Uma senha sera enviada para seu e-mail

Quais são os melhores passeios no Atacama?

Hora de viajar para o Atacama e pinta aquela dúvida básica de quais passeios fazer. Calma, todo mundo se pergunta isso e é difícil mesmo decidir porque todos são incríveis. Eu fui para o Atacama duas vezes. Eu amei tanto que tive que voltar.  E é de verdade um dos lugares mais incríveis do planeta!

Repeti alguns passeios, tive mais tempo para conhecer melhor San Pedro também. Vou fazer aqui a lista dos passeios com comentários, valores e horários para te ajudar.

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Como escolher a agência?

Tem várias agências lá em San Pedro e você pode escolher de acordo com seu orçamento. Se quer economizar, é bom chegar e no primeiro dia rodar pelo centrinho de San Pedro pesquisando os preços. Eu fiz isso nas duas vezes. Na primeira fechei todos os passeios com a Maxim Experiences. Gostei muito dos serviços deles.

Na segunda vez fechamos primeiro com a Desert Adventures e não gostamos. Achamos o guia do primeiro passeio muito grosso. No dia seguinte nosso tour à Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas foi arruinado, pois estourou o pneu da van (vimos que os 4 pneus e o step estavam em péssimas condições e eles foram irresponsáveis em usar aquela van). O guia não tinha rádio para chamar ajuda, acabamos não conseguindo ir até Piedras Rojas. Pegamos nosso dinheiro de volta e fechamos com a Lickan Antay o resto dos passeios. Foi tudo bem com eles e os preços eram metade do valor da Desert Adventures! Recomendamos muito.

Se você não precisa economizar e quer fazer os passeios com muito conforto, escolha a Flavia Bia Expediciones ou o Ayllu. Os preços são altos, mas você terá mimos como roupão para a saída das lagunas e comida melhor.

Geyser El Tatio

Esse é sofrido pois tem que acordar muito cedo para chegar lá antes do amanhecer e faz um frio siberiano. Pegamos -8,5 num dia de verão hahahaha   Imaginem no inverno! Mas vale cada batida do seu dente! É muito bonito ver as fumaças e jatos de água dos geysers. E se você tiver coragem, entrar nas hot springs de águas termais. Tem paradinha também no Pueblo de Machuca para comer espetinho de lhama! Esse passeio fiz duas vezes  🙂
Inclui café da manhã
Preço: 20.000 pesos chilenos + ingresso para o parque no valor de 10.000 pesos chilenos (ou 3.000 estudantes)
Horário: 5h às 12h
Duração: 7 horas
Agência que usamos: Lickan Antay em 2016 e Maxim em 2013

Leia aqui o post completo dos Geysers El Tatio


Salar de Tara

Um dos passeios com maior altitude, melhor deixar para os dias finais para a aclimatação estar feita. Paisagens lindas, lagunas, formações rochosas, flamingos. E um vento absurdo, vá bem agasalhado!
Inclui café da manhã e almoço
Preço: 45.000 pesos chilenos
Horário: 8h às 17h
Duração: 9 horas
Agência que usamos: Lickan Antay (2016)

 


Lagunas Escondidas de Baltinache

Visita a sete lagunas com alta concentração de sal onde você não afunda. Esse é um passeio mais recente. Antes todos iam na Laguna Cejar e agora estão mudando para cá. Essas lagunas são mais bonitas que a Cejar. Fizemos com a Lickan Antay no período da tarde e na volta a van para no Vale de la Luna para ver o por do sol com pisco. Outras agências vão de manhã. No fim da tarde o sol já tinha ido embora e estava um pouco frio. Talvez ir pela manhã seja melhor, ainda assim não há garanta de sol…
Inclui coquetel
Preço: 18.000 pesos chilenos
Horário: 15h às 20h
Duração: 5 horas
Agência que usamos: Lickan Antay (2016)

Leia o post completo  das Lagunas Baltinache e assista ao vídeo abaixo!


Laguna Cejar

Outra laguna para flutuar sem esforço. Como disse acima, as lagunas escondidas são mais bonitas, mas o passeio à Cejar passa também por outros pontos, como os Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche que é bonita (a foto de capa desse post), então considere fazer os dois. Ah! A parada para ver o pôr do sol rendeu as fotos mais lindas que já fiz da baixada do astro rei! Veja no post  🙂
Inclui coquetel
Preço: 18.000 pesos chilenos + 17.000 pesos chilenos da entrada (na Lickan Antay)
Horário: 16h às 20h
Duração: 4 horas
Agência que usamos: Maxim (2013)

Leia o post do passeio à Laguna Cejar

Laguna Cejar


Valle de La Luna

Esse passeio fiz duas vezes. A primeira no período da manhã que gostei muito mais. Tivemos mais tempo para ficar ali sentados olhando a vastidão da paisagem e aquilo para mim foi uma experiência muito forte. Na segunda vez voltamos no fim da tarde para ver o pôr do sol, que é bonito, mas é outra experiência. Com a luz forte em contra não dá para ver as formações direitos e foi meio corrido.

Esse passeio começa no Vale de La Muerte, onde visitamos curiosas formações rochosas que parecem a lua.
Preço: 8.000 pesos chilenos + 5.000 pesos chilenos das entradas (na Lickan Antay)
Horário: 16h às 20h
Duração: 4 horas
Agência que usamos: Desert Adventures (2016) e  Maxim (2013)

 


Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas ou Salar de Atacama

Na primeira vez fiz as Lagunas Altiplâncias junto com o Salar de Atacama e comunidade Socaire. Na segunda vez o passeio foi Lagunas Altiplânicas com Piedras Rojas, também passando em Socaire. Acontece que tivemos problemas com a van dessa segunda vez como eu contei no início do post e passamos horas no deserto esperando uma solução. Conclusão: não tivemos tempo de ir para Piedras Rojas, então não posso falar sobre esse lugar. Mas o Fábio e o Cleber contaram tudo desse passeio no blog Viagens Cinematográficas.

As Lagunas Altiplanicas são bem bonitas e adorei o Salar de Atacama com suas formações de sal e seus montes de flamingos.
Preço: 28.000 pesos chilenos + 5.000 pesos chilenos da entrada (na Lickan Antay)
Horário: 7h às 14h
Duração: 7 horas
Agência que usamos: Desert Adventures (2016) e  Maxim (2013)

Você pode ler o post do passeio às Lagunas Altiplânicas e assistir ao vídeo. No post tem fotos do Salar de Atacama, que não aparece no vídeo.


Vale do Arco-Íris

Um passeio que não estávamos esperando muito, mas que curtimos bastante. Primeiro uma parada para ver hieróglifos mega antigos nas pedras e depois visita à área onde as montanhas tem cores diferentes por causa dos minérios. Ainda vimos várias lhamas de pertinho  🙂
Inclui café da manhã
Preço: 28.000 pesos chilenos + 5.000 pesos chilenos da entrada (na Lickan Antay)
Horário: 8h às 14h
Duração: 6 horas
Agência que usamos: Lickan Antay (2016)

Leia o post completo sobre o Vale do Arco-Íris  e assista ao vídeo.


Termas de Puritama

Acabei não fazendo esse passeio em nenhuma das duas visitas ao Atacama. Por alguma razão as imagens e relatos dele nunca me deixaram com tanta vontade de ir neste lugar para entrar nas águas termais. Mas deixo aqui o post do blog O Melhor Mês do Ano sobre esse passeio.
Preço: 15.000 pesos chilenos + 15.000 pesos chilenos da entrada (na Lickan Antay)
Horário: 14h às 18h
Duração: 4 horas


Tour Astronômico

Esse tour fica pertinho de San Pedro e nele você vai observar as estrelas com telescópios e ouvir muitos ensinamentos sobre o céu. Se der sorte ver muitas estrelas cadentes também. Eu vi várias 🙂
Fica esperto para não marcar num dia que você tem algum passeio muito cedo. Importante: marque para o início da viagem porque dependendo das condições climáticas ele pode não acontecer. Se for cancelado você talvez tenha que ir adiando. Em 2016 a Gabi esperou 3 noites até ter uma que possibilitava ver o céu e ainda assim não estava 100% e ela não pode ver como eu vi em 2013.
Preço: 20.000 pesos chilenos até fim de 2017. A partir de 2018 aumentará para 25.000
Horário: à noite, varia de acordo com a época do ano.
Duração: 2.5 horas
Reservas direto com eles: http://www.spaceobs.com/en

Leia aqui o post completo do Tour Astronômico


Tour de bicicleta por San Pedro de Atacama

Andar de bike pelo Atacama é muito legal. Da primeira vez eu aluguel uma bicicleta e sai pedalando sozinha sem direção e nessa segunda viagem fizemos um tour guiado de bike que nos levou até a Catarpe e Garganta do Diabo.
Horário: 9h às 11h
Duração: 2 horas
Com quem fizemos: La Bicicleta Verde

Assista ao vídeo abaixo e leia o post completo do tour de bicicleta do Atacama.


Walking Tour em San Pedro de Atacama

Que tal conhecer um pouco da cidade de San Pedro de Atacama também? Na minha primeira visita foi uma maratona de passeios tão doida, que mal tive tempo de ver San Pedro. Na segunda vez, fizemos até um walking tour na cidade, cheio de curiosidades e conhecimento.
Preço: pague quanto quiser
Horário: tem um pela manhã e outro pela tarde.
Duração: 2 horas
Com quem fizemos: La Bicicleta Verde

Leia o post completo do walking tour em San Pedro de Atacama. Tem vídeo desse também!


Escalada no vulcão Lascar

Esse não fizemos pois é puxadinho para nosso preparo físico rs   A altitude chega a 5.592 metros, então imagina a falta de ar. São de 2 a 3 horas de subida e depois 1 a 2 horas descendo. O Rafa do blog Viagem Primata fez e conta tudo nesse post. sobre o Vulcão Lascar.
Inclui café da manhã
Preço: 170.000 pesos chilenos (com o Ayllu)
Horário: 6h às 16h
Duração: 10 horas

O Atacama é um dos destinos mais procurados para quem quer fazer um mochilão. Entre no clima e leia os 10 mandamentos do mochileiro, do blog Olhos de Turista.

Aproveita para se preparar para sua viagem e leia todos os nossos posts sobre o Atacama


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

Atacama-passeios

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars