Tablao Cordobés, um maravilhoso show de Flamenco em Barcelona

Visitar Barcelona e não aproveitar para assistir a um show de Flamenco é uma verdadeira heresia! Nós moramos por 4 anos lá, visitamos praticamente todos os tablaos de Flamenco da cidade e resolvemos escrever esse post para recomendar o melhor deles: o Tablao Cordobés!

O Tablao Cordobés está localizado no coração turístico de Barcelona, nas Ramblas, 36. Melhor localização que essa, é difícil. Ele existe desde 1970, e a gerente geral, María Rosa Pérez Casares, é filha do fundador do local. Ou seja, a autenticidade e a ancestralidade familiar estão presentes no Tablao Cordobés!

Tablao é como chamamos o espaço onde os espetáculos de Flamenco acontecem. Normalmente são locais intimistas, com um palco não muito alto que fica bem próximo do público. O “tablado” em si é o chão onde os dançarinos de flamenco sapateiam com força, o que faz a energia vibrar! É incrível!

show-flamenco-tablao-cordobes

Nós somos muito fãs de flamenco e recomendamos o Tablao Cordobés em Barcelona justamente por ser um ambiente não muito grande e que traz essa sensação de proximidade com os músicos e dançarinos. É impossível não sair de lá impactado.

É bom explicar que quase todos os espetáculos de flamenco disponíveis para turistas hoje, na Espanha, foram reformulados para serem atrações turísticas mesmo. Mas alguns perderam toda a originalidade e outros mantém as tradições vivas. O Tablao Cordobés é um deles!

palco-tablao-cordobes-barcelona

É nesse palco que rolam os shows do Tablao Cordobés!

Ingressos para o Tablao Cordobés

O espaço do Tablao Cordobés não é muito grande, para manter a experiência intensa e intimista e por isso é essencial comprar o seu ingresso antecipadamente pela internet, já com dia e hora marcado. Deixar para comprar na hora é pedir para dar de cara com a casa cheia.

Há duas opções de ingressos para o Tablao Cordobés:

Ingresso para show de Flamenco + Drink: Essa primeira opção é mais barata e mais simples e inclui o show de flamenco no Tablao Cordobés, que dura em média 1h20, e também uma bebida a sua escolha, entre as opções vinho, cerveja, cava (o famoso espumante catalão), sangria ou refrigerante. O ingresso custa 44€ por pessoa. Compre o ingresso antecipado nesse link: Ingresso para show de Flamenco + Drink

Ingressos para show de Flamenco + jantar espanhol típico: Essa opção é a mais completa e, além do show de flamenco, inclui também um jantar típico espanhol completo, feita pelo chef Jordi Narro. O buffet inclui os pratos mais importantes do país, como paella, gazpacho, tapas, pintxos e muito mais. As bebidas também estão incluídas (vinho, cerveja, cava, sangria ou refrigerante). O ingresso custa 79,50€ por pessoa.

A comida é muito boa, recomendamos essa opção para quem quer ter a experiência espanhola bem completa. A janta é servida 1 hora antes do espetáculo, o horário marcado no seu ingresso será o horário que você deve chegar para começar a comer. Não se atrase ou o jantar será corrido. Compre o ingresso antecipado nesse link: Ingressos para show de Flamenco + janta típica espanhola.

paella-flamenco-barcelona

Paella espanhola servida na opção Janta + Espetáculo

É importante dizer que não há lugar marcado e o esquema é feito assim: as pessoas que compram o ingresso de show de flamenco + janta chegam antes no Tablao, porque a janta é servida uma hora antes e, por isso, tem preferência para escolher o lugar onde vão sentar no show. Essa é mais uma vantagem dessa opção.

Porém, como o local é pequeno, a visibilidade é boa em qualquer lugar que você sente.

Leia também: 9 passeios românticos em Barcelona

O Tablao Cordobés: o espetáculo

Vamos ao que interessa: o show de flamenco do Tablao Cordobés! Como eu mencionei, o espaço é intimista e o tablao (palco) fica bem pertinho do público. Isso faz com que todo o som, tanto dos instrumentos musicais quanto do sapateado e castanholas ecoem por todo o local.

Você sente a vibração entrando no seu corpo, é uma coisa MUITO emocionante! No palco ficam os músicos sentados, embalando o show durante 1 hora e meia, e os dançarinos e dançarinas vão se revezando para interpretar. Todos eles se apresentam usando as roupas típicas do flamenco. Eu amo os vestidos de bolinhas e cheios de babados!

espetáculo-flamenco-em-barcelona

Repare nas expressões faciais dos dançarinos, isso é bem importante para compor o drama típico do flamenco espanhol. Tanto a música quanto os passos de dança do flamenco tem origem nas culturas ciganas e mouras da Espanha, e trazem um toque de influência árabe. Você vai perceber isso quando estiver lá!

O flamenco é originário do sul da Espanha, na Andaluzia. Nós já vimos espetáculos no sul, em Sevilha, e em Granada, todos lindos… este do Tablao Cordobés não perde nada em originalidade! ;)

Não se esqueça de comprar os ingressos antecipados para não perder essa experiência única!

Leia também: Dicas de 5 espetáculos de flamenco em Barcelona

Como chegar no Tablao Cordobés

Chegar no Tablao Cordobés é muito fácil, tanto de transporte público quanto de táxi. Está localizado na Rambla, a rua mais importante e central de Barcelona. Se você estiver hospedado em bairros centrais como Bairro Gótico, Raval ou Sant Antoni pode ir caminhando.

Para ir de transporte público, o jeito mais fácil é pegar o metrô linha 2 (verde) e descer na estação Liceu. Você já vai sair na própria Rambla, basta caminhar mais uma quadra e já vai ver o Tablao Cordobés, à sua direita. Deixei abaixo um mapa com a localização.

Leia também: Onde se hospedar em Barcelona – melhores bairros

A história do Tablao Cordobés

O Tablao Cordobés é considerado o tablao de flamenco histórico mais importante de Barcelona! Ele foi fundado em 1970 por um casal de artistas que, desde então, assumiram a missão de trazer artistas de flamenco lendários de toda a Espanha para se apresentar no Tablao Cordobés.

Alguns desses artistas que passaram por lá e são considerados lendas são: Camarón de la Isla, Farruco, Güito, Pansequito, La Tati, Juan Villar, Manuelo Bambino e muitos outros.

entrada-tablao-cordobes

Olha que linda é a entrada do Tablao Cordobés!

Em 1992 Barcelona mudou de cara completamente por causa dos Jogos Olímpicos, e a cidade começou a ser uma das mais turísticas da Europa. Nessa época, o Tablao Cordobés começou a receber viajantes do mundo todo que queriam se encantar com a música e dança típica espanhola. Desde então, o tablao já ganhou várias premiações.

Quem acompanha esse blog faz tempo sabe que nós também recomendávamos o espetáculo do Palácio del Flamenco. Mas, infelizmente, o estabelecimento não sobreviveu à crise da pandemia de COVID-19 e fechou definitivamente.

Onde ficar em Barcelona

Para fechar o nosso post sobre o maravilhoso Tablao Cordobés, deixamos dicas de hospedagem em Barcelona, para você planejar bem a sua viagem. Selecionamos 6 hotéis e hostels ótimos e bem localizados para diferentes estilos de viajantes e orçamentos. Confira! ;)

Tem dicas ou dúvidas sobre o show de flamenco no Tablao Cordobés? Deixe nos comentários! :)


Leia nossos outros posts sobre Barcelona

– Onde se hospedar em Barcelona – melhores bairros

– Dicas para evitar filas em 8 atrações de Barcelona

– 5 hostels bons e baratos em Barcelona

– Visita à Sagrada Família: a obra prima de Gaudí

– Quanto custa viajar para Barcelona – gastos detalhados

– Dicas para economizar em Barcelona

– 5 shows de Flamenco incríveis em Barcelona

– Categoria completa: Barcelona


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo