Roteiro de 2 dias em Valência

Valência foi a primeira parada de uma viagem que fizemos com meus pais, Sílvia e Haroldo.  Em julho de 2015 eles foram nos visitar em Barcelona e aproveitamos para rodar a Espanha, sonho da minha mãe, que é professora de espanhol.

Nós começamos por Valência, onde passamos dois dias muito gostosos nessa cidade bonita. Valência tem um pouco de tudo: locais históricos, arquitetura futurista, praia com água quentinha, comidas deliciosas…

Valência não é muito grande, por isso dois dias inteiros, bem divididos, dão conta de ver a cidade inteira.

A cidade fica no litoral da Espanha, na comunidade Valenciana. Apesar de a língua oficial lá ser o espanhol, eles também falam o valenciano. Mas não se preocupe, eles lidam muito bem com turistas e vão te responder em espanhol tranquilamente.

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Espanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Em julho, alto verão, a temperatura estava bem alta. Se você também for nessa época abuse do protetor solar e da água!

roteiro-valencia-espanha-muralha

Entrada da antiga Muralha de Valência

Fomos de Barcelona para Valência de ônibus, pela empresa Alsa. A passagem custou 16 euros. A viagem durou 5 horas, chegamos à noitinha.

Onde ficar em Valência

Nos hospedamos no hotel Pensión El Rincón, que fica bem no centro da cidade. Um hotel simples, sem café da manhã mas com bom custo-benefício. Se você quer economizar e não precisa de luxo, pode ser uma boa opção. Clique aqui para ver mais fotos, preços e fazer a reserva na Pensión el Rincón.

Listamos abaixo outros hotéis e hostels bons em Valência, para todos os tipos de viajantes e orçamentos:

O que fazer em Valência

Mercado Central

Acordamos cedo no primeiro dia e com uma curta caminhada chegamos ao Mercado Central, que fica a apenas 5 minutos a pé do hotel. É um mercadão bem grande e bonito. Repare na arquitetura externa e nos vitrais que tem lá dentro. Muitas barraquinhas de frutas, jamón, peixes e artesanato encantam os moradores e turistas.

Nós tomamos o café da manhã ali mesmo, em uma barraca grande que era como se fosse a padaria do Mercado. Recomendamos, não saiu caro e tudo estava uma delícia! Endereço do Mercado Central: Plaza Ciudad de Brujas, s/n.

roteiro-valencia-espanha-mercado-central

Detalhe da parte externa do Mercado Central de Valência

Ciudad de las Ciencias y Las Artes

Logo depois pegamos por ali um taxi para a Ciudad de las Ciencias y Las Artes. Esse lugar é o ponto turístico mais icônico de Valência e por isso é bom você separar, no mínimo, meio dia só pra ele. Mas se quiser ver tudo mesmo e com calma separe um dia inteiro. É visita obrigatória!

Imagine uma área com construções futuristas e lindas rodeadas de espelhos d’água. E dentro dessas construções há museus, aquários, teatros e muito mais! Ficamos lá 5 horas. É até difícil explicar tudo o que tem lá dentro em um parágrafo, por isso fizemos um post super completo sobre esse passeio! Você pode acessar e se deliciar nesse link aqui: Post completo sobre a Ciudad de Las Ciencias y Las Artes

roteiro-valencia-espanha-ciudad-de-las-artes-y-las-ciencias

A Ciudad de las Artes y las Ciencias é um projeto dos arquitetos Santiago Calatrava e Félix Candela e é impressionante.

A Ciudad de las Ciencias e Las Artes fica numa área mais afastada do centro, por isso pegamos taxi pra ir e voltar de lá. Como estávamos em 4 pessoas não saía caro dividir os taxis e foi mais rápido do que pegar ônibus. Do Mercado Central até a Ciudad de las Artes e Ciencias o taxi saiu 12 euros.

Plaza del Ayuntamento

Voltamos para o centro, mais especificamente para a Plaza del Ayuntamento, a Praça da Prefeitura. Bem, vocês podem imaginar que é a praça central de Valência. Chegando ali, vimos que estavam montando um palco e descobrimos que demos a sorte de estar na cidade bem no fim de semana da Fira de Juliol (Feira de Júlio).

Decidimos passear pelos arredores e esperar pra assistir as apresentações, que só iam começar dali duas horas nesse palco! A Feira de Juliol acontece por toda a cidade. Há dezenas de palcos e apresentações, desfiles, queima de fogos… É o grande evento de Valência!

Plaza de Toros

Fomos caminhando até a Arena de Tourada (ou Plaza de Toros, em espanhol), que fica na rua Carrer de Xàtiva, 28. O edifício redondo de arquitetura bem típica chama a atenção.  É uma das arenas de tourada mais famosas da Espanha, e se você quiser ir assistir a uma tourada precisa ver a programação aqui. Nós não somos fãs não, então nem consideramos essa opção.

roteiro-valencia-espanha-plaza-de-toros

Estátua de Toureiro na frente da Arena de Tourada de Valência

Estació del Nord

Ao lado da arena está a Estació del Nord, a principal estação de trem de Valência. Vale a pena entrar e conferir a arquitetura. É bem bonito. E ali bebemos a nossa primeira deliciosa Orxata!

A orxata é uma bebida muito típica de Valência, TEM QUE TOMAR! É tipo um leite de amêndoas, mas feito de chufa – uma castanha deles. É bem docinho e leve. Tem carrinhos vendendo na rua pela cidade toda. Um copo de orxata custa em torno de 3 euros.

roteiro-valencia-espanha-estacion-del-nord

A Estació del Nord é a mais importante de Valência, e muito bonita.

Dali fomos andando pelas vielas do centro e encontramos uma churreria! Fomos atraídos pelas maravilhosas fotos na loja! Churros é um doce tradicional da Espanha e cada cidade serve de um jeito… Nós pedimos doce e recheado mesmo, como se come no Brasil. Os danados eram tão bons que voltamos lá no dia seguinte para um repeteco!!

Voltamos para a Plaza del Ayuntamento. A apresentação de folclore valenciano da Fira de Juliol ia começar! Foi uma experiência bem legal. Assistimos a essa apresentação de dança e canto bem tradicional da cultura valenciana…

A plateia estava cheia de velhinhos que cantavam juntos emocionados. Nós adoramos esse tipo de evento, que nos coloca realmente dentro da cultura do lugar.

roteiro-valencia-espanha-fira-de-juliol

Dança tradicional na Fira de Juliol de Valência

Depois de mais ou menos uma hora, fomos caminhando até a Rua de La Ribeira, uma rua bem turística ali do centro. Estávamos morrendo de fome, já era hora de jantar, e decidimos pedir uma tradicional Paella Valenciana.

A Paella é o prato tradicional espanhol, feito de arroz com frutos do amor e/ou carne e/ou frango e/ou vegetais, rs. Cada cidade faz de uma maneira. Como estávamos numa rua turística a Paella não saiu lá muito barato, pagamos 40 euros. Mas era grande e dividimos uma em quatro pessoas.

Voltamos para o hotel depois de um dia bem cheio. Era importante descansar pro dia seguinte!

Lonja de La Seda

Começamos o segundo dia tomando café no Café Londres, que fica próximo ao hotel. Dali fomos caminhando até a Lonja de La Seda, uns 10 minutos de caminhada. A Lonja é um prédio histórico medieval muito bonito. Ali era feito o comércio da seda entre os turcos e os europeus. É mais um ponto turístico obrigatório de Valência.

Observe a arquitetura interna em estilo mudéjar, simplesmente maravilhosa. Desça também na gruta subterrânea! De segunda à sábado a entrada custa 2 euros, mas de domingos e feriados a entrada é gratuita (eba)! Endereço da Lonja de La Seda: Carrer de la Llotja, 2.

roteiro-valencia-espanha-lonja-de-la-seda

A parte externa da Lonja de La Seda

roteiro-valencia-espanha-lonja-de-la-seda-2

Repare nos padrões geométricos da parte interna da Lonja de La Seda, em Valência. Isso é típico da arte Mudéjar!

Catedral de Valência

Saímos dali com nosso mapa em mãos e caminhamos até a Catedral de Valência de São Vicente. O interior da catedral é bonita, mas nada de diferente das catedrais góticas espanholas…

Agora a grande dica que damos pra você é a vista de lá de cima da igreja! Prepare as pernas, são 207 degraus para chegar ao topo. A subida é cansativa, confesso, mas vale a pena. É a melhor vista de Valência. De lá você vai ver a cidade inteira. Para subir, você paga 2 euros de segunda à sábado. De domingos e feriados a subida é gratuita também! Endereço da Catedral de Valência: Plaça de l’Almoina, s/n.

roteiro-valencia-espanha-vista

A melhor vista de Valência você terá do alto da Catedral. Esse é um dos lados, do outro está a praia!

Descemos os 207 degraus e estávamos morrendo de fome! Seguimos na rua que dá pra Catedral e fizemos uma grande descoberta: Café Bertal! Esse restaurante tinha preços ótimos e a comida estava muito boa. Indicamos altamente que você coma por lá depois ou antes de visitar a catedral.

Pra você ter uma ideia, eu pedi uma salada enorme e custou 6 euros… Meu pai pediu um hambúrguer que estava lindo, delicioso e era gigante e também pagou apenas 6 euros!

Mas ATENÇÃO, eles ganham dinheiro mesmo vendendo uma bebida chamada Água de Valência (suco de laranja diluído em água com gás com frutas picadas). Não vale a pena, a jarra é bem cara e não é nada demais. Evite essa cilada. Ficamos super cheios com o almoço, mas confesso que saí dali com vontade de provar as saladas de frutas e os sorvetes (também bonitos e baratos, rs).

L’Amoina

Saímos explorando as vielas do centro histórico e chegamos ao Centro Arqueológico L’Amoina. Não deixe de visitar! Como o nome diz, é um centro arqueológico que conta a história de Valência, indo da pré-história à idade média e depois, à época contemporânea. Tem umas escavações embaixo, você pode descer e caminhar sobre ruinas romanas… É muito legal. Nós quase perdemos essa visita, pois aos domingos fecha às 14h. Fique esperto com o horário!

roteiro-valencia-espanha-lamoina

No Centro Arqueológico L’Amoina você pode andar sobre ruínas romanas!

Dali caminhamos até a Plaza de La Virgen, uma praça muito bonita. Tem uma fonte no meio e é cercada por edifícios medievais. Em um dos cantos tem um jardim com laranjeiras – uma boa sombra para descansar!  Aliás, são muitos jardins de laranjeiras em Valência! NA época eles exalam um delicioso perfume da fruta.

Continuamos a caminhada até as torres da antiga muralha que cercava Valência na Idade Média. Há uma série de pontes muito bonitas. Quem for ficar 3 diais pode seguir caminhando para apreciar todas elas. Voltamos caminhando para o hotel – tá vendo como ficamos hospedadas em um local estratégico? Fomos colocar roupa de banho porque queríamos aproveitar a praia!

roteiro-valencia-espanha-plaza-de-la-virgen

Plaza de La Virgen – Valência

A praia de Valência

Para chegar à praia pegamos um metrô e trocamos para um tram que nos deixou na frente da praia. Não tínhamos a menor ideia, mas a melhor surpresa do dia foi entrar no mar e descobrir que a água lá é bem quentinha! Uma delícia!

Estávamos acostumadas com Barcelona, que tem água gelada e quando entramos no mar em Valência ficamos igual crianças felizes! O mar é calmo, com poucas ondas e água bem límpida. Parece que você está num lago. É uma delícia! Meus pais também adoraram.

Se você for à Valência no verão não deixe de dar um pulinho na praia. Caminhamos pelo calçadão, que tem em toda a extensão uma feirinha de rua. As pessoas vendem comidas, roupas, biquínis, brinquedos, artesanato… Enfim, uma feirinha de praia comum.

Pegamos o mesmo esquema tram-metrô para voltar ao hotel. Acabava assim o nosso segundo e último dia em Valência. Ufa!

roteiro-valencia-espanha-praia

Não deixe de visitar a praia em Valência!

Nossa programação foi bem cheia como você pôde ler, para fazer tudo apertamos um pouco o passo e nosso itinerário. Mas eu não diria que foi uma viagem corrida. Se você tiver 3 dias inteiros dá pra fazer tudo com mais calma. No dia seguinte pela manhã pegamos um taxi até o Aeroporto de Valência, que custou 13 euros. A nossa próxima parada: Sevilha!

Imperdível em Valência

• Orxata de Chufa
  • Churros
roteiro-valencia-espanha-paella-orxata-churros

Em Valência experimente paella, orxata e churros!

Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

roteiro-valencia-espanha-pinterest

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta Estrangeira no Facebook!