Os melhores livros para viajar pelo Reino Unido

Quem já viajou pelo Reino Unido viu como os britânicos amam ler. Em qualquer vagão de metrô ou trem encontramos muitas pessoas concentradas em suas leituras. Em todas as lojinhas há livros à venda, muitos deles naquelas versões mais baratas e leves.

A leitura na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte é um hábito consolidado. E a lista de escritores incríveis que vem desses países é extensa. Vamos sonhar um pouco com os melhores livros para viajar pelo Reino Unido?

Peter Pan – Escócia

Presente na nossa vida desde nossa infância, Peter Pan, Sininho, Wendy e Capitão Gancho fazem parte do nosso imaginário. Poucas pessoas sabem que a história do menino que não quis crescer começa na Escócia, onde nasceu o escritor e dramaturgo J.M Barrie. A casa onde Barrie passou seus anos mais felizes, Moat Brae em Dumfries é tida como o berço de Peter Pan. Já a ilha escocesa Eilean Shona teria sido a inspiração para a Terra do Nunca.

O Senhor dos Aneis – País de Gales

JRR Tolkien cresceu na cidade inglesa de Birmingham, até então um vilarejo rural. Ele se intrigava com o idioma ‘estranho’ que via nas placas da estação de trens: “uma língua antiga, ainda viva”. O idioma era o galês, de origem celta e falado até hoje em boa parte do País de Gales. Tolkien usou o galês como inspiração para as línguas élficas presentes em suas obras, e chegou a passar férias no país, de onde tirou outras inspirações, como conta este artigo do VisitWales.

O Morro dos Ventos Uivantes – Haworth, Yorkshire, Inglaterra

O vilarejo de Haworth, em Yorkshire, e os pântanos ao redor são famosos por serem o lar das irmãs Brontë. Para Emily Brontë a região foi fonte de inspiração para O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights) de 1847. Hoje a casa da família se tornou um museu, onde estão expostos itens pessoais como a mesa onde Emily escrevia. Nas proximidades fica a Cachoeira Brontë, conhecida por ser o local favorito da família.

Alice no País das Maravilhas – Oxford, Inglaterra

Como foi bom viajar com Alice, seguir o Coelho Branco e cair em um mundo mágico!  A obra-prima literária de Lewis Carroll nasceu na cidade de Oxford, Inglaterra, e seu legado permanece vivo até hoje. Tudo começou com um passeio de barco com a pequena Alice Liddell, a filha do reitor da universidade, onde Carroll dava aulas de matemática. O conto narrado no barco virou livro e foi publicado em 1862. E Oxford continua cheia de atrações para quem quer seguir os passos de Alice.

Orgulho e Preconceito, Jane Austen – Hampshire, Inglaterra

Como não se apaixonar por Mr. Darcy? Jane Austen, uma das autoras mais aclamadas da literatura britânica, é capaz de nos transportar até os anos 1800 em suas belíssimas obras. Austen está muitas vezes associada a Bath, cidade onde morou e tirou parte da sua inspiração, e que mantém um museu em sua homenagem. Mas foi na Chawton House que Jane Austen deu vida aos seus livros mais famosos – Orgulho e PreconceitoRazão e SensibilidadePersuasão Emma.

E para quem é apaixonado por Jane Austen, deixamos uma dica. A Heloísa Righetto faz tours na Inglaterra sobre a autora e no seu instagram também tem bastante conteúdo sobre ela. Confere aqui o insta dela.

A saga Harry Potter – Grã-Bretanha

Uma das séries mais amadas mundo afora, Harry Potter é sinônimo de Grã-Bretanha. A escritora JK Rowling integrou os cenários britânicos em cada etapa da história, desde a casa dos Dursley em Surrey até a estação de trem King’s Cross, em Londres, passando pela casa dos Weasley em Devon e rumo às Terras Altas da Escócia – sede do Castelo de Hogwarts. Para fãs de Harry Potter!

A Gabi, que também escreve esse blog comigo, é a típica millenial fã de Harry Potter. Me contou que foi o primeiro romance que leu inteiro, sozinha e sem ser por petição da escola. A pequena Gabi de 9 anos de idade se apaixonou pela leitura com os bruxinhos e até hoje espera a sua carta de Hogwarts.

Nós visitamos os Harry Potter Warner Bros Studios, perto de Londres e contamos tudo nesse post.

britrail-pass-inglaterra-de-trem

Drácula de Bram Stocker – Irlanda e Inglaterra

Continuando nossa lista de livros para viajar pelo Reino Unido, vamos falar de Bram Stocker, romancista, contista e poeta irlandês. Sem dúvida é conhecido por Drácula, seu romance gótico que virou filme (que acho maravilhoso).

Ao que tudo indica, a inspiração para escrever Drácula veio após uma visita do autor à cidade litorânea de Whitby, no norte da Inglaterra, em 1890. As ruínas da enorme Whitby Abbey, cercada por lápides de pedra, criaram a atmosfera sombria ideal para Stoker. Todos os anos o Halloween em Whitby é digno do Conde Drácula.

A obra de Agatha Christie – Devon, Inglaterra

Moradora da Riviera Inglesa, a ‘Rainha do Crime’ não teve apenas um, mas uma série de livros inspirados e escritos na região de Devon, Inglaterra. A adorável cidade litorânea de Torquay foi onde Agatha nasceu e viveu a maior parte de sua vida, e é lá que acontece o festival em sua homenagem, no mês de setembro. Siga os passos de Poirot e Miss Marple na trilha de Agatha Christie pela região.

As Crônicas de Nárnia – Irlanda do Norte

CS Lewis se inspirou na mitologia celta para criar a saga As Crônicas de Nárnia. O escritor nasceu em Belfast, na Irlanda do Norte e estudou em Oxford, Inglaterra, onde acabou se tornando um grande amigo de JRR Tolkien. Os dois costumavam beber juntos no pub The Eagle and Child, de pé até hoje. Mas foi nas Montanhas Mourne, durante suas férias, que CS Lewis viu o fantástico universo de Nárnia ganhar vida: “me fez sentir que a qualquer momento um gigante poderia levantar a cabeça sobre a próxima cordilheira”, escreveu.

A obra de Shakespeare – Stratford-upon-Avon, Inglaterra

Um dos maiores escritores do planeta, e possivelmente o nome mais conhecido e influente da literatura, William Shakespeare fundou as bases da língua inglesa como conhecemos hoje, há mais de 400 anos. Sua lista de trabalhos é vasta e possivelmente você já leu, ou viu alguma peça ou filme de algum dos seus trabalhos: HamletRei Lear, Macbeth, Sonho de uma Noite de Verão, Romeu e Julieta, Muito Barulho por Nada

Visitar Stratford-upon-Avon, a sua cidade natal, é uma experiência especial e imperdível para os fãs da literatura inglesa. É possível conhecer a casa onde Shakespeare nasceu e que hoje é um museu ou ver uma de suas obras no majestoso teatro da cidade.

Outra ideia é visitar o Shakeaspeare Globe, uma reconstrução dos teatros da época de Shakespeare Londres e assistir a uma das suas peças. O teatro fica próximo ao local onde ficava o seu teatro original e que foi destruído por um incêndio em 29 de junho de 1613.

shakespeare globe-londres

Figurino da Rainha Elizabeth usado em uma peça no Shakespeare Globe

Trainspotting, Irvine Welsh – Escócia

Trainspotting, publicado em 1993, mostra um lado trash, mas interessante. São histórias curtas que retratam a vida de alguns moradores de Edimburgo envolvidos em situações de vício. Ficou muito famoso quando foi transformado em filme, dirigido por Danny Boyle em 1996.

Irvine Welsh escreveu ainda uma continuação, Porn (2002) e Skagboys (2012), uma prequela. Tem uma passagem forte que virou poster e é um produto muito vendido, inclusive tinha um poster no banheiro da minha casa em Londres e depois da minha casa em São Paulo. Deixo aqui:

“Choose Life. Choose a job. Choose a career. Choose a family. Choose a fucking big television, choose washing machines, cars, compact disc players and electrical tin openers. Choose good health, low cholesterol, and dental insurance. Choose fixed interest mortgage repayments. Choose a starter home. Choose your friends. Choose leisurewear and matching luggage. Choose a three-piece suit on hire purchase in a range of fucking fabrics. Choose DIY and wondering who the fuck you are on Sunday morning. Choose sitting on that couch watching mind-numbing, spirit-crushing game shows, stuffing fucking junk food into your mouth. Choose rotting away at the end of it all, pissing your last in a miserable home, nothing more than an embarrassment to the selfish, fucked up brats you spawned to replace yourselves. Choose your future. Choose life…”

Gostou dessa lista de livros para viajar pelo Reino Unido? Se você quiser deixar outra sugestão, nos conte nos comentários! Vamos adorar ler e viajar  :)


Leia todos os posts da categoria: Inglaterra

Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo