A password will be e-mailed to you.

O que fazer em Brasília em 1 dia

Acho que não tem jeito – todo brasileiro tem Brasília no seu imaginário depois de estudar na escola sobre a construção da capital do país. Eu tinha muita curiosidade de conhecer essa cidade planejada, então quando apareceu uma viagem de trabalho à Brasília, dei um jeito de chegar um dia antes para poder explorar um pouco mais. E gostei bastante.

A ideia de levar a capital do país para o Planalto Central foi do Presidente Juscelino Kubitscheck e o Plano Piloto de Lúcio Costa foi o ganhador de um concurso aberto em 1957 para o planejamento urbanístico de Brasília.

Embora muita gente diga que a cidade tem formato de avião, Lúcio Costa se inspirou no sinal da cruz para criar o projeto. Vou admitir que só consigo ver o avião hehehe.  Olhando o mapa, o que você acha?

mapa_brasilia

Onde ficar em Brasília


A maioria dos hotéis estão na zona hoteleira, apesar de haver outras opções mais distantes. Na minha opinião é melhor ficar na zona hoteleira mesmo, perto do Eixo Monumental para poder visitar tudo com mais facilidade. Selecionei alguns hotéis muito bons, com notas altas no Booking, em diversas categorias de preço:

  • B Hotel Brasilia – 5 estrelas para quem busca o maior conforto possível – $$$$
  • Flat Brasília – Setor Hoteleiro Norte – apaixonada por esse flat. Baita vista, apartamentos equipados, preço acessível e nota 9,2 no Booking – $$$
  • Hotel Nacional – 4 estrelas com quartos ótimos e boa localização – $$
  • Hotel Diplomat – um dos mais econômicos na cidade, pertinho da torre de TV e do Centro Comercial Brasília – $$
  • Joy Hostel – hostel com uma área comum deliciosa, perto da Praça dos Três Poderes e nota 9,2 no Booking – $

Fizemos um post completo falando mais detalhes de cada uma dessas hospedagens. Leia aqui: Onde ficar em Brasília – dicas de hotéis e hostel.

O Eixo Monumental

Se você tem pouco tempo em Brasília, a ideia é focar no Eixo Monumental, que reúne o principal da cidade. Nessa área há um acervo arquitetônico fabuloso, com a maior concentração de construções de Oscar Niemeyer no planeta!

Vou começar com duas fotos que tirei da Torre de TV para você entender. A Torre está mais ou menos no meio do Eixo Monumental.

Lá no fundo está o Congresso Nacional e atrás dele a Praça dos Três Poderes. Esse vários prédios que se dividem entre os dois lados da Avenida são os ministérios. Do lado direito você vê duas construções brancas: A Catedral e o Museu Nacional.

Brasilia-torre-de-tv

O Jardim Burle Marx, a Fonte Luminosa e o Eixo Monumental

Para o outro lado temos essa vista da foto abaixo. No centro lá atrás está o Memorial JK. À direita o Palácio do Buriti. Esse prédio grande é o Palácio de Convenções Ulysses Guimarães e esse menorzinho branco o Complexo Cultural Funarte.

Para cá ficam ainda a rodoviária e o complexo esportivo (onde estão o Ginásio Nilson Nelson, o Estádio Mané Garrincha e o Autódromo Nelson Piquet).

Brasilia-torre-de-tv-vista

Vista da Torre de TV, com o Centro de Convenções em destaque

Como você pode ver, as coisas estão próximas, mas não é exatamente uma distância pequena. Caminhar isso tudo pode ser sofrido. Ainda mais com o sol do cerrado e a falta de sombra. Nesse dia que visitei tudo estava de carro com um amigo meu brasiliense, o que facilitou muito nosso passeio. E assim pudemos também cruzar a Ponte JK que é linda.

Se for alugar carro pesquise os melhores preços no site RentCars, um buscador que reúne as melhores locadoras do Brasil e te diz qual é o preço mais baixo para o destino e datas da sua pesquisa. É ótimo! Clique aqui para pesquisar os melhores preços de aluguel de carro com a RentCars.

Agora vamos dar uma voltinha no Eixo Monumental!

Praça dos Três Poderes

A praça recebe esse nome pois abriga as sedes dos Três Poderes:

  • Congresso Nacional – poder Legislativo
  • Palácio do Planalto – poder Executivo
  • Supremo Tribunal Federal – poder Judiciário

É um espaço aberto amplo, onde os prédios estão isolados e não se sobressaem, transmitindo a ideia de que os três poderes são independentes e harmônicos.

Há duas esculturas importantes. A primeira é Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, conhecido popularmente como Os Candangos. A outra é A Justiça, que fica na frente do Supremo Tribunal Federal, obra de Alfredo Ceschiatti.

Brasilia-praca-dos-3-poderes

A Justiça

Brasilia-praca-dos-3-poderes

Escultura Os Candangos e ao fundo o Palácio do Planalto

O Congresso Nacional é um símbolo de Brasília e do país e o vemos nos telejornais e jornais impressos diariamente.

A cúpula côncava (a da esquerda) é do plenário da Câmara dos Deputados e a cúpula convexa é do Senado Federal. Os dois prédios altos, com 100 metros de altura, abrigam a administração do Senado e da Câmera dos Deputados.

É possível conhecer os principais espaços do Palácio do Congresso Nacional em uma visita guiada em grupo às segundas, quintas, sextas, finais de semana e feriados. Os grupos saem a cada meia hora do Salão Negro, das 9h às 17h30 e a entrada é gratuita.

Às quintas precisa agendar a visita ao Congresso Nacional com antecedência no site.

Brasilia-congresso-nacional-2

Congresso Nacional

Na Praça fica ainda o Panteão da Pátria e da Liberdade, uma homenagem aos brasileiros que se destacaram por seu trabalho pelo país. Eles tem seus nomes gravados no “Livro de Aço”, também chamado “Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria”. Essas pessoas ganham status de “heróis nacionais”

A ideia de criar o Panteão surgiu quando Tancredo Neves morreu e causou uma comoção nacional. O prédio é de Oscar Niemeyer e simboliza uma pomba.

Brasilia-panteao-da-patria

Panteão da Pátria e da Liberdade

No Espaço Lúcio Costa fica uma maquete do plano piloto super detalhada que vale a visita. Esse pequeno museu foi inaugurado em 1992, quando Lúcio Costa completou 90 anos. Ele é subterrâneo, então é preciso ficar atento para não perdê-lo.

brasilia-espaço-lucio-costa

Maquete de Brasília no Espaço Lúcio Costa

Palácio Itamaraty

É a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, onde são recepcionadas visitas importantes diplomáticas, como Barack Obama. Na verdade o nome original deste edifício era Palácio dos Arcos, por causa dos arcos da fachada. Mas não pegou. Como o antigo prédio no Ministério das Relações Interiores no Rio de Janeiro chamava Palácio do Itamaraty, essa denominação prevaleceu.

Você já deve imaginar que ele também é de Niemeyer, né? E se destaca por seu hall sem colunas, o maior da América Latina e por sua riqueza artística. Há várias obras em seu interior, incluindo um afresco de Alfredo Volpi.

A escultura que fica no espelho d’água que você vê na foto se chama Meteoro e é de Bruno Giorgi. Todo o paisagismo, tanto na área interior como exterior é de Burle Marx.

Brasilia-palacio-itamaraty

Palácio Itamaraty, o mais bonito 🙂

Escada no interior do Palácio Itamaraty

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida

Popularmente conhecida apenas como Catedral de Brasília, foi o primeiro prédio da cidade. É uma igreja bastante diferente das outras, com seus coloridos vitrais da artista plástica Marianne Peretti. A estrutura foi construída a partir de 16 colunas de concreto, que pesam 90 toneladas cada.

Brasilia-catedral

Belíssima (e diferentona) Catedral de Brasília

Na entrada da Catedral ficam essas esculturas de bronze, que representam os quatro evangelistas, autoria do artista Alfredo Ceschiatti, além de um campanário de 20 metros de altura que leva 4 sinos.

Brasilia-catedral

Os evangelistas na entrada da Catedral

Dentro tem uma imagem da padroeira Nossa Senhora de Aparecida, que é réplica da que fica na cidade de Aparecida, em São Paulo. Suspensos do teto por cabos de aço voam três anjos.

Brasilia-catedral

Anjos dentro da Catedral de Brasília

Leia também o post do blog Panorama de Viagem: Igrejas em Brasília para conhecer na cidade

Torre de TV

Lá no começo do post você viu o visual do alto da torre de transmissão de rádio e de tv. Mas tem um porém. No momento a Torre está fechada para manutenção (dezembro de 2018). Antes de ir, confirme se já terminaram a reforma e se foi reaberta. Quando aberta, o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 20h.

Lúcio Costa projetou a torre de 224 metros, combinando concreto e uma estrutura metálica. O mirante fica a 75 metros de altura e a entrada é gratuita.

Por hora dá para visitar a feirinha de artesanato que fica no local. Eu fiquei encantada com as flores do Cerrado desidratadas. Comprei várias. Uma mais linda que a outra. A feirinha funciona de terça à quinta-feira, das 9h às 17h, e de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h.

No Jardim Burle Marx fica ainda a Fonte Luminosa, que funciona à noite com suas águas dançantes.

Memorial Juscelino Kubitschek

Se você está em Brasília, nada mais adequado que visitar o museu do homem que idealizou a cidade! O Memorial JK foi inaugurado em 1981 no local onde foi celebrada a primeira missa de Brasília em 1957. Também foi projetado por Oscar Niemeyer a pedido da esposa de JK, Sarah Kubitschek.

É possível ver objetos históricos como a faixa presidencial de JK, roupas, fotografias e sua biblioteca. Seus restos mortais foram transferidos para o Memorial quando foi inaugurado e ficam numa sala pouco iluminada, sob um belo vitral da artista Marianne Peretti, a mesma dos vitrais da Catedral.

Brasilia-memorial-jk-

Biblioteca de JK no Memorial

Do lado externo do Memorial está o último carro de JK: Ford Galaxie LTD, 1974 e a estátua de JK a uma altura de 28 metros, que recebe os visitantes com um aceno. Dali Juscelino guarda a cidade que construiu.

Brasilia-memorial-jk

A estátua de Juscelino acena para os visitantes

O Memorial funciona de terça a domingo, das 9h às 18h e custa R$ 10,00 (tem meia-entrada para estudantes e idosos). Mais informação no site do Memorial JK.

Palácio da Alvorada

O Palácio da Alvorada é a residência presidencial oficial. Ele fica à beira do lago Paranoá e foi inaugurado em junho de 1958.  Se quiser, há visitas guiadas às quartas-feiras, das 14h30 às 16h50.

São grupos de 30 pessoas com entrada a cada 20 minutos, que visitam o Hall de entrada, Capela, Salão de Estado, Biblioteca, Salão Nobre, Sala de Música, Salão de Banquetes e Jardins. Para agendar a visita ao Palácio da Alvorada acesse  o site.

Brasilia-palacio-da-alvorada

foto: site http://www2.planalto.gov.br

Ponte JK e Pontão do Lago Sul

Se estiver de carro aproveite para cruzar a bela Ponte JK e curtir o Lago Paranoá. O Pontão do Lago Sul é como se fosse a praia de Brasília, onde a galera aproveita o lago, caminhando pela sua orla ou andando de jetski e barco. Pode ser uma boa ideia jantar em algum dos restaurantes ali, ou tomar algo em um dos bares.

A foto acabou ficando tremida pois tirei do carro e no escuro, mas dá para ter uma ideia da beleza da ponte.

Brasilia-ponte-jk

Ponte JK

Você conhece a capital brasileira? Conta para nós o que fazer em Brasília segundo sua experiência! 🙂

Leia todos os nossos posts da Categoria: Brasil


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

O-que-fazer-em-brasilia

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!