Praias de São Sebastião: um guia com as melhores opções
Mar azul, natureza exuberante, boa oferta gastronômica: o litoral norte de São Paulo sabe encantar. E bem ali está São Sebastião, cidade a cerca de 200 km da capital paulista, capaz de agradar diferentes perfis de viajantes. Ideal para finais de semana ou férias no maior estilo “pé na areia”.
Dezenas de possibilidades se estendem pela extensão de sua orla, totalizando 36 praias, todas com características próprias. Existem aquelas que garantem infraestrutura, redutos intocados, point dos surfistas e por aí vai. O que não varia é a certeza de dias bem aproveitados.
Neste artigo, você vai conhecer as melhores praias de São Sebastião, além de dicas de hospedagem para curti-las ao máximo. Ali em cima tem vídeo também para você conferir toda a beleza de São Sebastião.
Leia também: Guia com todas as praias de Bertioga

A beleza da Barra do Sahy
Dicas práticas para visitar as praias de São Sebastião
- Se conseguir evite ir em feriados ou alta temporada. A maior parte da rodovia BR-101 que faz o acesso é de pista única e o trânsito fica complicado. E se acontecer algum acidente, socorro. Para tudo…
- É uma região que chove bastante. Ainda mais porque está em meio às montanhas e as nuvens insistem em ficar por ali. Nos meses de verão as chuvas são mais frequentes. Nos meses de setembro, outubro e novembro, depois abril, maio e junho são um pouco menos molhados rs. Frio mesmo não chega a fazer. A temperatura média anual é de 23°C.Mas muitas vezes o dia amanhece todo fechado, depois abre. Ou vice versa. Ou está totalmente encoberto numa praia e em outra mais adiante está bem melhor. São Sebastião é uma
- Tente acordar cedo para ir para as praias, aumentando muito sua chance de conseguir estacionar o carro. Depois das 11h fica muito lotado e complicado de achar vaga.
- Não esqueça do repelente, pois os mosquitos borrachudos fazem a festa, especialmente nos pés e pernas. E como coça!!!
As melhores praias de São Sebastião
Antes de tudo, é legal entender que a grande maioria das praias de São Sebastião são adequadas para banho na maior parte do tempo. Ou seja, todas as opções que você verá aqui estão liberadas para um mergulho (se o mar estiver tranquilo, claro). No site da CETESB é possível se manter atualizado sobre a qualidade das águas.
Na relação a seguir, mostraremos cada cantinho em ordem geográfica, partindo do sul ao norte.
Praia da Boracéia
A Praia da Boracéia, na verdade, é dividida entre duas cidades. Uma parte dela está em Bertioga enquanto a outra pertence a São Sebastião. Essa é a praia mais longa do município, são aproximadamente 5 quilômetros de extensão.
Dona de larga faixa de areia, é perfeita para um dia praiano com tudo a que se tem direito: esportes, petiscos vendidos em barraquinhas ou por vendedores ambulantes, banho de sol… E por falar em banho, as águas dali dão show. Calmas e com ondas menores, elas fazem a alegria das famílias com crianças e dos banhistas em geral.
Em matéria de acesso, não há mistério. O recanto fica a 62 km do centro e conta com estacionamento.
Dicas de hospedagem na Praia de Boracéia
- Salvetti Praia Hotel – 4 estrelas – nota 8,7 – $$$
- Ganesh Chalés – 3 estrelas – nota 8,7 – $$
- Kitnet Superior com Vista Para o Mar – 2 estrelas – nota 9,2 – $
Praia de Bora Bora
No fim da Praia da Boracéia, no cantinho dela, existe um achado chamado Bora Bora. Contrastando com sua parte vizinha, o local exibe um aspecto selvagem e super bucólico. Há poucas construções pelos arredores, que é tomado por natureza. A vista que a praia tem para a Serra do Mar, inclusive, é de arrancar suspiros.
Para chegar, prefira ir de carro. Como a área é um pouco mais isolada, o acesso por transporte público acaba se tornando complicado.
Leia também: Guia completo de Santos – São Paulo

A beleza de Bora Bora
Dicas de hospedagem na Praia de Bora Bora
- Hotel Pousada Guarubora – 3 estrelas – nota 8,4 – $$
- Pousada do Vladimir – 3 estrelas – nota 8,2 – $$
Praia da Jureia
Ainda no quesito “paraíso intocado”, a preservada Praia da Jureia surge como mais uma alternativa de encher os olhos. Pequena, cai nas graças de quem aprecia momentos de pura contemplação. Os surfistas também a adoram!
Nas areias claras dá para encontrar sombras de árvores e algumas poucas barracas vendendo lanches. Já os quiosques e restaurantes não estão presentes por lá.
Entrar no mar da Jureia é boa pedida, mas cuidado com a correnteza e com suas águas agitadas. Com crianças, evite. Para os pequenos, a sugestão é aproveitar a lagoinha de água doce que se forma no canto esquerdo da praia, graças à foz de um rio.
Quer uma última dica? Se puder, admire o entardecer na região.
Dicas de hospedagem na Praia da Jureia
- Bella Jureia – 4 estrelas – nota 9,4 – $$$
- Winner Beach Hotel – 4 estrelas – nota 9,0 – $$$
- Tiê Cama e Café – 3 estrelas – nota 9,1 – $$
- Hospedagem Domiciliar na Jureia (casa inteira ou quarto) – 2 estrelas – $
Barra do Una
Agora, pense na combinação entre vegetação farta, mar cristalino e rio que desemboca na praia. Gosta? Então a Barra do Una é o lugar. Esse cenário é considerado um dos mais bonitos de São Sebastião e é difícil discordar. Versátil, atende a todos os públicos, tanto aquele que não dispensa a calmaria quanto o que prioriza certa estrutura turística.
Apesar de ser em quantidade moderada, perto da praia existem restaurantes, pousadas e mercado. A presença do Rio Una também favorece a existência de marinas no local. Por isso, de lá partem passeios até algumas ilhas próximas (ilhas de São Sebastião e até de Ubatuba).
Barra do Una é o tipo de cantinho rústico que traz uma sensação gostosa de aconchego, sabe? Durante a visita, explore, ainda, seu centrinho e igreja. E que tal fechar o dia assistindo a um pôr do sol no mirante? Fica a ideia.
Dicas de Hospedagem na Barra do Una
- Delba – casa de temporada completa na Barra do Una – 4 estrelas – nota 9,1 – $$$$
- Pousada Una – 3 estrelas – nota 8,8 – $$$
- Litoral Flats Barra do Una – 2 estrelas – nota 9,7 – $$
Praia de Juquehy
A Praia de Juquehy está no hall das mais conhecidas praias de São Sebastião. Bastante da fama se dá por conta da infraestrutura que mantém, bem maior em comparação as anteriores.
Aqui, os frequentadores não têm dificuldade para encontrar restaurantes; hotéis e pousadas em variados níveis de conforto; e programação adicional pelas redondezas. Na Avenida Mãe Bernarda, por exemplo, o Juquehy Shopping chama atenção. Para os festeiros, o agito à noite também é garantido. Muita gente vem de outros pontos do litoral para curtir o Banana’s Beach Club.
Leia também: Passeios em Trindade (Paraty): praias, trilhas e cachoeiras
Com relação a praia em si, você pode esperar paisagem ainda rústica, porém num clima movimentado. A parte esquerda tende a agradar banhistas e pessoas com crianças — por causa das águas mansas — enquanto a direita é destaque entre surfistas.
Dicas de Hospedagem na Praia de Juquehy
- Beach Hotel Juquehy – 5 estrelas – nota 8,3 – $$$$$
- Juquehy LaPlage Hotel – 4 estrelas – nota 8,7 – $$$$
- Pousada Moryba – 3 estrelas – nota 8,4 – $$$
- Pousada do Almirante – 3 estrelas – nota 9,1 – $$
- Flow Hostel Juquehy – nota 8,8 – $
Barra do Sahy
Se tem algo característico nas praias do litoral norte é o encontro entre mar e rio. Na Barra do Sahy essa mistura segue acontecendo, deixando o espaço com um toque paradisíaco. Não estranhe se sentir vontade de perder a hora descansando na areia fofa dali ou se esbaldando nas águas calminhas. Aliás, a ideia é essa!
Quando a fome apertar, a dica de ouro é conhecer as delícias do Restaurante Ébano, especializado em frutos do mar. Almoçamos lá e estava tudo delicioso. A chef Ana trabalha com produtos fresquíssimos e sua comida é muito saborosa.
A capelinha hiatórica é outro ponto alto, ela fica logo depois da ponte por onde você atravessa o rio.
A Barra do Sahy também é porta de entrada para explorar as ilhas de São Sebastião. De lá saem barcos que levam o visitante e o valor pode ser negociado na hora. O preço costuma mudar de acordo com a distância percorrida e a quantidade de pessoas na embarcação. Para ter uma ideia, atualmente um barqueiro está cobrando cerca de R$120,00 para levar duas pessoas até As Ilhas.
Dicas de Hospedagem na Barra do Sahy
- Hotel Aldeia do Sahy – 3 estrelas – nota 8,8 – $$$
- Pousada Aroeira – 3 estrelas – nota 9,0 – $$
- Suítes Pé na Areia – 2 estrelas – nota 8,8 – $$
Camburi e Camburizinho
Camburi e Camburizinho são como duas praias em uma só. O que as divide é o encontro do Rio Camburi com o mar, fenômeno que forma uma península entre elas. Contudo, ao mesmo tempo em que são coladas, carregam certas diferenças.
Em Camburi, o que predomina é um ar de maior agito, ondas fortes e presença de surfistas. Já em Camburizinho, a pegada é voltada para sossego, sombra e água fresca. O que ambas têm em comum é um mar transparente e lindo, onde dá até para avistar peixinhos.
Perto de Camburi é simples achar alternativas gastronômicas e lojas. Como recomendação temos o Restaurante Taioba, focado na culinária caiçara. E se vai ficar mais tempo na área e curte natureza, um plus é apostar nas inúmeras atividades de ecoturismo pela região.
Leia também: Ilha Grande a pé – como cruzar a ilha
Dicas de hospedagem em Camburi e Camburizinho
- Hotel Spa Nau Royal – 5 estrelas – nota 9,2 – $$$$$
- Pousada do Pinheiro – 3 estrelas – nota 9,6 – $$$
- Hotel Camburi Praia – 3 estrelas – nota 8,4 – $$$
- Pousada Camburioca – 3 estrelas – nota 8,2 – $$$
- Studios Kuta Praia de Camburi – 2 estrelas – nota 7,6 – $$
- Laika Hostel – nota 9,1 – $
Boiçucanga
Boiçucanga é a praia com mais infraestrutura da região. Tem vários supermercados, restaurantes, lojas, pronto socorro, bancos e o Beira Praia Shopping, que fica bem na avenida da Praia.
A praia tem 2 km de extensão e o mar é de tombo. Logo que a gente entra já afunda muito. Dependendo do dia o mar pode estar tranquilo ou puxando muito. No feriado que ficamos na praia, pegamos um dia de pura calmaria, sem vento, com a galera fazendo stand up paddle na paz. E pegamos dias onde mal dava para entrar de tão forte.
Há várias redes para jogar vôlei de praia e frescoball. Uma pista de skate novinha e várias quadras de esportes. A prefeitura tem feito obras na orla e está ficando muito legal!

O pôr do sol em Boiçucanga é perfeito
Boiçucanga tem os preços de hospedagem mais convidativos da região, sendo uma ótima opção de lugar para explorar as praias próximas. Camburizinho está ao lado (apenas 1 km). E são apenas 7 km até Maresias.
Para quem gosta de cachoeira, Boiçucanga oferece algumas opções. A cachoeira da hidromassagem pode ser acessada por uma trilha fácil e é muito bonita.

A cachoeira da Hidromassagem
Nós ficamos hospedadas na pousada Vila Nova com suítes e apartamentos com cozinha. Pegamos um desses apês para poder cozinhar e foi ótimo. Também tinha uma piscina e os funcionários muito simpáticos. Pagamos R$140,00 a diária num feriado. Clique aqui para ver mais fotos e a disponibilidade.
Maresias
Maresias é provavelmente a praia mais badalada de São Sebastião. Muita gente acha inclusive que Maresias é uma cidade, mas não é. É uma praia com cerca de 5 km de extensão, com diversos condomínios e poucas ruas que dão acesso à praia. Em feriados e férias vem complicado encontrar um lugar para parar. Os flanelinhas já reservam os poucos lugares logo cedo. Resta buscar vaga nos estacionamentos que cobram entre R$20,00 e R$50,00.
O mar ali tem boas ondas e atrai surfistas. Aliás, o campeão mundial Gabriel Medina é de Maresias e tem uma escola de surf na praia. A areia é clara e tem barracas e alguns restaurantes interessantes, como o Badauê, que fica na areia. O cardápio é daqueles que tem de TUDO e os preços salgadinhos.
No canto esquerdo da praia tem uma trilha que leva ao mirante de Maresias, de onde se tem uma bonita vista da praia de Paúba (que pode ser acessada pela trilha ou de carro).

As ondas de Maresias, perfeitas para os surfistas
Talvez você se interesse também por uma trilha pela praia de Maresias – passeio de cerca de 3 horas, com guia, e distância de apenas 2 km. O preço está excelente e as vistas nos mirantes vão valer a pena!
Paúba

Paúba do alto
Praia de Santiago
Mais uma praia que pode ter dias de mar calmo e dias de mar muito agitado. Alguns seguidores do blog nos contaram experiências distintas.
Difícil de estacionar, então é uma melhor opção fora de temporada ou feriados. Leve água e petisco pois não tem muita estrutura, pode ter uma barraquinha e algumas pessoas passando com comidinhas. Aproveite as sombras das árvores e a linda vegetação.
Toque Toque Pequeno

Calhetas
Calhetas parece a mais bonita praia da região. Digo que parece, porque não conseguimos ainda visitar, só vimos as fotos. Ela tem um problema para ser acessada. Só é possível chegar lá por uma trilha de 15 minutos, pois ela fica numa propriedade privada.
O problema é onde deixar o carro para pegar a trilha. Tem que parar o veículo na estrada de maneira, mas correndo o risco de tomar uma multa ou ter o carro vandalizado (coisa que acontece com alguma frequência segundo relatos na internet). Outra opção é pegar o ônibus que liga as praias, mas nos bateu preguiça rs
Mas explico que Calhetas é uma península, que conta com uma área de praia de cada lado. Tem um morro com gramado verdinho, de onde se tem uma vista linda. Não tem nenhuma estrutura, então leve o que for consumir.
Há também uma cachoeira que pode ser visitada por uma trilha fácil. E se você quiser aventura de verdade, experimente o rapel na praia de Calhetas, que inclui guia e todos os equipamentos de segurança para descer nessa cachoeira de 96 metros de altura!
Toque Toque Grande

Mar tranquilo em Toque Toque Grande

Praias de São Sebastião: mais opções
Nós temos visitado as praias de São Sebastião aos poucos. Ainda falta conhecer as praias do Distrito de São Sebastião-Sede, que são:
- Praia de Guaecá
- Praia de Barequeçaba
- Praia das Pitangueiras
- Praia do Segredo
- Praia do Cabelo Gordo
- Praia Grande (São Sebastião)
- Praia Preta do Norte
- Praia do Porto Grande
- Praia Deserta (São Sebastião)
E as opções do Distrito de São Francisco da Praia:
- Praia Pontal da Cruz
- Praia Arrastão
- Praia Cigarras
- Praia de São Francisco
- Prainha (São Francisco da Praia)
As ilhas de São Sebastião
Nem só de praias maravilhosas vive São Sebastião. As ilhas da região também têm o poder de abrilhantar qualquer roteiro de viagem. Conheça elas:
As Ilhas
Apesar do nome no plural, As Ilhas é formada por um único pedaço de terra cercado por mar e de visual incrível. Essa talvez seja a ilha queridinha dos turistas que passam por São Sebastião, tanto que costuma encher nos dias ensolarados. Lá é possível admirar o verde da Mata Atlântica, conferir duas praias e praticar snorkelling — a vida marinha do lugar é riquíssima.
Chegar é mais fácil do que imagina. O acesso se dá por embarcações comuns ou a remo (como caiaque e canoa havaiana). A saída/retorno pode ser feita pela Praia de Juquehy, Camburi, entre outras. A mais indicada e que fica mais próxima, no entanto, é a Barra do Sahy.
Montão de Trigo
Sim, o nome dela é esse mesmo! A Ilha do Montão de Trigo tem história para contar e uma cultura toda especial. Isso porque o recanto é, há séculos, lar de nativos caiçaras.
Como fica um pouco distante do continente, chegar até lá é um passeio relativamente demorado, porém recompensador. A possibilidade de mergulhar em belas piscinas naturais que o diga.
Para conhecer, vá de barco a partir da Praia de Juquehy ou Barra do Una. No planejamento, leve em consideração que a estrutura do refúgio é pequena.
Ilha das Couves
A Ilha das Couves é uma propriedade privada, mas seus administradores montaram ali uma série de instalações que facilitam a vida dos visitantes. Banheiros e cozinha são exemplos.
A maneira de chegar até a Ilha das Couves é parecida com o passeio para As Ilhas, ou seja, dá para ir de barco ou a remo. Como ponto de partida, é interessante eleger a Barra do Una, Barra do Sahy, Juquehy ou Camburi. Dica extra: a ilha possui camping para passar a noite.
Ilha dos Gatos
Para fechar com chave de ouro, não podemos esquecer da curiosa Ilha dos Gatos. Curiosa pois sua trajetória é marcada por um acontecimento interessante. Você sabia que lá estão as ruínas de uma mansão milionária datada do período Pós-Guerra Fria? Pois é.
Além da peculiaridade, a ilha garante uma praia de mar transparente e praticamente sem ondas. O melhor jeito de fazer esse tour é partindo de Camburi ou Barra do Una. Se quiser uma vibe mais pacata, prefira ir durante a semana ou de manhã cedo.
Sozinhas, as ilhas e praias de São Sebastião já proporcionam uma baita programação, né? Junte cada um destes paraísos com trilhas a perder de vista e com um centro histórico charmoso. O resultado? Um destino completo. Boa viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo