Uma senha sera enviada para seu e-mail
njYIqBgmxiY

Como é desfilar numa escola de samba?

Como é desfilar numa escola de samba? Muita gente sonha em sair numa escola… Pode não fazer sentido, mas apesar de gótica, sempre amei carnaval. Na adolescência pulava 4 noites e mais 4 matinês no clube Aramaçan, em Santo André, onde cresci. Era a primeira a entrar na pista e só saía varrida pela equipe de limpeza. A maioria dos meus amigos fica incrédulo quando me vê sambando.

Em 2013 eu e minha prima Gláucia fomos a um ensaio da Vai Vai aqui em São Paulo e quando chegamos lá e nos deparamos com as fantasias expostas não resistimos e decidimos que era hora de entrar na avenida e mostrar todo nosso samba no pé. Então dá play no vídeo lá em cima para ver como foi essa história e como era nossa fantasia.

Naquele ano o samba enredo da Vai Vai era a história do vinho e me pareceu um ótimo enredo hahahaha   Escolhemos a fantasia da ala Império Romano (custou R$ 480,00). Sim, é caro pacas, todas são. E olha que aqui em São Paulo é bem mais barato que desfilar no Rio. Mas as escolas parcelam no cartão de crédito ou no boleto para você conseguir realizar esse seu sonho.

Os preparativos para desfilar

Em casa decorei o samba enredo para não fazer feio na avenida. Fomos a um dos ensaios técnicos no sambódromo para entender como é e para curtir. E é bem divertido. Dá para sentir o clima, conhecer gente, sentir a bateria de perto.

Na semana do desfile muito detalhes para preparar: comprar a maquiagem adequada (nós tínhamos que ir com maquiagem dourada), meia-calça, cabelo, ajustes na fantasia, fechos extras para que nada desabasse durante o desfile… Muitos detalhes para definir.

Nós prontas para entrar na avenida, rainhas das plumas!

Nós prontas para entrar na avenida, rainhas das plumas!

O dia do desfile

No dia do desfile oficial chegamos 2 horas antes, como nos foi pedido. Estacionamos no Anhembi, nos vestimos e fomos em busca dos outros romanos e romanas da nossa ala. Junta todo mundo, organiza, arruma. E espera… espera.

O capacete carregado de plumas começa a pesar na cabeça. O arranjo das costas, muito maior, parece ter 100 quilos. Começa o desfile da Vai Vai, mas nossa ala está na segunda metade da escola e demora para entrarmos na avenida. Vontade de fazer xixi.

Pisamos na avenida. As luzes iluminam tudo. Vemos o pessoal da arquibancada dançando e cantando. Isso recarrega a energia. A gente esquece que tava apertada. Cantamos exaustivamente o samba enredo, num looping carnavalesco. A voz começa a falhar. Quando passamos pelo recuo onde a bateria está tocando o coração dispara e a gente decide que quer fazer isso todos os dias.

Bom seria se pudéssemos voar...

Bom seria se pudéssemos voar…

Depois de 90 minutos cantando, girando, pulando e com as mãos e punhos doendo de segurar o cetro, chegamos ao fim do sambódromo. Na dispersão babamos com todas as fantasias lindas que vão de um lado para o outro.

Tiramos fotos. Respiramos fundo antes de começar a caminhada de volta para o estacionamento. Ela é longa. Lembramos que precisamos ir desesperadamente no banheiro. Vamos andando toda a extensão do sambódromo até o carro.

Na dispersão todo mundo fotografa todo mundo.

Na dispersão todo mundo fotografa todo mundo.

Arrancar o capacete pesado é um alívio tremendo. Depois as plumas das costas, o escudo do peito, acessórios. Deixamos de ser romanas que cultivavam vinho e vamos comer um hamburger na lanchonete. Rs

Chegamos em casa 6 da manhã, cansadas, mas felizes pela experiência. Eu decido que se for de novo, vai ser na bateria, tocando algum instrumento pequeno e leve rs

E você, já sonhou em desfilar numa escola de samba? Já desfilou? Conta como foi. Se nunca foi mas pensa em ir, fica de olho nos sites das escolas. Elas colocam as fotos das fantasias assim que estão prontas. Os preços variam muito. Agora em 2016 é possível encontrar fantasias a partir de R$ 300,00.

Mas os preços podem ser bem mais salgados, dependendo da escola e da fantasia. Se quiser desfilar na escola campeã do ano anterior corra, pois essas fantasias acabam rapidinho. E também serão mais caras. Para sair de destaque num carro alegórico, ou mesmo no chão, prepare-se para desembolsar uma pequena fortuna.

Essa era outra fantasia que tínhamos gostado, mas achamos que ia machucar e desistimos.

Essa era outra fantasia que tínhamos gostado, mas achamos que ia machucar e desistimos.

ESCOLAS DE SAMBA

Nos links abaixo você tem as informações de todas as escolas de cada liga.

Liga das escolas de samba de Sāo Paulo

Liga Independente das Escolas do Rio de Janeiro

Liga das escolas de Florianópolis

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!