Torres da Sagrada Família: em qual subir?

A Sagrada Família é a atração turística mais visitada de Barcelona e muita gente tem desejo de subir em uma das suas torres, mas não sabe qual delas é a melhor. Nem mesmo se vale a pena subir em uma delas. Então hoje vamos responder a pergunta que não quer calar: das torres da Sagrada Família, qual visitar???

Se você está se preparando para visitar a Sagrada Família, pode ler o nosso post completo sobre a igreja.

Vale a pena subir na torre da Sagrada Família?

Antes mesmo de decidir qual das duas torres visitar, há outra questão: vale a pena subir nas torres da Sagrada Família? Eu acho que vale a pena especialmente para ver de perto a construção. Como a igreja ainda está sendo construída até 2026, ano do centenário da morte de Gaudí e data em que eles pretendem finalizar o projeto estrutural da basílica, é bem legal subir e ver os operários trabalhando nas torres, nos trencadís (os mosaicos coloridos), estátuas e decorações.

A vista de Barcelona é interessante, mas não é a melhor vista da cidade. Nesse post nós te contamos quais são as melhores vistas de Barcelona do alto. Legal mesmo é ter a oportunidade de ver os detalhes decorativos de perto, aqueles que lá na rua ficam bem pequenininhos. Se você gosta de arquitetura, então não resta dúvida!

O espaço não é muito grande, fica bastante gente próxima. Então não dá para ficar fazendo muita selfie lá em cima.

Leia também: Leia também: Onde comer comida típica em Barcelona – dicas de restaurantes

torres-sagrada-familia-barcelona-cristo

Jesus no topo da Fachada da Paixão

A subida tem escadas? É difícil?

Para visitar as torres da Sagrada Família você vai ter que encarar algumas escadas, então para pessoas com problemas de mobilidade pode não ser viável. O elevador leva até quase o topo, depois tem um lance de uma escada estreita giratória. Os elevadores são bem pequenos e só levam 6 pessoas por vez, então a fila demora um pouquinho.

Para descer são muitos degraus nessa escadinha. Quem tem vertigem, como eu, pode ter problemas. E como vem uma fila de gente atrás, não dá para parar. A não ser  brevemente em alguns lugares que tem um pequeno recuo. Minha amiga deu azar e bem na hora que ela foi descer um idoso parou na escada e vinha já uma fila enorme atrás. Ela acabou levando 50 minutos para descer a escada.

torres-sagrada-familia-barcelona-escada-curva

Qual torre da Sagrada Família é melhor para subir?

A Sagrada Família quando finalizada terá 18 torres: 12 dedicadas aos apóstolos, 4 para os evangelistas, uma dedicada à Jesus e outra à Maria. É possível subir em duas delas. Uma localizada na Fachada do Nascimento, e outra na Fachada da Paixão.

As duas oferecem experiências parecidas. A diferença é que a Torre da fachada do Nascimento você verá de perto as torres que foram feitas pelo próprio Gaudí. A Fachada da Paixão é obra de Josep Maria Subirachs. Também é muito interessante.

Em relação às vistas, as duas são equivalentes. Da torre da fachada da Paixão, você vê o bairro de Eixample, o Montjuic e o MNAC ao fundo e o mar.

torres-sagrada-familia-barcelona-vista

Vista da Torre da fachada da Paixão

Da torre da fachada do Nascimento, você vê o lado leste de Barcelona, o mar ao longe e o Recinto Modernista Sant Pau. As duas tem uma pequena ponte que conecta as torres e que você pode acessar. De ambas é possível ver os operários trabalhando.

Talvez sua decisão seja pelo horário da subida. O sol bate de frente na Fachada do Nascimento pela manhã e na da Paixão pela tarde, então esses horários o sol entraria de frente, dificultando as fotos.

Leia também: Onde comer comida típica em Barcelona – dicas de restaurantes

torres-sagrada-familia-barcelona-vista-natividad

Vista da Torre da Natividade

Qual é o melhor horário para subir nas Torres da Sagrada Família?

No inverno amanhece tarde e escurece cedo. Eu não subiria antes das 9h30 e depois das 16h. No verão qualquer horário é bem iluminado. Apenas considere o horário para escolher qual torre conforme eu mencionei acima a questão do sol.

Muita gente pergunta se é melhor subir primeiro na torre e depois visitar a Basílica, ou se é melhor fazer o oposto. Depois de visitar a torre, você poderá voltar ao interior e prosseguir a visita se quiser, então realmente tanto faz.

Na última vez que visitei, agendei a entrada para uma hora antes da subida à torre. Retirei o áudio guia na entrada, deu tempo de ouvir toda a explicação da Fachada da Natividade e do interior. Subi na torre e depois visitei o restante.

Eu fiquei um pouco mais de 3 horas lá dentro, mas a maioria das pessoas leva cerca de 2 horas. Depende se você vai querer ver todo o museu, assistir aos audiovisuais, etc

Leia também: Como funciona o transporte público em Barcelona

torres-sagrada-familia-barcelona-obras

Torre Sagrada Família – Ingressos

O ingresso para a Sagrada Família com visita a uma das torres custa 32€
Para comprar, é preciso acessar o site oficial. 

Se no site oficial já não houver mais disponibilidade, tente o plano B. É possível comprar um ingresso com entrada prioritária e tour guiado: 61€ (tem opção em Espanhol e Inglês). Veja a disponibilidade desse ingresso aqui

Dicas para visitar as Torres da Sagrada Família

  • Compre com antecedência, especialmente nos meses de verão, quando a quantidade de turistas em Barcelona é enorme. A capacidade de subida em cada torre da Sagrada Família é reduzida e costuma esgotar antes (bem, pelo antes da pandemia de Covid-19). Se deixar para a última hora, provavelmente não conseguirá subir.
  • Leve uma moeda de 1 euro para guardar a mochila no armário antes de subir na torre. Não pode levar mochila ou bolsa grande.
  • Menores de 6 anos não podem subir e até os 16 anos apenas acompanhados de adultos.
  • Para visitar a Sagrada Família é necessário seguir as regras de vestimenta: nada de saias ou shorts curtos, chinelos ou ombros descobertos.
  • Preste atenção ao horário de entrada na catedral. Você tem apenas 15 minutos de tolerância e em alta temporada tem uma fila razoável para passar pelo detector de metais. Chegue cedo.
  • Vale muito a pena comprar o áudio guia. A Sagrada Família é cheia de simbolismos e sem o áudio guia boa parte da sua magia será perdida.

Outras obras de Gaudí para visitar em Barcelona

Temos outros posts sobre as principais obras de Gaudí que valem muito a pena visitar.

La Pedrera (Casa Milà)

Casa Battló

Casa Vicens – a primeira casa de Gaudí em Barcelona

Colonia Guell e Cripta Gaudí

♦ Paisagens do Gênios (inclui Reus, a cidade de Gaudí

Leia aqui todos os nossos posts de Barcelona

torres-sagrada-familia-barcelona-vista3

 

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo