Richmond, Londres: roteiro de 1 dia

Richmond está a aproximadamente 15km de Londres, mas ainda faz parte da capital inglesa e é o único bairro que ocupa áreas nos dois lados do Rio Tâmisa. É um passeio muito gostoso, que nos surpreendeu! A Fabia morou em Londres por muitos anos e sempre quis ir para Richmond, mas só agora em 2024 que conseguimos conhecer e gostamos muito.

É fácil de chegar e tem bastante coisa legal para conhecer, perfeito para um passeio no verão. Além de muita natureza e jardins, é um verdadeiro passeio histórico e cultural. Então venha ver tudo o que visitamos e nossas dicas para um roteiro de 1 dia em Richmond, Londres!

Leia também: o melhor de Londres – roteiro para visitar a capital da Inglaterra.

Verão em Richmond!

Como chegar em Richmond, Londres

O jeito mais fácil e barato de se chegar em Richmond é de trem e a estação de destino se chama Richmond (London) Rail Station. Fica a uns 20 minutos de Waterloo e a 15 minutos de Clapham Junction. Dependendo de onde você estiver, pode pegar o London Overground ou a South Western Railway.

Você também pode ir de metrô e chega na mesma estação que os trens. A partir de Waterloo, dá mais ou menos meia hora de viagem. Já para ir de Londres a Richmond de ônibus, pegue a linha 430 ou a 170, que vão até Minstead Gardens. De lá, você já fica a uns 10 minutinhos de caminhada até a entrada do Richmond Park. Também é possível chegar em Richmond de carro, mas geralmente não vale a pena. Além do trânsito que faz a viagem levar cerca de uma hora, tem pedágio.

Se você vai viajar de trem pela Inglaterra para visitar outras cidades, recomendamos fazer a busca pela Omio – a plataforma com as melhores ofertas de passagens de trens, ônibus, vôos e balsas na Europa. É muito mais barato que qualquer outro site! Depois de comprar suas passagens, você baixa o app e os bilhetes com QR code já ficam lá certinho. Reservamos todas as nossas passagens com dois meses de antecedência através da Omio, é super seguro e recomendamos! Clique aqui para encontrar a melhor rota para você, se informar sobre horários e já reservar seus bilhetes.

Rio Tâmisa em Richmond

Onde ficar em Richmond

Por mais que fique dentro de Londres e relativamente perto para visitar em um dia, vamos deixar algumas opções de hospedagem em Richmond, caso você prefira passear por lá com calma e experimentar uma noite meio interiorana. É uma opção também ficar hospedado em Richmond durante toda sua estadia em Londres! Afinal é um bairro super tranquilo, bonitinho e tem tudo.

Aqui vão 5 recomendações que escolhemos a dedo para você escolher onde ficar em Richmond, baseadas nas avaliações e notas do Booking.com. Tem opção de reservar um apartamento completo na beira do Tâmisa ou uma casa inteira nas ruas mais tranquilas (com valor que pode valer muito a pena). Mas fique tranquilo que também tem hospedagens para os bolsos mais apertados. Clique nos links para dar uma olhada nas acomodações, ver preços, disponibilidade e fazer sua reserva.

Richmond Riverside: nota 8,6 – $$$$$

Gladstone Avenue Twickenham: nota 8,0 – $$$

The Swan Inn Pub: nota 7,9 – $$$

Old Station Gardens: nota 9,4 – $$$

L’Auberge close Syon Lane Station and Heathrow: nota 7,8 – $$

Richmond Park

A principal atração de Richmond é o Richmond Park, que é gigantesco, o maior de todos os Parques Reais de Londres e recomendamos que separe um dia inteiro para passear por ele. O dia que nós fomos, em julho de 2024, provavelmente foi um dos dias mais quentes do ano, mas mesmo assim valeu muito a pena!

A história do Richmond Park começa lá em 1625, quando Charles I levou toda a corte inglesa para caçar veados. Hoje é um dos maiores parques urbanos de toda a Europa, mas ainda é conhecido por ser um lugar onde você vai para ver veados (os animais mesmo kkk)! E nós chegamos lá com essa expectativa de entender qual a brisa toda de ver veados no Richmond Park.

E sim, vimos alguns veados por lá, mas estava um calor insuportável dentro do ônibus que a gente pegou para passear no parque e a verdade é que a gente não via a hora de descer quando avistamos os bichinhos. Mas no geral, conhecer o Richmond Park vale muito a pena e vamos te contar aqui todas as outras coisas que dá para ver lá.

Horário de funcionamento: aberto 24h para pedestres. Para carros, abre todos os dias das 7h às 21h.

Veados no parque de Richmond

Leia também nosso Guia completo: Londres Gay e LGBT

Como se locomover pelo Richmond Park

Vamos começar com as dicas de como se locomover no Richmond Park para você não passar o perrengue que passamos! Porque é o seguinte: uma volta a pé por todo o parque leva de 3 a 5 horas e até dá para fazer isso, os caminhos são todos sinalizados. Mas a gente preferiu pegar o micro-ônibus gratuito que o parque oferece nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h25 às 16h20.

A ideia do micro-ônibus é ótima, tem adaptação para cadeira de rodas e faz o passeio por todo o Richmond Park, passando por suas principais atrações. O ponto de partida (e também final) é na Danebury Avenue, em Roehampton Estate, mas ele também passa por Ham, Ashburnham Road (ponto de ônibus 371), Ham Gate Avenue (perto do ponto 65) e Mortlake Station (ponto 969).

O problema é que estava fazendo mais de 30 graus e o micro-ônibus, como quase todo transporte público na Europa, não tem ar condicionado! E não dá para abrir os vidros, porque eles não são janelas, então fica uma verdadeira sauna lá dentro. A gente estava quase passando mal, mas também não dava para descer no meio do passeio porque teríamos que andar muito a pé e preferimos esperar ele dar a volta toda no parque.

Mas enfim, depois de 1h30 sufocante no micro-ônibus, a gente se recuperou e curtiu o parque pelo resto do dia. Uma alternativa para se locomover no Richmond Park é alugar uma byke, através do Parkcycle. Fica no estacionamento do Roehampton Gate e se você agenda pelo site com pelo menos um dia de antecedência, consegue desconto e paga £11 por hora (valor de 2024). Funciona das 10h às 18h e tem opção de assento para crianças, bicicletas infantis e o aluguel de todas as bicicletas inclui capacete.

Esse é o ônibus gratuito que dá a volta no parque

O que ver no Richmond Park

Em volta de todo o perímetro do Richmond Park passa o Rio Tâmisa e é um lindo caminho (Tamsin Trail), cheio de natureza e lugares para relaxar. Essa volta tem cerca de 11km e pode ser uma opção para quem quer se exercitar. Mas tem muita coisa para ver no Richmond Park, como a Isabella Plantation (um jardim vitoriano de 1830, conhecido pelas azaleas), Pembroke Lodge (mansão georgiana com linda vista para o Tâmisa) e outras dicas, que vamos dar mais detalhes a seguir.

Vista do Richmond Park

King Henry’s Mound

Esse é um dos lugares que mais gostamos em Richmond Park! O King Henry’s Mound é o ponto mais alto do parque e oferece uma vista da Catedral de Saint Paul, que fica a mais de 15km de distância. Lá tem um telescópio que você aponta para o centro de Londres, em um verdadeiro túnel entre as árvores, que fizeram para proteger a vista.

É bem legal, pensar que eles precisam manter esse caminho tão longo desobstruído pra gente poder avistar a catedral. E é protegido por lei! Ninguém pode construir nada no meio, que atrapalhe a vista.

Em 2011, na comemoração de 300 anos da Catedral de St. Paul, adicionaram ao King Henry’s Mound um portão de ferro na “entrada” da vista do túnel que você olha pelo telescópio. A obra é do artista Joshua De Lisle e se chama The Way Gates.

King Henry’s Mound e a vista de St. Paul’s Cathedral

Banco Ian Dury

É isso mesmo, tem um banco no Richmond Park com o nome de Ian Dury, vocalista do The Blockheads. É uma homenagem ao cantor, que faleceu em 2000 e gostava muito de passear no parque com a família. O Ian Dury Bench fica a cinco minutos de caminhada do Pembroke Lodge Café e você pode até ouvir algumas das músicas dele quando estiver por lá. No banco está escrito “Reasons to be Cheerful”, que foi um dos seus principais hits.

Richmond Hill

O Richmond Hill é uma colina bem famosa pela vista incrível que proporciona – inclusive é a única paisagem inglesa protegida por um Ato de Parlamento. Ela foi fonte de inspiração para pintores e autores desde o século XVIII, como Sir Joshua Reynolds, William Turner, Charles Dickens e Sir Walter Scott.

Parte de Richmond Hill entra no Richmond Park, mas nós a acessamos pelo Terrace Gardens, que é outro parque público com lindos jardins e que foi aberto em 1887. Quando fomos, em julho de 2024, ele estava sem flores e meio sequinho por causa do calor. Mas valeu a pena mesmo assim, porque a vista do Tâmisa, com todo o jardim e área verde, é linda.

Rio Tâmisa visto do alto de Richmond Hill, no Terrace Gardens

Marble Hill Park

Outro parque que fica em Richmond Hill, mas está do outro lado do Tâmisa em relação ao Richmond Park. O Marble Hill Park preserva o estilo de uma época transicional, em se tratando de design de jardins. Quem fez o projeto, tanto do jardim quanto da mansão, foi a própria dona do lugar na época, Henrietta Howard, por volta de 1720.

A casa tem estilo georgiano e você pode visitá-la, conhecendo um pouco mais sobre a vida de Henrietta. É um bom passeio para fazer com crianças, porque os jardins têm playgrounds e várias opções de diversão, enquanto você relaxa admirando a vista de Richmond Hill e aproveita também o Coach House Café.

A entrada é gratuita, mas recomenda-se reservar com antecedência pelo site, principalmente em alta temporada.

Endereço: Richmond Road, Twickenham, London, TW1 2NL
Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 17h.

Orleans House Gallery

Dentro do Marble Hill Park, fica a galeria Orleans House, com exibições de arte contemporânea e entrada também gratuita! Além de apreciar as obras, você aproveita para conhecer o The Stables Cafe e não perde a famosa paisagem de Richmond Hill.

Endereço: Orleans House Gardens, Twickenham TW1 3BL
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h as 17h.

Roebuck Pub

O bar mais antigo de Richmond, funciona desde 1717! O Roebuck Pub é bastante tradicional e está cercado pela paisagem belíssima de Richmond Hill. Fica pertinho da entrada do Richmond Park, lá você pode almoçar ou jantar – faça reserva aqui.

Endereço: 130 Richmond Hill – Richmond, Surrey
Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 11h às 23h; sextas e sábados, das 11h às 00h.

Leia também: bares secretos em Londres!

Strawberry Hill House & Garden

Próximo do Richmond Park, no Saint Mary’s University Park, fica o Strawberry Hill House & Garden. Construído no século XVIII, é um dos principais exemplos da arquitetura gótica georgiana da Inglaterra e expõe várias coleções artísticas. Além de explorar a mansão e o jardim, tem uma lojinha e café.

O ingresso para visitar custa £14.50 para adultos (em 2024) e é gratuito para menores de 16 anos. Em finais de semana e feriados fica muito cheio, então para garantir, recomendam comprar a entrada pelo site com antecedência.

Endereço: 268 Waldegrave Road, Twickenham, TW1 4ST
Horário de funcionamento: de sábado e quarta-feira, das 11h às 16h (casa e loja) e das 9h às 16h (jardim e café).

Ruas de Richmond

Principalmente no verão, é uma delícia passear em Richmond, Londres. Fica cheio de gente curtindo o sol às margens do Tâmisa, dá para alugar bicicleta, caminhar ou fazer atividades na água.

Se estiver passeando em Richmond no final de semana, aproveite para conhecer o Duckpond Market, na Heron Square. É uma feirinha com muitos produtos frescos e barraquinhas de comida, que funciona aos sábados e domingos, das 11h às 16h30 no verão e das 10h30 às 16h no inverno.

Ruazinha charmosa de Richmond

Passeio de barco pelo Rio Tâmisa

Em Richmond, você pode fazer um passeio de barco pelo Rio Tâmisa, chegando até outros pontos turísticos super famosos de Londres, como Pier de Westminster, Kew e Hampton Court. Também é possível fazer uma volta em Richmond – é o passeio Richmond Circular, dura 45 minutos e custa £12 o ingresso para adulto (valor de 2024).

Preços de 2024!

Vimos algumas pessoas fazendo stand-up paddle e é uma ótima ideia se você estiver em Richmond no verão! Recomendamos a Experiência de paddleboard e a de caiaque em grupo.

Perto da ponte de Richmond, ao longo do Tâmisa, você encontra passeios de barco e atividades na água

Tide Tables Cafe

O Tide Tables Café tem várias mesas e cadeiras na beira do Rio Tâmisa e é bem gostoso! Não precisa consumir para ficar sentado ali. Tomamos um iced latte que custou £4.10 (valor em 2024).

Gabi se refrescando com um iced latte, em frente ao Rio Tâmisa

The White Cross Pub

The White Cross é conhecido por ser o bar que alaga! Quando o nível do rio sobe, o que acontece com frequência e é até atração turística, a água entra um pouco em Richmond – lembra um pouco Paraty (RJ), rs. O White Cross fica bem encostado nas margens do Tâmisa, então eles até avisam quando o nível vai subir para a galera ir lá, tomar uma com os pés na água.

Endereço: Riverside (off Water Lane) – Richmond, Surrey, TW9 1TH
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 23h; domingo das 11h às 22h.

Leia também: hotéis baratos em Londres – dicas para economizar!

Richmond Palace

Essa era a casa de inverno da Rainha Elizabeth I e foi no Richmond Palace que ela morreu, em 1603. Hoje em dia só algumas estruturas permanecem de pé, como o Gatehouse, construído em 1501. Para quem gosta de história, você pode visitar o que sobrou de um dos mais antigos palácios reais do mundo. Fica no parque Richmond Green, aberto ao público todos os dias, com extensa área verde e outras construções históricas.

Mapa dos monumentos reais ao longo do Rio Tâmisa

Qual moeda levar para Richmond

Na Inglaterra, a moeda utilizada é a Libra e a melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa que funciona no modo débito com senha ou aproximação.

Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico!

Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente e leia nosso post completo sobre como funciona o Cartão Wise, com todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.

E ai, já foi em Richmond, em Londres, e tem mais dicas de lugares legais para visitar? Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente nos comentários ;)


Outros posts que podem te interessar:

O melhor de Londres – roteiro para visitar a capital da Inglaterra

Guia completo: Longres Gay e LGBT

Caminhada em Londres de Westminster a Covent Garden

Tour a pé ao longo do Tâmisa em Londres

Passeio por Greenwich em Londres

Bares secretos em Londres

5 dicas de hostel barato em Londres – e muito bons!

Hotéis baratos em Londres – dicas para economizar!