O que você encontra nesse post:

Lugares gratuitos para visitar em Londres

Quer aproveitar ao máximo sua viagem na Inglaterra, mas precisa economizar? Fique tranquilo porque dá para ver muita coisa sem gastar nada e fizemos esse post bem completo, com vários lugares gratuitos para visitar em Londres!

Tem passeio para todos os gostos: parques, jardins, galerias, praças, mercados, mirantes, igrejas, museus e diversas outras atrações gratuitas em Londres. Quando viajamos para a Inglaterra em 2024, conhecemos vários desses lugares e viemos contar aqui para vocês. Espero que aproveitem tanto quanto a gente!

Leia também Hotéis baratos em Londres – dicas para economizar!

Museus gratuitos em Londres

Tate Modern

Um dos museus mais legais de Londres e o acesso é gratuito. Algumas exposições são pagas, mas a maioria dos espaços é de graça. Lá tem uma cobertura bacana de visitar, para ver Londres de cima e escrevemos mais detalhes no post Rooftops em Londres: melhores vistas e mirantes.

Aproveite para conhecer também o Tate Britain, que também tem entrada gratuita e expõe arte contemporânea britânica. Abre todos os dias das 10h às 18h. A dica é pegar uma embarcação (RB1 ou RB6) para ir do Tate Modern até o Tate Britain, porque passa por pontos turísticos bem conhecidos ao longo do Tâmisa :)

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h.

Endereço: Tate Modern, Bankside, SE1 9TG

Transporte público: Trem – estação Blackfriars Railway. Metrô – estação Southwark. Ônibus – linhas 40, 63 e 100.

Tate Modern

The British Museum

O Museu Britânico expõe obras (roubadas) das colônias que explorou, então compreende uma imersão cultural de 2 milhões de anos de história, com peças da região mediterrânea, Oriente Médio, Américas e África. São 3 andares com quase 100 salas (algumas delas possuem horários mais limitados para visitação, confira aqui).

A entrada no museu é gratuita, mas eles pedem para agendar online com antecedência.

Horário de Funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h (exceto nas sextas-feiras, que fecha às 20h30).

Endereço: Great Russell Street, London, WC1B 3DG

Transporte Público: metrô – estações Holborn, Tottenham Court Road, Russell Square e Goodge Street. Ônibus – linha 14.

Natural History Museum

Mais um lugar gratuito para visitar em Londres e uma dica super legal de passeio com crianças. No Natural History Museum você vê dinossauros, fósseis, um monte de espécies de animais representadas em tamanho real, meteoritos, pedras preciosas, minerais e um universo de aprendizado sobre a história da evolução do planeta. Tem uma galeria só de fenômenos da natureza, com simulador de terremoto!

Algumas exposições são pagas, mas a maioria é gratuita e se você reservar online com antecedência por aqui, evita ficar em filas.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h50 (última entrada às 17h30)

Endereço: Cromwell Rd, South Kensington, London SW7 5BD

Transporte público: Metrô – estação South Kensington. Trem – linhas Piccadilly, District e Circle. Ônibus – linhas 49, 70, 74, 345, N74 e N97.

Victoria & Albert Museum

O Victoria & Albert Museum tem 3 unidades em Londres (todas gratuitas), com previsão de inaugurar mais uma em 2025. São exposições que exploram a criatividade, no mundo da arte, moda, design e performance.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h

Endereços: Cromwell Road, London, SW7 2RL (V&A South Kensington) / Cambridge Heath Rd, Bethnal Green, London E2 9PA (Young V&A) / Barlaston, Stoke-on-Trent, Staffordshire, ST12 9ER (V&A Wedgwood Collection)

London Museum em Docklands

As exposições permanentes do London Museum vão ser inauguradas em 2026, no Victorian General Market, em Smithfield. Já a previsão de abertura das exposições temporárias está para 2028, no 1960s Poultry Market.

Enquanto isso, você pode visitar gratuitamente o London Museum em Docklands, que fica ao longo do Rio Tâmisa e que conta com 9 galerias que exploram a história do porto, rio e pessoas envolvidas.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h

Endereço: No 1, West India Quay, Hertsmere Rd, London E14 4AL

Transporte público: Trem (DLR) – estações West India Quay, Westferry e Canary Wharf. Ônibus – linhas 135, 277, D3, D7, D8, N277 e N550. River Bus – RB1 e RB6 (píer Canary Wharf)

Queer Britain

Primeiro e único museu LGBTQ+ do Reino Unido, o Queer Britain fica em Kings Cross. Quando ele inaugurou, em 2022, escrevemos um post sobre o museu, leia aqui.

Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 12h às 18h.

Endereço: 2 Granary Square, London N1C 4BH

Transporte público: Trem – estação King’s Cross.

Science Museum

Outro lugar legal de ir com crianças em Londres é o Museu da Ciência, em South Kensington. Galerias interativas, jogos e muito aprendizado em ciência e história. É gratuito e você deve reservar um horário por aqui.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h.

Endereço: Exhibition Road, South Kensington, London, SW7 2DD

 

Sir John Soane’s Museum

Com entrada gratuita e sem precisar de agendamento prévio (exceto para tours e eventos específicos), o Soane’s Museum é a própria casa de um dos maiores arquitetos ingleses, Sir John Soane, que viveu dois séculos atrás. O museu expõe uma grande coleção de antiguidades, móveis, esculturas, modelos arquitetônicos e outras obras de arte do Seu João =P

Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 17h.

Endereço: 13 Lincoln’s Inn Fields, London, WC2A 3BP

Transporte público: Metrô – estações Holborn ou Temple. Ônibus – linhas  1, 59, 68, 91, 168, 171, 188, 243, 521 e X68 param na Kingsway; linhas 8, 25 e 242 param na High Holborn.

The Charterhouse

A Charterhouse foi construída por volta de 1370, no contexto da Peste Negra, que dizimou países europeus. Foi a mansão de refúgio da realeza britânica e, em 1611, foi comprada por um empresário britânico que doou a casa para servir de abrigo para soldados e civis afetados por calamidades, além de escola para crianças carentes.

O acesso é gratuito no museu, loja e capela. Mas existem tours mais completos, que são pagos – veja descrições e valores aqui.

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h30 às 16h30.

Endereço: Charterhouse Square, London EC1M 6AN

Transporte público: Estações Barbican e Farringdon. Linhas de ônibus: 4, 56 e 153.

Vagina Museum

E para fechar a seção de museus gratuitos em Londres, trazemos o incrível VAGINA MUSEUM! O primeiro museu físico do mundo dedicado à anatomia das vulvas, vaginas e ginecologia. Aplausos!

“Temos a visão de um mundo onde ninguém tem vergonha do próprio corpo, todos têm autonomia sobre o próprio corpo e a humanidade trabalha unida para construir uma sociedade livre e igualitária” S2

Reserve seu ingresso gratuito por aqui, com um dia de antecedência para garantir entrada. Há sugestão de doação de £5 por pessoa, se quiser contribuir.

Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 18h.

Endereço: Arches 275-276 Poyser Street, London, E2 9RF

Transporte público: Overground – estações Cambridge Heath e Bethnal Green. Metrô – estação Bethnal Green. Ônibus – linhas 55, 106, 254, 309, 388, D3, D6, L3, N55 e N253.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Vagina Museum (@vagina_museum)

Queen’s House

A Queen’s House fica no Royal Museums Greenwich. Construída para Anne da Dinamarca em 1630, esposa do Rei Jaime I, a mansão faz parte da lista de Lugares da Herança Mundial da UNESCO.

Hoje em dia, a visita gratuita disponibiliza acesso aos cômodos da casa e escadarias, além de proporcionar um mergulho na história do lugar e das várias obras de arte históricas expostas. Você pode chegar e retirar o ingresso na hora, mas recomendam agendar online. É gratuito, reserve por aqui. 

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h.

Endereço: Romney Road SE10 9NF

Transporte público: Trem – estações Greenwich ou Maze Hill. Underground – estação Cutty Sark. Ônibus – linhas: 129, 177, 180, 188, 286, 386 e N1.

Queen’s House em Greenwich

Parques

Kensington Gardens

Esse também é um dos Parques Reais de Londres, apesar de o nome indicar que são apenas jardins. É porque ele foi feito para ser o jardim do Palácio de Kensington mesmo, mas hoje é aberto ao público e, por causa do tamanho, dá para considerar um parque. É legal de passear tranquilamente, ver os patos na lagoa, o monumento em homenagem à Lady Di e aproveitar para visitar a Serpentine Gallery – que mencionamos mais à frente.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 18h30

Endereço: Serpentine South, Kensington Gardens, London W2 3XA

Transporte público: Underground – estações Lancaster Gate, Knightsbridge e Hyde Park Corner. Trem – estação mais próxima é a Paddington. Ônibus – linhas 94, 148, 274 e 390.

Hyde Park

O Hyde Park é mais um dos Parques Reais de Londres, passeio gratuito e super agradável. Batizado como “Parque do Povo”, foi lá que aconteceu a primeira Marcha Pride de Londres, onde Mandela, Marx e George Orwell fizeram discursos e onde os Rolling Stones já se apresentaram.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h às 12h.

Transporte público: Underground – estação Hyde Park Corner. Ônibus – linha 9.

Saint James’ Park

Fica ao lado do Hyde Park e é o mais antigo e o mais Real dos Parques Reais de Londres – está ao lado também do Buckingham Palace. É lá que membros da realeza já se casaram, onde acontecem paradas militares e celebrações oficiais. O cenário é muito bonito, com vistas clássicas da cidade.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h às 00h.

Transporte público: Trem e Underground – estação Saint James’ Park.

Greenwich Park

Outro Parque Real de Londres, o Greenwich Park é bem famoso e oferece vistas incríveis da cidade. Você pode aproveitar para visitar o Royal Observatory, que fica dentro do parque.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h.

Transporte público: Trem – estação Maze Hill.

Leia também: Walk on the Wild Side – Foraging nos Parques de Londres

Hampstead Heath

O Hampstead Heath é um parque gigantesco. Já visitamos com alguns amigos e ficamos impressionadas com tudo. Destacamos alguns pontos para você visitar: Kenwood House, que foi cenário no filme Notting Hill, e Parliament Hill, um mirante para ver Londres do alto.

Horário de funcionamento: aberto 24h (exceto alguns lugares específicos do parque, que podem limitar o acesso noturno).

Transporte público: Trem – estações Hampstead Heath e Gospel Oak. Underground – estações Hampstead e Golders Green. Ônibus – linhas 24, 46, 168, 210, 214, 268, C2, C11 e H3.

O gigantesco Hampstead Heath

Parque Olímpico

Fica na zona leste de Londres, era uma área que não tinha nada antes das olimpíadas, mas construíram muita coisa. Você sai do metrô, tem uma área enorme de lojas, shopping, um monte de restaurante e bares.

É meio que um parque, dá pra ver os prédios e construções das olimpíadas. Tem uma estrutura que é meio que um escorregador enorme em espiral que você sobe e desce escorregando, a gente não foi porque é pago, mas é legal.

Bem perto do parque olímpico, dá pra ir a pé, fica a região de Hackney Wick, é só atravessar o canal. Lugar cheio de cervejarias e bares na beira do canal, que é muito gostoso para ir no fim de tarde e à noite, tem umas baladinhas e muito grafite. Hypou nos últimos anos.

Horário de funcionamento: 24h por dia

Transporte público: Metrô, trem e DLR – estação Stratford. Ônibus – linhas 108, 308, 339 e 388.

Hackney Wick

Richmond Park

Incluímos Richmond nessa lista de parques, mas esse é um passeio mais completo de dia inteiro. Richmond fica no extremo leste de Londres, parece até outra cidade. Ali você vai ver o Rio Tâmisa com patinhos nadando, pessoas fazendo SUP, caiaque e outros esportes aquáticos. É uma área verde maravilhosa, com casas chamosas e um enorme Parque Richmond, onde há veados andando soltos. No verão é um passeio completo e imperdível – publicamos um roteiro aqui no blog.

Horário de funcionamento: aberto 24h para pedestres. Para carros, abre todos os dias das 7h às 21h.

Transporte público: Trem ou metrô – estação Richmond.

Centros culturais e galerias de arte gratuitas em Londres

Outernet Global

Você não pode perder as exposições super interativas e gratuitas no The Now Building, que é um dos ambientes do Outernet Global. Imensas telas 8k que promovem uma experiência muito legal, interações com inteligência artificial e um lugar para você fazer vídeos e tirar fotos incríveis.

Uma das exposições de 2024 que nos chamou muito a atenção foi a The Butterfly Trail, que te faz mergulhar em florestas tropicais peruanas em meio a um universo colorido de borboletas. Não precisa reservar ingresso. Ele fica na saída no metrô, só chegar e aproveitar.

Horário de funcionamento: varia a cada semana – consultar aqui. Mas geralmente é de segunda a quinta, das 10h às 23h30; sexta e sábado das 10h às 00h; e aos domingos das 10h às 21h.

Endereço: intersecção entre Tottenham Court Road e Charing Cross, ao lado do Centre Point.

Transporte público: Tottenham Court Road London Underground / Elizabeth Line station

Visitamos a Butterfly Trail em 2024

Barbican Conservatory

O Barbican Centre é um grande centro cultural, com diversa programação de shows, exposições e apresentações e você confere aqui o calendário de eventos gratuitos. A nossa dica é conhecer o Conservatório, que fica no terceiro andar. Você pode visitá-lo gratuitamente para andar no jardim com mais de 1500 espécies de árvores e plantas.

Os ingressos são disponíveis online com um mês de antecedência e as visitas acontecem aos domingos e em algumas sextas à noite. Há um número limitado de ingressos disponíveis para visita diurna nos dias em que o Conservatório está aberto e são liberados para reservar online, no mesmo dia, a partir das 9h30.

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 9h30 às 23h e, em feriados, das 12h às 23h.

Endereço: Silk Street, London EC2Y 8DS.

Transporte público: Saindo da estação Barbican, siga a direção para “Art Gallery”, que vai te levar até a “Sculpture Court” e lá você vai ver placa para o Conservatório.

Foto retirada do site do Conservatório

GuildHall Art Gallery

Outra opção de lugar gratuito para visitar em Londres é a GuildHall, para quem gosta de galeria de arte. A entrada livre inclui acesso à exposição da galeria principal, das galerias Heritage e Undercroft e ao Anfiteatro. Reserve por aqui.

Eles oferecem também tours gratuitos guiados, conduzidos pela equipe de guias locais. Estão disponíveis de terça a domingo, às 12h15 e às 13h15, e duram de 30 a 45 minutos. Essa reserva não é necessária.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h.

Endereço: Guildhall Yard, EC2V 5AE

Japan House

A Japan House é uma imersão na cultura japonesa! O espaço é semelhante ao que existe em São Paulo. O acesso é gratuito, mas recomenda-se agendar online para visitar a exposição que estiver rolando. Reservas aqui.

Uma dica bem prática: do lado da Japan House tem um mercado Whole Foods! Nós adoramos, porque lá vende produtos orgânicos e ingredientes naturais.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 12h às 18h.

Endereço: 101-111 Kensington High Street

Transporte público: Estação High Street Kensington

Science Gallery

Galeria pública da universidade de King’s College London, que tem exibições, palestras, worshops, festivais e performances. Lá também tem um café, no térreo da galeria, que serve menus de almoço com opções vegetarianas e veganas.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábado das 10h às 17h.

Endereço: King’s College London, Guy’s Campus, Great Maze Pond, London SE1 9GU

Transporte público: estação London Bridge (use a saída para o Guy’s Hospital)

The National Gallery

Exibe quadros de Da Vinci e Van Gogh, a National Gallery é um dos lugares gratuitos imperdíveis de Londres, principalmente se você é fã de arte.

Praticamente junto com a National Gallery, fica a National Portrait Gallery, na St Martin’s Place. Também tem entrada gratuita, mas seu horário de funcionamento é um pouco diferente: abre de domingo a quinta, das 10h30 às 18h; sextas e sábados, das 10h30 às 21h.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h (exceto nas sextas-feiras, que fica aberto até às 21h).

Endereço: Trafalgar Square, London, WC2N 5DN

Transporte público: Trem e Underground – estação Charing Cross. Ônibus – linhas 24, 29, 176, N5, N20, N29, N41 e N279.

Serpentine Galleries

A Serpentine Galleries é composta por duas galerias, uma de cada lado da Serpentine Bridge, dentro do Kensington Gardens. Mais um lugar gratuito para visitar em Londres! Só não funciona nas segundas-feiras, mas fica aberto em feriados.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h.

Endereço: Serpentine South, Kensington Gardens, London W2 3XA / Serpentine North, West Carriage Drive, London W2 2AR

Transporte público: Underground – estações Lancaster Gate, Knightsbridge e Hyde Park Corner. Trem – estação mais próxima é a Paddington. Ônibus – linhas 94, 148, 274 e 390.

Serpentine Galleries

Royal Academy of Arts

A Royal Academy of Arts é administrada pelos artistas e arquitetos das escolas da Royal Academy, que já formou importantes nomes nessas áreas. Veja aqui quais são as coleções e exibições gratuitas.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (exceto nas sextas-feiras, que fecha só às 21h)

Endereço: entradas pela Burlington House na Piccadilly ou pelo Burlington Gardens, ambas em Mayfair.

Transporte público: Underground – estações Piccadilly Circus e Green Park ou Oxford Circus e Bond Street, a depender de por quais galerias quer entrar.

Igrejas, Templos e Capelas

St Paul’s Cathedral

Na Catedral St Paul’s, a visita completa (chamada sightseeing) é paga, exceto para pessoas com deficiência e seu/sua acompanhante. Mas também existem tours gratuitos guiados e autoguiados para o público geral, que permitem conhecer a Catedral de St Paul por dentro, em algumas áreas. Podem ser realizados de segunda a sábado, das 11h às 15h. Não tem como agendar essas visitas gratuitas – você chega na catedral no dia e vê a disponibilidade na recepção.

Através do Highlights Tour, você tem uma breve apresentação sobre a história e a arquitetura da catedral – leva de 20 a 30 minutos. Para conhecer o térreo e a cripta, é gratuito apenas para ingressos individuais (visita privada de grupos são pagas). Essa opção de tour inclui a escada geométrica e o local em que o coro se apresenta e dura de 1h a 1h30.

Outra maneira de visitar o interior da St Paul’s Cathedral de graça é indo nas missas. Acesse aqui a programação geral. As celebrações com apresentação do coral ocorrem todos os dias às 17h (aos domingos geralmente é às 15h) e em alguns domingos há recital do Grande Órgão, com entrada gratuita também.

Endereço: St Paul’s Cathedral, St Paul’s Churchyard, London, EC4M 8AD

Transporte público: Underground – estações St Paul’s, Mansion House, Blackfriars e Bank. Trem – estações City Thameslink, Blackfriars e Cannon Street. Ônibus – linhas 4, 8, 15, 17, 23, 25, 26, 56, 76, 100, 172, 242 e 521.

Interior da Catedral St Paul’s

Abadia de Westminster

Para visitar a Westminster Abbey precisa pagar a entrada, mas assim como na St Paul’s Cathedral, você pode conhecer o interior do salão principal da igreja de graça no horário da missa, entrando pelo portão oeste (Great West Door).

Não dá para fazer com que seja uma visita turística, porque eles ficam de olho. Durante a missa, não pode tirar foto, mas dá para tirar na saída, desde que seja sem flash. Foi o que eu fiz e vale a pena, é um jeito bacana de ver sem precisar pagar.

Veja aqui a programação da Westminster Abbey – as missas com coral geralmente acontecem de segunda a sábado (exceto quarta-feira), às 17h, e aos domingos, em quatro horários: 10h, 11h, 15h e 18h. Já os recitais de órgãos ocorrem todo domingo às 17h.

Endereço: Westminster Abbey, 20 Dean’s Yard, London, SW1P 3PA

Transporte público: Underground – estações Westminster e St. James’s Park. Trem – estações London Victoria e London Waterloo. Ônibus – linhas 11, 12, 24, 26, 87, 88, 148, 159, 453, N3, N11, N26, N44, N53, N87, N109, N136, N155 e N381.

É só visitar no horário da missa que não paga nada para entrar :)

Fitzrovia Chapel

A Fitzrovia Chapel é uma capela com entrada gratuita em Londres e costuma ter exposições interessantes, sendo algumas de graça também. Eles abrem as portas ao público de segunda a quarta, das 11h às 16h, e em um domingo ao mês, das 12h às 17h. Durante exposições, ficam abertos todos os dias. Veja a programação completa aqui.

Endereço: Fitzroy Place, 2 Pearson Square

Transporte público: Underground – estações Tottenham Court Road, Goodge Street e Oxford Circus. Ônibus – linhas 24, 29, 55, 73, 98, 390, N5, N25, N29, N55, N73, N98, N207, N253 e N279.

Sanatan Temple (Wembley Temple)

O Wembley Temple é um templo hindu de arquitetura impressionante, que atrai muitos turistas. Por razões espirituais, materiais à base de ferro são considerados desfavoráveis ​​na cultura hindu, então toda a construção foi feita com cobre, prata e ouro.

Não pode entrar no Wembley Temple de shorts nem com ombros à vista e precisa tirar os sapatos. A entrada é gratuita e não existem ingressos para reservar ou retirar.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h

Endereço: Ealing Rd, Wembley HA0 4TA

Transporte público: Metrô – estação de Alperton.

Lincoln’s Inn Chapel

No século XIV, surgiram as chamadas Inns of Court, que eram 4 casarões onde aprendizes de direito moravam, estudavam, treinavam e se formavam. Hoje em dia, para os profissionais entrarem na Ordem dos Advogados Britânica, precisam se filiar a uma dessas 4 Inns e atender a dez sessões de qualificação para exercerem a profissão.

A Lincoln’s Inn fica na região londrina de Camden e é uma construção com grandes salões, escritórios, jardins, biblioteca e a capela, que pode ser visitada gratuitamente nos horários de funcionamento e durante missas.

Para conhecer o resto da Lincoln’s Inn (instituição de ensino), tem o tour completo ($15 por pessoa) com guia, durante 90 minutos, uma vez por semana às 11h e termina 12h30. Reservar com 5 dias de antecedência por aqui. 

Outra opção é acessar somente o térreo por $7,50 no tour auto guiado, que dá acesso ao salão principal (disponível apenas das 10h às 12h), biblioteca, capela e jardins. Para essa opção, você compra o ingresso lá na hora.

Horário de funcionamento da capela: segunda a sexta, das 9h às 17h.

Endereço: The Treasury Office – Lincoln’s Inn WC2A 3TL

Transporte público: Estações Holborn ou Chancery Lane.

Capela de St Peter e St Paul

A Capela de St Peter e St Paul faz parte do Old Royal Naval College e é um lugar gratuito para visitar em Londres em qualquer dia. Fica em Greenwich. Na capela ocorrem missas, recitais, apresentação de coral e outros eventos. Acesse a programação aqui.

Horário de funcionamento: de segunda a domingo e em feriados, das 10h às 17h.

Endereço: Old Royal Naval College, London SE10 9NN

Transporte público: DLR – estação Cutty Sark. Underground – estação North Greenwich. Trem – estação Greenwich ou Maze Hill. Ônibus – linhas 47 e 177. Barco – píer Greenwich.

Jardins para visitar em Londres

Sky Garden

Jardim público e o mais alto da cidade, portanto um dos rooftops mais visitados de Londres. Portanto, para conseguir acesso, precisa reservar no site com 3 semanas de antecedência. Se você não conseguir agendar seu ingresso, dá para chegar lá e ver se consegue entrar.

No dia que visitamos, estavam deixando entrar várias pessoas. Recomendamos chegar cedo pela manhã para ter mais chance. Costuma ficar mais cheio a partir das 11h. Leia mais informações sobre nossa visita no post Rooftops em Londres: melhores vistas e mirantes.

Endereço: 20 Fenchurch Street

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h.

Transporte público: Metrô – estações Monument, Tower Hill, Tower Gare, Aldgate, Bank e Mansion House. Trem – estações London Fenchurch Street, Cannon Street e London Bridge. Ônibus – linhas 15, 21, 35, 43, 47, 141, 149, 344, 388, N15 e N133.

O Sky Garden é muito bonito e gigantesco

Whitehall Gardens

O Whitehall Gardens é um jardim em área pública, que faz parte do Victoria Embankment Gardens, criado em 1864, seguindo as margens do Rio Tâmisa. É um lugar bonito e sossegado para passear e relaxar em Londres.

Endereço: Victoria Embankment, SW1A 2HE

Crossrail Place Roof Garden

Lugar gratuito para visitar em Londres, o Crossrail Place é um jardim na cobertura do Canary Wharf (que mencionamos de novo mais à frente). E o mais legal: a linha do Meridiano cruza por ele e organizaram as plantas de acordo com a posição dos continentes no mundo. Por exemplo, tem bambus representando a Ásia na parte leste do jardim e samambaias representando as Américas, do lado oeste.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado das 10h às 19h; domingo das 12h às 18h; e nos feriados, das 11h às 18h.

Endereço: Canary Wharf, London, E14 5AB

Transporte público: Metrô (linha Jubilee) ou Trem (linha Elizabeth) – estação Canary Wharf. DLR – estações Canary Wharf ou Heron Quays. Ônibus – linhas D3, D7, D8, 135, 277 e N550.

Canary Wharf

Mercados de rua em Londres

Borough Market

Mercado mais antigo de Londres, tem mais de mil anos de história! Ele começou com a construção da ponte, a London Bridge, lá em 990, com a instalação de mercados de rua na região e pontos de venda na própria ponte, e seguiu com uma longa história de conflitos, destruição por fogo, proibições por parte do governo… enfim, muito da história da própria cidade está relacionada ao Borough Market.

Hoje em dia, toda a região tem sido revitalizada. Fomos lá em 2024 e está bem bonitinha, porque estão modernizando, mas mantendo as características originais. Tem um monte de barraquinha, com muita coisa do mundo inteiro pra comer, é bem legal. Barraquinhas de souvenirs, artesanato, comida, bebida – um mercadão bem completo mesmo.

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 17h; sábado das 9h às 17h; domingo das 10h às 16h.

Endereço: 8 Southwark Street, London, SE1 1TL

Transporte público: Metrô e trem – estação London Bridge. Ônibus – linhas 17, 43, 47, 141, 149, 388, N21, N199, N343 e N381.

Old Spitafields Market

Outro mercado que fica em área coberta, com barraquinhas, comida, bebida e artesanato. E agora tem ao redor uma praça bonita, milhares de esculturas de elefantes, uma praça gostosa com cadeirinhas e árvores. Fizeram um calçadão e está uma área bem gostosa também para passar uma tarde.

Horário de funcionamento: segunda, terça, quarta, sexta e sábado, das 10h às 18h; quinta das 8h às 18h e domingo das 10h às 17h – mas confira na página do Instagram os horários específicos de algumas lojas.

Endereço: 16 Horner Square, London, E1 6EW

Transporte público: Trem – estações Liverpool Street, Shoreditch High St e Aldgate East. Ônibus – linhas 8, 26, 35, 48, 67, 78, 135, 149, 205 242, 388.

Gabi com saudade da Tailândia no Old Spitafields Market

Leadenhall Market

O Leadenhall Market é super charmoso, com estilo vitoriano, mas bem moderno e badalado. Sua história começou em 1321, quando era uma mansão e sobreviveu a mudanças, reconstruções e até a um incêndio, se tornando hoje um destino popular para moradores da cidade, visitantes e trabalhadores.

Lá tem boutiques, restaurantes, cafés, bares de vinho e um pub premiado. E é um lugar lindo para tirar fotos :)

Horário de funcionamento: aberto 24h.

Endereço: Gracechurch St, London EC3V 1LT

Transporte público: Metrô – estações Monument, Bank e Aldgate. Trem – estações London Fenchurch Street e London Cannon Street.

Leadenhall Market

Feira Portobello em Notting Hill

Um dos maiores mercados de rua do mundo, a feira Portobello vai de Westbourne Grove até Golborne Road e tem muitas lojas de antiguidades, souvenirs, roupas e barracas de comida. É um lugar famoso por conter itens de colecionadores, de tudo quanto é tipo de coisa.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 19h.

Endereço: Portobello Road, London, W10 5RU

Transporte público: Trem – estações Ladbroke Grove e Notting Hill Gate. Ônibus – linhas 7, 49, 52, 205 e 452.

Porta azul do filme Notting Hill

Outros lugares gratuitos em Londres

Covent Garden

Não é mais um jardim, apesar de já ter sido antigamente o jardim da Abadia de Westminster. O Covent Garden fica em West End e hoje é um conjunto de ruas charmosas e cheias de lojas e lugares para comer. Tem também uma praça histórica, o prédio do mercadão e também o Neal’s Yard, uma rua cheia de cafés, restaurantes e bares, bem coloridinha e instagramável.

Leia também nossa dica de caminhada em Londres de Westminster a Covent Garden.

Endereço: Covent garden, London, WC2E 8RF

Transporte público: Metrô – estação Covent Garden. Trem – estação Charing Cross. Ônibus – linhas 9, 13, 15, 23, 24, 139 e 153.

Covent Garden

Millenium Bridge

A Millenium Bridge é uma ponte só para pedestres em Londres, atravessa o Rio Tâmisa e foi inaugurada em 2000 (por isso o nome de ponte do milênio). De um lado tem a Catedral de St Paul e, cruzando a ponte, você chega no Tate Modern. Fãs de Harry Potter gostam pois foi cenário de um dos filmes, num  momento cheio de dementadores.

Endereço: Thames Embankment, London EC4V 3QH

Plataforma 9 3/4 na King’s Cross

Já que estamos falando de Harry Potter, visitar a Plataforma 9 ¾ é como se sentir indo pra Hogwarts! Impossível ir pra Londres e não conhecer esse lugar tão emblemático do livro/filme. Você pode tirar foto gratuitamente segurando aquele carrinho que está atravessando a parede. Mas avisamos que a fila é longa! Fica na estação de King’s Cross, super fácil de chegar pelo transporte público.

Leia também nosso post de quando visitamos os Estúdios do Harry Potter em Londres!

Endereço: King’s Cross Station, Euston Road, London, N1 9AL

Transporte público: Trem e metrô – estação King’s Cross.

É preciso atravessar a Plataforma 9 3/4…

Leicester Square

Praça que recebe mais de 2,5 milhões de visitantes por semana, a Leicester Square é um lugar gratuito para ir em Londres e bater perna. Além de teatros, cinemas e exposições, lá tem várias lojas, restaurantes, bares, cafés e até cassino.

Endereço: Leicester Square, London WC2H 7LU

Transporte público: Metrô – estações Leicester Square, Piccadilly Circus e Charing Cross. Ônibus – linhas 8, 10, 15, 23, 38, 73, 139, 176 e 390.

Tower Bridge

Para visitar a Tower Bridge por inteiro, caminhar no teto de vidro e entrar nas torres, precisa comprar ingresso – custa £13,40 para adultos e menores de 5 anos não pagam. Mas você pode atravessar a Tower Bridge a pé de graça! Só na via de baixo, mas já é uma experiência muito legal, até porque ela é um dos símbolos de Londres, super icônica.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h30 às 18h.

Endereço: Tower Bridge Rd, London, SE1 2UP

Transporte público: Trem – estações London Bridge e Fenchurch Street. DLR – estação Tower Gateway. Metrô – estações Tower Hill e London Bridge. Ônibus – linhas 15, 42, 78,100, 343.

A famosa Tower Bridge

China Town

Bairro chinês com ruas todas decoradas, bem bonito para dar um rolê e um ótimo lugar para comer bem e barato em Londres. Muitos restaurantes chineses e asiáticos com ótimos preços.

Endereço: China Town, Londres, W1D 5QA

Transporte público: Metrô – estações Leicester Square, Piccadilly Circuse Tottenham Court Road. Ônibus – linhas 14, 24, 27, 29, 134, 168 e C2.

Trafalgar Square

Praça pública em Londres, que carrega parte importante da história da cidade. Você pode aproveitar para visitar as galerias de arte ao redor, apreciar a fonte com luzes e os monumentos da praça e tirar foto com uma das estátuas de leão feitas em bronze.

Mas nossa dica aqui é conhecer a cripta que fica abaixo da Igreja St Martin in The Fields, bem perto da Trafalgar Square. Durante o dia, funciona como o Café in the Crypt (nome original escrito assim mesmo!), que já ganhou prêmios pela comida e pela hospitalidade. À noite, vira o Crypt Lates, um barzinho estilo cabaré, com shows ao vivo de jazz, blues e folk. Nós só visitamos durante o dia, mas já foi bem legal.

Endereço: Trafalgar Sq, London WC2N 5DS

Transporte público: Metrô – estação Charing Cross e Leicester Square. Ônibus – linhas 3, 6, 9, 11, 12, 13, 15, 23, 24, 29, 53, 87, 88, 91, 139, 159, 176 e 453.

Café na cripta abaixo da Igreja St Martin in the Fields – na Trafalgar Square

God’s Own Junkyard

Uma mistura de galeria de arte com barzinho, a God’s Own Junkyard é um lugar com entrada gratuita super legal de visitar em Londres. O idealizador, Chris Bracey, que faleceu em 2014, colecionou diversos itens e placas com luzes de led e neon, de origem tanto em sex shops quanto em famosas cenas de filmes. Além de expor as peças, eles também vendem.

Fica numa ruazinha bem bonitinha cheia de grafites, com microcervejarias e lugares de comer. É um lugar meio que no subúrbio de Londres, então é um pouquinho afastado, mas dá para chegar de trem ou ônibus.

Horário de funcionamento: sextas e sábados, das 11h às 22h; aos domingos, das 11h às 18h. Mas confira no site, porque em algumas datas eles fecham para eventos particulares.

Endereço: Gods Own Junkyard – Unit 12, Ravenswood Industrial Estate, Shernhall Street, London, E17 9HQ

Transporte público: Trem – estação Wood Street e Walthamstow. Metrô – estação Walthamstow. Ônibus – linhas W12 e W16.

God’s Own Junkyard, no subúrbio de Londres

Livraria Word on the Water

A Word on The Water é uma livraria situada em um barco holandês da década de 1920, que fica atrás da King’s Cross, na Granary Square. É muito charmosa e tem música ao vivo no deck.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 19h.

Endereço: Regent’s Canal Towpath, Londres, N1C 4LW

Transporte público: Metrô e trem – estação King’s Cross. Ônibus – linhas 46, 63, 214 e N63.

Shad Thames e Maggie Blake’s Cause

A Shad Thames é uma rua turística com bares e restaurantes, ao lado da Tower Bridge. Um agradável passeio gratuito em Londres, com belas vistas da ponte, do rio e das construções ao redor.

Já foi o lugar com o maior complexo industrial de Londres, mas hoje os antigos armazéns viraram edifícios residenciais, preservando ao máximo a arquitetura dos prédios. Aproveite que está por ali e caminhe pela Maggie Blake’s Cause também.

Uma homenagem a Maggie Blake que, nas décadas de 80 e 90, lutou com os moradores locais contra um empreendedor que comprou um galpão vitoriano abandonado (antigo depósito de importação) para construir restaurantes e apartamentos.

O empreendimento iria limitar o acesso dos moradores ao rio e à vista da ponte. O protesto saiu vitorioso, a rua levou o nome de Maggie e hoje é uma atração turística, além de gratuita, em Londres.

Endereço: Shad Thames / 38 Shad Thames, London SE1 2YD

Transporte público: Gallions Reach, Tower Hill

Mirantes gratuitos em Londres

Londres tem vários lugares gratuitos para ver a cidade de cima. Escrevemos um post completo com várias opções, acesse aqui.

Por exemplo, o The Lookout é uma galeria gratuita, que achamos um dos melhores rooftops em Londres e fica no último andar (50º) do edifício. Os ingressos são liberados quinzenalmente, nas segundas-feiras (reserve por aqui). Recomendam fazer a reserva, porque se chegar na hora e estiver lotado não entra.

The Lookout

Troca da Guarda no Palácio de Buckingham

Assistir à troca da guarda no Palácio de Buckingham é de graça e acontece toda segunda, quarta, sexta e domingo, geralmente às 11h da manhã. Mas confira a programação exata aqui, para garantir.

Geralmente as pessoas esperam no Palácio de Buckingham mesmo, até a guarda que vai assumir chegar. Mas existem outros pontos em que você pode ver as movimentações dos guardas, como no St James’ Palace, no The Mall (que fica entre Marlborough Road e o Buckingham Palace), Wellington Barracks ou nas escadas do Victoria Memorial, que dão uma boa elevação para assistir o espetáculo.

A cerimônia completa dura cerca de 45 minutos. Aqui vai um cronograma estimado de cada etapa da troca de guarda:

  • 10h30: Nova Guarda sai de Hyde Park Barracks
  • 10h45: Nova Guarda passa pelo Buckingham Palace
  • 11h00: Nova Guarda chega na Horse Guards Parade
  • 11h30: Velha Guarda sai da Horse Guards Parade
  • 11h45: Velha Guarda passa pelo Buckingham Palace

Endereço: Buckingham Palace, London, SW1A 1AA

Transporte público: Metrô – estações Green Park, St James’s Park e Victoria. Trem – estação London Victoria. Ônibus – linhas 11, 211, 239, C1 e C10.

Você pode ver também a troca de guarda que acontece no Castelo de Windsor e aproveitar para conhecer toda a redondeza, como nós fizemos. Leia aqui nosso guia completo para visitar o Castelo de Windsor!

Troca de guarda em Windsor

Picadilly Circus

Essa é uma das praças mais movimentadas de Londres, cheia de luzes, lojas, restaurantes, bares… enfim, tipo a Times Square da capital inglesa. Tem uma estátua central de Eros, que as pessoas costumam tirar foto.

A Picadilly Circus é basicamente um lugar no meio de Londres, perto de tudo e que tem de tudo um pouco, então com certeza você vai passar por lá em algum momento da sua viagem.

Endereço: Piccadilly Circus, London, W1D 7ET

Transporte público: Metrô – estação Picadilly Circus.

London Mithraeum Bloomberg Space

O London Mithraeum Bloomberg Space é mais um lugar gratuito para visitar em Londres e é para quem gosta de história, arqueologia e muita cultura. O espaço surgiu quando começaram a reformar alguns prédios e acharam ruínas da antiga Londres romana, que se chamava Londinum.

Então hoje você pode visitar para ver os objetos romanos em exposição e tem um lugar embaixo das ruínas que preservaram e rola apresentação de um mini show, a cada meia hora. É bem interessante ver as projeções em cima das ruínas!

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 18h; domingo, das 12h às 17h.

Endereço: 12 Walbrook, Londres, EC4N 8AA

Transporte público: Metrô – estações Bank, Mansion House e St Paul’s. Trem – estação Cannon Street.

Ruínas romanas no London Mithraeum

Camden Town

Perto do Regent’s Park, fica Camden Town, uma região bem badalada também. Lá tem diversos mercados, como o principal Camden Market, lojas, bares, cafés, galerias de arte e até zoológico. Você também pode pegar um barco e passear pelo Regent’s Canal.  Há todo tipo de comidas nas barraquinhas dos mercados também.

Endereço: Camden Lock Place, London, NW1 8AF

Transporte público: Trem – estações Camden Town, Camden Road e Chalk Farm. Ônibus – linhas 24, 214, 274 e 393.

Canary Wharf

Área moderna de Londres cheia de prédios espelhados, construída em cima da água. Hoje tem vários espaços de arte, esculturas, exposições e eventos ao ar livre.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado das 10h às 19h; domingo das 12h às 18h; e nos feriados, das 11h às 18h.

Endereço: Canary Wharf, London, E14 5AB

Transporte público: Metrô (linha Jubilee) ou Trem (linha Elizabeth) – estação Canary Wharf. DLR – estações Canary Wharf ou Heron Quays. Ônibus – linhas D3, D7, D8, 135, 277 e N550.

Estação Canary Wharf

O Relógio em frente à Paddington Station

Nós amamos o relógio do artista holandês Maarten Baas (veja aqui na nossa página do Instagram). Tem “um homem” que fica dentro dele, apaga e desenha os ponteiros continuamente, num trabalho sem fim e hipnotizante. É muito legal!

A obra se chama Real Time, foi instalada em 2021 e fica num prédio em frente à estação de Paddington, em Londres. Ela é bem maior do que parece nos vídeos e fotos! Vale a pena passar lá para dar uma olhada de perto :)

Endereço: 50 Eastbourne Terrace, London, W2 6LG

Transporte público: Metrô e trem – estação de Paddington.

King’s Cross

Outra área revitalizada recentemente. Antes não tinha muita coisa e agora está super legal, com galerias e exposições. Tem um lugar que, no verão, projetam filmes em telas ao ar livre e a galera fica na arquibancada vendo filme, com as crianças brincando ao redor.

Além dos restaurantes, lojas e bares da região, que tem vários para completar o passeio, não deixe de ver as fontes de água. Ao lado do canal, em King’s Cross, fica a Granary Square, que é uma praça pública que tem mais de mil fontes de água iluminadas e que fazem um espetáculo de coreografias. E você pode entrar na água para se refrescar!

Endereço: Euston Rd., London N1 9AL

Transporte público: Metrô e trem – estação King’s Cross. Ônibus – linhas 46, 214 e 390.

Galera curtindo um filme a céu aberto em King’s Cross

Sommerset House

A Sommerset House é um complexo enorme, um calçadão, que tem junto ali uma universidade e várias salas com exposições. Um lugar super bonito que, principalmente no verão, é bem especial.

Às vezes tem eventos nessa parte central (veja na foto abaixo), como quando a gente foi, que tinha um DJ com uma banda famosa tocando. O pessoal ficava dançando, tinha umas coisinhas para comer e, claro, as exposições para visitar. Algumas são pagas, mas o acesso geral e a maioria das atrações é gratuita. E lá também tem fontes de água que a criançada ama entrar e fazer bagunça, é divertido.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 23h. Veja aqui os horários de cada exposição e entradas.

Endereço: Strand, London WC2R 1LA

Transporte público: Metrô – estações Temple e Covent Garden. Trem – estação Charing Cross. Ônibus – linhas 1, 4, 6, 9, 11, 13, 15, 23, 26, 59, 68, 76, 87, 91, 139, 168, 171, 172, 176, 188, 243, 341, 521, RV1 e X68.

Quem quiser pode se jogar nas fontes!

Visitar Greenwich

Por fim, vamos deixar uma dica especial, que é visitar Greenwich. Já falamos aqui sobre as capelas, o observatório, a Queen’s House e o Greenwich Park. Mas tem outros lugares gratuitos para visitar nessa região, como o Greenwich Market.

Você pode ler nosso post completo sobre um passeio por Greenwich, em Londres. Em 2024 voltamos lá e adoramos passear pelo parque e curtir um pub nas margens do Tâmisa. Super gostoso, uma ótima dica para fim de tarde em Londres.

Em Greenwich – Queen’s House ao fundo e o pub

Qual moeda levar para Londres

No Reino Unido, a moeda utilizada é a Libra e a melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa que funciona no modo débito com senha ou aproximação.

Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico!

Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente e leia nosso post completo sobre como funciona o Cartão Wise, com todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.


E aí, já foi pra lá e tem mais alguma dica de rooftops em Londres? Deixe nos comentários!

Outros posts que podem te interessar

O melhor de Londres: roteiro para visitar a capital da Inglaterra

Bares secretos em Londres

Hotéis baratos em Londres – dicas para economizar!

Rooftops em Londres – melhores vistas e mirantes

Caminhada em Londres de Westminster a Covent Garden

Walk on the wild side – foraging nos parques de Londres