A password will be e-mailed to you.

Como é a visita à La Pedrera, de Gaudí

Finalmente começamos as nossas visitas pelas obras de arte de Gaudí em Barcelona. Essas obras não são apenas os pontos turísticos mais famosos e visitados de Barcelona, mas também espaços pra mudar um pouquinho a vida dos visitantes. Pelo menos, eles mudaram as nossas!

Começamos pela Casa Milà, que é mais conhecida como “La Pedrera“. Ela fica no Passeig de Gracià, 92 – bem pertinho das estações de metrô Diagonal e Provença. É um prédio enorme, que pega uma esquina.

Por fora, esse prédio em tons de bege já surpreende pelos formatos das paredes, portas e janelas (o prédio lembra uma pedreira, por isso o apelido). Por dentro então, é de cair o queixo… E lá em cima, no terraço, você vai encontrar esculturas doidíssimas e uma vista linda de Barcelona.

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Espanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

La Pedrera toda iluminada durante o Festival Llum BCN 2015. Esse foi um espetáculo de dança onde os bailarinos dançavam nas janelas e na sacada, ou interagiam com o prédio no videomapping.

La Pedrera toda iluminada durante o Festival Llum BCN 2015. Esse foi um espetáculo de dança onde os bailarinos dançavam nas janelas e na sacada ou interagiam com o prédio no videomapping.

La Pedrera foi construída por Antoni Gaudí entre 1906 e 1912, para a família Milà, que dá o nome ao edifício. Além de servir de residência para a família,  o prédio também contaria com apartamentos para locação. Imagina morar em uma casa construída por ninguém menos que Gaudí? Em 1984 foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO. Hoje é a sede da Fundació Catalunya e está aberta para visitas turísticas.

Visitamos o prédio numa terça-feira de abril, lá pelas 16h. Estava cheia, mas não super-lotada. Você pode comprar seu ingresso na hora, mas as filas são enormes. Para não pegar fila e ganhar tempo, você pode comprar com nesse link. O preço é o mesmo da bilheteria, 22 euros, já incluindo áudio-guia. Existem diversas opções de entradas diferenciadas e as informações sobre isso estão todas compiladas lá no final do post.

Portão da casa Milà

Portão da Casa Milà – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

Você entra pela porta principal e recebe seu aparelinho de áudio-guia e fones. Você pode pedir em diversas línguas, inclusive Português. Logo que a gente entrou no saguão principal eu já levei um susto… Bem no meio do edifício tem duas aberturas enormes que vão até lá em cima, como dois vãos… Ou seja a luz entra diretamente pela abertura – e a chuva também (estava garoando no dia, e por dentro do saguão estava tudo levemente molhado).

Vão no interior do prédio

Vão no interior do prédio La Pedrera – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

 

As cores das paredes são muito loucas, tons de verde, azul, amarelo e rosa que criam figuras e formas orgânicas. Parece que as paredes estão cobertas de fungos e líquens artísticos. Repare também nas estruturas de ferro, nos beirais, maçanetas, corrimões… Tudo é muito diferente e meio torcido. A arquitetura modernista de Gaudí é inspirada nas formas da natureza e é muito fácil perceber isso quando está dentro de algum prédio dele. Na La Pedrera não é diferente.

As cores do teto são incríveis

As cores do teto da La Pedrera são incríveis – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

A obra de Gaudi é orgânica

A obra de Gaudi é orgânica, aqui na La Pedrera dá para ver bem. – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

O Terraço

A visita consiste em três espaços e começa do terraço pro térreo, então pegamos um elevador que sobe até lá em cima e depois viemos descendo os andares de escada. Para mim, o terraço é a parte mais legal da La Pedrera. Apesar do dia cinzento que pegamos, a vista de Barcelona estava linda. Lá em cima o espaço é cheio de esculturas diferentes, todas nos tons de bege ou branco.

Tem umas que parecem uns aliens (seria o Gaudí, um alienígena?), outras que parecem montes de chantilly… É bem legal mesmo, dá pra ver o trabalho do Gaudí com cerâmicas e pedras em mosaico e ter um contato maior com os traços curvilíneos das estruturas. Depois de ficar quase meia hora lá em cima viajando nas formas e fazendo fotos incríveis, descemos um andar de escada.

O terraço tem várias escadas e diferentes níveis

O terraço da Casa Milà tem várias escadas e diferentes níveis – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

 

Esculturas do terraço

Esculturas do terraço da La Pedrera – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

Os arcos

Nesse andar, demos de cara com uma estrutura interna bem diferente da que vimos lá fora no terraço… As linhas elípticas fazem as paredes convergirem até o teto de um jeito muito legal. É difícil explicar, fica mais fácil mostrando foto. 🙂

Nesse andar você vai ver também uma exposição de maquetes, que mostram melhor as estruturas arquitetônicas, além de móveis modernistas projetados pelo Gaudí e projeções de vídeos. Tem também vitrines com animais, plantas e coisas da natureza, a inspiração para o trabalho de Gaudí.

Arcos do andar expositivo

Arcos do andar expositivo da Casa Milà – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

 

Vitrines com esqueletos, animais, conchas e outras coisas da natureza.

Vitrines com esqueletos, animais, conchas e outras coisas da natureza. – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

 

Os arcos La Pedrera

Os arcos da La Pedrera – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

O apartamento

Descendo mais um andar, chegamos no piso do “apartamento“. Lembra que eu falei que a La Pedrera foi construída pra ser um prédio residencial? Nesse andar, eles reconstruíram um desses apartamentos da época e você pode passear por todos os cômodos.

Nós adoramos ver o contraste da arquitetura doida por dentro com os móveis tradicionais do começo do século XX. Preste atenção nas portas e beirais, são lindos. Como esse trecho da visita é um pouco mais estreito, por contas dos corredores e tudo o mais, era o que estava mais lotado.

O interior de um dos apartamentos La Pedrera

O interior de um dos apartamentos da La Pedrera – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

 

Depois de ver os três espaços, você desce de escada ou pega um elevador até o térreo novamente. A saída é feita pela loja, claro – e a gente teve que se segurar pra não comprar um monte de coisinhas incríveis!

No primeiro andar existem também diversas exposições de arte temporárias, mas elas não estão incluídas nos tickets e devem ser compradas à parte. Confira no site a programação dessas exposições.

Apesar do prédio ter sido construído no início do século passado quando os automóveis ainda não eram fabricados em linha, Gaudí incluiu uma garagem subterrânea, já prevendo o que viria no futuro! Hoje o espaço da garagem funciona como salas de eventos e conferências.

Escada que leva à área de exposições temporárias

Escada que leva à área de exposições temporárias da La Pedrera – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

Não deixe de visitar La Pedrera quando vier para Barcelona. O edifício é lindo, muito diferente, e te mostra porque Barcelona (e Gaudí) inspiram a todos que passam por ali…

Se estiver na dúvida entre qual visitar, La Pedrera ou Casa Battló, fizemos esse vídeo para ajudar na escolha:

 

Agradecemos a Fundación Catalunya-La Pedrera por nos receber.

 

INFORMAÇÕES  Casa Milá – “La Pedrera”

Endereço: Passeig de Gràcia, 92, Barcelona.
Site oficial: https://www.lapedrera.com/es/home
Horário de funcionamento: das 9h às 20h

Linhas de ônibus: 7,16,17, 22, 24 y V17.
Metrô: línhas 3 e 5, estação Diagonal.
Ferrocarril/Trem: estação Provença-La Pedrera.
RENFE/Trem: estação Passeig de Gràcia.

Onde ficar em Barcelona

E para fechar esse post, deixamos dicas de hospedagem em Barcelona, para você planejar bem a sua viagem. Selecionamos 6 hotéis e hostels ótimos e bem localizados para diferentes estilos de viajantes e orçamentos. Confira! 😉


– Quer fazer um tour personalizado em Barcelona, guiado por nós? Isso é possível! Venha explorar a cidade conosco e se encantar nas nossas rotas especiais, montadas com o carinho de quem mora aqui. Para saber mais, consultar preços e fazer sua reserva escreva um e-mail para contato@estrangeira.com.br

Banco modernista que fazia parte do mobiliário original da casa, agora em exposição.

Banco modernista que fazia parte do mobiliário original da Casa Milà, agora em exposição. – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

 

No início do século passado já trabalhando com reciclagem de garrafas.

No início do século passado já trabalhando com reciclagem de garrafas na La Pedrera. – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera

 

Mais uma do terraço

Mais uma do terraço da La Pedrera. – Foto: Estrangeira. Direitos de patrimônio: Fundación Catalunya-La Pedrera


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

La-Pedrera-Gaudi-Barcelona

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!