Passeio em Aci Castello e Aci Trezza – SICÍLIA
Em junho de 2016 fizemos uma viagem de 15 dias para a Sicília. O objetivo foi dar entrada na cidadania italiana da Fabia, mas como já estávamos por lá aproveitamos para passear muito e explorar a famosa ilha italiana.
Em uma das nossas manhãs fizemos um passeio muito gostoso para Aci Castello e Aci Trezza, dois comunes praianos que ficam próximos à Catania. Para começar acho que o melhor jeito é você apertar play no nosso vídeo contando a experiência pra se deliciar com as imagens lindas!
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Itália.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
Esse passeio foi realizado em parceira com a Sicily Shore Tours, uma empresa especializada em passeios exclusivos para pequenos grupos ou famílias. Esses passeios são muito confortáveis porque você terá um motorista à sua disposição durante o trajeto combinado.
Onde ficar na Catania
Os passeios que visitam o Acitrezza e Aci Castelo saem de Catania, então essa deve ser a sua cidade base na Sicília. Abaixo selecionamos hotéis e hostels bons em Catânia para todos os tipos de viajantes e orçamentos. Confira!
- Airone City Hotel – 4 estrelas – nota 9.2 – $$$$
- Etna Suite Group – 3 estrelas – nota 9.2 – $$$
- Vesta Apartments – nota 9.4 – $$
- Urban Pop Bnb – nota 9,6 – $$
- Casa Sofia – nota 8,7 – $
Passeio particular para Acitrezza e Aci Castelo
O nosso motorista nos buscou no apartamento em que estávamos ficando com uma Mercedes chiquérrima e depois, ao final, nos deixou novamente em casa. Ele falava inglês e também servia como um guia explicando um pouco sobre cada lugar que passávamos.
Saindo de Catânia até Aci Castello são apenas 10 km, mas fomos parando em alguns lugares para admirar a costa e tirar foto das praias lindas de água transparente. As praias dessa área não têm faixa de areia! É tudo feito de pedras vulcânicas que foram formadas de lava do vulcão Etna.
Para nós brasileiros isso pode ser estranho, mas os locais entram no mar e se instalam nas pedras mesmo. Em alguns pontos são construídos decks verão, com plataformas de madeira sobre as pedras pro pessoal tomar sol.
Essa área se chama Riviera dei Ciclope e respira mitos e lendas. Uma das lendas diz que o ciclope Polyphemus com ciúmes da ninfa Galatea, que amava o pastor Aci, matou o jovem com uma pedra enorme.
Os deuses se emocionaram com o desespero de Galatea e transformaram Aci em um rio que cruza o vale e dá o nome às oito cidades que começam com Aci. Ele segue seu curso até chegar aos braços da amada, que o espera no mar.
Na Odisséia de Homero, essa era a terra dos cíclopes e a lenda conta que as formações no mar de Aci Trezza são as pedras arremessadas pelo cíclope cego em Ulisses.
Aci Castello
Chegamos em Aci Castello, uma pequena cidade que tem esse nome por causa de sua principal atração: um castelo normando de 1907 encravado na pedra vulcânica que fica no alto e vigia a costa. O ingresso para entrar no castelo é de apenas €3,00 e vale a pena!
Ao subir você terá uma vista maravilhosa das praias próximas. Além disso pode explorar um pouco o castelo normando, entrar em alguns cômodos, no jardim de cactus e suculentas e também um pequeno museu com objetos arqueológicos da Sicília. Ainda em Aci Castello existem alguns cafés e quiosques na praça que fica bem embaixo do castelo.
Lemos no post do blog Descobrindo a Sicília que os locais gostam de curtir essa pracinha nos fins-de-semana.
Aci Trezza
Voltamos à Mercedes e em poucos minutos estávamos na segunda parada, Aci Trezza. Ali percorremos um pedaço da praia que é todinha de pedra como eu expliquei antes.
Estávamos lá na primavera, o clima estava ótimo com bastante sol. Vimos banhistas que levaram suas toalhas para as pedras e entravam na água ali mesmo. Tinha um pessoal fazendo snorkeling porque a água é muito transparente e bonita. Próximo da costa, mas já no mar, existem algumas ilhotas de pedras vulcânicas, as Ilhas do Ciclope.
Infelizmente não tivemos tempo mas se você quiser pode fazer um passeio de barco por ali e praticar mergulho. Tem uma marina e muitos restaurantes que oferecem pratos de frutos do mar.
Depois de tirarmos muitas fotos lindas por ali, voltamos para Catania. Esse passeio durou uma manhã inteira por isso é uma boa opção se você tem pouco tempo pela região da Catania. É muito bonito, gostamos bastante de conhecer essa região.
Agradecemos à Sicily Shore Tours pela parceria e pelo ótimo passeio! Para preços, entrem em contato diretamente com eles pelo e-mail:
in**@si**************.com
.
Já avisamos que como os passeios são exclusivos e nesse perfil mais luxo tendem a ser carinhos. Visite o site deles para conhecer mais o trabalho: http://www.sicilyshoretours.com/
Como chegar em Aci Castello e Aci Trezza de transporte público
Tem um ônibus de linha que sai da Estação Central e leva 20 minutos para chegar em Aci Castello. É o ônibus 534. Outra opção é ônibus turístico hop on hop off que percorre o centro da Catânia e depois o litoral.
Você pode descer e subir onde desejar. Valor €15. O problema é que a frequência não é muito alta. Passa um ônibus a cada 60 minutos no verão e a cada 90 minutos no inverno. O ponto inicial é a Piazza Duomo. Você pode comprar o ingresso lá direto. Mais informações no site da empresa.
Ps: esse passeio foi feito em parceria como indicado, mas não se preocupe! Aqui no ESTRANGEIRA nós só contamos experiências verdadeiras que tivemos e damos nossa opinião sincera. Mesmo quando fechamos parceria somos honestas com os leitores sobre tudo, porque o nosso objetivo é dar informação verdadeira e de qualidade para vocês! As políticas do blog podem ser consultadas na aba “Sobre” do menu!
Qual moeda levar para a Sicília
Na Itália, a moeda utilizada é o Euro e a melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa que funciona no modo débito com senha ou aproximação.
Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito internacional e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico!
Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente e leia nosso post completo sobre como funciona o Cartão Wise, com todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.
Leia nossos outros posts da série Sicília!
12 curiosidades sobre a Sicília
Roteiro completo de Palermo – capital da Sicília
Passeio no Vulcão Etna e Golle Dell’Alcantara
Quais vinhos tomar na Sicília?
Palermo de Bicicleta + street art tour
Hospedagem em Palermo: A Casa di Amici
Gastos da viagem para a Sicília
Compras no Sicilia Outlet Village
1 dia em Taormina
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo