A receita de scone, um bolinho delicioso

Na Inglaterra, chá é coisa séria. Essa tradição no país quando a portuguesa Catarina de Bragança se casou co Charles II, em 1662, trazendo com ela o costume de tomar chá na corte. Mais tarde, em 1706, Thomas Twining abriu o primeiro salão de chá de Londres. Em pouco tempo, uma porção de salões de chá apareceu em toda a cidade. Era um ambiente muito mais convidativo para uma senhora do que as casas de café, voltadas para os cavalheiros.

O scone é algo entre um bolinho e um pão e é amplamente devorado no Cream Tea ou no Afternoon Tea por todo o Reino Unido. Mas ai você vai perguntar: eita, qual é a diferença entre os dois?

O Cream Tea pode ser tomado a qualquer hora do dia, e consiste de uma boa xícara de chá, dos scones, geleia e clotted cream, uma espécie de creme coalhado.

Já o Afternoon Tea é o pacote completo, que inclui pequenos sanduíches, petit fours, bolos, além dos scones recheados.

Rivalidade entre Cornualha e Devon na hora do Cream Tea

A tradição do Cream Tea surgiu no sudoeste da Inglaterra, na Cornualha e em Devon, e logo se espalhou por toda Grã-Bretanha. Inclusive existe uma treta entre as duas regiões, baseada na maneira “correta” de passar o clotted cream e a geleia nos scones. Qual deve ser passado primeiro??

Em Devon, os scones recebem primeiro o clotted cream, depois a geleia. Na Cornualha, a ordem é invertida, primeiro geleia, depois clotted cream. Para Stephen Twinings, embaixador do chá e 10ª geração da família Twinings, fica melhor quando o creme é passado antes, porque ele segura a geleia. Caso contrário, a geleia, que é menos consistente, penetra demais no scone e o deixa meio molhado. Mas isso é pura questão de gosto pessoal. Nós, somos adeptas de passar primeiro o clotted cream também! rs

Para te deixar mais informado sobre esse maravilhoso mundo do Cream Tea, te conto que existem ainda outras opções: é possível escolher o Cornish split, um pãozinho ligeiramente doce que é mais leve do que o scone. Em Devon eles servem ainda um pão semelhante chamado Devonshire split, que costuma ser menor do que o Cornish split. Porém, ambos são servidos com creme e geleia.

cha-da-tarde-ingles-cream-tea

Ingredientes da receita de scone

Se animou para preparar um scone e ser teletransportado para a Inglaterra? Te contamos o que você vai precisar. Anote os ingredientes:

Ingredientes para 8 scones (4 pessoas):
– 230g de farinha de trigo
– 150ml de leite
– 60g de manteiga sem sal, cortada em cubos
– 25g de açúcar
– 1 ovo
– 1 colher (de chá) de fermento em pó
– 1 pitada de sal

Modo de preparar o scone

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira com manteiga ou use um pedaço de papel manteiga. Misture em uma tigela a farinha, o fermento, o açúcar e o sal. Em seguida, acrescente o leite e adicione os cubos de manteiga frios (sem derrete-los).  Amasse tudo até que a massa fique lisa. Estique a massa em uma superfície com farinha. A massa deve ficar com 2cm de altura. Você precisa  recortar a massa em pedaços redondos, utilizando um copo ou um cortador redondo.

Por fim, pincele os bolinhos com uma mistura de ovo com um pouco de leite. Leve a massa par ao forno e deixe assar  até que os bolinhos cresçam e fiquem levemente dourados. Isso leva em torno de 15 a 20 minutos, mas o tempo pode variar de acordo com o forno.

Os scones quentinhos estão prontos! Normalmente eles são servidos com geléia e clotted cream (creme coalhado). Aqui no Brasil não há para comprar, então a solução é você substituir por requeijão, cream cheese, cottage, ou fazer seu próprio clotted cream. Leva algum tempo, mas não é difícil.

Receita do Clotted Cream (creme coalhado)

Você vai precisar de 1 litro de leite integral não pasteurizado, que deverá ser colocado num recipiente que possa ir ao forno. Pré aqueça o forno a 80 graus e coloque o leite. Lá ele ficará por 12 horas! Sim! 12 horas.  Você pode deixar no forno durante a noite. 

Você vai ver uma camada amarela em cima, o clotted cream. Deixe esfriar em temperatura ambiente e depois cubra e leve a geladeira por 8 horas para firmar. Quando estiver firme, retire com uma colher a parte cremosa, separando da parte líquida.  Misture para ficar com uma textura cremosa. Use o clotted cream para rechear seu scone.

Sei que o processo demora, mas vale a pena pelo sabor. É possível congelar o clotted cream, tá?

Dicas e etiqueta para o Cream Tea

  • Faça a infusão perfeita: deixe o chá na água fervente por pelo menos três minutos antes de servir. É tempo suficiente para que todo o sabor seja infundido
  • Se você não quiser servir, não se sente perto do bule: a pessoa mais próxima do bule deve servir para todos.
  • O chá deve ser colocado antes do leite (caso você tome o chá com leite, coisa tradicional na Inglaterra, mas não no Brasil).
  • Depois de mexer seu chá, coloque a colher no pires, evitando  manchar a toalha de mesa.
  • Nada de esticar os dedos mindinhos! Apenas segure a xícara entre o polegar e o indicador. Esticar o dedo mindinho não é um gesto elegante.
  • Não precisa cortar o scone com uma faca. O scone deve ser partido ao meio com as mãos.
  • Se tiver vários recipientes de geleia e clotted cream na mesa, coloque a quantidade desejada no seu prato antes de espalhar no bolinho. E use uma colher para espanhar.
  • Geleia antes do creme. Embora haja divergências sobre o que deve ser colocado primeiro, os gurus da consultoria de etiqueta Debrett’s dizem que você deve espalhar sua geleia antes de colocar o creme por cima.

 

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo