A password will be e-mailed to you.

O que fazer em Gandia, uma pérola perto de Valência – roteiro e dicas

Tivemos o prazer de conhecer e nos surpreender muito com a pequena cidade de Gandia, que fica a 70km de Valência (Espanha). Fomos convidadas pelo Visit Gandia para explorar suas belezas em 2 dias e honestamente, adoramos!

Gandia é uma cidade de 80 mil habitantes que, durante o verão, triplica de capacidade por ser um dos pontos de praia preferidos dos turistas. Lá você pode aproveitar lindas praias e clima de montanha, tudo na mesma zona, e comer muito bem!

Abaixo deixamos todas as dicas de o que fazer em Gandia, um roteiro de 2 a 3 dias que tem um pouco de tudo. Começamos pelas dicas práticas: como chegar e onde ficar na cidade.

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Espanha. Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Passarela na Praia Nord

Como chegar em Gandia

Gandia está localizada em um ponto estratégico da Comunidade Valenciana porque está a 70 km da capital Valência e 110 km de Alicante. Essas duas cidades importante tem aeroportos e a maioria dos visitantes de Gandía vem por Valência ou Alicante.

Para chegar em Gandia saindo de Valência você pode pegar um trem da Renfe Cercanías que sai da Estação Nord. A viagem dura 1 hora e cada trecho custa 6,50€. A outra opção é ir de carro, leva apenas 45 minutos pela rodovia AP-7. Veja a rota no mapa abaixo.

Se você vai alugar carro para a sua viagem pela Espanha, nossa dica é usar o site RentCars. Ele compara preços das locadoras e te diz qual é o melhor custo-benefício. Já usamos várias vezes por aqui e recomendamos!

Clique aqui para comparar preços e alugar carro com a RentCars.

Para chegar em Gandia saindo de Alicante de transporte público é mais complicado, é preciso pegar um trem ou busão até Valência e de lá seguir para a cidade. Mas de carro é super simples, pela rodovia AP-7 leva 1h20 minutos. Veja a rota no mapa abaixo.

Leia também: O que fazer em Valência – roteiro de 2 dias

Onde ficar em Gandia

Seja porque você quer aproveitar a praia em grande estilo ou porque está atrás de história e aventura, é importante escolher bem a hospedagem em Gandia. Felizmente há opções para todos os estilos de viajantes e orçamentos!

Nós ficamos no Hotel Villa Luz Familly Gourmet e adoramos. 4 estrelas, com ótimas instalações, novinho e um café da manhã digno de reis. Está a 2 quadras da praia e tem piscina com tobogã lá dentro!

A área de piscinas e toboáguas no hotel que ficamos

Clique aqui para ver mais fotos, preços, disponibilidade e fazer sua reserva no Hotel Viila Luz Familly Gourmet.

Selecionamos abaixo mais 6 opções de hospedagem em Gandia, todas bem localizadas e com ótimas notas dos outros viajantes. Escolha a sua! 🙂

O que fazer em Gandia

Agora que você já sabe como chegar e onde vai se hospedar na cidade vamos ao roteiro! Em 2 dias você consegue visitar tudo, mas se estiver indo no verão e quiser ficar lagarteando na praia, separe mais tempo. No fim do post há um mapa com todos os pontos marcados!

Centro histórico

O centro histórico de Gandia é uma graça, vale a pena começar o passeio por ali, se perdendo pelas ruelas. Começando pela Plaza Escuela Pías você poderá ver uma maquete da antiga cidade medieval, para entender como era o centro antigamente.

Ali você também verá 4 estátuas de personagens muito importante para a cidade: Os Borja! Talvez você já tenha ouvido falar neles naquela série de TV “Os Borgia”. Uma família importante, controversa que teve muito poder na Espanha, Vaticano (um deles foi Papa!) e na Europa toda.

As estátuas da família Borja

Dê uma voltinha até a Igreja de Santa Maria e a Plaça Major onde fica o prédio da prefeitura (Ayuntamiento). Não deixe de visitar também o mirante da cidade, o Mirador de los Borja, que tem uma bela vista para o Rio Serpis.

Próximo do mirante está a rua de pedestre Passeig de les Germanies, que é parecida às famosas Ramblas de Barcelona. A rua começa ali e corta toda a cidade, caminhar nessa área é uma delícia tanto de dia como durante a noite.

Leia também: O que fazer em Barcelona – o guia completo e definitivo da cidade

Palácio Ducal de Gandia

Uma das principais jóias do centro histórico é o Palácio Ducal, ou em valenciano Palau Ducal dels Borja de Gandia. Esse palacete é importantíssimo para a história da cidade, pois foi casa de Francisco Borja. Fizemos a visita guiada e adoramos!

Por dentro o palácio é surpreendente, já que cada cômodo é decorado de uma maneira, sempre bem luxuoso. A visita guiada durou uma hora e no final ficamos fazendo fotos no pátio exterior.

Endereço: Carrer del Duc Alfons el Vell, 1.

O interior do Palau Ducal

Museu de Santa Clara

Se você gosta de arte, especialmente sacra, faça um tour guiado no Museu do Convento de Santa Clara, que fica no antigo prédio do Hospital de Sant Marc. Eles tem um acervo importante e os guias que trabalham lá são especialistas e entram em detalhe na história das obras.

No mesmo espaço está também o Museu Arqueológico de Gandia (MAGa).

Endereço: Carrer de l’Hospital, 22

Museu Santa Clara

Museu Faller de Gandia

Se tem uma dica de o que fazer em Gandia imperdível é visitar o Museu Faller. Lá dentro você aprenderá sobre a festa mais tradicional da comunidade valenciana, as Fallas, e entender a importância para a cidade. Rola sempre na semana do dia 15 de março.

Fizemos uma visita guiada super interessante de 1 hora onde pudemos ver as roupas tradicionais, as estátuas que sobraram dos anos anteriores e ouvir um pequeno exemplo do show de fogos de artifício.

Nas fallas cada associação constrói estátuas gigantescas, sempre com alguma crítica política e social como temática. Essas estátuas ficam expostas nas ruas e no final, eles tacam fogo em TUDO e guardam só pequenos pedaços de lembrança.

Endereço: Carrer Sant Martí de Porres, 29.

Leia também: O que fazer em Sevilha – roteiro completo

Algumas das poucas alegorias salvas do fogo no museu sobre as fallas

Praias de Gandia

O ponto alto de Gandia é o litoral! Ficamos apaixonadas pela praia de areia fina e clara e mar quentinho. São quase 7 quilômetros de orla e como a faixa de areia é grande mesmo em alta temporada no verão em nenhum momento fica aquela lotação insuportável.

Na maior parte da praia há bastante estrutura e mais pro final são 2 km de área preservada porque tem uma duna onde não se pode construir, então é o que eles chamam de praia virgem (bem legal também).

Não deixe de caminhar no calçadão, tomar um sol e entrar no mar de Gandia, você vai se surpreender com a água quente porque isso é quase um achado na Europa!

Delícia, né?

Parque El Marjal

El Marjal é uma área de proteção ambiental que se tornou reserva porque há pouco tempo foi recuperado pela prefeitura local. É um local bem bonito, com lagos e bastante natureza. Uma boa para levar as crianças!

Está um pouquinho mais afastado do centro da cidade e o acesso só é possível de carro (ou de bicicleta se você for um viajante esportista). Lá dentro está o Centro de Interpretación Parpalló-Borrel onde há visitas guiadas para explicar sobre a importância dessa área ambiental.

A área verde de Gandía é vasta e bonita

Monastério Sant Jeroni de Cotalba

Um local muito lindo e que deve ser visitado! Está em Cotalba, um vilarejo vizinho a Gandia e para chegar lá tem que ser de carro (já alugou o seu possante na RentCars?). Fizemos a visita guiada que durou 1h30.

O Monastério tem mais de 700 anos de história! A visita inclui a torre gótica, o pátio, o claustro mudéjar, os estábulos, a cozinha dos monjes, o claustro superior, a sala de armas e um belíssimo jardim exterior.

As visitas guiadas acontecem às quintas-feiras às 11h30, aos sábados às 10h00 e aos dominho às 11h30. A entrada custa 6,00€. Compre seu ticket no site oficial para garantir, porque são poucas vagas: Ingressos Monastério de Cotalba.

Endereço: Autovía Gandía- L’Olleria (CV-60), Salida 35, Alfauir

Cova del Parpalló

Próximo dali, mas subindo a bela montanha, você pode visitar a Cova del Parpalló, uma caverna pré-histórica que abrigou pessoas há mais de 23 mil anos! Ali foram encontradas 5.000 placas de arte rupestre, o que a torna um dos sítios arqueológicos mais importantes da Espanha.

As visitas guiadas rolam sempre nos fins de semana e feriados às 11h. Programe-se!

Uma breve caminhada pelas montanhas leva até as Covas de Parpalló

La Nevera

Próximo às covas, em Barx, também visitamos La Nevera, ou a geladeira. Esse enorme buraco na terra era usado para armazenar a neve que caia ali na montanha (antigamente nevava bastante ali), para que a neve depois fosse comprimida e usada como gelo, sorvete, etc.

Imagina que doideira descer a montanha com blocos de neve, guardar aí e depois descer para a cidade de Gandia. Claro que uma boa parte era perdida, mas é muito interessante! Tem visitas guiadas gratuitas aos domingos, 12h00. A saída é da Oficina de Turismo de Barx, na Carrer de Gandia, 62.

Nós dentro da geladeira!

Onde comer em Gandia

Comemos muito bem na cidade, como já é esperado quando se viaja pela Espanha, né? Os pratos típicos de lá são a Paella Valenciana e o Fideuá (que é tipo uma paella mas ao invés de usar arroz a base é feita de macarrão).

Para almoçar no centro da cidade, recomendamos o restaurante e enoteca Vins i Més. Bem gostoso, com preços justos e pratos típicos. Está no centro histórico, perto do Palácio Ducal. Endereço: Carrer Jesuitas, 3.

Para jantar, a melhor opção é o restaurante El Asombro que tem uma decoração bem legal, comida gostosa e clima romântico. Está mais próximo da praia. Endereço: 21, Carrer Senill.

Comidinhas no restaurante El Assombro

Para comer a tradicional paella valenciana o local mais indicado é o restaurante Puigmola que fica na área da montanha. Eles cozinham a paella no fogo à lenha, mais tradicional que isso é impossível! Endereço: Pda. Puig Mola, S/N, Barx.

E por fim, para sair a noite e comer tapas, a ideia é dar um rolê pelos bares do centro. Entramos em vários pedindo uma tapa e taça de vinho em cada um, no final comemos e bebemos muito bem gastando pouco! Os preços lá são bem mais em conta que em Barcelona.

Paella valenciana feira na brasa minha gente!

Mapa – O que fazer em Gandia, na Espanha

Tem mais dicas sobre o que fazer em Gandia? Deixe nos comentários! 🙂


Outros posts que podem te interessar:

– Onde ficar em Gandia – dicas de hospedagem

– O que fazer em Valência – roteiro de 2 dias

– Visita à Ciudad de Las Artes y Ciencia em Valência

– Categoria completa: ESPANHA


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta Estrangeira no Facebook!