Centro histórico de São Paulo: atrações, passeios, roteiro e dicas

Repleto de história, o centro histórico de São Paulo traz aos seus visitantes uma enorme variedade de passeios para quem busca cultura e informação.

Com 465 anos, a maior cidade do Brasil e oitava do mundo, atrai milhões de turistas todos os anos por sua exuberância cultural que promove o encontro entre diferentes “tribos”, alta gastronomia, oportunidades de negócios e compras em geral. 

São Paulo também reserva um roteiro especial para quem busca atrações históricas, muitas delas localizadas no centro da cidade. Se você está só passeando ou procurando apartamento à venda em São Paulo e busca conhecer um pouco mais da história da cidade, confira essas dicas!

É importante dizer que, infelizmente, a região central da cidade não foi muito bem cuidada pelos governos das últimas décadas. Por isso é uma região que contrasta a beleza dos edifícios com a pobreza e tristeza da população de rua. Não deixe de visitar, mas tome cuidado com câmeras, bolsas e celulares, tá?

Praça da República

Acessar o centro histórico de São Paulo é uma tarefa um pouco ingrata de carro por causa do trânsito sempre bombando na região. Dessa forma, o metrô acaba sendo mais prático pois é possível chegar ao lugar por duas estações: Anhangabaú ou República (ambas na Linha Vermelha). 

Ao escolher a estação República, você irá conhecer logo de cara a charmosa Praça da República, inaugurada em meados do século XIX. A praça, que já foi um espaço de rodeios e touradas, também foi palco das manifestações da chamada “Revolução de 32”. É lá também que fica o Edifício Eiffel, assinado por Oscar Niemeyer.

A feirinha hippie nos fins de semana sobrevive até hoje.

passeios-centro-historico-de-sao-paulo-praca-da-republica

Praça da República

Leia também: O que fazer em São Paulo no fim de semana: 18 passeios

Rua Barão de Itapetininga

Passear pela Rua Barão de Itapetininga, permitida apenas para pedestres, é viajar no tempo e conhecer elegantes edifícios de uma época em que o centro histórico de São Paulo era frequentado pela elite paulistana.

Entre as construções que merecem a sua atenção estão o Edifício Jaraguá, de Jacques Pilon; o Edifício e galeria Califórnia, de Oscar Niemeyer, o Edifício Glória e a Galeria Guatapará, ambos inaugurados em 1928 e o Edifício da Paz, de 1913 que recentemente foi tombado como Patrimônio Histórico.

passeios-centro-historico-de-sao-paulo-barao-de-itapetininga

Theatro Municipal

Inaugurado em 1911 e assinado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, a monumental construção ao lado do Viaduto do Chá é um ícone da arquitetura paulistana. Foi inspirado na Ópera de Paris.

passeios-centro-historico-de-sao-paulo-theatro-municipal

O belíssimo Theatro Municipal é um símbolo de São Paulo

O Theatro Municipal é tão importante culturalmente que sediou entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922 a Semana de Arte Moderna, com a presença de nomes como Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Oswaldo de Andrade e o maestro Heitor Villa-Lobos.

Hoje o Theatro Municipal hospeda diversos corpos artísticos que compõem sua programação, entre eles a Orquestra Sinfônica de São Paulo, o Balé da Cidade de São Paulo e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo – SP, 01037-010

Pertinho do Theatro está a famosa Galeria do Rock, onde você pode encontrar artigos diversos de música, roupas e até fazer uma tatuagem ou piercing. Já falamos desse passeio aqui: Um rolê na Galeria do Rock, em São Paulo.

Região da Sé

Com diversas atrações históricas, a Sé é o bairro mais central da cidade. Não à toa é lá que fica o “Pateo do Collegio”, um sítio arqueológico preservado por ter sido o primeiro lugar onde foi levantada uma construção na cidade.

passeios-centro-historico-de-sao-paulo-patio-do-colegio

Onde nasceu São Paulo: o Pateo do Collegio

Leia também: Os 15 melhores passeios culturais em São Paulo

Bem ao lado, fica o Solar da Marquesa de Santos – imóvel onde a própria viveu entre as décadas de 30 e 60 do século XIX. A visita é gratuita e os horários de visitação são de terça a domingo das 11h às 15h.

A própria Catedral da Sé é um marco importantíssimo. Além de ser belíssima por dentro, bem na frente da Catedral você poderá ver o marco zero de São Paulo. A contagem de distâncias dentro do estado começa ali!

Dali alguns metros, logo após a Praça do Patriarca fica o Centro Cultural Banco do Brasil. O elegante edifício, inaugurado em 1901, traz diversas mostras e exposições gratuitas além de espetáculos de teatro, um café e um restaurante. Consulte a agenda aqui!

Endereço: R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01012-000

Se sobrar tempo…

Outros ótimos lugares históricos e culturais encontram-se no centro de São Paulo. É o caso do Mirante do Edifício Martinelli, do Farol Santander e do Mosteiro de São Bento

Se quiser visitar um prédio mais moderno e também icônico, dê uma passadinha no Copan. Você pode tomar uma cerveja com petiscos gourmets no Bar da Dona Onça, que fica no térreo do edifício.

passeios-centro-historico-de-sao-paulo

Para os fãs de compras e muambas, a famosíssima Rua 25 de Março também está no centro histórico de São Paulo. Mas recomendamos que você separe um dia inteiro para explorar essa rua e suas adjacentes onde é possível encontrar de TUDO.

Programe-se, planeje seu roteiro e bom passeio!

Mapa: Centro histórico de São Paulo

Onde ficar hospedado em São Paulo

Para quem está visitando São Paulo um ponto muito importante é a hospedagem! Você deve levar em consideração o preço e a localização, já que a cidade é enorme e famosa pelo trânsito. Listamos abaixo ótimos hotéis em SP, para todos os bolsos:

  • Mercure São Paulo Alameda$$$$ – Hotel 4 estrelas no bairro dos Jardins, colado com a Avenida Paulista.
  • Ibis budget São Paulo Paulista$$$ – ótima opção pertinho da Avenida Paulista, qualidade Íbis com preços acessíveis.
  • London Class Suites$$ – disponibiliza apartamentos inteiros com cozinha, ótimo para famílias. Perto da Av. Paulista, no bairro do Paraíso.
  • São Paulo Global Hostel$ – hostel super econômico e descolado no bairro Vila Mariana, próximo do centro. Opções de dormitório misto ou feminino.
  • Hostel Brazil Backpackers$ – hostel barato no bairro Perdizes. Além das camas em dormitórios eles oferecem quartos duplos, uma boa para casais que querem economizar.

Tem mais dicas de passeios no centro histórico de São Paulo? Deixe nos comentários! :)


Leia nossos outros posts sobre São Paulo

– 6 hostels bons e baratos em São Paulo

– O que fazer em São Paulo no fim de semana: 18 passeios

– Um passeio na Galeria do Rock, em São Paulo

– Os 15 melhores passeios culturais em São Paulo

– Jardim Botânico de São Paulo: um oásis verde na capital


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

'),document.contains||document.write(''),window.DOMRect||document.write(''),window.URL&&window.URL.prototype&&window.URLSearchParams||document.write(''),window.FormData&&window.FormData.prototype.keys||document.write(''),Element.prototype.matches&&Element.prototype.closest||document.write('')