A password will be e-mailed to you.

O homem nu de Granada – uma instituição curiosa da cidade

Mês de janeiro, inverno em Granada, um frio danado. Estamos turistando pelo centro da cidade quando nos deparamos com um homem nu, caminhando tranquilamente como se fosse imune ao ar gelado. A única coisa que ele carregava era um cordão no pescoço com algumas chaves. Com barba e cabelos longos, impossível não fazer a associação com Jesus Cristo.

As pessoas começaram a parar para observar. Algumas riam, outras tiravam fotos. Um rapaz filmava o peladão, acompanhando seu trajeto, então cheguei à conclusão que era algum artista fazendo uma performance ou produzindo um vídeo. E seguimos adiante na nossa missão de explorar Granada, no sul da Espanha.

Leia também: O que fazer em Granada – roteiro e dicas

No dia seguinte damos de cara de novo com o homem nu de Granada, sentado numa fonte tomando um solzinho. Então, espera! Se não era uma performance, o que esse cara faz pelado todo dia no frio de 0 graus????

Não foi difícil descobrir. Bastou jogar no google hombre desnudo de Granada para conseguir a ficha completa do homem que já é uma instituição na cidade. Olmo García tem 35 anos, vive no Paseo de los Tristes, justo onde o encontramos no segundo dia.

Ele chegou a iniciar a faculdade de química na Universidade de Granada, mas abandonou e montou uma empresa de venda de produtos dietéticos. Hoje é seu pai que administra a empresa enquanto ele desfila pela cidade do jeito que veio ao mundo.

homem-nu-de-granada

O homem nu de Granada em frente ao monumento dos Reis Católicos… bem simbólico, né?

Leia também: Onde ficar em Granada – dicas de hotéis e hostels

Olmo já frequentava praias nudistas e ficava pelado quando estava no campo, mas contou ao jornal EL ESPANOL que a ideia surgiu em setembro de 2016.  Um belo dia criou coragem de atravessar um lago cheio de lama, que nunca havia cruzado antes por medo. Quando viu que tinha sido capaz de cruzá-lo, resolveu que na semana seguinte sairia nu por Granada. Ele já tinha vontade de fazer isso, mas não tinha coragem. Assim surgiu o homem nu de Granada.

É tão agradável para o corpo o banho de sol, sentir a liberdade da pele para respirar… Todas as roupas entorpecem 0 intercâmbio de gases com o exterior. Estar vestido é estar preso”, explica.

Ele sempre fala nas entrevistas que anda nu pela rua pela paz mundial. “A final, tudo que fazemos tem um impacto no planeta, uma influência sobre os demais, e se me faz bem estar assim, essa é uma maneira de influenciar positivamente”.

Apesar de buscar a paz, Olmo acabou causando alguns conflitos e chegou a ser atacado fisicamente, além de receber agressões verbais em diversas ocasiões. Uma vez acabou preso por estar nu em frente a uma escola enquanto esperava um amigo.

Leia também: Visita à Alhambra – tudo o que você tem que saber

O nudismo não é proibido em Granada, mas uma lei de proteção aos menores acabou o levando para o xadrez. Também já foi levado ao hospital psiquiátrico onde foi medicado e ficou internado um fim de semana.

Você pode ver uma entrevista com Olmo falando da agressão que sofreu, que o deixou surdo por uma semana e com uma pequena cicatriz no dedo. Depois da violência ele ficou alguns meses sem passear nu, mas agora já está de volta ao seu manifesto. Ele não denunciou o agressor e explica: “A não aceitação da minha forma de ser revela um nível pobre que não vou enfrentar. Eu respeito, mas não vou compartilhar.”

Fiquei pensando no momento que vive o Brasil e como a atitude de Olmo seria recebida no país. E em como as pessoas tem dificuldade em lidar com a nudez, algo tão natural. Porque as pessoas insistem em sexualizar a nudez? Para Olmo é uma forma de reivindicar a pureza, a paz, e segundo ele quando alguém se desnuda é mais sincero com tudo o que lhe rodeia.

homem-nu-de-granada-3

Sem tarjas de censura, esse é Olmo García, o homem nu de Granada.

Que reflexões o homem nu de Granada te provoca? Deixe nos comentários!


Leia nossos outros posts sobre Granada:

– O que fazer em Granada: roteiro e dicas

– Onde ficar em Granada: dicas de hotéis e hostels

– Visita a Alhambra: tudo o que você deve saber

– Quanto custa viajar para Granada – gastos detalhados

– Comer em Granada: pratos típicos, bebidas e dicas de restaurantes

 – 4 shows de Flamenco incríveis em Granada

– Granada LGBT: dicas de bares e boates gays

– Sierra Nevada: como chegar e o que fazer na estação de esqui de Granada

– Como ir do Aeroporto de Granada para o centro


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

o-homem-nu-de-granada

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!