Passeio a Salinas de Maras e Moray durante a visita à Cusco e Machu Picchu
Hoje vamos falar de mais um passeio incrível na região do Vale Sagrado, no Peru: Maras e Moray! É possível fazer esse passeio sozinho ou junto com o passeio a Ollantaytambo e Písac. Nós fizemos junto porque saía mais barato, mas é um dia longo. Saímos às 7 da manhã e voltamos às 7 da noite. O preço para fazer Ollamtaytambo + Písac + Maras e Moray é 45 soles.
Também optamos por pagar 10 soles para o almoço no buffet. Você pode escolher levar seu lanche ou comer em outro lugar, mas o buffet é mais prático. Você chega e está tudo pronto, tem uma boa variedade de pratos e bebida e sobremesa inclusas. O restaurante é enorme e muitos tours param para comer lá.
Para fazer esse passeio sozinho, o valor é 25 soles e precisa comprar o boleto turístico também para acessar Moray.
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
Leia também: Roteiro completo de 15 dias no Peru + gastos detalhados
O passeio deveria passar também por Chinchero, mas nós não paramos. O guia disse que era muito cedo e não tinha nada ainda para ver. Ou talvez eles não parem em Chinchero nesse tour combinado por falta de tempo. Então se você faz questão de visitar Chinchero, escolha fazer em dois dias separados.
Fizemos um vídeo mostrando esse passeio todo!
Salinas de Maras
Depois de 45 minutos na estrada, fizemos nossa primeira para nas salinas de Maras. Esse era um dos lugares que eu mais queria ver no Peru! As salinas foram construídas em vários níveis na montanha, como se fossem plataformas em forma de pequenas piscinas onde a água da montanha que é naturalmente salgada é represada. Os locais usam um sistema natural de evaporação pelo sol, e quando toda a água seca eles recolhem o sal.
Esse sal pode ser usado para cozinhar ou para fins medicinais, já que contém muitos minerais com propriedades benéficas para a saúde. Ali mesmo os produtores tem barraquinhas vendendo o sal puro e produtos feitos com eles. Compramos um saquinho para a fazer escalda pés e foi muito relaxante! Provamos também chocolate com sal e estava delícia.
O visual é muito diferente e eu adorei conhecer, mas fiquei um pouco triste porque nas fotos que tinha visto antes estava tudo bem branquinho de sal. Como fomos em novembro, plena época de chuvas, as salinas estavam marrons, com bastante barro. Mas foi legal também.
Uns 40 minutos são suficientes para a visita. Saindo de Maras, seguimos para Moray. A estrada é sinuosa, muitas curvas, mas as paisagens são lindas, com montanhas e vales incríveis.
Leia também: 10 lugares para visitar no Peru além de Machu Picchu
Moray
Nessa área montanhosa ficam umas construções redondas, uma original dos incas com mais de 500 anos e outra reconstruída na década de 70. Existem duas possíveis explicações para elas. Uma que poderia ter sido um templo e outra que era um experimento de agricultura, onde eles testavam o plantio em diferentes níveis, cada uma com seu microclima, para ver as diferenças dependendo da temperatura, umidade…
Já vimos outros posts onde os visitantes podiam descer, mas nosso guia contou que agora está proibido porque está colapsando. Então tem que ver lá de cima, mas já é bem impressionante!
Nós seguimos depois para a segunda parte do passeio e visitamos Ollantaytambo e Pisac. Quem fizer esse separado, volta para Cusco e ainda pode aproveitar o resto do dia.
Fechamos o passeio no dia anterior, em Cusco, em uma das várias agências da Plaza de Armas. Pesquisamos em várias, todas cobravam mais ou menos o mesmo valor… Negociamos e fechamos com a mais barata. O passeio foi bom, o almoço simples mas gostoso. Como nosso objetivo nessa viagem era economizar, valeu a pena!
Onde ficar em Cusco
Como mencionamos, para fazer o passeio a Salineras de Maras e Moray, é preciso sair de Cusco, a cidade base de todas as excursões. Abaixo selecionamos 6 ótimos hotéis e hostels em Cusco para todos os estilos de viajantes e orçamentos. Confira!
- Ramada Costa del Sol Cusco – 4 estrelas – nota 9.0 – $$$$
- Hotel Tupac Yupanqui – 3 estrelas – nota 8.3 – $$$
- Killaly Inn – nota 9,2 – $$
- Kukuli Lodge B&B – nota 8.6 – $$ – essa foi a hospedagem que escolhemos para a nossa última viagem para Cusco e adoramos. Leia nosso relato completo aqui: Review Kukuli Lodge B&B – hospedagem gay-friendly em Cusco
- Cuscopackers Hostel – nota 8.7 – $
- Choli Wasi Guest House – nota 8.2 – $
Outros posts dessa viagem
– Roteiro completo e gastos no Peru
– Viajar para Machu Picchu sozinha: uma experiência transformadora
– Onde se hospedar em Aguas Calientes
– Como ir de Cusco a Ollantaytambo de Van
– Onde se hospedar no Vale Sagrado – Ollantaytambo
– Ica: Tour de Pisco, passeio de Buggy e Sandboard em Huacachina
– O que fazer em Paracas e Ilhas Ballestas
– Cusco LGBT – O Peru é gay-friendly?
– Hospedagem em Cusco: Kukuli Lodge Bed and Breakfest
– 10 lugares para conhecer no Peru além de Machu Picchu
Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo