Receita de Gazpacho – tradicional entrada Espanhola

O Gazpacho é uma receita muito tradicional na Espanha e é preparado especialmente nos meses de calor, já que é servido frio e é muito refrescante. Normalmente é servido como entrada. O prato é muito popular em algumas comunidades autônomas, como a Catalunha, a Andalucía, Estremadura,  Múrcia,  Castela-La Mancha e na Comunidade Valenciana.

Em Portugal o Gazpacho também é consumido, principalmente no Alentejo e Algarve, mas eles servem uma versão diferente, onde os ingredientes não são triturados, apenas cortados em pedaços pequenos e servido com pão.

Nossa receita é a do Gazpacho servido na Espanha, onde moramos. O alho desempenha um papel importante no sabor do prato, mas dependendo do gosto de quem o prepara, pode colocar maior ou menos quantidade. Nós adoramos alho, então costumamos colocar bastante alho.

Ingredientes do Gazpacho

Para preparar o Gazpacho você vai precisar dos seguintes ingredientes:

1 quilo de tomate maduro sem pele
1/2 pepino pequeno
1 pimentão verde pequeno
1 dente de alho
1/2 cebola
70 mls de azeite
30 mls de vinagre de vinho branco
1 colher de sal
300 mls água fria
8 pedras de gelo
Pão (opcional)

Para preparar você apenas vai precisar do liquidificador ou processador.

Como preparar o Gazpacho

Tire as cascas dos tomates para que o sabor fique mais suave. Os tomates devem estar maduros. Vá colocando no liquidificador ou processador. Adicionar 1/2 cebola cebola, 1 dente de alho, o pimentão verde, vinagre e o pepino. Você deve retirar quase toda a casca do pepino. Deixe apenas um pouco porque ela ajuda a digestão. Bater tudo durante 30 segundos.

Em seguida adicione a água fria, uma colher de sal de sobremesa de sal e as 8 pedras de gelo. Bata tudo durante 3 minutos. Para finalizar adicione os 70 mls de azeite e bata mais uma vez, por apenas 10 segundos.

Tem gente que adiciona um pouco de pão para aumentar o volume e encorpar a textura. Nós não costumamos usar o pão.

Leve a geladeira e deixe esfriar por 1 hora antes de servir. O Gazpacho pode ser servido em um prato, fundo, cumbuca ou mesmo num copo.

 

 

 

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo