Receita de paella mista: o prato espanhol mais famoso!

A paella é um dos principais pratos da culinária espanhola. Hoje vamos aprender uma receita de paella mista deliciosa. Quem preparou foi nosso amigo espanhol Jaume Vidal, que fez a receita da sua mãe. Como ele mesmo disse, a melhor paella é sempre a paella da sua mãe.   <3

Nós fizemos a paella mista, que leva frutos do mar, frango, coelho e legumes. Mas você sabe quais são os outros tipos de paella? A mais popular é possivelmente a valenciana, que não leva frutos do mar. Os ingredientes são legumes e carne, seja ela frango, coelho ou porco.

E ainda assim o tema paella valenciana pode causar divergências. Quando fomos comer paella em Valência com um grupo de valencianos de diferentes partes da comunidade autônoma, cada um tinha sua receita e rolou um grande debate e acusações de que tal ingrediente não poderia jamais ir na paella valenciana hahaha  Uns colocam vagens, outros alcachofras…

A paella marinera, como o nome diz, foca no mar. Leva peixe, frutos do mar e legumes. É possível também preparar uma paella vegetariana, apenas com legumes.

Mas vamos ao tema do post: a receita de paella mista!

Qual é o tamanho da paella?

Caso você não saiba, o tacho onde se cozinha a paella também se chama paella. Uma paella com diâmetro de 35 cm é para 4 pessoas. Assim você tem uma ideia de que tamanho de paella precisa de acordo com o número de pessoas.

Essa receita que fizemos rendeu 5 pratos justos, sem repeteco. Ok para os padrões espanhóis, pois normalmente eles comem entradas antes, pão com tomate, gazpacho ou outras tapas. Nós brasileiros temos mais costume de comer pratos maiores e repetir, então seja mais generoso na hora do planejamento rs

Se quiser preparar umas tapas espanholas de entrada, veja 5 receitas de tapas espanholas.

Ingredientes da paella mista

  • Arroz bomba (100 gramas por pessoa). Como no Brasil é difícil encontrar esse arroz pois só tem importado, pode usar o arroz parbolizado.
  • 1 pimentão vermelho
  • 200 gramas de vagem
  • 1 tomate grande
  • meia xícara de azeite
  • sal a gosto
  • 1 dente de alho
  • caldo de verduras e carne (3 vezes a quantidade de arroz. Ou seja, se utilizamos 100 gramas de arroz por pessoa, colocamos 300 mls de caldo por pessoa). Outro detalhe importante, o caldo não tem sal.
  • camarões grandes (3 peças por pessoa)
  • mexilhões (3 peças por pessoa)
  • lula (1 por pessoa)
  • sobrecoxa de frango (2 peças por pessoa)
  • coelho (2 peças por pessoa) – como no Brasil é mais difícil encontrar coelho, pode substituir por porcoreceita-de-paella-mista-ingredientes

Como fazer a receita de paella mista

Preparação:

Retire as cabeças e as cascas dos camarões e reserve. Eles serão usados para dar mais sabor à paella
Pique as lulas em rodelas de cerca de 2 centímetros
Pique as vagens em pedaços de 2 centímetros
Pique o pimentão em pedaços bem pequenos
Rale a polpa do tomate em um ralador
Descasque o dente de alho

Inicie cobrindo o fundo da paella com azeite e quando estiver quente coloque as cabeças e cascas do camarão. Vá apertando com uma colher de pau ou espátula para desprender o sabor, enquanto refoga. Retire da panela.

Coloque os pedaços de frango e coelho (ou porco) para fritar. Vá virando os pedaços para dourar todos os lados. Quando estiverem cozidos, retire da panela.

Coloque o dente de alho inteiro e deixe fritar um pouco para pegar o sabor. Adicione todos os legumes e refogue por uns 3 minutos. Coloque as lulas e vá mexendo tudo na paella por mais uns 2 minutos.

Despeje o arroz e mexa tudo para misturar bem o arroz com todos os ingredientes. A camada de arroz deve ser fina. Quando estiver tudo mesclado, espalhe todo o conteúdo uniformemente pela paella.

Agora é hora de colocar o caldo (lembre-se que são 3 partes de caldo para cada parte de arroz). Adicione sal a gosto. Quando o caldo estiver fervendo adicione os pedaços de frango e coelho (ou porco).

Quando o arroz começar a crescer já pode colocar os mexilhões, espalhando-os por toda a paella. Eles não podem ficar muito tempo na panela, pois podem terminar secos. O ideal é que não fiquem mais que 10 minutos.

E por último são colocados os camarões graúdos, por cima de tudo, sem empurrar para o fundo. Basta esperar que o caldo termine de evaporar. Assim que terminar, desligue o fogo, tampe a paella e deixe descansar 5 minutos antes de servir.

Você também pode cortar um limão, caso alguém queira colocar umas gotas na paella já no prato.

receita-de-paella-mista-pronta

Mas não vai açafrão nessa paella????

Nosso chef Jaume disse que não. Segundo ele, nem toda paella tem que ter cor radioativa hehehe. Ele não usa açafrão, nem corante. Mas se você preferir colocar, acrescente depois que adicionar o caldo, no mesmo momento do sal. E realmente achamos que não fez falta. Outra coisa que ele não usa na sua receita é cebola.

Leia também: Quer uma sobremesa catalã? Aqui tem a receita de panellets 

 

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo