Rio de Janeiro LGBT: rolês para gays, lésbicas, bissexuais e trans no Rio

Atualizado em 2023

Alô bees de todo o Brasil – e quem sabe de todo o mundo! Tá planejando viajar para a cidade maravilhosa e quer mergulhar na cena LGBTQ+? Então pode ir entrando nesse post que fizemos com todo o carinho sobre o Rio de Janeiro LGBT.

Aqui vamos te contar todos os baphos, bairros, praias, bares, boates e eventos LGBTQ+ no Rio. Tem rolê para todo mundo, porque o Rio de Janeiro é uma das capitais mais gay-friendly do Brasil.

Nós que escrevemos esse blog somos um casal de lésbicas e já fomos pro Rio várias vezes e sempre nos sentimos confortáveis em andar de mãos dadas e demonstrar afeto.

Melhores bairros para LGBTQ+ no Rio de Janeiro

Recomendamos que você fique hospedado na zona sul do Rio de Janeiro, área que concentra a maior parte dos pontos turísticos e que é mais LGBT friendly. Praticamente todos os bares, boates e praias que vamos mencionar mais abaixo ficam na zona sul.

Se quiser ficar no reduto das gays, o bairro de escolha tem que ser Ipanema. Lá tem muitos bares, boates, e a praia gay no Posto 9. A Rua Farme de Amoedo é famosa por concentrar vários bares gays, sendo ponto turístico de bees brasileiras e gringas.

Já ficamos hospedadas no Mar Ipanema Hotel (3 estrelas, $$$) e recomendamos, é um hotel LGBT-friendly afiliado à IGLTA e muito bom. Outras opções boas em Ipanema são:

guia-lgbt-rio-de-janeiro-ipanema

Posto 9, em Ipanema. Olha as bandeirinhas LGBT!

Copacabana também não deixa a desejar, por ser uma praia bem internacional, é LGBT-friendly (inclusive o famoso Quiosque Rainbow fica em Copa). Nós já nos hospedamos no Mercure Boutique Copacabana e adoramos (4 estrelas, $$$)! Hotel lindo, moderno e 100% LGBTQ+ friendly.

hotel-lgbt-rio-de-janeiro

À direita: no Mar Ipanema Hotel. À esquerda: no Mecure Boutique Copacabana.

Outra opção bem legal, com bastante fervo e preços mais acessíveis, é Botafogo. Lá tem alguns bares LGBTQ+, e é uma região muito bem localizada e cheio de atrativos. Em Botafogo indicamos que você fique hospedado no Novotel RJ Praia de Botafogo (4 estrelas, $$$) ou no Ibis Botafogo (3 estrelas, $$)

Praias LGBT do Rio de Janeiro

Falou em Rio de Janeiro, falou em praia, né? E se você quiser expor esse corpinho no sol, pode se direcionar para o Posto 9, na Praia de Ipanema. Lá é oficialmente a praia gay do Rio.

Apesar de ser conhecida há décadas como “praia gay”, ela abriga bem todas as letrinhas da nossa sigla. Lésbicas, bissexuais, pessoas trans e não binárias vão se sentir bem confortáveis no Posto 9. Podíamos mudar para “praia queer” do Rio de Janeiro, né?

Você também vai ver pela internet o Quiosque Rainbow que fica na praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace, como uma opção LGBT.  Porém, parece que o quiosque anda caído e quase não é mais frequentado pelo público rainbow, apenas os turistas desavisados que encontram essa informação na rede.

Por último, mas não menos importante, temos uma praia gay nudista no Rio de Janeiro, tá passadah?! A Praia de Abricó fica na região de Grumari, é uma praia de nudismo bem isolada, muito frequentada pelos LGBTQ+. Para chegar lá, só de carro, infelizmente não há acesso por transporte público.

Há uma parte com um restaurante, onde o nudismo não é obrigatório, e depois das pedras aí sim ficar peladão é obrigatório. Todos circulam por lá como vieram ao mundo com naturalidade. O pessoal do Viaja Bi foi e contou como é. Leia tudo: Praia do Abricó pelo Viaja Bi

Rafa, Fabio e Cleber como vieram ao mundo

Rio de Janeiro LGBT: bares e baladas

Pink Flamingo

O Pink Flamingo é uma balada gay / queer muito legal no Rio, fica na praia de Copacabana, bem pertinho do famoso hotel Copacabana Palace (@Beyoncé, você quer?). É conhecido como o bar-balada mais pop do RJ!

O Pink Flamingo funciona em um esquema de pub americano: antes das 22h você não paga para entrar e o clima de bar é mais tranquilo. Conforme a noite vai passando, a entrada passa a ser paga e a festa se instaura, virando uma super balada gay que vai até de manhã.

guia-Rio-de-janeiro-lgbt-gay-lesbica-pink-flamingo

Eu curtindo um som no Pink Flamingo!

Frequentado por todo tipo de gay do Rio, passando pelas finas, as turistas, as hipsters, os ursos e as estilosas! Drag queens comandam o som e cada dia da semana varia o estilo de música, confira a programação no instagram @pinkflamingorio

Horário de funcionamento: Todos os dias, a partir das 21h
Endereço: Rua Rodolfo Dantas, 16 – Copacabana.

Galeria Café

Dificilmente alguém vai falar do Rio de Janeiro LGBT e deixar de mencionar o Galeria Café, uma das baladas LGBTQ+ mais bombadas do Rio ultimamente. Fica em Ipanema, e é uma casa que abriga uma grande diversidade de festas itinerantes.

Cada dia tem uma coisa diferente na programação: festa de ursos, concurso de drag queen, festa pop, festa que só toca Madonna, festa de samba e brasilidades… um pouco de tudo e para todes!

Horário de Funcionamento: quintas e sextas das 23h às 06h; sábados e domingos das 11h às 06h.
Endereço: Rua Teixeira de Melo, 31 – Ipanema

Vuvu Rio

O Bar Vuvu não é daqueles 100% LGBT, com bandeira do arco-íris na porta, mas sim um ambiente mais misturado, progressista e que recebe muitos LGBTs! Um bar pequeno em Botafogo, descolado, com música pra dar aquela dançadinha. Eles servem sushis e drinks autorais.

Horário de Funcionamento: terça a sábado das 18h às 02h; domingo das 18h à meia-noite.
Endereço: R. Sorocaba, 601 – Botafogo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vuvu (@vuvu.rio)

Up Turn

O Up Turn é uma boa opção de bar/balada para quem está na Barra da Tijuca. O espaço recebe festas LGBTs bem diversas, indo do pop à blocos de carnaval temáticos.

Horário de funcionamento: sextas e sábados, a partir das 23h
Endereço: Avenida das Américas, 2000 – Freeway Center, Barra da Tijuca

Gata, se até a Inês Brasil já deu close lá, como é que você não vai dar?

Portal Club

O Portal Club fica na Lapa e oferece um open bar com vários estilos musicais. Ele funciona de sexta a domingo e nas vésperas de feriados. Venda de ingressos e programação completa no perfil do Instagram.

Endereço: Rua do Lavradio, 163 – Lapa

Growl

Balada em duas pistas que acontece na Mansão L&D. Na Growl tem bar, sinuca, pebolim, e dark room.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 58 – centro

Femme

Rolê mais sapatônico do RJ! Na Femme Club tem programações com música ao vivo, DJs e pagode.

Endereço: Avenida Repórter Nestor Moreira – Mourisco Mar – Botafogo

TAU

No TAU Bar Club tem balada todos os dias, onde você pode tomar vários drinks com le crush em um ambiente super bacana.

Horário de funcionamento: todos os dias a partir das 22h.

Endereço: Avenida N. S. Copacabana, 1417 – Copacabana

Novooeste Bar e Burger

Localizado no bairro Santa Teresa, o Novooeste Bar e Burger oferece karaokê toda quinta e festas nos finais de semana. Em um ambiente legal para comer, beber, dançar e paquerar, lá tem dia de forró, funk ou DJ. Bem diverso, frequentado por gays, lésbicas, bis, pessoas trans e drag queens.

Horário de Funcionamento: quarta e quinta das 18h às 00h; sexta, sábado e feriados das 13h à 1h; domingo das 12h às 00h.
Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 90 – Santa Teresa

Seven Bar

Bar e balada LGBT em Cascadura, no 7 Bar&Show tem cerveja gelada, petiscos e show drag.

Horário de Funcionamento: sexta a domingo e nas vésperas de feriados, a partir das 22h.
Endereço: Rua Angelo Dantas, 29 – Cascadura

Street Lapa

Open Bar com mais de 30 tipos de bebidas, o Street Lapa foi recentemente revitalizado e agora oferece dark room climatizado. De sexta a domingo, tem balada com venda de ingressos antecipada – dá uma olhada na programação!

Endereço: Avenida Gomes Freire, 599 – Lapa

Show Bar Madureira

Lounge bar em Madureira, o Show Bar Madureira tem cabines com cama, duchas, sala de vídeo e dark room.

Horário de Funcionamento: quarta e quinta das 17h às 00h; sexta e sábado das 19h às 5h; domingo das 17h à 1h.
Endereço: Rua Carvalho de Souza, 278F – Salão C – Madureira

Diversifique

Dito o melhor bar LGBTQIA+ da zona oeste do Rio, o Diversifique é o destino das gay cansada, o lugar pras gay que dança e um bar hetero friendly.

Horário de Funcionamento: quarta, quinta e domingo, das 20h às 3h; sexta e sábado das 20h às 5h.
Endereço: Estrada do Monteiro, 560

Turma OK

Casa de resistência LGBTQIAP+ mais antiga e alegre do Rio! No Turma OK tem muito show drag, arte e cultura LGBT. Acesse o perfil deles para conferir a programação!

Horário de funcionamento: a partir das 19h
Endereço: Rua dos Inválidos, 39 – Lapa

Fique esperte: tanto a boate Éden quanto o Fosfobox Bar, tradicionais locais LGBT do Rio de Janeiro, fecharam durante a pandemia e não reabriram. :(

Festas LGBT no Rio de Janeiro

Bailão das Sapatão

A festa com maior concentração de couro por km rodado no RJ! O Bailão das Sapatão costuma acontecer 1 vez por mês, fica de olho na programação.

Sáfica

Festa exclusiva para mulheres, cis ou não, que deu lugar à Fancha RJ, mas que segue o mesmo esquema. A origem do nome desse rolê vem do termo guarda-chuva que diz respeito a todas as mulheres que se relacionam com mulheres, independente da orientação sexual delas. Portanto, engloba lésbicas, bissexuais e pansexuais. Clique aqui para saber próximas datas e programação da Sáfica.

Tersapata

Festa itinerante organizada por um coletivo de mulheres lésbicas e bissexuais que buscam ocupar espaços de visibilidade e diversão. A Tersapata geralmente ocorre às sextas.

Festa BOHO

Festa pop e mensal que é a cara dxs cariocxs. Fica de olho no Instagram da Festa BOHO para se programar para as próximas datas!

V de Viadão

Esse nome é tudo!!! Desde 2013, a festa V de Viadão vem espalhando música, amor, dança e sodomia. É um evento LGBT, feito por LGBTs, onde todes são bem vindes.

Sapagode (banda e bloco)

Não é uma balada, mas achamos que valia a menção dessa banda mara aqui. Porque o grupo é do Rio e sempre tem show na cidade. E os shows viram uma grande festa LGBT+. Às vezes até com churrasco. Tem o bloco Sapagode também. Então se você curte pagode, confere o instagram para ver as datas das apresentações.

Sambay

Por fim, recomendamos aqui a Roda Sambay, que é a primeira roda de samba LGBTQIAPN+ do RJ. É um evento itinerante, então tem que ficar de olho na programação do Instagram. Mas geralmente acontece aos domingos, das 17h30 às 2h.

Blocos de Carnaval LGBT do Rio de Janeiro

O Carnaval mais famoso do mundo tem muita diversidade e trouxemos aqui para vocês os bloquinhos de rua mais animados e coloridos para todxs aproveitarem a festa. Traga o glitter e a fantasia para os melhores blocos LGBTQIA+ da cidade do Rio!

Amigos da Onça

Bloco com repertório para todos os gostos e com várias composições autorais. Prepare o lookinho felino e deixe fluir seu lado mais selvagem no carnaval do Bloco e Banda Amigos da Onça.

Divinas Tretas

Primeiro bloco LGBTQIA+ fundado por mulheres lésbicas no Rio, o Divinas Tretas representa liberdade desde 2007 (antes sob o nome Toco-Xona). O repertório vai de Madonna a É o Tchan, com releituras de clássicos que a gente adora!

Enxota Que Eu Vou

O Bloco Enxota Que Eu Vou leva um samba-enredo de muita potência e resistência política. Foi criado em 2010 e tem a proposta de resgatar a cultura e preservar o samba raiz em um ambiente livre e inclusivo.

Banda das Quengas

Bloco de rua no bairro da Lapa, o Banda das Quengas surgiu em 1990, inspirado na personagem da novela “Tieta”. Sob o comando de Tbengston Martins, esse bloco LGBT agita o Carnaval do Rio, mas também oferece programação com artistas da diversidade carioca durante o ano todo.

Bangay

O Bloco Bangay desfila por Bangu no Carnaval do Rio, acompanhado por travestis, transexuais, drag queens e toda uma multidão divertida e bem diversa. Esse bloco também tem a proposta de homenagear e celebrar a Umbanda, com muito axé!

Saymos do Egyto

Bloco super animado que mistura RJ com Egito em um carnaval bem dourado e cheio de glitter. O Saymos do Egyto é um dos blocos mais brilhantes da cidade e traz uma batucada faraônica que garante a folia carioca.

ONGs LGBT no Rio de Janeiro

Nem só de festa vive a LGBT, né mon amour? No Rio de Janeiro existem várias instituições importantes que trabalham pela causa LGBTQ+. O ativismo salva vidas, defende direitos e dá visibilidade à nossa comunidade.

A Casa Nem é uma casa de acolhimento à pessoas trans e tem projetos sociais voltados para a população carente, sediada no Flamengo. Você pode conhecer mais e apoiar a Casa Nem financeiramente nesse link: Apoio Casa Nem.

Outra ONG com um trabalho muito legal no rio é o Grupo Conexão G de Cidadania LGBT para Moradores de Favelas. Sediado no Complexo da Maré, o grupo luta contra a violência contra pessoas LGBTQIA+ nas favelas do Rio de Janeiro. Você pode apoiar nesse link: Benfeitoria Grupo Conexão G.

Não deixe de conhecer também o trabalho do Grupo Arcoíris, do Grupo Diversidade Niterói, do Coletivo LGBT Terê e da Casa dos Direitos da Baixada.

Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro

A Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro acontece todos os anos no mês de Setembro, saindo um pouco do eixo tradicional das paradas em junho. A super festa e manifestação acontece na praia de Copacabana e recebe milhares de pessoas do Brasil todo!

Fique de olho no instagram oficial para novidades: @paradalgbtirio

Rio de Janeiro LGBT: MAPA

No mapa abaixo marcamos todos os pontos mencionados nesse guia Rio de Janeiro LGBT. Se joga!


Leia os nossos outros posts da categoria LGBT

– Guia LGBT de São Paulo
– Guia LGBT de Florianópolis
– Guia LGBT de Recife
– Guia LGBT de João Pessoa
Guia LGBT de Maceió
– Guia LGBT de Natal