KUl_AekqjSg

Receita de Mince Pie – tortinha de Natal típica da Inglaterra

Se você está procurando a receita original e deliciosa de Mince Pie, chegou no lugar certo. Seja porque quer fazer uma guloseima natalina diferente ou porque já comeu esse quitute na Inglaterra e está com saudade, aqui vamos te ensinar a fazer sua própria Mince Pie.

A Mince Pie é uma tortinha doce muito gostosa, recheada com uma mistura divina de frutas cristalizadas, passas e outras delícias. É bem natalina e se você visita a Inglaterra no fim do ano vai se deparar com várias marcas vendendo Mince Pie no mercado.

A receita de Mince Pie não é difícil, mas você tem que ter paciência porque ela é feita em etapas. Primeiro o recheio, que deve ficar algumas horas na geladeira antes de efetivamente rechear as tortinhas, depois a massa, montar e assar. Fica ligado!

Receita de Mince Pie: Ingredientes

Recheio

  • 350g de frutas cristalizadas
  • 125g de uvas-passas negras
  • 125g de uvas-passas brancas
  • 250g de cranberrys desidratadas
  • 200g de açúcar mascavo
  • Raspas e suco de 1 limão
  • Raspas e suco de 1 laranja
  • 1 maçã verde picada em cubinhos
  • 100ml de conhaque ou rum
  • 50g de amêndoas em lascas
  • 50g de manteiga
  • Canela
  • Gengibre
  • Noz moscada
  • Cravo da índia
  • Pimenta do reino
  • Pimenta rosa
  • Baunilha

receita-de-mince-pie-recheio

Massa

  • 300g de farinha de trigo peneirada
  • 50g de açúcar branco peneirado
  • 150g de manteiga amolecida, cortada em cubos
  • 2 gemas
  • Raspas de 1 laranja
  • De 3 a 5 colheres de sopa de água

Leia também: Receita de pão com tomate – entradinha típica da Espanha

receita-de-mince-pie-massa

Receita de Mince Pie: Modo de preparo

Recheio

Comece aa preparar suas Mince Pies pelo recheio. Em uma panela misture todos os ingredientes: frutas cristalizadas, uvas-passas, cranberrys, açúcar mascavo, raspas e suco do limão e da laranja, a bebida alcóolica escolhida, a manteiga e as amêndoas.

Coloque todos os temperos da lista à gosto. A Mince Pie é levemente apimentada, mas isso vai do gosto do freguês. Leve ao fogo baixo por 20 minutos, mexendo sempre. Você vai notar que esse recheio vai dar uma encorpada e ganhar uma textura mais caramelizada.

Tire do fogo e transfira para um refratário. Quando já estiver frio leve à geladeira por, no mínimo 2 horas. Ideal mesmo é ficar a noite toda na geladeira descansando, para firmar.

Massa

Em um recipiente misture a farinha, o açúcar e a manteiga em temperatura ambiente. Com a ponta dos dedos, misture tudo com paciência até chegar a um ponto de farofa.

Adicione as duas gemas e continue incorporando bem a massa com as mãos. Aos poucos, vá colocando as colheres de água para te ajudar a chegar no ponto. A massa deve estar homogênea porém firme, sem ficar grudando na mão.

Faça uma bola com a massa, enrole em plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos.

Em seguida, abra a massa em uma superfície enfarinhada. Vá adicionando farinha aos pouquinhos para que a massa abra sem grudar no rolo de macarrão. A idéia é chegar numa espessura de meio centímetro.

Receita de Mince Pie: Montagem

Corte círculos na massa utilizando a boca de um copo ou outro recipiente redondo. Use uma forma de cupcakes de teflon untada com um pouquinho de óleo vegetal. Vá colocando os discos e apertando levemente com o dedo, para formar a base das tortinhas.

Adicione o recheio em cada tortinha, colocando uma boa quantidade, sem passar do topo. Use o restante da massa para fazer discos menores para cobrir as tortinhas. Bata um ovo e use essa meleca para grudar a tampinha em cada Mince Pie.

Pincele todas as tortinhas com o ovo batido e faça um furo em cada uma, em formato de cruz, para o vapor sair enquanto cozinha. Você pode decorar com amêndoas em lascas, frutas cristalizadas ou cortando mais pedaços de massa em formatos natalinos.

Leve ao fogo 180 graus por 30 a 40 minutos. As Mince Pie devem ficar douradas e a massa não deve estar crua. Tire do forno e deixe descansar por 20 minutinhos antes de desinformar.

Opcional: Salpicar açúcar de confeiteiro sobre as tortinhas.

Leia também: Receita de Paella mista espanhola original

receita-de-mince-pie-torta-natal

Mince Pie – a história desse doce natalino inglês

Apesar de a Mince Pie ser um dos doces natalinos ingleses mais tradicionais, pode confundir um pouco o turista. Mince, em inglês, significa carne. Eu mesma fiquei muito confusa na primeira vez que morei em Londres e me deparei com as Mince Pies no mercado.

Ainda bem que meu amigo inglês me explicou que, apesar do nome, as tortas são doces e não têm carne. Ufa! Mas pesquisando descobri que originalmente, lá no século XVIII, as Mince Pies originais tinham carne sim! Era uma coisa meio misturada, torta de carne com frutas cristalizadas e passas… Estranho, né?

Mas o mundo foi evoluindo e as Mince Pies ficaram cada vez mais doces, para agradar o paladar do público moderno. Eu adoro e tenho certeza que você vai gostar também! Tem gosto de Londres no natal, pode crer! :)

Tem alguma dúvida sobre a receita de Mince Pie ou quer compartilhar como ficou a sua? Deixe nos comentários!


Leia todos os posts da Categoria Completa: Inglaterra

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo