Festa Día de los Muertos – Museu da Imigração

Nós adoramos as festas que rolam no Museu da Imigração aqui em São Paulo. Vamos sempre que possível vivenciar um pouco das culturas dos outros países. Dessa vez rolou a festa de Día de los Muertos, tradicional no México.

Na festa os mexicanos relembram os entes queridos que já partiram fazendo uma grande festa, pois eles acreditam que nesses dias, 1 e 2 de novembro, os mortos vem visitá-los. Esta tradição mistura rituais indígenas Astecas e influências católicas. Não é dia de tristeza, mas sim de celebração da vida.

Veja o vídeo da festa:

Foi um domingo chuvoso, mas a chuva não espantou os visitantes que apareceram em quantidade bem maior do que a organização tinha previsto. A fila para entrar era gigante e demorada e muitos acabaram desistindo. Como o evento era gratuito, muita gente que não viajou nesse feriado resolveu ir até o Museu da Imigração.

A festa ficou super lotada o dia todo e era possível encontrar muitas pessoas vestidas de catrina e catrin, as simpáticas caveiras mexicanas, até porque havia um concurso de melhor caracterização.

E a galera caprichou! Muitos casais se vestiram para participar do evento, inclusive nós. Os ganhadores do concurso levaram uma viagem para Salvador.

dia-de-los-muertos-museu-imigracao

Casal de catrina e catrin

A tarde foi animada pelos Mariachis Los Charros, que foram acompanhados por um público animado que cantou junto as músicas. Teve oficinas de pintura de caveiras de chocolate, confecção de flores mexicanas de papel, preparação de drinks com tequila e receita de guacamole.

Havia também um quiosque onde era possível tirar sua foto que era inserida na hora em uma paisagem icônica do México e o visitante já ganhava na hora um ímã de geladeira com sua foto.

Tinha restaurantes servindo comida mexicana, mas não conseguimos comer nada, pois as filas estavam enoooormes.

Foi montado também um altar tradicional onde os mexicanos depositam as oferendas para reverenciar seus mortos. Na festa, as homenageadas foram a pintora mexicana Frida Kahlo e a artista plástica Tomie Ohtake, que faleceu esse ano.

dia-de-los-muertos-museu-imigracao-oferendas

O altar para oferendas da esta no Museu da Imigração

A festa é um ótima oportunidade para aprender e vivenciar a rica cultura mexicana, mas da próxima vez a organização precisa acreditar que o público vai aparecer e se preparar melhor para recebê-lo.

São Paulo é gigante e carente de eventos. Uma proposta bacana, gratuita, no meio do feriado é muito atrativa. Esperamos que ano ano que vem eles utilizem o espaço todo do museu para preparar uma festa maior que comporte todos.

Veja mais algumas fotos da festa:

dia-de-los-muertos-museu-imigracao-casal

dia-de-los-muertos-museu-imigracao-crianca

dia-de-los-muertos-museu-imigracao-publico

dia-de-los-muertos-museu-imigracao-gabi

dia-de-los-muertos-museu-imigracao-make

dia-de-los-muertos-museu-imigracao-menina

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo