Como é a páscoa na Espanha: tradições, semana santa e comidas

A páscoa é um dos feriados mais importantes na Espanha, devido à importante história católica do país. A festa atrai turistas do mundo todo e os rituais são curiosos, já que muitos são diferentes dos brasileiros. Contamos aqui como é a páscoa na Espanha!

Apesar de a Espanha não ser um país continental, cada região tem uma cultura e história bem particulares e por isso algumas tradições de páscoa podem mudar de um lugar para outro. Abaixo te contamos quais são as tradições mais icônicas da semana santa e as guloseimas típicas da páscoa na Espanha.

Leia também: Guia completo da viagem para Barcelona – roteiro e dicas

Delícias de Páscoa na Espanha: esqueça os ovos de chocolate

Começamos falando de comida, porque somos duas formiguinhas e quando mudamos para a Espanha ficamos CHOCADAS ao descobrir que os ovos de páscoa de chocolate não são grande coisa por aqui. Você até encontra um ou otro nos supermercados, mas não é típico dos espanhóis presentear ou comer ovos de chocolate.

Essa tradição é mais forte nos países latino-americanos e nos Estados Unidos. Ao longo desses anos morando aqui, durante a páscoa já encontramos ovos de chocolate ao leite da marca Simon Coll (muito boa) e em outros formatos estranhos tipo galinha de chocolate ou bola de futebol de chocolate (???????).

Mas apesar disso, existem várias comidas doces e salgadas bem tradicionais na páscoa na Espanha. Elas podem mudar de região para região.

Monas de Páscoa na Catalunha

Aqui na Catalunha, onde moramos (comunidade autônoma cuja capital é Barcelona) o doce típico são as Monas de Páscoa. Na verdade é uma rosca redonda meio pão doce, meio bolo com ovos cozidos no meio. Isso mesmo. É esquisito.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mar y Javier Gastronomia y Cia (@gastronomiaycia) em

A mona original é de uma massa branca, quase um pão de ló sem recheio. Mas há versões mais modernas de chocolate, recheadas, cobertas de chantilly… Durante toda a semana santa as padarias de Barcelona bombam de gente encomendando suas monas, das tradicionais a outras que mais parecem bolos de aniversário.

A tradição diz que são os padrinhos que devem presentear seus afilhados com uma mona de páscoa.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Miguel Ángel Roque (@pimientosverdes) em

Leia também: Dicas de restaurantes em Barcelona para comer comida típica

Caramelos de Páscoa em Menorca

Nosso  grande amigo Jaume, que nasceu na ilha espanhola de Menorca nos contou que lá a tradição é comer os caramelos de páscoa. Aqui eles usam a palavra “caramelo” para qualquer bala, mas as de páscoa são diferentes.

Tem os besitos, que são recheados com gema de ovo; o caramel llarg é vermelho e gigante, você precisa ir chupando e rodando para conseguir comer; os sense gust são, literalmente, balas sem gosto de nada (????); os turróns cremats são balas que levam castanhas queimadas.

Se você ficou curioso, pode ver todos esses doces no vídeo abaixo e treinar o seu catalão:

Torrijas em todo o país

As torrijas talvez sejam o doce que une a nação quando o assunto é páscoa. É a sobremesa oficial há mais de 6 séculos! E no fundo, é bem parecida à nossa rabanada brasileira.

O pão amanhecido é cortado em fatias, passado numa mistura de leite, ovos, suco de limão e canela. Então é só fritar e depois passar na canela e açúcar antes de servir.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sylvia Faris || RESTAURANTES (@primerosegundoypostre_blog) em

Leia também: Onde comer em Madrid – dicas de restaurantes incríveis

Bacalhau

Sim, algo em comum entre as comidas de páscoa espanholas e brasileiras. Bacalhau! Aqui também é comum as famílias servirem pratos com bacalhau na sexta-feira santa. O que vai variar de região para região é o preparo.

Existem diferentes modalidades de bacalhoada, ensopado de bacalhau ou até bacalhau com grão de bico (outro prato tipicamente menorquino, obrigada pela contribuição Jaume!).

Buñuelos de viento

Exatamente igual ao nosso bolinho de chuva, os buñuelos de viento são vendidos durante toda a época da quaresma e também na semana santa. O mais tradicional é o simples, sem recheio, mas algumas padarias vendem com recheio de creme, nata ou chocolate.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por sonmakeup (@sonmakeup22) em

Tradições de Páscoa na Espanha: rituais e festas

Como o bom país católico que é, os rituais de Semana Santa na Espanha são coisa séria. Em todas as cidades há alguma procissão ou ritual típico desse feriado. Mas abaixo te conto as quatro mais icônicas do país.

Sexta-feira Santa em Sevilha

A celebração de sexta-feira santa em Sevilha, na Andaluzia, é a mais famosa da Espanha, atraindo devotos e turistas curiosos do mundo todo. A procissão acontece na madrugada da sexta-feira e é muito solene.

Os mais de 2400 membros nazarenos vão vestidos de negro/roxo, com um capuz pontudo que cobre a cara. A cena pode parecer meio esquisita para quem nunca viu isso antes, eu mesma confesso que ainda acho estranho. Mas é a tradição!

semana-santa-sevilha-pascoa-na-espanha

Leia também: O que fazer em Sevilha – roteiro e dicas

Batucada em Hellín, Albacete

Durante a quarta e a quinta-feira santa, mais de 20 mil tambores ressoam pela cidade de Hellín para comemorar a festividade católica. Todos os batucadeiros se vestem de preto e usam um lenço vermelho no pescoço.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Marta (@_redvintage_) em

Dança da morte em Verges, Girona

Na cidade Verges, que está próxima de Girona (sim, onde foi gravado Game of Thrones), uma tradição muito curiosa ocorre na procissão da quinta-feira santa. A dança da morte envolve cinco pessoas vestidas como esqueletos, dançando ao som de um tambor macabro.

Verge é a única cidade que mantém essa tradição viva, que vem lá da época da peste negra, quando o cristianismo trazia esperança contra a morte.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por José A. Andrés Ferriz (@jaandresferriz) em


Procissão dos bêbados em Cuenca

Para terminar esse post sobre a páscoa na Espanha, quero falar da procissão dos bêbados em Cuenca. Não, não é uma festa profana onde pessoas enchem a cara para difamar o cristianismo. Pelo contrário, é sim uma tradição católica da cidade.

Durante a procissão da sexta-feira santa, os devotos tocam suas trombetas enquanto tomam “resolí”, o licor típico de Cuenca.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Nieves G. M. (@nievesg74) em

Conhece mais alguma curiosidade sobre a páscoa na Espanha? Deixe nos comentários! :)


Leia todos os nossos posts da Categoria completa: Espanha

Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo