A password will be e-mailed to you.

Dicas para manter a pele e o cabelo hidratados e lindos no Deserto do Atacama

Quem acompanha o blog sabe que não falamos muito de beleza ou moda… Por que, então, resolvi escrever esse post? Porque o Deserto do Atacama é o mais árido do mundo.

É uma secura sem fim! Cabelo e pele sofrem demais por lá, e depois de ir duas vezes reunimos algumas dicas práticas para te ajudar a manter tudo hidratado e lindo.

A dica suprema: beba água como se não houvesse amanhã

Antes de falar de produtos, vamos falar de beber água. Parece óbvio e simples, mas é a coisa mais importante a se fazer no Atacama. Lá é tão seco, mas tão seco, que se você não tomar bastante água diariamente pode acabar com uma desidratação. Combinando com muito sol na cabeça o resultado pode ser uma insolação grave.

Cada uma de nós tomava, em média, 3 litros de água por dia. Diariamente íamos nas lojinhas de San Pedro de Atacama comprar mais galões de água. Levem garrafas grandes para os passeios, pois lá no meio do deserto não tem loja vendendo.

Quanto mais água você toma, menos sua pele e cabelo sofrem. É a hidratação de dentro pra fora, a nível celular.

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Atacama lindo!

Atacama: é lindo, mas é seco que só

Produtos para o cabelo

Creme para pentear sem enxágue

Pode ser de qualquer marca, um que você já use ou seja barato. Mesmo que você não goste de passar creme para pentear no dia-a-dia, é importante utilizar depois de cada lavagem no Atacama. Lá as condições de secura são especiais e os fios merecem ser bem tratados.

Máscara hidratante, a mais potente possível

Nós levamos a máscara importada Aussie 10x Moisture. Em todo banho tirávamos um tempo para fazer uma hidratação rápida. Ajudou muito na recuperação dos fios.

Não tem problema se você está sem touquinha ou outros apetrechos, afinal você está no deserto. Mas pelo menos deixar a máscara por meia hora já ajuda. Quanto mais potente melhor, porque assim você pode deixar menos tempo.

Um potinho com óleo de coco extra-virgem prensado a frio

O óleo de coco já é queridinho de muitas blogueiras. Realmente faz maravilhas pelos fios! Mas tome muito cuidado: o óleo serve para nutrir a raiz e cuidar da estrutura do fio, não hidratar.

No Atacama você pode passar o óleo nos fios uma vez a cada 5 ou 6 dias, se for o caso. Passe em todo o cabelo, inclusive na raiz e massageie bem o couro cabeludo. Deixe no mínimo 2 horas e lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

NUNCA, JAMAIS, EM NENHUMA HIPÓTESE SAIA NO SOL COM O ÓLEO DE COCO NO CABELO! Ele é uma coisa mágica mas ainda é um óleo e se pegar sol ou calor vai começar a torrar o fio por dentro, detonando completamente.

Produtos para a pele

Creme hidratante

Leve um pote de creme hidratante para se lambuzar depois dos banhos. Se for o caso, leve um pequeno para as mãos também. Esse menor dá pra levar na mochila durante os passeios.

Sei que às vezes o peso da mala incomoda, e levar um hidratante pode parecer besteira… Mas o produto é essencial para manter a pele saudável no Atacama e se você resolver comprar nas farmácias de lá vai pagar uma fortuna.

Se você fizer o passeio das Lagunas Escondidas e/ou Laguna Cejar, provavelmente vai entrar nas lagoas salgadas. A concentração de sal é ALTÍSSIMA, tanto que você não consegue afundar.

Quando você sai dali está com sal da cabeça aos pés! Isso resseca muito a pele, então logo que puder tome uma ducha e passe muito hidratante.

sal nas Lagunas Escondidas

Pernas à milanesa de sal

Protetor labial hidratante

Durante os passeios você vai encarar, além da secura, vento, frio e também muito sol. A boca é a primeira coisa a ficar detonada, rachar e sair pelinha. Leve um protetor potente e lembre de repassar várias vezes ao dia.

Rinossoro ou gel de nariz hidratante

O nariz, da mesma maneira que a boca, sofre demais no Atacama. Até pra dormir pode incomodar, porque o ar é muito seco e rarefeito (lembre, está a mais de 2 mil metros de altitude).

Leve um Rinossoro ou qualquer soro nasal semelhante. É importante que seja apenas soro e não aqueles descongestionantes tipo “Naridrin”, porque eles são vasodilatadores e podem te dar um problemão de palpitação na altitude.

Uma das garotas de um dos tours que fizemos estava com um gel nasal hidratante, comprado no Brasil. Muito legal! Ele é mais eficaz que o soro porque fica lá dentro do nariz mais tempo. A marca que ela usou é essa aqui: Maxidratante Gel Nasal.

Protetor solar

Item básico, mas extremamente necessário. Mesmo que você vá numa época fria, a incidência solar é super alta. Passe protetor no rosto e em todas as partes do corpo que ficam expostas. Ele vai te proteger e evitar o ressecamento da pele.

Gabi no Atacama... nessa viagem todo lugar é um cenário incrível para fotos!

Gabi no Atacama… nessa viagem todo lugar é um cenário incrível para fotos!

Dica bônus: unha de gel

Essa aprendemos lá mesmo, com uma das meninas que estavam no passeio do Salar de Tara conosco. Antes de sair do Brasil ela fez unhas de gel. Esse tipo de tratamento dura muito mais tempo do que o esmalte normal. Já fazia quase 15 dias que ela estava viajando e o esmalte estava perfeito, sem nenhum lascado!

Pra evitar ficar aquela coisa feia eu nem pinto a unha antes de viajar, mas a dica dela é boa porque além de ficar bonita ajuda a evitar que a unha quebre ou fique descamando.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Para finalizar, selecionamos 5 hostels ótimos em San Pedro de Atacama para te ajudar a escolher a hospedagem. Tem para todos os estilos e orçamentos! Confira 😉

Gostou do texto? Tem alguma dúvida ou quer contar a sua experiência? Escreva no campo dos comentários!


Leia os outros posts da série “Atacama”

– Dicas de 5 hostels em San Pedro de Atacama

– Passeios no Atacama: quais escolher?

– A cidade de San Pedro de Atacama

– Passeio às Lagunas Escondidas no Atacama

– Atacama de Bicicleta: Rolê por Pukará de Quitor e Catarpe

– Desbravando San Pedro de Atacama em um Walking Tour

– Tour Astronômico no Deserto do Atacama

– Passeio à Laguna Cejar e Ojos del Salar de Atacama

– Passeio ao Vale del Arco-Iris

– Como chegar em San Pedro de Atacama


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

atacama-cabelo-pele-pinterest

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!