Viagem de Recife a Fortaleza de carro – 18 dias pelo litoral

Hoje vamos contar sobre a viagem de Recife a Fortaleza de carro, que fizemos em julho de 2019. Foi uma maravilhosa passando por 4 estados brasileiros! Em 2018 já havíamos feito de Recife a Maceió e juntando as duas viagens cobrimos uma boa parte do maravilhoso nordeste brasileiro.

Você pode ler os posts de cada estado separadamente, nos links abaixo:

Essa viagem durou 18 dias, mas recomendaríamos alguns dias a mais se possível para fazer com mais calma e poder desfrutar mais das praias. Rodamos 1800 quilômetros com carro alugado, passando por locais paradisíacos!

Alugamos o carro na Movida nas duas viagens por ter o melhor preço. Fizemos a pesquisa pelo buscador RentCars e conseguimos um preço ótimo, R$120,00 por diária (mais barato do que reservando direto no balcão).

RentCars é um site que reúne as melhores locadoras do Brasil e te diz qual é o preço mais baixo para o destino e datas da sua pesquisa. Recomendamos! Clique aqui para pesquisar os melhores preços de aluguel de carro com a RentCars.

Viagem-de-Recife-a-Fortaleza-de-carro-alugado

Outra opção para quem tem menos tempo é fazer uma viagem de carro por Recife, João Pessoa e Natal, deixando o Ceará para outra viagem.

Viagem de Recife a Fortaleza de carro – roteiro

Abaixo você pode ver nosso roteiro resumido de Recife a Fortaleza. Na sequencia deixamos o roteiro mais explicadinho, detalhando cada uma das cidades e principais passeios dia a dia.

  • Dia 0 – Chegada em Recife à noite
  • Dia 1 – Recife
  • Dia 2 – Recife
  • Dia 3 – Recife
  • Dia 4 – Ilha de Itamaracá
  • Dia 5 – Litoral sul da Paraíba até João Pessoa
  • Dia 6 – João Pessoa
  • Dia 7 – João Pessoa
  • Dia 8 – João Pessoa e estrada até Pipa
  • Dia 9 – Pipa
  • Dia 10 – Natal
  • Dia 11 – Natal
  • Dia 12 – Maracajaú e São Miguel do Gostoso
  • Dia 13 – Canoa Quebrada e Morro Branco
  • Dia 14 – Fortaleza
  • Dia 15 – Passeio a Jericoacoara
  • Dia 16 – Fortaleza
  • Dia 17 – Litoral oeste Ceará – Cumbuco
  • Dia 18 – Litoral oeste Ceará – Flecheiras, Mundaú e volta para Fortaleza
  • Dia 19 – voo de partida pela manhã

Pegamos o carro no aeroporto de Recife no dia em que partimos para Itamaracá (ou seja, no dia 4). Antes, nos dias em que ficamos em Recife e Olinda utilizamos transporte público e Uber. No fim das contas acabamos gastando mais do que imaginámos em Uber e ônibus.

Foi menos que o valor do aluguel do carro, mas a diferença não foi tanta. De repente valeria mais já pegar o carro logo na chegada em Recife, para ter mais flexibilidade e liberdade.

 

Viagem de Recife a Fortaleza de carro – dia a dia

Pernambuco

Dia 0 – Chegada em Recife

Chegamos ao Recife à noite. Fizemos o check in no Reef Hostel e Pousada, onde reservamos um quarto duplo. Fica no bairro Boa Vista. Apenas pedimos comida e fomos para a cama.

Leia também: Onde ficar em Recife – dicas de hotéis e hostels.

Dia 1 – Recife

Visitamos o centro histórico, marco zero, a Praça do Arsenal (onde fica a oficina de info turística) o Paço do Frevo, o museu dos bonecos de cera e a Torre Malakoff. Depois passamos pela 1a Sinagoga das Américas e seguimos para a estátua de Chico Science. Voltamos caminhando pelo centro.

Leia também: O que fazer em Recife – roteiro e dicas

Dia 2 – Olinda + Instituto e Oficina Brennand

Fomos bem cedo para Olinda e fizemos o tour guiado no centro histórico. Não levou mais de 2 horas. Depois seguimos para o Instituto Brennand, um museu bem legal e na sequência pegamos um Uber para a Oficina Brennand. À noite visitamos os bares LGBT no bairro de Boa Vista.

Leia também:

viagem-de-recife-a-fortaleza-de-carro-olinda

Dia 3 – Recife

Pela manhã fizemos um tour com degustação na Cachaçaria Carvalheira, junto com nosso amigo José Jayme do blog Juntando Mochilas. Depois fomos almoçar no Restaurante Parraxaxá em Boa Viagem e ficamos pela praia. Bares à noite.

Dia 4 – Ilha de Itamaracá

Fomos até o aeroporto pegar o carro alugado com a RentCars e pegamos a estrada até Itamaracá. Fizemos check in na Pousada Refúgio do Forte e fomos no Forte Orange. Deixamos o carro ali e almoçamos em uma barraca. Pegamos um barquinho para a Coroa do Avião e ficamos por lá até escurecer. Jantamos na pousada.

Leia também: O que fazer na Ilha de Itamaracá – roteiro completo

Paraíba

Dia 5 – Itamaracá, praias do litoral sul da Paraíba até João Pessoa

Ainda em Itamaracá, de manhã visitamos a Praia São Paulo. Depois pegamos uma estradinha de terra por meia hora para a Praia do Sossego, onde tem o encontro do rio com o mar.

Partimos então para a Paraíba. Paramos para almoçar na primeira praia do litoral sul,  Pitimbu. Seguimos para a Praia Bela, mas como era sábado estava muito lotada. Dali, fomos para a Tambaba, praia com uma área nudista e outra aberta ao público geral.

A próxima parada foi a Praia do Coqueirinho, já no fim do dia. E fomos para nossa Pousada Portugal Flat na Praia de Tambaú, em João Pessoa.

viagem-de-recife-a-fortaleza-de-carro-tambaba

Dia 6 – João Pessoa

Fomos para o centro histórico, mas era domingo e estava completamente deserto. Resolvemos voltar lá no dia seguinte. Então caminhamos na Praia Tambaú e visitamos a feira de artesanato.

Almoçamos nas barraquinhas da feira e fomos conhecer as praias do litoral norte da cidade (Manaíra, Bessa e Intermares). Terminamos a tarde na Praia do Jacaré para ver o por do sol e a apresentação do Jurandy do Sax. À noite fomos no bar LGBT Donana. Leia os posts completos:

Dia 7 – João Pessoa

De manhã fizemos o passeio às Piscinas naturais dos Seixas (duração de 3 horas). Almoçamos em Tambaú e fomos para a Praia do Amor. Depois visitamos o Farol do Cabo Branco e vimos o Centro Cabo Branco. Leia o relato ao passeio aqui: Vale a pena fazer o passeio para as Piscinas Naturais do Seixas?

Dia 8 – João Pessoa

Voltamos para o centro histórico e fizemos a visita guiada ao Centro cultural São Francisco. Depois visitamos a Academia Paraibana de Letras, o Hotel Globo, o Teatro Santa Rosa e a Praça da República. Encantadas por João Pessoa, pegamos a estrada para o Rio Grande do Norte, sentido Praia do Pipa.

Leia também: O que fazer em João Pessoa – roteiro e dicas

Rio Grande do Norte

Dia 9 – Pipa

Chegamos em Pipa lá pelas 14h. Almoçamos, fizemos check in e fomos caminhando para a Praia do Amor onde vimos o entardecer. Jantamos e passeamos pelo centrinho de Pipa, bem charmoso. Leia nossos posts completos:

Dia 10 – Pipa e ida para Natal

Acordamos cedo e caminhamos pelas praias de Pipa: Praia do Centro, Praia do Porto e Baía dos Golfinhos. Adoramos entrar no mar calmo da Baía dos Golfinhos. Depois pegamos o carro para ir no Chapadão.

Almoçamos e pegamos a estrada sentido Natal, mas fizemos uma parada em Pirangi para ver o maior cajueiro do mundo. Chegamos em Natal no fim da tarde, fizemos check in na Pousada Doce Morada (que adoramos!!!) e fomos para a feirinha Vilarte. Jantamos na área de food trucks em frente à Vilarte.

viagem-de-recife-a-fortaleza-de-carro-pipa

Leia também:

Dia 11 – Passeio de buggy em Genipabu

O passeio de buggy começou às 9h e terminou às 15h. Veio nos buscar na pousada, já havíamos comprado com antecedência por esse link: passeio de buggy em Genipabu. O passeio passa por diversas lagoas, dunas, brinquedos radicais na natureza e faz parada pro almoço.

Depois do passeio, ficamos relaxando na piscina da pousada e à noite voltamos na Vilarte para comer.

Dia 12  –Natal, Maracajaú e ida para São Miguel do Gostoso.

Pela manhã demos uma volta na Praia de Ponta Negra e fomos para o Forte dos Reis Magos, que só visitamos por fora pois estava fechado para reforma.  Seguimos dali para Maracajaú para almoçar e acabamos fazendo um passeio de quadriciclo de 1h15 de duração, foi bem legal.

Não estava nos planos ficar muito tempo em Maracajaú mas o local nos surpreendeu, a praia é linda e vale a pena separar pelo menos algumas horas ali.

viagem-de-recife-a-fortaleza-de-carro-maracajau

Chegamos já anoitecendo em São Miguel do Gostoso. Fizemos check in na Pousada Fuxicando Artes & Suítes, jantamos e demos uma volta pelo centrinho. Nos surpreendemos com vários restaurantes gourmets e bonitos na nossa rua.

Dia 13 – São Miguel do Gostoso, Tourinhos e ida para Canoa Quebrada

No outro dia de manhã demos uma volta na praia de São Miguel do Gostoso e pegamos 7km na estrada de terra até a Baía de Tourinhos. E nesse momento fizemos o trecho mais longo de estrada, até Canoa Quebrada no Ceará. Foram 6 horas de viagem.

Chegamos em Canoa Quebrada bem na hora do lindo por do sol, que vimos da estrada. Infelizmente só vimos a galera no alto das dunas apreciando o espetáculo, mas não tivemos tempo de subir.

Check in na Pousada Casa do Josef e fomos passear na agitada Broadway, onde comemos e vimos as lojas e barraquinhas.

 

Ceará

Dia 14 – Canoa Quebrada e Morro Branco

Caminhamos pela praia até a Barraca Chega Mais, onde ficamos várias horas. Fizemos o passeio de quadriciclo que passa nas dunas, moinhos eólicos e lagoa com atividades. No fim do passeio almoçamos na Chega Mais. Pegamos o carro e fomos dar uma volta na cidade até as falésias.

Dirigimos uma hora até Morro Branco. Deixamos o carro no estacionamento e caminhamos até o labirinto de falésias já ao entardecer. Subimos no mirante que fica ao lado de uma Casa que apareceu na novela Final Feliz.

Seguimos para Fortaleza e pegamos bastante trânsito na chegada. Fomos direto para o Hotel Jardim. Jantamos em um China in Box ali perto e corremos para o aeroporto buscar os pais da Gabi que chegaram para se juntar a nós. viagem-de-recife-a-fortaleza-de-carro-quadriciclo-natal

Dia 15 –  Passeio bate-volta Jericoacoara

Acordamos às 3h30 da manhã pois a van do passeio para Jericoacoara nos buscou às 4h. Já tínhamos reservado com antecedência, aqui: Passeio bate-volta para Jericoacoara. O tour dura o dia todo, voltamos às 21h.

Lá visitamos a Praia Preá, a árvore da preguiça, dispensamos a caminhada até a Pedra Furada porque estava um sol escaldante, passamos na Vila de Jericoacoara, depois a Lagoa do Adamancio e terminamos na Lagoa do Paraíso.

Leia como foi aqui: Vale a pena fazer bate-volta para Jericoacoara saindo de Fortaleza?

E também fizemos outros posts práticos sobre Jeri:

Dia 16 – Fortaleza

Começamos o dia explorando a Praia de Iracema, Ponte dos Ingleses, centro do turista, Centro Cultural Dragão do Mar, Catedral e Mercado do Artesanato, onde almoçamos.

Voltamos para pegar o carro e fomos para a Praia do Futuro onde ficamos até o entardecer na Barraca Orbita Blue. A noite jantamos na Churrascaria Sabor da Picanha, perto do hotel.

Leia aqui: O que fazer em Fortaleza – roteiro e dicas

Dia 17 – Litoral oeste do Ceará – Cumbuco

Acordamos cedo e pegamos o carro em direção a Cumbuco, onde fizemos um passeio de buggy super radical (durou 2 horas). Depois almoçamos na Barraca Coco Doce e seguimos viagem para Guajiru. Checkin na ótima Pousada Ruan Beach. Jantamos na vila ao lado, Flecheiras.

viagem-de-recife-a-fortaleza-de-carro-cumbuco

Dia 18 – Litoral oeste do Ceará  – Flecheiras, Mundaú e volta para Fortaleza

Para começar o dia, tomamos sol em Flecheiras, uma praia com pouca estrutura e bem relaxada. Seguimos de carro para Mundaú, que tem um visual legal do encontro do rio com o mar e os moinhos eólicos no fundo. Almoçamos em uma barraca por ali.

Pegamos a estrada de volta para Fortaleza. Demos uma volta pelos barzinhos que bombam próximo ao Dragão do Mar. No outro dia bem cedo fomos ao Aeroporto onde devolvemos o carro e pegamos o voo de volta para São Paulo.

viagem-de-recife-a-fortaleza-de-carro-mundau

Viagem de Recife a Fortaleza de carro – conclusões

Foi uma viagem maravilhosa, explorando o belíssimo litoral do nordeste brasileiro. Vimos praias de cair o queixo de areia branquinha e com coqueiros na orla, mas também exploramos as capitais agitadas e cheias de história.

Com certeza absoluta esse roteiro, em 18 dias, só pode ser feito de carro alugado. Se estivéssemos em um esquema mais mochileiro de ônibus, nesse mesmo tempo teríamos visto a metade dos lugares.

Também o carro é vantagem porque te permite ser flexível, entrar em uma prainha atrativa que não estava no roteiro, fazer os trechos de estrada no seu tempo… Foi muito bom, o preço do aluguel com a RentCars foi justo e aproveitamos!

Se tivéssemos mais tempo, como por exemplo uns 21 dias no total, deixaríamos mais um dia para Jericoacoara. O bate-volta foi bom para fazer uma visão geral, mas ficou aquele gostinho de quero mais. Dormir uma noite lá é uma boa ideia.

Nossa praia preferida foi Maracajaú, no Rio Grande do Norte e nossa capital favorita foi a bela João Pessoa, na Paraíba. Essa é uma viagem que pode ser super romântica, com certeza uma boa escolha de lua-de-mel.

Também já fez uma Viagem de Recife a Fortaleza de carro e quer compartilhar a experiência? Ou ficou com dúvidas? Deixe nos comentários! :)

viagem-de-recife-a-fortaleza-de-carro-nordeste-praia


Leia todos os posts completos de cada estado:

– Categoria completa: PERNAMBUCO

– Categoria completa: PARAÍBA

– Categoria completa: RIO GRANDE DO NORTE

– Categoria completa: CEARÁ


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta Estrangeira no Facebook!