A password will be e-mailed to you.

Aplicativos Para Facilitar Sua Viagem

Antigamente as pessoas viajavam com guias imensos na mala, mapas, folhetos, dicionários… Hoje em dia tudo isso e muito mais pode estar dentro do seu smartphone! Existem muitos aplicativos no mercado que foram feitos para facilitar a sua viagem e aqui vou colocar aqueles que (para mim) realmente funcionam e ajudam em momentos decisivos.

Baixar os aplicativos é fácil, todos esses são gratuitos, e assim você vai ter espaço de sobra na mala pra trazer mais coisas da viagem! Existem também alguns aplicativos que ajudam muito no momento pré-viagem, para um planejamento mais eficiente e rentável – eles não podem ficar de fora dessa lista.

Vou colocar os links dos aplicativos na PlayStore, pra Android. Todos esses aplicativos existem também para produtos Apple (iPhone, iPod e iPad), e podem ser procurados pelos mesmos nomes direto na iTunes Store.

Obs: Nenhum aplicativo está patrocinando esse post, escrevi baseado na minha experiência e gosto pessoal 😉

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

1. Google Tradutor

Existem vários aplicativos gratuitos para tradução. Eu uso o Google Tradutor, porque ele é confiável, tem praticamente todas as línguas disponíveis e um vocabulário extenso. É claro que não podemos confiar nesse tipo de aplicativo pra criar grandes parágrafos, mas ele nos salva sim com palavras essenciais e termos de emergência.

Além de te mostrar a palavra escrita, ele tem a opção de “falar” a palavra, pra você entender mais ou menos como pronunciar. O legal é que, se você fizer uma pesquisa básica com as palavras que te interessam, essas ficam salvas no aplicativo – e depois você poderá acessá-las mesmo se estiver em um lugar sem internet!

Link: Google Tradutor App

2. Conversor de Moedas

Igualmente ao tradutor, existem muitos aplicativos diferentes que fazem a conversão das moedas. Eu gosto desse porque ele é simples, fácil de usar, tem todas as moedas do mundo disponíveis e também pode ser usado off-line (ele guarda as cotações da última vez que foi usado com internet… Então pode ajudar num momento de necessidade, mesmo se não for 100% preciso quanto ao valor).

Quando estamos viajando com dinheiro contado – como sempre é o meu caso – não podemos arriscar e sair gastando mais do que temos. Quando estamos tratando de uma moeda diferente, muitas vezes é difícil fazer as contas mentalmente. Esse aplicativo te ajuda a entender se um produto que custa tantos dinheiros daquele país é caro ou barato, se vale a pena, se você pode gastar e está fazendo um bom negócio…

Link: Conversor de Moedas App

3. Free Zone Scanner Wi-Fi

Esse aplicativo é um salva vidas! Ele ajuda a localizar redes wi-fi gratuitas espalhadas perto de você. Funciona em vários países do mundo e é alimentado com informações dos usuários. Às vezes você acaba se hospedando em hostels que não têm wi-fi gratuita, e fica se debatendo por não ter acesso. Esse aplicativo te ajuda a resolver esse problema – ainda mais em alguns países da Europa nos quais existem muitos pontos de wi-fi público pelas ruas.

Link: Free Zone Scanner Wi-Fi App

4. Easy Taxi

O jeito mais fácil e rápido de chamar um taxi, ainda mais em um lugar que você não conhece direito. Ele funciona em 26 países e 86 cidades. Você precisa ter um ponto de internet (wi-fi ou 3G/4G) e o localizador de GPS para pedir o Taxi. O aplicativo busca no mapa os táxis mais próximos, e chama para você. Dá até pra escolher o tipo de pagamento antes de pedir o táxi.

Link: Easy Taxi App

5. Aplicativos para transportes públicos (Metrô e Ônibus)

Infelizmente, pra esse tópico eu não recomendo nenhum aplicativo geral que tenha informações dos transportes públicos nas cidades mais importantes do mundo. Mas como eu uso muito transporte público e sei que entender linhas de metrô já é difícil na sua língua, quem dirá em ucraniano, não poderia deixar de dar essa dica pra vocês…

Apesar de não existir um aplicativo unificado que funcione, existem muitos aplicativos independentes para o transporte público de cada cidade! É legal você pesquisar antes de ir viajar quais cidades oferecem esse tipo de aplicativo para baixar. Vou deixar aqui o link de alguns, como exemplo.

Links: Metro SP App

New York Bus & Subway App

Tube Map London App

Metro Madrid App

6. Travel CheckList

Fazer a mala pode ser uma tortura para algumas pessoas… Sempre corremos o risco de esquecer algo essencial, ainda mais se estamos viajando num estilo mais leve. Esse aplicativo te ajudará a fazer uma grande lista e checar os itens de sua mala. Ele vem com uma lista pré-definida bem grande de itens para escolher, mas também podem ser adicionados itens personalizados por você. O problema é que só existe a versão em inglês.

Link: Travel Checklist App

7. Tours guiados

Assim como o lance dos transportes públicos, existem muitos e muitos aplicativos com tours programados nas mais diversas cidades. Eles normalmente são nomeados como “Walking Tours” e traçam rotas pelos pontos turísticos mais importantes, mostram fotos, mapas e trazem informações e dicas interessantes. Você precisa pesquisar por cada aplicativo individualmente, dependendo das cidades pelas quais passará. Seguem alguns exemplos.

Links: http://bit.ly/BuenosAiresTourPlayStore

http://bit.ly/DubaiTourPlayStore

http://bit.ly/CairoTourPlayStore

http://bit.ly/RioDeJaneiroTourPlayStore

http://bit.ly/ParisTourPlayStore

8. TripIt Travel Organizer

Esse aplicativo organiza a sua viagem pra você de uma maneira muito eficiente! A cada vôo comprado, aluguel de carro, reserva de hotel e/ou restaurante efetuada, você manda um e-mail para plans@tripit.com com a reserva, e ele já preenche tudo automaticamente, te dando um itinerário com a ordem certa dos passos da sua viagem! É um aplicativo legal pra quem não quer ter que imprimir todos os passos de tudo e carregar um monte de papel.

Link: Trip It Travel Organizer App

9. TripAdvisor

O aplicativo do TripAdvisor permite que você pesquise um número absurdo de localidades e atrações no mundo todo, com avaliações de outros viajantes. É um aplicativo que normalmente acaba sendo usado mais antes da viagem, para pesquisa e planejamento.

Mas é legal ter ele no celular durante a viagem, pois sempre surgem sugestões ou ideias de passeios de última hora – e poder conferir as avaliações antes de decidir fazer o rolê é uma ótima ideia para não gastar dinheiro ou tempo com coisas medianas.

Link: Trip Advisor App

10. Booking.com

O aplicativo do Booking.com permite que você acesse um banco de dados enorme de hotéis, apartamentos, pousadas e hostels para se hospedar ao redor de todo mundo, em muitas cidades. Ele traz fotos, avaliação de outros viajantes e a pesquisa pode ser feita por preço ou pela quantidade de estrelas dadas aos locais.

Pelo aplicativo, você acessa sua conta no Booking.com e pode ver o seu histórico de reserva, seus pedidos e códigos – menos papel pra imprimir e levar na viagem! Ele também permite fazer reservas pelo próprio aplicativo, e você pode salvar o número do seu cartão de crédito no aplicativo pra agilizar esse processo.

Link: Booking.com App

11. Kayak

O Kayak é um aplicativo de busca de voos. Além de pesquisar pelo melhor preço, você pode marcar certos vôos e receber alertas quando os preços mudarem. Ele tem um sistema de inteligência que disponibiliza gráficos e previsões de preços para as semanas e meses futuros. Dá pra acessar sua conta e os dados dos voos comprados.

Link: Kayak App

12. Google Drive / Dropbox

Esses dois são aplicativos mais genéricos, que usamos pra muitas coisas na vida, mas como eu os acho super úteis inclusive para viagens, achei importante colocá-los aqui. Os dois aplicativos fazem mais ou menos a mesma coisa: funcionam como uma nuvem de armazenamento de dados e arquivos online. É um HD em nuvem…

Genial para fazer backups em geral. O Google Drive é associado à sua conta do Google e permite que você crie documentos, planilhas, arquivos de fotos direto dentro dele. O Dropbox requer uma conta separada (bem fácil de criar) e funciona só como um espaço para guardar arquivos mesmo, mas é bem fácil de usar e disponibiliza um espaço bom.

Nesses aplicativos você pode guardar todas as pesquisas feitas para a viagem, roteiro, planejamentos, tabelas, links importantes, documentos scanneados, coisas que podem ser impressas na viagem… Serve como um backup de segurança, caso algo se perca ou se mostre necessário.

Links: Google Drive App

Dropbox App


 

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!