A password will be e-mailed to you.
h-lb_QWwV_w

Lagunas Escondidas no Atacama

O passeio às Lagunas Escondidas no Atacama, também chamadas de Lagunas Baltinache, é um dos mais recentes do Atacama. E muita gente tem trocado o passeio à Laguna Cejar pelas Lagunas Escondidas porque o valor da entrada é muito menor.

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Preços

Para entrar na Laguna Cejar o ingresso é 17.000 pesos chilenos (não tem desconto para estudantes). Nas Lagunas Baltinache é 5.000, ou seja, menos de um terço. E estudantes pagam 3.000. O valor do tour para as duas é mais ou menos o mesmo, pelo menos na agência que fizemos, então sai bem mais barato visitar as Lagunas Escondidas. Sem falar que são muito mais bonitas. Se tiver que escolher, não tenha dúvida, vá para Baltinache. Se você ainda não se convenceu a ir, assista ao vídeo ali em cima.

Nós fizemos esse passeio com a Turismo Lickan Antay. Os preços deles foram os mais baixos que encontramos e os passeios foram ok. Lá trabalham alguns brasileiros, então você pode falar português mesmo. A agência fica na Calle Calama, 451. Eles chamam esse passeio de Lagunas Lickan Antay.

O tour acontece no período da tarde. Saímos às 15h, pegamos um trecho de estrada de asfalto e depois uma estrada de terra, que percorremos durante um bom tempo. No total são 60 quilômetros.

Estrada para as Lagunas Escondidas no Atacama

Estrada de terra a caminho das Lagunas Escondidas no Atacama.

Se você for de carro, pode seguir essa rota aqui. Tem uma placa na estrada indicando o lugar.

Se vier de carro, vire à esquerda quando encontrar essa placa

Se vier de carro, vire à esquerda quando encontrar essa placa

Logo você vai encontrar uma casinha que é recepção onde se deve pagar os ingressos. Como a gente estava com o tour, a van parou ali, nosso guia pagou para todo mundo e nós seguimos andando. Nós achamos que seria perto e fomos de chinelo mesmo. Faltou o guia avisar que a caminhada até a última laguna era longa e que seria uma boa ideia ir de tênis. Então a gente te avisa: vá de tênis pois o solo é todo estranho, com desníveis e de chinelo é meio ruim de andar.

O terreno não é tão simples para andar de chinelo. Vá de tênis!

O terreno não é tão simples para andar de chinelo. Vá de tênis!

 

Lagunas Escondidas no Atacama

Quem é mais linda? Gabi ou as cores das lagunas? Gabi, claro!

Fazem parte do complexo 7 lagoas com alta concentração de sal. É possível entrar em 2 delas. Estas são maiores e mais fundas, então tem cor mais escura. As menores são as que tem as cores mais incríveis – um verde de enlouquecer! E que mudam de acordo com o céu e o clima. As águas são muito transparentes. É bonito demais!

Essa é a imagem vista do Google Maps e marcamos as duas lagunas onde é possível banhar-se.

O conjunto das Lagunas Escondidas visto de cima

O conjunto das Lagunas Escondidas visto de cima

Com o carro dá para ir até a primeira, depois só caminhando mesmo.

Como é nadar nas lagunas que não afundam?

Como chegamos lá já depois das 16h, o sol estava baixando, ventava e tinha nuvens. Não era o melhor clima para encarar a água fria. Mas eu jamais ia deixar de entrar nessa lagoa. Da outra vez que estive em San Pedro tinha visitado a Laguna Cejar e tinha achado incrível o poder do sal.

Tomar um banho de sal grosso é bom para tirar energias ruins do corpo. Imagina entrar numa lagoa com uma concentração tão alta de sal que você nem afunda. Eu entrei uma pessoa e saí outra! Estava cansada, exausta, meio mal humorada. Depois desse banho master de tirar uruca, saí mais leve, cheia de energia e felizona! 😀

Essa é a última laguna, foi nela que entramos

Essa é a última laguna, foi nela que entramos

Então eu estava decidida a entrar nessas águas curadoras mesmo se estivesse zero graus. Não tava esse frio todo, mas eu fiquei enrolando um bom tempo até tomar coragem. Gabi se jogou rapidinho na água. Eu fui entrando devagarinho e no fim das contas, dentro da lagoa, fora do vento estava bem tranquilo. Brincamos de nado sincronizado, de rodar feito peão do baú e relaxamos enquanto o sal fazia sua magia.

Brincando nas Lagunas Escondidas

Brincando nas Lagunas Escondidas

Os guias costumam dizer para não enfiar a cabeça na água e não ficar muito tempo na lagoa, pois pode dar alguma reação alérgica. Nós ficamos um pouco mais de 20 minutos e não deu nada. Arde os olhos e os lábios por causa do sal, mas nada demais. E é muito legal não afundar. Basta ficar lá parada flutuando. Uma delícia!!!

Depois de sair é o complicado. Ficamos cobertas de sal e ele gruda na pele loucamente. Tudo fica branco. A gente jogou um pouco de água mineral e esfregou bem a toalha, botamos a roupa e fizemos nosso caminho de volta para a recepção onde ficam as duchas.

sal nas Lagunas Escondidas

Pernas à milanesa de sal

Quando chegamos lá de volta já estávamos secas e não quisemos entrar no chuveiro frio e gelar de novo. Lavamos melhor o rosto e os braços na pia do banheiro e pronto. Mas esses são os chuveiros para vocês verem o esquema.

A água é fria, mas tem chuveiro para você tira o sal do corpo

A água é fria, mas tem chuveiro para você tira o sal do corpo

De volta à van, pegamos a estrada de volta. Paramos na Cordillera de la Sal (onde fica o Vale da Morte) para observar o pôr do sol. Nos serviram pisco sour e bolachas, mas nem deu para curtir muito o momento pois estava um frio de lascar. Comemos um pouquinho e voltamos correndo para van.

Pôr do sol em San Pedro de Atacama

Parada na Cordilhera de la Sal para ver o sol baixar.

Quando chegamos em San Pedro é que o pôr do sol ganhou as cores mais incríveis e as nuvens tomaram formas doidas. Ficamos la de queixo caído vendo aquele espetáculo enquanto os cachorros brigavam na rua.

Pôr do sol em San Pedro de Atacama

Pôr do sol em San Pedro de Atacama


Check list para o passeio às Lagunas Escondidas

– Óculos de sol
– Roupa de banho (ja vá com o biquíni ou sunga por baixo da roupa)
– Toalha
– Bloqueador
– Prendedor de cabelo
– Tenis para a caminhada
– Água mineral
– Agasalho para a volta

Caminho entre as Lagunas Escondidas

Caminho entre as Lagunas Escondidas

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Para finalizar, selecionamos 5 hostels ótimos em San Pedro de Atacama para te ajudar a escolher a hospedagem. Tem para todos os estilos e orçamentos! Confira 😉


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

Lagunas-Escondidas-Atacama-pinterest

Leia nossos outros posts da série Atacama:

– Dicas de 5 hostels em San Pedro de Atacama

– Passeios no Atacama: quais escolher?

– Como chegar em San Pedro de Atacama saindo de Calama de transfer (ônibus)

– Tudo deu errado no passeio para as Lagunas Altiplânicas (Atacama)

– Tour Astronômico no Deserto do Atacama

– Passeio ao Vale del Arco-íris

– Passeio aos Geysers el Tatio

– Dicas para manter a pele e o cabelo hidratados no deserto do Atacama

– Rolê de bicicleta pelo Atacama

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta Estrangeira no Facebook!