Viajar pela Europa de trem ou avião?

Em 2019, será que é melhor viajar pela Europa de trem ou de avião? Vamos comparar os dois modelos, falar das vantagens e desvantagens de cada um para te ajudar nessa decisão.

Quando comecei a viajar no fim dos anos 90 fazia tudo de trem. Além disso, viajava nos trens noturnos para economizar o custo dos hotéis. Era impossível dormir.

Muitas vezes não encontrávamos um lugar para sentar ou se conseguíamos uma cadeira os cobradores passavam a todo momento pedindo para ver tickets. Mas eu tinha 20 anos, pouco dinheiro e muita energia e aguentava bem uma noite sentada e mal dormida. Na época também não existiam companhias aéreas low-cost. A opção aérea não cabia no meu bolso.

Hoje é possível voar longas distâncias por 25€. Nem sempre o aeroporto é no centro da cidade e você pode acabar gastando mais tempo e dinheiro até chegar no seu hotel. Uma vez voei para Frankfurt por € 4,99, mas tive que pegar um busão do aeroporto para o centro da cidade que estava a duas horas de viagem. Às vezes é simples e muito mais rápido.

Se você nunca viajou com uma empresa low cost (de baixo custo), leia nosso post e veja nosso vídeo Como é viajar com uma low cost?

Tenho memórias incríveis das viagens de trem, inclusive perrengues e apuros inesquecíveis dos quais hoje dou risada. Mas também pessoalmente não sei se hoje encararia uma noite no trem sem dormir direito.

trem-barcelona-paris-espaco-renfe

Livro, chazinho e uma paisagem linda la fora…

Recentemente numa viagem pela Ásia, fiz vários trechos noturnos de trem, porque meu tempo estava muito apertado e era melhor viajar à noite no trem e chegar no centro da cidade bem cedinho. De avião eu acabaria perdendo tempo entre check in e esperas nos aeroportos. Os trens eram sleeper com cama reservada, então considerei ser uma opção melhor.

Cabe a cada um analisar seu estilo de viagem e decidir se a opção mais adequada é o trem ou avião. Compare preços. Veja os locais de cada aeroporto para checar se não é muito longe. Some os trechos todos de trem e os de avião para ver o que vale mais.

Não esqueça que a maioria das empresas aéreas hoje cobram para despachar a mala e no trem você pode levar sua bagagem incluída.

As distâncias mais curtas são de boa para fazer de trem. Daqui de Barcelona sempre vamos para Paris de trem. Porque somando o tempo de ir até o aeroporto, a antecedência que temos que chegar, acaba dando igual. E a viagem é confortável e podemos levar uma mala grande. Contamos aqui como é a viagem de trem de Barcelona para Paris com a RENFE-SCNF.

As viagens mais longas, hoje em dia já não compensam na minha opinião. Pondere se você precisa de uma noite bem dormida numa cama ou fica bem se dormir mal num trem noturno. Economizar no hotel e ficar o dia seguinte todo zumbi, cansado e mal humorado, sem curtir a cidade, não vale a pena. O bom é que hoje temos mais opções para fazer a viagem dos sonhos.

 

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Viajar de trem pela Europa

Mas tem gente que hoje em dia ainda curte viajar de trem. Por ser um estilo de vida mesmo. Nossa amiga Paola fez uma viagem de trem recentemente pela Europa (e escreveu vários posts para nós). E essa foi a experiência dela:

Se você viajar de trem na Europa durante julho e agosto você vai notar um montão de mochileiros de 20-30 anos de idade. O pensamento nos olhos dos funcionários do trem que validaram nossos bilhetes era: ”Por que você está tomando o trem? Demora muito…”

Sim, as companhias aéreas na Europa (Ryanain, EasyJet, Airlingo, WOW, etc.) são mais baratas do que o trem. Mas quando você vê tantos jovens sorridentes sentados no chão das estações de trem recheando pães com  húmus comprados em um mercadinho local para fazer um almoço barato, você entende.

europa-de-trem

Paolla e Raphael num confortável sleeper train

A liberdade e descontração do InterRail você não encontra no transporte aéreo com suas esperas em aeroportos e segurança aterrorizante. Talvez esta geração de jovens com seus passes de InterRail irá acabar com qualquer burocracia ou chatice relacionada a viajar em troca de um fluxo cultural divertido. Onde há diversão e troca de cultura, há esperança.

Nem todas as estações centrais de trem que visitei em nossa rota de Oslo a Paris estavam bem preparadas para auxiliar os viajantes de InterRail. A melhor foi Oslo e surpreendentemente a pior Amsterdam. Paris não foi de todo ruim, considerando que é um lugar grande e popular.

Tenho quase 40 anos de idade e não estou mais tão interessada nos preços baixos. Eu realmente amo viajar de trem e queria encontrar uma maneira de fazer isso acontecer.

Europa de trem: compra de passagens

Você pode comprar bilhetes individuais para cada trecho direto no site da empresa. Se sua viagem for longa e incluir vários países, pode considerar usar passes de vários dias ou trechos.

Lembres-se que os preços são melhores se comprados com maior antecedência. Mas também não adianta tentar comprar 1 ano antes. As empresas normalmente só liberam a venda 90 ou 120 dias antes. Entre nos sites logo no início desse prazo para conseguir os melhores preços.

Aqui tem a lista das empresas de trem europeias:

Alemanha – Deutsche Bahn

Áustria – ÖBB, ROeEE / GYSEVWestbahn e RegioJet

Bégica – NMBS / SNCB

Bosnia Herzegovina – ZFBH

Bulgária – BDZ

Croácia – HZ

Dinamarca – DSB e Arriva

Eslovênia – SZ

Eslováquia – ZSSK, LEO Express e RegioJet

Espanha – RENFE

Finlândia – VR

França – SNCF

Grécia – TRAINOSE

Holanda – NS

Hungria – MÁV-START

Itália – Trenitalia

Irlanda – Irish Rail /  NI Railways

Lituânia – Lietuvos Gelezinkeliai

Luxemburgo – CFL

Macedonia – MZ

Montenegro – ŽCG

Noruega – VY

Polônia – PKP

Portugal – CP

Reino Unido – National Rail

República Checa – ČD, LEO Express e RegioJet

Romênia – CFR

Suécia –  SJ

Turquia – TCDD

Passes de trem

Existem passes com valores mais econômicos. InterRail e Eurail são passes que permitem viajar de trem por diversos países da Europa. A principal diferença é que o InterRail só pode ser utilizado por para cidadãos europeus ou pessoas com residência legal. Residentes de outros países utilizam o Eurail. Se você tiver passaporte europeu, pode aproveitar.

como-chegar-nos-jardins-de-monet-giverny-trem

Eurail

O Eurail inclui 31 países. Descontos de 35% para menores de 25 anos (apenas para 2ª classe). Crianças menores de 4 anos viajam de graça e as outras tem 50% de desconto. Maiores de 60 anos tem 10% de desconto nos passes para Irlanda e Romênia apenas. Grupos também tem descontos – adultos 15% e crianças 50%.
Também é possível fazer um seguro em caso de perda ou roubo. Oferece ainda descontos em balsas e outros benefícios.

Reservas são necessárias e são cobradas à parte. O site para comprar e ter todas as informações é https://www.eurail.com/

InterRail

O InterRail é válido em 31 países, totalizando 40 mil destinos! Você pode comprar um passe válido em apenas um país, que é mais barato, ou válido em todos os países. Depois os valores variam de acordo com o período da viagem.

É preciso fazer reservas antecipadas na maior parte dos trens de alta velocidade e trens noturnos. As taxas de reservas são adicionais.

Há descontos de 35% para jovens de 12 a 25 anos, 10% para maiores de 60 anos. Crianças até 11 anos viajam de graça. Existem descontos também em várias balsas pela Europa, além de outros descontos que variam de país para país. Para comprar e ver todas as informações visite o site: http://www.interrail.eu

europa-de-trem-lotado

Raphael num trem lotado tendo que viajar sentado no chão :(


Sites para pesquisar passagens aéreas


Esses são os sites que a gente usa para pesquisar passagens aéreas:
www.skyscanner
www.rumbo.pt
www.kayak.com


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

europa-de-trem-pin

 

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta Estrangeira no Facebook!