Cusco LGBT – O Peru é gay-friendly?

Passamos 15 dias no Peru e visitamos várias cidades: Puno, Arequipa, Cusco, Paracas, Ica, Nazca e Lima. Cusco não é grande, mas como recebe muitos turistas do mundo todo, está acostumada com a diversidade e oferece opções friendly para gays e lésbicas. Andamos de mãos dadas pelas ruas e nos passeios achamos tudo tranquilo.

No vídeo contamos mais e ainda temos o Marco, dono da pousada Kukuli Lodge, gay e ativista falando um pouco sobre a realidade LGBT do Peru e de Cusco. Dá uma olhada!

Agências de turismo LGBT friendly

Nas nossas pesquisas pré-viagem, encontramos algumas agências oferecendo tours LGBT no Peru. Mas o que notamos é que essas agências, na verdade, não têm tours exclusivamente para gays e lésbicas.

Apesar de estar lá no site “Tour LGBT”, eles vão te colocar em um passeio com todas as outras pessoas. Então fique espertx e não reduza suas escolhas a esses “tours LGBT”. Eles serão iguais a todos os outros.

É bem tranquilo reservar os passeios que saem de Cusco assim que chegar na cidade. Os passeios mais famosos são: Vale Sagrado, Montanha do Arco-Íris, Maras e Moray.

O importante é comprar com antecedência os ingressos e trem para Machu Picchu, pois eles podem esgotar. Eu mesma comprei esses tickets quase dois meses antes da viagem, ainda no Brasil.

Usei esse link para comprar: ingressos antecipados para Machu Picchu.

[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Leia também: Roteiro completo de 15 dias no Peru + gastos detalhados

Onde se hospedar em Cusco

Kukuli Lodge Bed & Breaksfast

Nós ficamos hospedadas no Kukuli Lodge Bed & Breaksfast. Uma razão: os donos são um casal de gays, o Marco e o Ronald. Os dois são ativistas LGBTs no Peru, especialmente em Cusco.

O Kukuli fica a uns 10 minutos de taxi do centro (que custava apenas 3 soles cada corrida, algo equivalente a mais ou menos 3 reais!). O valor dos quartos no Kukuli também é econômico. Escrevemos um post completo contando nossa experiência lá.

Você pode reservar um quarto no Kukuli nesse link aqui. cusco-lgbt-hospedagem-kukuli-lodge

Leia também: Melhores países para LGBTs morarem

Belmond Monasterio

Uma opção mais luxuosa, se você preferir, é ficar no Belmond Monastério. Nós fomos convidadas para jantar lá e tivemos uma noite incrível comendo coisas maravilhosas num lugar lindo.

Babamos muito nesse prédio que antes abrigava um monastério. Outra opção econômica é tomar um drink no bar do hotel. Para reservar um quarto no Belmond Monaterio, acesse esse link.

cusco-lgbt-hotel-belmond-monasterio
Fallen Angel

Logo abaixo vou contar do restaurante e bar Fallen Angel. Mas já aviso que eles também são uma guest house phyna. Fica na mesma praça no Belmond Monastério. Imagina um lugar com a decoração super bapho e o principal point gay da cidade? Então! Para reservar um quarto no Fallen Angel acesse esse link.

Leia também: 10 lugares para visitar no Peru além de Machu Picchu



Noite LGBT em Cusco

Fallen Angel

Esse é um bar restaurante lindo, com uma decoração super exótica e os donos são gays (a foto da capa desse post é de lá também) Nós passamos uma tarde para tomar uns drinks, que estavam bem gostosos. Eles organizam 4 festas anuais que são as festas LGBT mais famosas do Peru e todo mundo vai para lá!

As datas das festas são as seguintes: 24 de junho (INTI RAYMI), 28 de Julho (Patriotismo), 31 de outubro (Halloween) e a grande festa de ano novo.

Checa antes no site as datas exatas e também para comprar com antecedência, pois essas festas são super concorridas. Como falamos acima, eles também oferecem hospedagem.
Acesse aqui o site oficial do Fallen Angel
Endereço: Plazoleta Nazarenas, 221.

cusco-lgbt-bar-fallen-angel

O Fallen Angel e sua decoração bapho

Macondo Cafe Concepto

Dos mesmo donos do Fallen Angel, O Macondo é um bar/café/restaurante também muito bonito. Serve comida andina e peruana, inclusiva carne de Alpaca. Ele conta ainda com uma loja que vende itens bacanas e organiza exposições. Eu passei por lá à tarde, estava vazio. A atendente foi bem simpática e ficamos conversando.

Página oficial do Macondo Cafe Concepto
Endereço: Cuesta San Blas, 571.

cusco-lgbt-cafe-macondo

Café, exposição e lojinha no Macondo

Mama Africa

Não é uma disco Gay, mas é super LGBT friendly e decididamente a melhor balada de Cusco. Fica bem na Plaza de Armas e toca os hits latinos. Ir nessa balada é diversão garantida! Espere encontrar locais e muitos gringos. Abre todos os dias.

Página Facebook da boate Mama Africa
Endereço: Portal de Panes, 109

cusco-lgbt-boate-mama-africa

Bem na Praça de Armas de Cusco fica a balada mais animada de Cusco

Rokas Gay Club

Tem uma disco gay em Cusco, o Rokas Gay Club. Nós não fomos porque não deu tempo e não achamos muita coisa na Internet. Não tem site e o Face deles está desatualizado, mas você pode tentar ir para lá e nos contar como foi! Funciona de quinta a sábado.

Página Facebook Rokas Gay Club
Endereço: Avenida Pardo 570

As atrações turísticas e passeios de Cusco estarão no post geral da cidade logo mais ! :)


Leia nossos outros posts da série Cusco:

Como ir de Cusco a Ollantaytambo de van e economizar

Viagem para Machu Picchu sozinha: uma experiência transformadora

Dicas de 6 hotéis em Ollantaytambo

Dicas de 6 hotéis em Águas Calientes

Passeio ao Vale Sagrado / Ollantaytambo

Passeio a Maras e Moray