Uma senha sera enviada para seu e-mail

Tudo sobre o Carnaval em Belo Horizonte (MG)

À primeira vista pode parecer estranha a ideia de passar o carnaval em Belo Horizonte. Num país que conta com os tradicionalíssimos carnavais na Bahia e no Rio de Janeiro, passar o feriado na capital de Minas Gerais parece ideia de girico.

Mas meus amigos, não é. Eu gosto tanto que já fui duas vezes, em 2013 e em 2014. Nesse post vamos tentar reunir todos os melhores rolês pra se fazer no Carnaval em Belo Horizonte. Já temos um texto publicado sobre a cidade, um geralzão que reúne muitas dicas, para ler, acesse o link: Guia de Belo Horizonte.

Meu primeiro carnaval em Belo Horizonte, em 2013, aconteceu meio por acaso. Minha melhor amiga Ana (que me ajudou muito a escrever esse post!) é nativa de lá e sempre me convidava pra passar um feriado em sua casa.

Decidi então, ir no carnaval, mas confesso que minhas expectativas para a festa pagã não estavam muito altas. Fiquei com a cara na poeira! Os mineiros sabem festejar como ninguém, o clima geral é ótimo, pessoas simpáticas, comida deliciosa e tudo de bom.

Eu e a Ana no meu primeiro carnaval em Belo Horizonte, em 2013 (ainda loira, eita!)

Eu e a Ana no meu primeiro carnaval em Belo Horizonte, em 2013 (ainda loira, eita!)

Como é o Carnaval em Belo Horizonte

O carnaval por lá gira em torno dos bloquinhos de rua. Todo ano existe um site oficial do carnaval de BH que lista todos os blocos, seus itinerários e trajetos. Dá pra se planejar antes ou ir pulando de bloco em bloco pra encontrar amigos que também estejam por ali – o que é muito legal. Eles começam bem cedo e vão até altas horas da noite.

Existe todo tipo de bloco de carnaval. Desde os bem tradicionais, com marchinhas e bandinha, até os mais alternativos. Em 2013, havia um bloco pela cidade que só tocava Beatles em ritmo de marchinhas de carnaval, por exemplo. Agora em 2014, participamos de um bloco feminista chamado Baque de Mina, no qual apenas mulheres levavam o som da bateria. Nesse link dá pra ver um micro videozinho que eu fiz lá no meio: http://bit.ly/BaqueDeMinaVideo

Bloco Baque de Mina - Belo Horizonte

Bloco Baque de Mina – Belo Horizonte

Outro bloco surpreendente foi o Tico-Tico Serra Copo, que encontrou com o Bloco do Peixoto, que já estava rolando desde cedo e juntos, fizeram todo o seu trajeto pela Favela do Cafezal. Foi muito legal porque a comunidade entrou na dança, todos se divertiram pra caramba e foi culturalmente rico.

Bloco Tico-Tico Serra Copo na Favela do Cafezal em Belo Horizonte

Bloco Tico-Tico Serra Copo na Favela do Cafezal em Belo Horizonte

Em todos os pontos turísticos mais tradicionais da cidade você vai encontrar algum bloco de carnaval, com banda ou bateria tocando e pessoas super fantasiadas! Uma das maiores diversões é inclusive pensar em fantasias improvisadas e baratas pra folia, fazer maquiagens divertidas e usar máscaras pelas ruas.

No centro, a Savassi e a Praça da Liberdade são pontos certos. Outro lugar que costuma fazer a alegria do pessoal é Pracinha de Santa Tereza, no bairro homônimo, que no carnaval presenteia os moradores com blocos que não perdem o fôlego até altas horas da madrugada (ah, se depois de tanta folia bater aquela larica, a Macarronada do Bolão, na praça mesmo, é tradicionalíssima e servida até bem tarde).

Prontas pra fazer a egípcia no carnaval de BH

Prontas pra fazer a egípcia no carnaval de BH

A prefeitura também monta um palco grande na praça da Savassi, e ali ocorrem shows durante todos os dias do carnaval (os shows são bem variados, desde indie rock até axé). É legal porque muitas das bandas são revelações de BH, que estão começando e ali podem ter espaço pra mostrar seu trabalho.

Apesar do agito, o carnaval em Belo Horizonte é mais sussa no sentido de que tem bastante família pelas ruas e crianças fantasiadas (principalmente nos blocos maiores e mais tradicionais, do centro). É claro que dá pra procurar por pegação, rs, mas diferentemente dos carnavais da Bahia, por exemplo, dá super pra ir com família ou rolê amor de casalzinho.

No carnaval de Belo Horizonte todo mundo se diverte!

No carnaval de Belo Horizonte todo mundo se diverte!

Nos dias de feriado os estabelecimentos menores da cidade não abrem – nesse sentido, lembra um pouco uma cidade do interior. Mas não se preocupe, porque os mercados ficam abertos, as barraquinhas de comida também e pra comprar cerveja ou catuaba basta dar um passo que logo encontrará um ambulante com seu isopor.

No carnaval, é um pecado deixar de conferir a festa do Bloco Me Lambe, que acontece depois que o bloco já passou pela cidade. Lá ouve-se o melhor da trasheira anos noventa e é pedida certa para um flashback sem medo de ser brega (fomos nos dois anos e nos divertimos demais!).

O Bar Imperial, que fica em frente à Velvet Club, é sempre o lugar mais animado para um esquenta; fica lotado a partir de umas oito da noite, com gente se espremendo para beber e conversar.  É tanta gente que a rua sem saída fica tomada.

carnaval-em-belo-horizonte-minas-experiencia

Onde ficar em Belo Horizonte

Nós ficamos no Royal Center Hotel. É um hotel grande, com quartos muito bons e café da manhã ótimo. Como compramos com antecedência o preço saiu super barato, ainda mais pra esse tipo de hotel. Mas BH oferece vários hotéis menores ou hostels com preços acessíveis, no centro da cidade.

Outras opções de hotéis e hostels bons en BH são:

Como se locomover no carnaval de BH

Um ponto baixo de BH, principalmente no carnaval: o transporte público. A malha do metrô é muito restrita, mesmo, e os ônibus são demorados e com linhas insatisfatórias. Nos feriados, como no carnaval, esqueça. Esperar pelo ônibus é mau-humor certeiro. Em BH ainda não há muito o costume de usar o transporte público para o lazer.

Por outro lado, o Movimento Passe Livre de BH fez uma coisa muito legal agora no carnaval de 2014: eles fizeram um ônibus público e gratuito, todo decorado de carnaval, que fazia uma rota circular pelo centro, pra levar os foliões pelos blocos.

Era apenas um ônibus e o percurso não era muito grande, mas já ajudava bastante – e o que importa é a iniciativa interessantíssima do movimento pra mostrar que transporte público gratuito é possível. Outra boa notícia é que dá para driblar o déficit com os táxis, que praticam preços justos. Rachando com a galera você se desloca tranquilo sem grandes rombos no orçamento.

Busão do Movimento Passe Libre BH, que foi gratuito no carnaval de 2014.

Busão do Movimento Passe Libre BH, que foi gratuito no carnaval de 2014.

BH tem crescido muito culturalmente de uns anos pra cá e definitivamente seus moradores estão reaprendendo a tomar as ruas e praças, se apropriar dos espaços públicos.

Se há alguns anos era difícil de imaginar BH sendo referência para carnaval, hoje em dia é uma excelente pedida que não perde em nada para os destinos mais tradicionais do país para essa data. Quem vem passar o carnaval em Belo Horizonte, quer voltar.


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

carnaval belo horizonte pinterest

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!