios mais esperados por mim. A Fabia já tinha feito em 2012 e me disse que era um dos mais bonitos de todos!

Os Geysers são formações geotérmicas que se formam do contato de águas frias subterrâneas com rochas quentes, que criam pressão. A pressão cria jatos de água que sobem e fumarolas. Você já deve ter visto um desses em um episódio do Pica-Pau!

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Os Geysers del Tatio ficam na Cordilheira dos Andes e são os mais altos do mundo, a 4.200 metros de altitude e os terceiro maior em área do mundo, totalizando uma área de 10 km2 com cerca de 80 geyseres. As erupções aqui não passam de 80 cm de altura e a água sai a uma temperatura de 86 graus, que é a temperatura de ebulição nessa altitude.

Atacama-Geysers-El-tatio

Geysers del Tatio – a aventura

Para ver os esguichos de água quente em ação é preciso chegar bem cedinho, lá pelas 6h manhã. Depois disso os esguichos vão perdendo a força, por causa da temperatura externa. Isso significa ter que madrugar! hahaha

A van da empresa Lican Antay Tours passou no nosso Hostel, o Puripica, às 4h30 da manhã – sim, deus nos ajude, rs! Fomos as últimas a entrar na van, que já estava cheia de pessoas de outros hostels. Ainda estava totalmente escuro lá fora. Aproveitamos a espera para tirar fotos do céu estrelado.

A estrada que liga San Pedro de Atacama aos Geysers El Tatio

 

Depois de quase uma hora de estrada e muita subida, chegamos à entrada dos Geysers del Tatio. É importante dizer que nesse passeio eu senti muito a altitude, o famoso soroche, mesmo depois de já estar no Atacama há 1 semana! Na subida da montanha comecei a ficar enjoada e com falta de ar. Masquei folha de coca e bebi muita água o caminho inteiro, isso ajuda bastante.

Chegando lá, pagamos a taxa de 10.000 CLPs da entrada e aproveitamos para fazer um xixi estratégico na casinha da recepção, enfrentando uma fila enorme. O problema é que estava -8 graus! Mesmo em novembro, primavera, fazia um frio congelante, com muito vento. Não tem muito jeito. É muito alto e nesse horário, não tem como fugir do frio.

Atacama-Geysers-El-tatio

Fumaças e camadas de roupa!

Dica: vá bem agasalhado, com várias camadas de roupa, para não passar frio demais. Uma jaqueta corta vento vai salvar sua vida. Eu estava batendo os dentes! 8 graus negativos é dureza! Depois que o sol nasce melhora bastante.

Mas tudo isso vale a pena quando você entra na área dos Geysers e vê aquele verdadeiro espetáculo da natureza. Vários Geysers soltando muita água e fumaça quente, formando uma paisagem surreal! Você pode percorrer um caminho e ir lendo as placas que explicam mais sobre cada um dos Geysers e curiosidades gerais dessa formação.

Esse fenômeno existe apenas em alguns locais do mundo. Se você gosta de postar no Instagram vai fazer vários Boomerangs das fumaças que saem!

Ali fica também uma piscina natural com a água quente que vem dos Geysers, onde os corajosos tiram a roupa e mergulham! Eu estava com vontade de nadar, mas quando cheguei lá não tive coragem. A água nessa piscina não estava muito quente e do lado de fora estava fazendo TANTO frio, que nem cogitei a ideia. Imagina tirar a roupa naquela friaca? E pior, depois sair da piscina molhada e quase congelar? Mas muita gente foi e se divertiu pra caramba, então pode ser que você também goste da experiência.

Atacama-Geysers-El-tatio-piscina

Os corajosos!

Ficamos ali mais ou menos duas horas apreciando os Geysers. Tomamos o café da manhã antes de pegarmos a van de volta. Era simples, mas estava bom. Tinha sanduíches, bolachas, chás e cafés. O chá quentinho foi ótimo para esquentar. Claro que tínhamos tomado um café antes no hostel. Esse foi o segundo! hahaha

Pegamos a van para voltar e fizemos algumas paradas em pontos estratégicos bonitos, com flora e fauna lindonas, tipo essa aqui:

Atacama-Geysers-El-tatio

Fizemos um pit stop numa vila local, onde havia um restaurante vendendo comidinhas típicas, entre eles churrasco de lhama! Juro por Madonna! Eu não comprei um inteiro porque fiquei com medo de não gostar, então experimentei um pedaço do espetinho da Angie e do Jean, do blog Apure Guria. Pior que é gostoso, parece carne de vaca, mas é bem mais macia.

Atacama-Geyser-el-Tatio-vilarejo

O vilarejo onde paramos na volta para comer lhama

Esse passeio dura meio dia, mas como começa muito cedo chegamos em San Pedro de Atacama super cansadas. Pense bem antes de marcar um segundo passeio para o período da tarde. Na primeira visita da Fabia à São Pedro de Atacama, ela tinha marcado, mas acabou trocando as datas pois não aguentou o tranco.

Informações práticas – Geyseres El Tatio

Fomos com a Agência Lickan Antay Tours (Calle Calama, 451)

Preço do passeio: 20.000 Pesos chilenos + 10.000 da entrada no parque

Duração do passeio: 7 horas, saindo 4h30 da manhã

Distância: 86 km de San Pedro de Atacama

Altitude: 4200m

O Atacama é fenomenal, mas é só um dos lugares maravilhoso para você explorar no Chile. Veja todos no post do blog O Melhor Mês do Ano: 10 parques nacionais no Chile que são imperdíveis.


Leia os outros posts da viagem ao Atacama:

 Dicas de 5 hostels em San Pedro de Atacama

– A cidade de San Pedro de Atacama

– Passeio às Lagunas Escondidas no Atacama

– Atacama de Bicicleta: Rolê por Pukará de Quitor e Catarpe

– Desbravando San Pedro de Atacama em um Walking Tour

– Tour Astronômico no Deserto do Atacama

– Passeio à Laguna Cejar e Ojos del Salar de Atacama

– Passeio ao Vale del Arco-Iris

– Como chegar em San Pedro de Atacama

– Dicas para manter o cabelo e pele hidratados no Atacama


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars