A password will be e-mailed to you.

Sul da Bahia – Costa Dourada, Prado, Cumuruxatiba, Ponta de Corumbau e Caraíva

Posso te dizer aqui de início que em outra vida fui baiana! Como eu amo a Bahia! O sul da Bahia me tira o fôlego toda vez. Já estive lá algumas vezes, conheci as cidades maiores como Ilhéus e Porto Seguro, que valem a pena conhecer por sua história. Mas nessa viagem visitamos pequenos vilarejos e praias afastadas entre a fronteira com o Espírito Santo e Porto Seguro.

Visual tranquilo em Corumbau (sul da Bahia)

Visual tranquilo em Corumbau (sul da Bahia)

Costa Dourada

Começamos a rota pela Costa Dourada, que leva esse nome pela cor que tomam as falésias com o reflexo do sol. Metros de paredões que terminam no mar são o visual que encontramos ali. Além disso as praias vazias e de águas limpas são deliciosas. Caminhamos pela praia ao longo da falésia.

O Sul da Bahia é cheio de falésias e na estrada nos deparamos com esse visual incrível.

O Sul da Bahia é cheio de falésias e na estrada nos deparamos com esse visual incrível.

Levamos o maior susto quando lá de cima caiu uma cobra com um pintinho na boca! Ele ainda estava vivo, mas rapidinho ela o triturou. Foi uma observação muito interessante da natureza em seu estado selvagem.

Nossa passagem por ali foi bem rápida e logo seguimos viagem. Fizemos uma parada em Alcobaça, cidade conhecida por ser rota de baleias. Infelizmente não era época e não vimos nenhuma, decidimos seguir para Prado. A época da visita das baleias vai de junho a novembro.

Tá bom ou quer mais?

Tá bom ou quer mais?

Prado e Praia de Cumuruxatiba

Chagamos em Prado no fim da tarde, nos acomodamos e fomos procurar algo para comer no charmoso centrinho da cidade. Um calçadão cheio de restaurantes, música ao vivo, artesanato, e muita gente aproveitando as férias.

Dicas de bons hotéis e pousadas em Prado:

No dia seguinte fomos conhecer a praia da cidade, e depois decidimos ir até a badalada praia de Cumuruxatiba.

O caminho até lá era tão lindo que acabamos parando na Praia das Ostras. Infelizmente chegamos com a maré cheia demais, mas o lugar é realmente lindo! Tente ir pela manhã – ou melhor, fique por lá mesmo porque é muito legal!

Praia das Ostras, entre Prado e Cumuruxatiba.

Praia das Ostras, entre Prado e Cumuruxatiba.

Ponta de Corumbau

O próximo destino foi Ponta de Corumbau. Esse é até difícil encontrar no mapa, mas se o que você quer é uma praia deserta e tranquila, para ficar em paz, sozinho ou acompanhado, esse é o lugar. Dava até para arriscar um mergulho nu, rs. A praia não chega nem a ser uma vila.

Uma rua principal liga algumas pousadas e uns poucos restaurantes, além de alguns resorts de luxo, onde os hóspedes VIPs chegam esporadicamente de helicóptero. O mar é uma delícia, nadamos muito. Aproveitamos também para fazer um passeio de barco até o recife ali perto.

Praia de Corumbau - totalmente deserta!

Praia de Corumbau – totalmente deserta!

Caraíva

Aproveitamos que estávamos ao lado de Caraíva e contratamos um buggy para nos levar até lá pela praia. Caraíva é um vilarejo onde não entra carro, mas bem badalado, com muitos jovens e opções para curtir.

De buggy indo de Ponta de Corumbau até Caraíva

De buggy indo de Ponta de Corumbau até Caraíva

Além disso fica ao lado da Praia do Espelho, conhecida pelos lindos corais que se formam por ali. Se você prefere um lugar com opções para aproveitar a noite e conhecer gente você vai amar Caraíva!

Nessa viagem tivemos que parar por aí, porque já estávamos sem tempo, mas do Espírito Santo até Salvador são 800 km de costa! O sul da Bahia ainda tem paraísos mais conhecidos como Arraial d’Ájuda, Trancoso, Porto Seguro, Itacaré e Ilhéus, e cada uma dessas paradas tem um pedacinho do meu coração!

Pelo post pode parecer que essas praias estão próximas uma da outra mas não deixe se enganar. Lembre-se do tamanho da Bahia! Para conhecer e aproveitar todas com calma recomendo 10 dias de viagem. 🙂 

E se você pensa em Bahia e pensa em Salvador, a nossa dica é acessar o post do blog No Mundo da Paula sobre a cidade! Leia aqui: O que fazer em Salvador e o que visitar.

Mapa com a localização das praias que mencionei nesse post

Lara Antonia adora se jogar no mundo. É internacionalista, yoginí e não sabe falar de si na terceira pessoa.


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

sul da bahia pinterest

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!