Passeio à Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis – Aracaju

Um dos passeios mais procurados em Aracaju é a famosa Praia do Saco e a Lagoa dos Tambaquis, que ficam no município de Estância, a 70km de Aracaju, no extremo sul de Sergipe. Ambos os locais estão próximos, então podem ser visitados no mesmo dia.

A Praia do Saco foi eleita pela revista francesa Grandsvoyageurs como uma das 100 praias mais bonitas do mundo! Ela tem uma estrutura rústica, com as barracas da beira da praia bem perto do mar e uma igrejinha fofa na orla.  Já a Lagoa dos Tambaquis é uma enorme lagoa de água doce onde você pode nadar com os enormes peixes tambaquis, que são dóceis e causam comoção entre os turistas.

Nós fizemos o passeio que combina os dois destinos em um mesmo dia com a Top Tur, mas você também pode fazer por conta própria caso esteja de carro. A seguir vamos explicar em detalhes essas duas opções.

Leia também: Quanto custa viajar para Sergipe: gastos em Aracaju e passeios próximos

lagoa-dos-tambaquis-gabi

Passeio à Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis

O passeio que custa R$80 por pessoa. A van da Top Tur passou na nossa pousada para nos pegar às 8h. A ordem das visitas pode ser alterada, dependendo do tempo, da quantidade de pessoas na Lagoa dos Tambaquis… Uma coisa que achei bacana, foi que nosso motorista/guia foi se adaptando para deixar o grupo contente.

Nós paramos primeiro na Lagoa dos Tambaquis, que está a 50 km da Orla de Atalaia em Aracaju, e depois fomos para a Praia do Saco. Como estava ventando muito, e o céu abria e fechava, estava fazendo frio. Ai o motorista conversou com o grupo e resolveu voltar para a Lagoa dos Tambaquis.

O primeiro restaurante estava muito cheio, fomos para outro que não gostamos muito. Então ele resolveu levar a gente numa praia diferente para conhecermos, a Praia de Caueira, e lá ficamos até dar às 15h, hora que deveríamos voltar para Aracaju. Essa flexibilidade foi legal.

Vale mencionar que Mangue Seco, na Bahia, também fica bem pertinho. Tem gente que opta por dormir nessa região para visitar tudo. Nós fizemos em dois passeios. Nesse dia, visitamos Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis e outro dia fizemos um passeio para Mangue Seco.

praia-de-caueiras-sergipe2

Leia também: O que fazer em Aracaju – roteiro de viagem e dicas completas

Lagoa dos Tambaquis

O nome da Lagoa antes era Lagoa Azul, mas desde que os peixões passaram habitá-la, acabou conhecida como  Lagoa dos Tambaquis. Ela é enorme e ao seu redor existem restaurantes que são usados como base para os visitantes.

A van estacionou no restaurante Lago dos Tambaquis, que tem a melhor estrutura. Durante a parada de 1 hora deu para fazer muitas fotos, tomar sol e entrar na Lagoa para nadar com os Tambaquis! Os peixes são ENORMES e no começo dá um pouco de aflição, mas logo você percebe que eles são muito dóceis e relaxa.

lagoa-dos-tambaquis

Parecem pequenos tubarões, mas são os tambaquis!

Há a opção de comprar ração no próprio restaurante para alimentar os peixes, mas nós não gostamos de fazer isso porque foge do comportamento natural dos bichos. Mesmo sem dar comida eles nadam pertinho da gente, não tem necessidade. No restaurante você pode pedir petiscos e bebidas. Tem um toboágua e alguns brinquedos para as crianças também.

Vimos que o Restaurante Tempero Baiano da Lagoa Dourada dos Tambaquis também tem uma estrutura muito boa, caso você vá de carro.

lagoa-dos-tambaquis-cadeiras

Associação das catadoras de mangaba

Saindo da lagoa, seguimos na estrada e logo paramos na Associação das catadoras de mangaba, uma pequena casinha onde uma simpática senhora vende os produtos artesanais feitos com a fruta, que é a mais importante do Sergipe. Nós adoramos mangaba e ficamos loucas, compramos de tudo: licor, bombom, brigadeiro, biscoito, tortinha, sorvete, suco…

É difícil descrever o gosto para quem nunca comeu, mas lembra um pouco o cupuaçu. Não deixe de experimentar algum produto com mangaba na sua viagem!

Sultão do Sergipe, o Zé do Baião

Naquela região, você provavelmente vai escutar a curiosa história do Sultão do Sergipe, José de Paula Almeida, o Zé do Baião, um cabra safado que tinha 6 esposas, 57 filhos e 69 netos (esse números divergem nessa internet de deus), além de algumas namoradas. Um detalhe: uma das esposas era a própria sogra, ou seja, o cara pegava mãe e filha!

Os passeios muitas vezes param em frente à casa da família, onde há diversas casinhas menores, uma para cada esposa. Ele faleceu em 2014 aos 81 anos, mas os guias contaram que ele era simpático e conversava com os turistas.

A Praia do Saco

Na sequência, pegamos mais vinte minutinhos de estrada até a Praia do Saco. A barraca que nos serviu de base foi a Piratas Beach, onde ficamos por 3 horinhas. Não há muitas opções de barracas por lá, então você fica meio amarrado para almoçar em uma delas, que nunca sai muito barato. Você pode pedir os tradicionais caranguejos, moqueca, peixe frito… ou ir tapeando a fome com petiscos, como pastel, mandioca frita, caldinho de feijão…

Outra barraca conhecida da Praia do Saco é a Asa Branca Beach. Dizem que a moqueca de peixe deles é deliciosa.

praia-do-saco-aracaju-sergipe

Infelizmente, no dia que fomos o tempo não estava muito bom, ventava muito, o sol não estava frio e estávamos passando frio! Chovia e parava também e por isso acabamos não fazendo o passeio de buggy, única maneira de acessar a Ponta do Saco, porque apenas veículos 4×4 conseguem chegar. Ali é possível ver o encontro do mar com o rio.

Outra opção de passeio é pegar o barco/lancha até a Ilha da Sogra, um banco de areia que se forma ali na frente na maré baixa. O valor da lancha até a ilha é R$ 100,00. Mas achamos caro para uma travessia que dura 2 minutos, além de não ter nada diferente ali, além de areia rs

praia-do-saco-ilha-da-sogra

A ilha da Sogra ao fundo

Como o dia não estava super lindo, o nosso motorista do passeio sugeriu sairmos uma hora mais cedo da Praia do Saco para fazer uma paradinha na Praia da Caueira, e conhecer mais um lugar. Foi um bônus, que não está incluído no passeio, mas achamos muito legal da parte dele! É uma praia bem tranquila.

No site da Top Tur você pode ver mais detalhes sobre esse passeio, datas de saídas e fazer a sua reserva.

Passeio à Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis por conta própria

Se você não quiser fechar com agência para ter mais flexibilidade de tempo e fazer o passeio por conta própria, pode ir de carro. A nossa dica é utilizar a RentCars para alugar um carro em Aracaju. A RentCars é um buscador que compara preços nas locadoras da cidade e te diz qual é a mais barata naquelas datas que você precisa. Recomendamos!

Clique aqui para pesquisar preços e alugar carro com a RentCars.

Saindo de Aracaju de carro, você vai fazer a mesma rota que a nossa van fez, que está no mapa abaixo. Repare que tem 4 pontos marcados: o restaurante Lago dos Tambaquis, a cooperativa das mangabeiras, a Praia do Saco e a Praia da Caueira.

Onde se hospedar na Praia do Saco

Se quiser se hospedar na Praia do Saco, para visitar também Mangue Seco, há ótimas opções de hotéis ali.

Vila Verde Chalés – 3 estrelas – nota 9,2 $$
Vila das Águas – Apartamento Térreo – 3 estrelas – $$

Se preferir ficar em Aracaju, o mais importante de tudo é você optar por ficar na Orla do Atalaia, onde estão as praias da cidade e toda a estrutura turística como bares e restaurantes.

Fizemos uma lista bem legal de hospedagens boas na Orla do Atalaia, para todos os estilos de viajantes e orçamento. Confira!

Tem mais dicas ou dúvidas sobre a Praia do Saco e a Lagoa dos Tambaquis? Deixe nos comentários!


Leia nossos outros posts da viagem para Sergipe

– O que fazer em Aracaju – roteiro de viagem e dicas completas

– Quanto custa viajar para Sergipe: gastos em Aracaju e passeios próximos

– Cânions do Xingó no Rio São Francisco: tudo sobre o passeio

– Rota do Cangaço: a trilha que explora os últimos passos de Lampião e seu bando

– Onde ficar em Piranhas: base para conhecer o Rio São Francisco

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo