Vinhos na Sicília. Quais são os melhores?
Você está na Itália e só pensa em tomar vinho… Vai correndo pro supermercado e dá de cara com um corredor inteiro com centenas de opções. E aí, qual comprar? Nós passamos por isso! Quais são os melhores vinhos na Sicília?
A gente adora beber vinho, mas não entende muito deles rs Normalmente damos um tiro no escuro e compramos algum não muito caro e que achamos o rótulo bonito. As vezes damos sorte, outras não.
Mas em Palermo, na Sicília, tivemos a oportunidade de fazer uma degustação de vinhos sicilianos na Cana Enoteca. Rimos com esse nome, pois apesar de ser uma enoteca, cana remete à nossa caninha, a cachaça brasileira (pensamentos etílicos rs).
Infelizmente a CANA ENOTECA, não sobreviveu à pandemia e encerrou as atividades. Mas vale a pena ler o post e pegar as dicas dos vinhos!
E deixamos a dica de um tour de degustação de queijos e vinhos, onde você vai provar 6 vinhos sicilianos e 6 queijos. Inclui também pão, salada e docinho siciliano. Saiba mais e reserve nesse link
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Itália.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Vinhos sicilianos e de toda a Itália!
Pudemos provar vinhos deliciosos e aprender um pouco sobre a produção de vinhos na Sicília. A história do vinho na ilha italiana começou há muito tempo com os Fenícios e depois continuou com os gregos e com os romanos. Mas em 1773 o inglês John Woodhouse iniciou a produção do vinho que se tornou um dos mais famosos da ilha: o Marsala. O Marsala é um vinho sobremesa e normalmente feito da mistura de diversas uvas.
Então que tal aprender um pouco quais uvas são cultivadas na Sicília?
Os vinhos sicilianos
Além do Marsala, outro vinho super importante e tradicional é o Nero D’Avola. Ele pode chegar a 15% de teor alcoolico e suas notas podem ser doces e encorpadas até picantes e terrosas.
Os vinhos tintos e rosés da região do Etna costumam ser feitos das uvas Nerello (Nerello Mascaleses e Nerello Mantellato). O solo vulcânico da região do Etna é super fértil. O Shiraz (Syrah) também vai muito bem no solo e clima da Sicília.
Cerasuolo di Vittoria é um vinho da região de Ragusa e é mistura de Frappato e Nero d’Avola e pode receber também uvas Grossonero ou Nerello Mascalese. Outras uvas cultivadas na região são Perricone, Frappato, Calabrese e Merlot.
Agora falando de vinhos brancos temos o Bianco D´Alcamo produzido na região de Alcamo e na bela Trapani, além de vinhos das uvas Inzolia, Cataratto, Grecanico e Chardonnay.

A fachada da Cana Enoteca
Ah, aproveite para reservar seu hotel na Sicília pela nossa caixinha do Booking.com! Você não paga nada a mais por isso, nos ajuda a continuar na ativa e conta com a segurança do Booking.com :) Se tiver alguma dúvida nós tentaremos te ajudar! Olha só a caixinha de busca:
Booking.com
Degustação na Cana Enoteca
Mas vamos comentar as maravilhas que nós experimentamos na Cana Enoteca!

As estrangeiras felizonas provando vinhos gostosos e aprendendo sobre eles
Começamos com um vinho branco frizzante super refrescante de uva catarrato. Esse foi o nosso favorito! O nome é Voria e ele é do sul da Sicília e seu teor alcoolico é 13%.
Depois tomamos um que foi uma surpresa para nós: Tascante Buonora. Um vinho feito com as unhas cultivadas nas terras do Etna. Esse era muito diferente e dava para sentir os minerais dessa terra tão fértil. Imagina as águas de estâncias termais ricas em minerais… o vinho tinha esse toque, mas bem suave. As uvas são Carricante. Teor alcoolico 12%. Adoramos :) Preço garrafa na internet: 11€
O terceiro foi o Cerasuolo di Vittoria, um vinho tinto feito a partir de duas uvas: Nero d’Avola (50% a 70%) e Frappato (30% a 50%). Essa delícia é da área de Ragusa.
E por último provamos o Judeka, da uva Frappato, um vinho tinto leve bem frutado, com notas de cereja. Ele é produzido na cidade de Caltagirone. Preço da garrafa na internet : 8€
E assim terminamos a noite já num grau alcoolico elevado. Felizmente voltamos para o nosso albergue caminhando, sem riscos, apenas sorrindo :)
Recomendamos fortemente a experiência, né?
Quem nos indicou essa degustação foi o Visit Palermo. Se você estiver indo para Palermo e precisar de uma empresa de turismo para te ajudar, pode falar com eles!
Qual moeda levar para a Sicília
Na Itália, a moeda utilizada é o Euro e a melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa que funciona no modo débito com senha ou aproximação.
Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito internacional e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico!
Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente e leia nosso post completo sobre como funciona o Cartão Wise, com todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.
Leia nossos outros posts da série Sicília!
12 curiosidades sobre a Sicília
Roteiro completo de Palermo – capital da Sicília
Palermo de Bicicleta + street art tour
Hospedagem em Palermo: A Casa di Amici
Passeio no vulcão Etna + Golle Dell’Alcântara
Passeio em Aci castello e Acitrezza
Gastos da viagem para a Sicília
Compras no Sicilia Outlet Village
1 dia em Taormina
Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo