Uma senha sera enviada para seu e-mail
Fkw-iaYiwNs

Sandboard nas dunas de Huacachina e tour de pisco e vinho em Ica

Ao longo do nosso mochilão pela América do Sul passamos 15 dias viajando pelo Peru. É óbvio que visitar Huacachina, aquele oásis que fica bem no meio do deserto, estava nos nossos planos. As lindas fotos no Instagram que mostram essa lagoa nos fascinavam.

Sabíamos que, além de visitar a lagoa, era possível fazer passeios de buggy e sandboard nas dunas. Não reservamos o tour antes de ir porque ainda não tínhamos certeza se iríamos ou não nos aventurar no sandboard… Confesso que estávamos com um pouco de medo!

Bem, o fato é que tínhamos apenas 1 dia para explorar Huacachina. Chegamos em Ica (a cidade onde fica a lagoa) de manhã beeeem cedo, vindo de ônibus da Oltursa de Nazca. Paramos no pequeno terminal rodoviário exclusivo dessa empresa.

Ali mesmo tinha um funcionário vendendo passeios para Huacachina da “Peru Cheap Tours”. Eu tinha pesquisado os valores na internet antes de ir e os preços eram similares. Fechando com eles já poderíamos deixar nossas malas ali mesmo durante o dia, já que partiríamos na mesma noite.

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Huacachina Ica oasis pedalinhos

Fechamos com eles e foi ótimo, pois isso nos poupou tempo de sair pela cidade procurando agência. O passeio, que incluía um tour de piscos e vinhos na parte da manhã e a visita à Ica com passeio de buggy e sandboard à tarde, saiu por 90 soles por pessoa (em dezembro de 2016, isso deu mais ou menos 90 reais/pessoa).

Eles nos recomendaram tomar o café da manhã num lugar chamado Mango, uma cafeteria e sanduicheria. Meus amigos, que lugar gostoso! Comemos uma salada de fruta gigante com iogurte, um sanduíche e já encomendamos 2 lanches de frango para levarmos no passeio.

Tudo estava delicioso e nossa conta deu 42 soles. Recomendamos muito. O Mango fica na Av San Martín, 975, Ica.

Ica Mango

Pegamos um tuk tuk de volta pro terminal de ônibus. Oh yes, lá em Ica tem essas moto-taxis tipo tuk tuk por precinhos camaradas para você se locomover. São bem mais baratas que o taxi.

Leia também: Roteiro completo de 15 dias no Peru + gastos detalhados

Explorando Ica: tour de piscos e vinhos

Na parte da manhã começamos por um tour de piscos e vinhos. O Peru é um grande produtor de pisco, uma bebida destilada feita à base de uvas que é deliciosa e de alto teor alcóolico.

Nós estávamos esperando uma van e um grupo, mas para nossa surpresa um motorista particular nos pegou na rodoviária e nos levou até a primeira vinícola, a Tacama. Um lugar muito bonito, super agradável para passear. A Tacama foi a primeira vinícola do Peru, criada em 1540 por Francisco de Carabantes.

As vinhas da Tacama

As vinhas da Tacama

A fazendo está há séculos no formato tradicional. Tem a estrada de entrada com um túnel de árvores, um pátio, o campanário, a igreja, cocheiras e parreirais lindos.

A igreja da Tacama, em Ica, Peru

A charmosa igreja da Tacama

Eles oferecem 4 visitas guiadas diferentes, em espanhol e em inglês. Nós fizemos essa primeira gratuita. Foi legal, mas pena que visitamos apenas as bodegas e não conhecemos o resto da propriedade, nem fizemos a cata.

 

Escolha seu tour na Tacama

Escolha seu tour na Tacama

No nosso passeio guiado, vimos as plantações de uva, entendemos o passo a passo da produção, visitamos a fábrica e um museu e, ao final, fizemos degustação de piscos e vinhos. Foi bem legal para entender as diferenças! Como não tínhamos almoçado ainda, já ficamos meio bêbadas, rs.

Foram 4 piscos e 4 vinhos para experimentar!

Foram 4 piscos e 4 vinhos para experimentar!

Na sequência, o motorista nos levou para uma bodega de pisco menor e mais artesanal, a Bodega el Catador. Ali vimos como é feito o processo artesanal (com tonéis de barro). A aproveitamos para almoçar no restaurante do local. A comida era ok, com preços médios.

Ao final, fizemos mais uma degustação de piscos. Que a deusa olhe pelos nossos fígados!

Ica Bodega El Catador

Ainda tínhamos um tempo livre, então demos uma paradinha no centro de Ica, para ver a praça principal e a igreja. Nada demais ali. Tiramos algumas fotos rápidas e seguimos para o tão esperado oásis de Huacachina…

Leia também: 10 lugares para visitar no Peru além de Machu Picchu

Huacachina: o oásis no meio do deserto

Apesar de estar bem perto do centro da cidade, a apenas 15 minutos de carro, a paisagem de Huacachina é surreal. Você entra em uma área completamente desértica com dunas enormes e lá no meio está a lagoa rodeada de árvores e palmeiras.

Confesso que a lagoa de Huacachina em si foi um pouco decepcionante para mim. Sim, a paisagem é muito linda, mas achei a área da lagoa meio suja.

O fluxo de turistas é grande, então deu pra ver que está um pouco mal cuidada… Fora que nas fotos do Instagram, tiradas lá das dunas, não se vê bem as construções e casas ao redor da lagoa. Tem algumas ruas com hoteis, restaurantes e agências. Nada deserto…

O oásis de Huachica

O oásis de Huachica

Ica Huacachina Oasis

Passeio de buggy e sandboard: a melhor parte!

Depois de dar uma volta pela área da lagoa, nosso gentil motorista nos levou até a rua de onde sairia o buggy. O pessoal da agência confirmou nossos nomes e indicou qual seria o nosso carro. Subimos, escolhemos os assentos e colocamos os cintos de segurança. Mais 6 pessoas embarcaram conosco e lá fomos nós!

A aventura de bug é GENIAL. Indico a todos! O motorista vai subindo e descendo pelas dunas super altas, fazendo manobras radicais. É muita adrenalina, parece que você está num parque de diversão com a paisagem mais linda ao fundo!

Eu me diverti muito, o grupo todo gritava na hora das decidas, morremos de rir também… Em pontos estratégicos ele para e todos descem para tirar fotos.

Huacachina

Nosso buggy em Huacachina

Depois de explorar um pouco o deserto com o buggy, o motorista seguiu para uma duna alta e ali, tirou as pranchas de sandboard do carro. Ele iniciou bem na mais alta e mais íngreme!

No começo todos estavam apreensivos e com medo de descer, menos 2 rapazes que já tinham experiência com ski e tentaram descer de pé. Não deu muito certo. Eu mesma ainda não sabia se ia encarar. O motorista explicou que, para iniciantes, a maneira mais segura e divertida era descer de barriga, deitado na prancha.

Eu tomei coragem e pensei, “Quer saber? É uma oportunidade única, vou encarar!”. E de fato foi uma experiência maravilhosa. Lá em cima na duna deitei de barriga para baixo no sandboard, o motorista me ensinou a segurar na prancha e uma técnica de frear com os pés na areia, se eu estivesse descendo rápido demais. Contei até 3 e me joguei!

Altas dunas para descer de sandboard!

Altas dunas para descer de sandboard!

Foi uma delícia! A sensação é inexplicável e super divertida. Depois de mim todos do grupo tomaram coragem de descer, um a um. A Fabia foi a última, estava morrendo de medo, mas também adorou. Ela teria se arrependido muito se não tivesse descido!

Depois nós continuamos descendo várias dunas de sandboard por mais uns 40 minutos. Uma das dunas, inclusive, era “dupla”: você mal terminava de descer uma, continuava no embalo na parte plana e já caía na segunda.

Fiquei cheia de areia na roupa e sapato, mas não me importei com isso. A adrenalina e diversão falaram mais alto.

Uma dica boa é ir de calça comprida nesse passeio, mesmo se estiver calor. Num geral, você não se machuca ao descer no sandboard, mas a areia pode ralar a pele. Quem estava de shorts saiu com as cochas vermelhas e raladinhas.

Leve também bastante água e protetor solar.

Huacachina buggy dunas

Leia também: Viajar para Machu Picchu sozinha: uma experiência transformadoraIca Huacachina dunas

Na sequência, descemos com o buggy até um ponto estratégico para assistir ao por-do-sol e ver o oásis de Huacachina do alto. Gostei muito desse passeio, foi o mais divertido de todo o Peru. Fizemos um vídeo mostrando melhor a aventura e você pode ver pelas nossas caras como foi maravilhoso. É só apertar o play:

Se você prefere já ir com tudo reservado, para não ter o risco de chegar lá e todos os buggys estarem lotados, existe a opção de agendar esse tour com antecedência.

Encontramos uma boa opção nesse link aqui, que custa 31 dólares por pessoa. O valor inclui o passeio de buggy e sandboard. Eles te pegam no ponto de encontro em Huacachina, então é uma boa se você já tiver hospedado por lá.

Dunas de Huacachina, Peru

Maravilhas da natureza

Ao acabar o passeio de buggy, nosso mesmo motorista nos pegou e levou de volta à estação da Oltursa em Ica, onde pegamos um ônibus para Paracas, ainda cheias de areia. Quase desmaiamos no ônibus de tão cansadas, foi um dia super longo.

Deu tudo certinho com a Peru Cheap Tours, então fica a indicação. Site oficial: http://peru-cheaptours.com/

Onde ficar em Huacachina

Para finalizar, queremos deixar dicas de hospedagem em Huacachina, caso você queira dormir pelo menos uma noite por lá – que deve ser incrível! Selecionamos 5 hotéis e hostels bons para todos os estilos de viajantes e orçamentos. Confira!

Gostou do texto? Tem alguma dúvida ou quer contar a sua experiência? Escreva no campo dos comentários!


Leia os outros posts da série “Peru”

– Roteiro completo e gastos no Peru

-Viajar para Machu Picchu sozinha: uma experiência transformadora

-Onde se hospedar em Aguas Calientes

-Como ir de Cusco a Ollantaytambo de Van

-Onde se hospedar no Vale Sagrado – Ollantaytambo

– 10 lugares para conhecer no Peru além de Machu Picchu

– O que fazer em Paracas e Ilhas Ballestas

-Cusco LGBT – O Peru é gay-friendly?


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

Ica-Huacachina-Oasis-sandboard-pinterest

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!