Para comer e beber no Porto – pratos típicos e dicas de restaurantes

O Porto é a nossa cidade favorita em Portugal, e ela tem o posto de queridinha por vários motivos. Além de ser uma cidade linda com um clima incrível, lá nós comemos como rainhas!

Nesse post listamos o que comer e beber Porto. Conheça os pratos típicos, doces e salgados, bebidas deliciosas e anote nossas dicas! ;)

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar em Portugal.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Francesinha

Sem dúvida o principal prato do Porto é a francesinha. Esse sanduíche enorme e dos deuses é o prato tradicional da cidade e os moradores tem muito orgulho disso!

A Francesinha é um sanduíche de pão com carnes, linguiças artesanais, presunto e queijo (sim, tudo isso de recheio) em um molho a base de cerveja. Esse molho é picante e normalmente vai mais queijo derretido por cima…

Para completar as calorias o prato acompanha batata frita! O tradicional é mergulhar a batata no molho mas você pode pedir separado se não gostar da batata molhada.

Só de olhar para essa foto da francesinha já me dá água na boca... Você tem que experimentar quando for ao Porto!

Só de olhar para essa foto da francesinha já me dá água na boca… Você tem que experimentar quando for ao Porto!

Existem muitos lugares para comer Francesinha no Porto – e cada nativo vai te dizer que um deles é o melhor da cidade… Fomos no Bufete Fase porque lá serve a Francesinha favorita da Priscilla, nossa anfitriã.

Eu e Gabi dividimos uma e mesmo assim saímos empanturradas – o sanduba é enorme! O endereço do restaurante é Rua de Santa Catarina, 1147.

O preço das francesinhas varia, lá nós pagamos 12,50€. Curiosidade: o prato tem esse nome porque foi inspirado nos sanduíche francês croque-monsieur!

Outro lugar famoso por servir uma francesinha deliciosa é O Afonso. Anthony Bourdain comeu lá, gostou e popularizou essa lanchonete. Fica na Rua da Torrinha, 219

Leia também: O que fazer no Porto – roteiro e dicas

Vinho do Porto

É o cúmulo da redundância falar isso, mas, tome vinho do porto no Porto! :P  O vinho do porto é um vinho mais encorpado feito com uvas do Douro.

Uma boa ideia é aproveitar e fazer algum tour que envolva degustação de vinhos e/ou visita ao Vale Douro, onde estão as vinícolas. Existem muitas opções de excursões, abaixo separei as que acho mais interessantes para você escolher:

Indicamos também que você leia esse post super legal do blog Ligado em Viagem sobre a Visita à Cave do Vinho do Porto Calem em Porto.

Pastel de nata

Esse é um doce típico de Portugal e você encontra em padarias (ou pastelarias, como eles chamam) do país todo. Mas não é por isso que você vai deixar de comer no Porto, né? Nós comíamos pelo menos 1 por dia, sempre dos lugares menos cheios de turistas… A média de preço é de 1€ cada.

o-que-comer-e-beber-no-porto-pastel-de-nata

Se você está confuso, eu explico: pastel de nata é o que conhecemos no Brasil como “Pastel de Belém”. O que acontece é que, o único que pode ser chamado de Pastel de Belém é o doce feito em Belém, em Lisboa… Todos os outros produzidos em outros locais são chamados Pastel de Nata.

Leia também: 6 hostels bons e baratos no Porto

Vinho Verde

Nóis trupica mais num cái! Vocês podem perceber que somos boas de copo, rs. Ficamos apaixonadas pelo Vinho Verde! É um vinho mais leve (feito com as uvas ainda verdes, oras) e também é conhecido por vinho jovem. Você pode tomar tinto, branco ou rosê e é uma ótima pedida em dias quentes.

A marca mais popular no Brasil é Casal Garcia. No Porto você poderá comprar garrafas desse vinho por poucos euros… Difícil é tomar só uma tacinha!

OPO: Get Your Guide

Queijo da Serra

Esse é um queijo muito gostoso: durinho por fora e bem mole por dentro! O gosto lembra um pouco os queijos curados de Minas Gerais. Fica bem sozinho ou no pão/sanduíche derretido… Uma delícia!

Comemos um sanduíche (lá chama sande) na Casa Guedes, uma instituição no Porto com 30 anos de existência. O lugar é simples, mas os lanches deliciosos. Fica na Praça dos Poveiros, 130

o-que-comer-no-porto-lanche-pernil

Leia também: 1 dia em Guimarães – Bate e volta do Porto

Bacalhau

Aproveite que você está no Porto e se joga nos pratos com bacalhau! Quase todos os restaurantes tem pelo menos um prato com bacalhau e os preços são acessíveis.

Um dica para comer bacalhau no Porto é a Adega Típica de São João. Ali eles servemcomida caseira delicinha. Fica na R. de Alexandre Herculano 183.

Quem aí gosta de bacalhoada? :D

Quem aí gosta de bacalhoada? :D

Se você curte bolinho de bacalhau, pode passar na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau na R. Campo dos Mártires da Pátria 108.

Para finalizar a sessão “água na boa” recomendamos o post do blog Turistando.In: Delícias da Gastronomia Portuguesa

Foi para lá e tem mais alguma dica de o que comer e beber no Porto? Deixe nos comentários!


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

o-que-comer-no-porto

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo