Uma senha sera enviada para seu e-mail

Salar de Tara: o passeio de maior altitude no Atacama

Hoje vamos falar sobre um dos passeios mais bonitos do Atacama, no Chile: o Salar de Tara. Mas também foi onde mais sofremos com o mal de altitude e frio.

Esse é um passeio que dura o dia todo e explora paisagens bem diferentes ao longo do caminho. Aliás, fizemos diversas paradas para observar as lindas paisagens e tirar fotos.

Salar-de-Tara-Atacama-Chile-2

A imensidão do Atacama faz a gente refletir sobre o nosso tamanho no mundo

A imensidão do deserto impressiona muito! Para chegar ao Salar de Tara passamos por vulcões, estradas que parecem não ter fim, lhamas peludas… Comece assistindo ao vídeo abaixo!

O passeio ao Salar de Tara

A van da empresa Lickan Antay Tours passou no nosso hostel as 8h da manhã para partirmos em direção ao Salar de Tara. Todas as pessoas na van eram brasileiras! Como a Lickan Antay tem preços especiais para brazucas isso é comum nos passeios. Foi legal porque ao longo do dia conversamos bastante – e fizemos muita zoeira na van, claro!

Salar-de-Tara-Atacama-Chile-12

Os brasileiros da nossa van, que foram nossos companheiros no Salar de Tara!

Pegamos uma estrada muito linda para subir. E quando eu digo subir, é subir mesmo, porque o Salar de Tara está a 4.815 metros de altitude!!! Isso significa que o ar é rarefeito e você pode sofrer os sintomas do mal de altitude (ou soroche).

Nós passamos um pouco mal nesse passeio, mesmo tomando as precauções indicadas pelo guia: tomar MUITA água e mascar folha de coca.

A primeira parada foi próxima ao Vulcão Licancabur, um dos símbolos do deserto do Atacama. Ali tinham algumas lhamas e vicunhas pastando tranquilas, e pudemos nos aproximar um pouco para observar e tirar fotos. As lhamas são muito fofas e engraçadas!

Leia nosso post com 5 dicas de hostels bons e baratos no Atacama

Salar-de-Tara-Atacama-Chile-1

Amamos as lhamas!

Seguimos viagem e depois paramos na região de Quepiaco para tomar o café da manhã. É uma zona bonita, com lagoas e flamingos. Mas estava MUITO frio. Por causa da altitude, mesmo no verão o vento é geladíssimo, fica difícil comer ao ar livre. Aliás, fez muito frio em todas as partes desse passeio, então não esqueça de ir bem agasalhado, com uma jaqueta corta vento.

A próxima parada foi a área de formações rochosas chamadas Monges de la Pacana e Catedrales. É uma paisagem bastante surreal porque são pedras enormes e muito altas, literalmente no meio do nada. Eu fiquei me perguntando como elas foram parar lá e porque tem esses formatos compridos…

Salar-de-Tara-Atacama-Chile-5

Essa é a Pedra do Índio, uma das formações mais famosas… Por que será?

Importante: durante todo o caminho do passeio ao Salar de Tara não existem banheiros formais. Se você precisa fazer necesidades, tem que achar um cantinho atrás de alguma pedra e usar a natureza como banheiro. Não tem jeito mesmo, não há nenhuma casa ou tipo de construção que ofereça banheiro pelo caminho.

Nós não temos frescura com isso, já estávamos acostumadas a fazer xixi atrás das pedras. Mas se você não está acostumado pode ser um pouco estranho… Pensa que segurar pode ser pior e se joga!

Salar-de-Tara-Atacama-Chile-3

O banheiro é você quem faz! Será que daria pra fazer xixi atrás dessa pedra sem ninguém te ver?

Depois de mais um pouco de estrada chegamos ao Salar de Tara e às lindas lagoas que tem por lá. Um Salar é um deserto de sal, uma formação muito louca. O chão é todo branquinho e salgado. Essa área é pantanosa e dependendo das condições a van consegue ir mais ou menos perto do Salar.

Salar-de-Tara-Atacama-Chile-7

Olha só que paisagem surreal! Nós com a Angela e o Jean do blog Apure Guria!

Salar-de-Tara-Atacama-Chile-6

Chão de sal!

Ficamos um tempo admirando a Lagoa Diamante e tirando muitas fotos! A cor da água e das rochas é tão linda, não dá para evitar!

Salar-de-Tara-Atacama-Chile-8

As cores incríveis da Lagoa Diamante

Preço do passeio ao Salar de Tara

Nós pagamos 45.000 Pesos Chilenos nesse passeio em novembro de 2016, com a Lickan Antay Tours. O maior vantagem desse passeio é que você não precisa pagar nada a mais para entrar na área do Salar, como em muitos outros passeios do Deserto do Atacama.

O passeio durou 9 horas, das 8h às 17h. O café da manhã e o almoço estavam incluídos. A comida era simples, mas boa.

Salar-de-Tara-Atacama-Chile-13

Toda blogueirinha no Atacama!

Itens essenciais para explorar o Salar de Tara

  • Jaqueta corta-vento (venta demais e faz muito frio!)
  • Roupas térmicas
  • Sapato confortável e quente
  • Luvas, chapéu ou gorro
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Água, muuuuuita água! Beber água é uma das melhores maneiras de combater os males da altitude
  • Folha de coca para mascar
  • Comidinhas e bebidinhas fáceis para beliscar, porque o passeio é longo
  • Papel higiênico
Salar-de-Tara-Atacama-Chile-2

As imagens explicam bem porque o Atacama é um dos lugares mais lindos que já visitamos…

A Angie e o Jean do blog Apure, Guria! estavam com a gente nesse passeio, e vocês podem ler o post deles aqui.

Aproveita para se preparar para sua viagem e leia todos os nossos posts sobre o Atacama


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

Salar-de-Tara-Atacama

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars