Rio de Janeiro LGBT: rolês para gays, lésbicas, bissexuais e trans no Rio

Alô bees de todo o Brasil – e quem sabe de todo o mundo! Tá planejando viajar para a cidade maravilhosa e quer mergulhar na cena LGBTQ+? Então pode ir entrando nesse post que fizemos com todo o carinho sobre o Rio de Janeiro LGBT.

Aqui vamos te contar todos os baphos, bairros, praias, bares, boates e eventos LGBTQ+ no Rio. Tem rolê para todo mundo, porque o Rio de Janeiro é uma das capitais mais gay-friendly do Brasil.

Nós que escrevemos esse blog somos um casal de lésbicas e já fomos pro Rio várias vezes e sempre nos sentimos confortáveis em andar de mãos dadas e demonstrar afeto.

Melhores bairros para LGBTQ+ no Rio de Janeiro

Recomendamos que você fique hospedado na zona sul do Rio de Janeiro, área que concentra a maior parte dos pontos turísticos e que é mais LGBT friendly. Praticamente todos os bares, boates e praias que vamos mencionar mais abaixo ficam na zona sul.

Se quiser ficar no reduto das gays, o bairro de escolha tem que ser Ipanema. Lá tem muitos bares, boates, e a praia gay no Posto 9. A Rua Farme de Amoedo é famosa por concentrar vários bares gays, sendo ponto turístico de bees brasileiras e gringas.

Já ficamos hospedadas no Mar Ipanema Hotel (3 estrelas, $$$) e recomendamos, é um hotel LGBT-friendly afiliado à IGLTA e muito bom. Outras opções boas em Ipanema são:

guia-lgbt-rio-de-janeiro-ipanema

Posto 9, em Ipanema. Olha as bandeirinhas LGBT!

Copacabana também não deixa a desejar, por ser uma praia bem internacional, é LGBT-friendly (inclusive o famoso Quiosque Rainbow fica em Copa). Nós já nos hospedamos no Mercure Boutique Copacabana e adoramos (4 estrelas, $$$)! Hotel lindo, moderno e 100% LGBTQ+ friendly.

hotel-lgbt-rio-de-janeiro

À direita: no Mar Ipanema Hotel. À esquerda: no Mecure Boutique Copacabana.

Outra opção bem legal, com bastante fervo e preços mais acessíveis, é Botafogo. Lá tem alguns bares LGBTQ+, e é uma região muito bem localizada e cheio de atrativos. Em Botafogo indicamos que você fique hospedado no Novotel RJ Praia de Botafogo (4 estrelas, $$$) ou no Ibis Botafogo (3 estrelas, $$)

Praias LGBT do Rio de Janeiro

Falou em Rio de Janeiro, falou em praia, né? E se você quiser expor esse corpinho no sol, pode se direcionar para o Posto 9, na Praia de Ipanema. Lá é oficialmente a praia gay do Rio.

Apesar de ser conhecida há décadas como “praia gay”, ela abriga bem todas as letrinhas da nossa sigla. Lésbicas, bissexuais, pessoas trans e não binárias vão se sentir bem confortáveis no Posto 9. Podíamos mudar para “praia queer” do Rio de Janeiro, né?

Você também vai ver pela internet o Quiosque Rainbow que fica na praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace, como uma opção LGBT.  Porém, parece que o quiosque anda caído e quase não é mais frequentado pelo público rainbow, apenas os turistas desavisados que encontram essa informação na rede.

Por último, mas não menos importante, temos uma praia gay nudista no Rio de Janeiro, tá passadah?! A Praia de Abricó fica na região de Grumari, é uma praia de nudismo bem isolada, muito frequentada pelos LGBTQ+. Para chegar lá, só de carro, infelizmente não há acesso por transporte público.

Há uma parte com um restaurante, onde o nudismo não é obrigatório, e depois das pedras aí sim ficar peladão é obrigatório. Todos circulam por lá como vieram ao mundo com naturalidade. O pessoal do Viaja Bi foi e contou como é. Leia tudo: Praia do Abricó pelo Viaja Bi

Rafa, Fabio e Cleber como vieram ao mundo

Rio de Janeiro LGBT: bares, baladas e festas

Boleia Bar – bas lésbico no Rio de Janeiro

É claro que a sapatão aqui ia puxar sardinha pro nosso lado e começar a lista de bares e festas LGBTQ+ no Rio de Janeiro falando do bar lésbico mais legal! O Boleia Bar fica no bairro de Botafogo e recebe muito bem todos os LGBTs, apesar de ser feito por e para mulheres lésbicas e bissexuais.

A enorme boleia de caminhão cor-de-rosa logo na parede da entrada mostra a que veio. O corredor de neon LGBT é melhor lugar para tirar fotos bem gays no Rio de Janeiro!

guia-Rio-de-janeiro-lgbt-gay-lesbica-boleia-bar

Alerta: sapatões são vistas em bar sapatão no Rio de Janeiro!

O Boleia Bar é um ambiente descontraído, com mesinhas, balcão e música brasileira tocando. Elas servem drinks autorais bem gostosos e com nomes engraçados – os nossos favoritos são o “Tá Entendida”, “Ursinhos Carinhosos” e, claro, o “Chanacomchana”! Também há opções de petiscos e hambúrgueres, caso bata aquela fominha.

Horário de funcionamento: De terça a domingo, a partir das 18:00
Endereço: Rua Capitão Salomão, 55, Botafogo, Rio de Janeiro (Atenção: elas vã0 mudar de endereço em Agosto de 2022. Confere antes o endereço antes de ir)
Instagram: @boleiabar

Pink Flamingo

O Pink Flamingo é uma balada gay / queer muito legal no Rio, fica na praia de Copacabana, bem pertinho do famoso hotel Copacabana Palace (@Beyoncé, você quer?). É conhecido como o bar-balada mais pop do RJ!

O Pink Flamingo funciona em um esquema de pub americano: antes das 22h você não paga para entrar e o clima de bar é mais tranquilo. Conforme a noite vai passando, a entrada passa a ser paga e a festa se instaura, virando uma super balada gay que vai até de manhã.

guia-Rio-de-janeiro-lgbt-gay-lesbica-pink-flamingo

Eu curtindo um som no Pink Flamingo!

Frequentado por todo tipo de gay do rio, passando pelas finas, as turistas, as hipsters, os ursos e as estilosas! Drag queens comandam o som e cada dia da semana varia o estilo de música, confira a programação no instagram @pinkflamingorio

Horário de funcionamento: Todos os dias, a partir das 20h
Endereço: Rua Rodolfo Dantas, 16, Copacabana, Rio de Janeiro

Galeria Café

Dificilmente alguém vai falar do Rio de Janeiro LGBT e deixar de mencionar o Galeria Café, uma das baladas LGBTQ+ mais bombadas do Rio ultimamente. Fica em Ipanema, e é uma casa que abriga uma grande diversidade de festas itinerantes.

Cada dia tem uma coisa diferente na programação: festa de ursos, concurso de drag queen, festa pop, festa que só toca Madonna, festa de samba e brasilidades… um pouco de tudo e para todes, acesse o instagram pra ficar por dentro: @galeriacaferio

Horário de Funcionamento: quintas e sextas das 23h às 06h; sábados e domingos das 11h às 06h.
Endereço: Rua Teixeira de Melo, 31, Ipanema, Rio de Janeiro

Vuvu Rio

O bar Vuvu não é daqueles 100% LGBT, com bandeira do arco-íris na porta, mas sim um ambiente mais misturado, progressista e que recebe muitos LGBTs! Um bar pequeno em Botafogo, descolado, com música pra dar aquela dançadinha. Eles servem sushis e drinks autorais.

