Uma senha sera enviada para seu e-mail

Panellet: tradição do Dia de Todos os Santos na Catalunha

Hoje na aula de catalão fizemos uma atividade diferente. Aprendemos a preparar os panellets, um docinho que se come na noite anterior ao Dia de Todos os Santos. Eles estão relacionados com a castanhada, típica do outono. É uma tradição aqui em Barcelona e na Catalunha toda. Sempre víamos nos mercados e foi bem legal aprender a fazê-los   🙂

A castanhada originalmente era uma celebração dedicada aos mortos. Se comiam as castanhas em um ambiente familiar enquanto se fazia um culto muito sério e respeitoso. A crença é que cada castanha comida libertava uma alma do purgatório (então pode comer várias feliz porque você estará libertando almas hahaha)

Com o outono chegava o frio e as castanhas começavam a ser vendidas assadas em todos os vilarejos e cidades, sempre acompanhadas de batata doce (em catalão moniatos), o segundo ingrediente dessa celebração.

Hoje em dia amigos e familiares se encontram para um jantar e a sobremesa será castanhas e batatas doces, além dos panellets.

Os panellets podem ser variados. A massa é feita de batata ou batata doce e amêndoas e podemos enrolar as bolinhas em coco, amêndoas, chocolate, pinholes ou o que sua imaginação pedir.

ingredientes panellet

Receita de panellet

É bem fácil e rápido fazer. Essa foi a receita que seguimos com a turma.

Massa:
1/2 quilo de farinha de amêndoas
1/2 de açúcar
150 gramas de batata doce ou batata
1 ovo
lascas de 1 limão

Descasque as batas e cozinhe por cerca de 20 minutos. Quando estiverem molinhas, amasse bem. Misture com a farinha de amêndoa, o açúcar e o ovo. Sove a massa, misturando bem, até dar liga. Por último, acrescente a casca do limão.

Vou ser honesta e dizer que colocamos um tanto de coco ralado na nossa massa também hehehe   Mas não era parte da receita.

Aí é só fazer as bolinhas, igual fazemos nossos docinhos brasileiros e passar no coco, em amêndoas picadas, chocolate ou pinholes. O que preferir. Nós também recheamos alguns com marrom glacê (membrillo).

Por fim, pincele as bolinhas com ovo e leve ao forno por 7 minutos (temperatura 250 graus). E já está!  Mega fácil. Quando você tirar do forno vai parecer que está mole e cru. Mas depois que esfria fica mais durinho. Só colocar nas forminhas e servir.

Você já comeu panellets? Gosta? Conta para nós!

Feliç castanyada!

Leia também: Receitas de tapas espanholas

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!