Vale a pena fazer bate-volta para Jericoacoara a partir de Fortaleza?

Jericoacoara é um dos destinos mais procurados do Brasil, já que é realmente um paraíso na Terra. Se você tem pouco tempo para explorar essa belezinha, será que vale a pena fazer um bate-volta para Jericoacoara saindo de Fortaleza? É muita loucura e correria? Dá para aproveitar? Te contamos como foi nossa experiência.

Nós tínhamos pouquíssimo tempo no Ceará na nossa última viagem para lá e estávamos doidas para conhecer Jericoacora. Algumas pessoas disseram que seria loucura fazer um bate-volta mas resolvemos arriscar – e no fim, curtimos bastante!

Nesse post vamos explicar como funciona, qual foi o passeio que fechamos, o que está incluído e como é possível conhecer Jeri em um dia. Para quem tem pouco tempo, é ótimo! E no futuro queremos voltar com calma para ficar lá mais tempo. :)

A Lagoa do Paraíso

Bate-volta para Jericoacoara: como funciona

Compramos com antecendência o passeio, aqui: Jericoacoara em 1 dia saindo de Fortaleza. O tour dura 15 horas, custou R$106,00 por pessoa (em julho de 2019) e inclui todos os transportes e guia.

Achamos SUPER barato comparado com outros passeios pelo nordeste tipo buggy ou tour, é o preço mais barato do mercado (pesquisamos bastante) e você vai ver que o serviço foi ótimo. Então recomendamos!

Não deixe de comprar com antecedência para garantir o seu lugar, já que existe um número máximo de pessoas que cabem no passeio por dia. Compre aqui: Jericoacoara em 1 dia saindo de Fortaleza.

No dia marcado, às 4 da manhã, a van do passeio veio nos buscar na nossa hospedagem em Fortaleza (nós estávamos no Hotel Jardim que é ótimo, super recomendado!).

Sim, é bem cedo, mas precisa ser assim para dar tempo. Passamos em alguns outros hotéis para pegar mais passageiros e seguimos para Jericoacoara. São 4 horas de estrada, ainda estava escuro então dormi na ida.

A estrada estava bem esburacada no trecho final, então vai chacoalhando – mas não tem jeito, essa é a única estrada. Fizemos 2 paradas estratégicas para xixi e comer algo.

Chegamos à Jijoca de Jericoacoara, povoado base para os passeios. Lá trocamos de transporte e pegamos uma jardineira (pick-up 4×4 adaptada) com o nosso motorista-guia Manuel (só para o nosso grupo). A partir daí o passeio em Jericoacara propriamente dito começou.

Depois de passar o dia todo visitando os pontos mais importantes de Jeri (que já vou explicar no tópico a seguir), saímos em torno das 17h00 de Jijoca e de lá pegamos a van novamente sentido Fortaleza – e mais 4 horas de estrada.

As jardineiras que fazem o transporte dos turistas em Jericoacoara

Leia também: Quanto custa viajar para Fortaleza e litoral do Ceará – gastos detalhados

Bate-volta para Jericoacoara: pontos visitados

Nesse bate-volta para Jericoacoara, o guia nos leva com a jardineira para visitar todos os pontos mais importantes do destino. Ele vai explicando e fazendo paradas estratégicas para que possamos conhecer, tirar fotos e aproveitar.

É claro que como temos apenas um dia o tempo é limitado e não dá para ir em todos os lugares de interesse, mas para ter uma visão geral, é ótimo.

Abaixo listo todos os locais que visitamos no bate-volta para Jericoacoara – realmente um mais lindo que o outro!

Praia de Preá

A primeira parada foi na Praia de Preá, típica praia paradisíaca do nordeste brasileiro: areia branca, mar verdinho e coqueiros na orla. A parada ali foi rápida para tirar foto no letreiro turístico.

Árvore da Preguiça

A Árvore da Preguiça é um dos principais cartões postais de Jericoacoara, e realmente bem diferente: essa árvore que cresceu meio “deitada” no meio da areia parece coisa de filme!

A parada ali durou pouco mais de meia-hora por conta da fila para tirar foto na árvore da preguiça. O tamanho da fila vai variar dependendo da época do ano e dia da semana.

Alguns turistas sem-noção resolveram fazer o book da vida no local, o que deixou todo mundo meio nervoso… Então a dica é ter noção, fazer algumas fotos mas sem ficar mil horas monopolizando quando há uma fila enorme esperando.

Leia também: Onde ficar em Fortaleza – dicas de hospedagem

Vila de Jericoacoara

A parada seguinte foi a Vila de Jericoacoara, onde estão os hotéis, restaurantes, padarias, lojinhas e bares. É onde rola o fervo toda noite. Percorremos as principais ruas da Vila e paramos na Praça central para tirar fotos nessa jangada.

Pedra Furada

A Pedra Furada é outro ponto famosíssimo de Jeri e a parte mais cansativa fisicamente do passeio. Isso porque a Jardineira vai até certo ponto na praia, e dali é preciso caminhar 40 minutos para chegar na pedra (e depois mais 40 para voltar).

Se o sol estiver escaldante (como normalmente acontece), pode ser um desafio. Leve muita água e se encha de protetor solar! No local onde ficam as Jardineiras estacionadas há uma barraquinha que vende coco verde (geladinho e delicioso) e água.

Nosso grupo decidiu não ir até a Pedra Furada porque estava muito calor, e não achamos que seria tão sensacional. Mas isso fica a critério de cada grupo. Sem falar que lá também tem uma fila grande para tirar foto. A vantagem de não ir é que ficamos com muito mais tempo na Lagoa do Paraíso e achamos bem mais legal ficar na rede na lagoa.

Nós não fomos, mas essa é a Pedra Furada

Dunas

Seguimos de jardineira para as Dunas de Jericoacoara e havia várias lagoas cheias. Vimos muitos animais na região pastando livremente. Adoramos ver tantos jegues (e seus filhotinhos!) livres e contentes pela área.

Essa parte do passeio nos lembrou bastante o visual dos Lençóis Maranhenses. Prepare a câmera para tirar várias fotos legais.

 

viagem-de-carro-recife-a-fortaleza-jericoacoara

Leia também: Dicas de 5 hostels bons e baratos em Jericoacoara

Lagoa do Amâncio

Atrás de uma das dunas está a paradisíaca Lagoa do Amâncio, que é realmente de cair o queixo. Água clarinha, em tons de verde e azul, bem no meio das dunas desérticas e ainda com temperatura super agradável. Parece coisa de filme!

Essa parada durou 40 minutos então todos tivemos tempo de entrar na Lagoa que tem a á, curtir o momento, fazer várias fotos… Até subimos o drone e ficamos mais espantadas ainda com o visual aéreo de Jericoacoara! Não há estrutura de barracas, comida ou bebida nessa lagoa.

Lagoa do Paraíso

Por fim, a última parada (e mais longa) do bate-volta para Jericoacoara é a famosa Lagoa do Paraíso. É uma lagoa bem grandona, cercada de restaurantes com uma estrutura bem legal.

Ali estão as famosas redes dentro da água onde você pode fazer uma foto que com certeza absoluta vai bombar no Instagram. O guia Manuel nos deixou em um desses restaurantes, ali almoçamos e curtimos muito por 3 horas.

Lembra que eu comentei que ganhamos mais tempo nessa lagoa porque escolhemos não ir para a Pedra Furada? Os grupos que foram chegaram depois e ficaram 1 hora e meia na Lagoa do Paraíso.

A comida estava bem gostosa e ficar ali na Lagoa alternando entre redes dentro da água e espreguiçadeiras na sombra foi maravilhoso. Nem lembrei do cansaço por ter acordado tão cedinho. A estrutura do restaurante é ótima, também conta com banheiros e chuveiros.

Tem caiaques e stand-up paddle também caso você queira se aventurar.

Leia também: Onde ficar em Jericoacoara – dicas de hotéis e hostels

Na Lagoa da Esperança tem restaurantes, muitas redes dentro da água para você se sentir rei ou rainha e até essa plataforma para saltar na água ou descansar

Bate-volta para Jericoacoara: quando ir?

Nós fomos em julho, mês de alta temporada, e estávamos morrendo de medo de pegar Jericoacoara completamente lotada. Mas escolhemos ir em uma segunda-feira e foi a melhor coisa que fizemos! Não estava lotado, tudo foi bem tranquilo.

Então a nossa dica é tentar combinar os melhores momentos para fazer o bate-volta: se possível, tente ir em dias de semana (segunda, terça, quarta ou quinta-feira). Os dias de fim de semana e sexta-feira já são bem mais cheios.

Os meses mais vazios são os de baixa temporada: março, abril, maio, setembro, outubro e novembro. Mas como eu disse fomos em julho e só por ser segunda-feira já estava bom.

Em agosto venta enlouquecidamente e o guia nos contou que não dá para ver nada pois é areia voando para todo lado. Como se fosse uma tempestade de areia, então melhor evitar.

Leia também: Como chegar em Jericoacoara por conta própria de carro ou ônibus

A Praia do Preá totalmente na tranquilidade

Bate-volta para Jericoacoara: vale a pena?

Nós tínhamos muitas dúvidas, mas para a nossa feliz surpresa, achamos que super vale a pena fazer o bate-volta para Jericoacoara se você tem pouco tempo! É claro que fica aquele gostinho de quero mais, vontade de dormir lá pelo menos uma noite…ou várias. Mas deu para ter uma visão geral e curtir bastante!

O passeio é longo, começa bem cedo e termina tarde (chegamos de volta no hotel de Fortaleza às 21h00), então no fim do dia já estava todo mundo bem cansado. Mas todas as pessoas do grupo estavam super satisfeitas.

Na nossa van havia jovens viajando sozinhos, casais e uma família com crianças pequenas. Ou seja, esse passeio é uma boa ideia para todos os estilos de viajantes que querem conhecer Jeri e não tem muitos dias disponíveis para isso. O único trecho que requer caminhada é até Pedra Furada, que não fizemos. De resto é bem tranquilo e não requer muito preparo físico.

Lembre de fazer a reserva do passeio com antecedência para garantir a sua vaga, aqui: Jericoacoara em 1 dia saindo de Fortaleza.

Mais uma da bela Árvore da Preguiça

Algumas dicas para o bate-volta para Jericoacoara:

– Leve bastante água e comidinhas pois são muitas horas de passeio e você pode sentir fome. Há paradas, mas você pode ter fome em outros momentos ou não encontrar nada que te agrade nas lanchonetes.

– Protetor solar não pode faltar! E não deixe de reaplicar no meio do dia.

– Considere levar uma troca de roupa. Nós fomos com uma roupa normal e mais confortável e quando chegamos em Jijoca colocamos os biquínis. Aí para voltar tiramos os biquínis molhados e recolocamos nossas roupas secas para encarar as 4 horas de estrada.

– Leve óculos de sol, chapéu e chinelo.

– Como são muitas horas a bateria do celular não vai aguentar e não tem onde carregar. Leve um power bank para dar uma carga extra, e baterias extras para sua câmera.

Onde ficar em Jericoacoara – dicas de hotéis e hostels

Se depois de tudo isso você continua achando que prefere ficar mais dias em Jericoacoara, deve escolher bem a hospedagem para aproveitar ao máximo. Para te ajudar, selecionamos ótimos hotéis, pousadas e hostels na vila de Jeri.

São hospedagens bem localizadas, com ótimas avaliações e de preços distintos, para agradar a todos os bolsos. É só clicar no link de cada um deles para ver mais detalhes. Confira abaixo! ;)

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar mais dicas sobre o bate-volta para Jericoacoara a partir de Fortaleza? Deixe nos comentários! :)


Leia os nossos outros posts sobre o Ceará

– Onde ficar em Jericoacoara – dicas de hotéis e hostels

– Como chegar em Jericoacoara por conta própria – de carro e ônibus

– 5 opções de hostels bons e baratos em Jericoacoara

– Quanto custa viajar para Fortaleza e litoral do Ceará – gastos detalhados

– O que fazer em Canoa Quebrada – roteiro completo e dicas

– Como chegar em Canoa Quebrada saindo de Fortaleza – carro, ônibus ou transfer

– Onde ficar em Canoa Quebrada – dicas de hotéis, hostels e pousadas

– O que fazer em Fortaleza: roteiro e dicas

– Onde se hospedar em Fortaleza: dicas de hotéis, pousadas e hostels

– Cumbuco: uma das praias mais bonitas do Ceará

– Categoria completa: CEARÁ


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

bate-volta-para-jericoacoara

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta Estrangeira no Facebook!