Horário de Funcionamento: terça a sábado das 18h às 02h; domingo das 18h à meia-noite.
Endereço: R. Sorocaba, 601 – Botafogo, Rio de Janeiro
Instagram: @vuvu.rio

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vuvu (@vuvu.rio)

Up Lounge

O Up Loungue é uma boa opção de bar/balada para quem está na Barra da Tijuca. O espaço recebe festas LGBTs bem diversas, indo do pop à blocos de carnaval temáticos. Confira a programação no instagram @uploungebr

Horário de funcionamento: sextas e sábados, a partir das 23h
Endereço: Avenida das Américas 2000 – Freeway Center, Barra da Tijuca

Gata, se até a Inês Brasil já deu close lá, como é que você não vai dar?

QG Pub

Localizado no coração de Copacabana, o QG Pub é um dos bares LGBTs mais tradicionais do Rio, um ambiente legal para comer, beber, dançar e paquerar. Bem diverso, frequentado por gays, lésbicas, bis, pessoas trans e drag queens.

Horário de Funcionamento: quarta a domingo a partir das 22h
Endereço: Avenida Princesa Isabel, 185, Copacabana, Rio de Janeiro
Instagram: @gqpubrio

Bar das Quengas

O Bar das Quengas é um bar bem antigo do Rio de Janeiro, no boêmio bairro da Lapa, que foi sendo cada vez mais frequentado por LGBTs e não pode ficar de fora desse guia “Rio de Janeiro LGBT”!  Bom para almoçar, jantar, petiscar e fazer aquele esquenta de boteco antes de ir para a balada.

Horário de funcionamento: das 11h às 02h
Endereço: Rua Mem de Sá, 175, Lapa, Rio de Janeiro
Instagram: @bardasquengas

Fique esperte: tanto a boate Éden quanto o Fosfobox Bar, tradicionais locais LGBT do Rio de Janeiro, fecharam durante a pandemia e não reabriram. :(

Sapagode (banda e bloco)

Ok, gente, não é uma balada, mas achamos que valia a menção dessa banda mara, aqui. Porque o grupo é do Rio e sempre tem show na cidade. E os shows viram uma grande festa LGBT+. Às vezes até com churrasco. Tem o bloco Sapagode també. Então se você curte pagode, confere o instagram para ver as datas das apresentações.

ONGS LGBT no Rio de Janeiro

Nem só de festa vive a LGBT, né mon amour? No Rio de Janeiro existem várias instituições importantes que trabalham pela causa LGBTQ+. O ativismo salva vidas, defende direitos e dá visibilidade à nossa comunidade.

A Casa Nem é uma casa de acolhimento à pessoas trans e tem projetos sociais voltados para a população carente, sediada no Flamengo. Você pode conhecer mais e apoiar a Casa Nem financeiramente nesse link: Apoio Casa Nem.

Outra ONG com um trabalho muito legal no rio é o Grupo Conexão G de Cidadania LGBT para Moradores de Favelas. Sediado no Complexo da Maré, o grupo luta contra a violência contra pessoas LGBTQIA+ nas favelas do Rio de Janeiro. Você pode apoiar nesse link: Benfeitoria Grupo Conexão G.

Não deixe de conhecer também o trabalho do Grupo Arcoíris, do Grupo Diversidade Niterói, do Coletivo LGBT Terê e da Casa dos Direitos da Baixada.

Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro

A Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro acontece todos os anos no mês de Setembro, saindo um pouco do eixo tradicional das paradas em junho. A super festa e manifestação acontece na praia de Copacabana e recebe milhares de pessoas do Brasil todo!

Fique de olho no instagram oficial para novidades: @paradalgbtirio

Rio de Janeiro LGBT: MAPA

No mapa abaixo marcamos todos os pontos mencionados nesse guia Rio de Janeiro LGBT. Se joga!


Leia os nossos outros posts da categoria LGBT

– Guia LGBT de São Paulo
– Guia LGBT de Florianópolis
– Guia LGBT de Recife
– Guia LGBT de João Pessoa
Guia LGBT de Maceió
– Guia LGBT de Natal

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo