A password will be e-mailed to you.

Como o coletor menstrual mudou a minha vida de viajante (bem, minha vida num geral)

O período menstrual pode trazer desconfortos. Uma das maiores preocupações de boa parte das mulheres é ficar menstruada durante uma viagem. Não que menstruar seja um problema em si, mas muitas vezes ficamos encanadas com a logística: às vezes estamos passeando em lugares com poucos ou nenhum banheiro, nos deparamos com banheiros públicos nojentos, temos que nos preocupar em trocar o absorvente a cada x horas e se você estiver fazendo uma viagem mais roots (como por exemplo um Tour de 4 dias no deserto) pode ser que não exista banheiro nenhum.

Eu também tinha todas essas nóias e preocupações até que a minha vida mudou quando eu passei a usar o coletor menstrual.

O que é o coletor menstrual?

O coletor menstrual é um “copinho” de silicone cirúrgico que você introduz no canal vaginal. Ele coleta a menstruação que fica ali dentro sem entrar em contato com o oxigênio. Dependendo do seu fluxo menstrual você precisará esvaziá-lo a cada 6, 8 ou 12 horas (que é o limite indicado para a troca).

Para esvaziar basta tirar lá de dentro, jogar o sangue na privada e passar uma água na pia para colocar novamente – se estiver em banheiro público dá pra limpar só com papel higiênico mesmo. O coletor menstrual é reutilizável, basta lavar a cada troca e ferver antes de usar pela primeira vez a cada menstruação. A validade dele é de 10 anos!

Faça as contas de quantos absorventes você usa em um ano e o custo disso… Os coletores menstruais custam no Brasil em média R$80,00. Colocando no papel você vai ver que esse valor compensa muito, já que nos próximos dez anos você estará livre de gastos com menstruação. Isso sem falar na questão ecológica: usando o coletor você irá produzir muito menos lixo.

Coletor Menstrual, muito prazer!

Coletor Menstrual, muito prazer!

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Por que o coletor menstrual é incrível nas viagens?

Desde que comprei meu coletor a minha relação com a menstruação melhorou muito em todos os momentos – seja em casa, no trabalho ou nas viagens. Como o sangue fica lá dentro eu não tenho mais aquela sensação horrível de ficar molhada o tempo todo – que é o que acontece com os absorventes normais. Só isso já melhora o meu humor – e fazer viagem bem-humorada é muito melhor!

Em termos práticos, o coletor muda a vida das mulheres viajantes! Agora eu não me preocupo tanto com ter que fazer paradas a cada x horas para trocar absorventes e nem vivo mais com medo de vazar…

Além disso, como o meu fluxo é médio eu só preciso trocar a cada 12 horas o que significa que eu não dependo mais de banheiros públicos (muitas vezes nojentos) para fazer essa troca. Todo dia eu esvazio o copinho de manhã, antes de sair para os passeios, e novamente à noite, depois que eu tomo banho no hotel.

Também é uma coisa a menos para se levar na necessaire e você sempre usa o mesmo coletor então já sabe que aquele funciona para você. Muita gente não sabe, mas em cada lugar do mundo os absorventes comuns tem um formato específico e o material pode variar um pouco… Na Europa e nos Estados Unidos quase todos os absorventes são ENORMES, e na hora de comprar eu chutava qualquer marca e sempre ficava irritada com aquela coisa desajeitada lá embaixo. Agora com o coletor isso nunca mais vai acontecer! Eu levo o meu pra todo lado dentro do saquinho dele!

Meu coletor menstrual e o saquinho onde ele fica guardado.

Meu coletor menstrual e o saquinho onde ele fica guardado.

Mas não é nojento?

Não. Não é nojento. É claro que cada vez que você for esvaziar o copinho pode encostar no seu sangue e sujar um pouco a mão mas nós temos que desconstruir o tabu do sangue menstrual!

O sangue menstrual é apenas sangue, nada mais. Muita gente diz que “fede”, mas isso não é verdade. Muitas vezes o cheiro mais forte vem do uso de absorventes normais. Isso porque quando você usa um absorvente de algodão o sangue fica ali entrando em contato com o oxigênio e isso faz com que se proliferem bactérias.

Se você demora muito pra trocar, a proliferação é maior e por isso pode acabar criando um odor forte no sangue menstrual. Mas quando a gente usa o coletor o sangue fica lá dentro sem entrar em contato com o ar e por isso quando você tira ele não tem cheiro nenhum… Só o cheiro normal de sangue! (Faça o teste, cheire o conteúdo do copinho quando usar pela primeira vez… Você vai se surpreender!). Hoje eu digo que acho o absorvente comum nojento, isso sim!

Como eu disse a menstruação é um grande tabu na nossa sociedade. E esse tabu é histórico, vem das mais diferentes sociedades primitivas que já usavam o fato de uma mulher sangrar todo mês e não morrer como sinônimo de coisa demoníaca e ruim. O patriarcado vêm se reforçando desse tabu continuamente para que as mulheres sintam vergonha e nojo de seus corpos – e não reconheçam a sua força. (Eu aprendi isso lendo o livro O Segundo Sexo da Simone de Beauvoir, fica a dica literária pra você!)

O coletor menstrual foi, pra mim, libertador. Adorei entender melhor como funciona meu corpo, onde está o colo do útero, acabar com qualquer nojinho ou tabu que eu tinha sobre mim mesma. Eu recomendo pra todas as minhas amigas – viajantes ou não!

O coletor menstrual na palma da minha mão, para vocês terem ideia de tamanho. Esse é um MeLuna Classic Tamanho G. Existem coletores maiores e menores do que esse.

O coletor menstrual na palma da minha mão, para vocês terem ideia de tamanho. Esse é um MeLuna Classic Tamanho G. Existem coletores maiores e menores do que esse.

E como coloca? Dói? Não vaza? E pra tirar? Ai meu deus!

Calma! Sei que todas essas perguntas vieram à sua mente se você ainda não usa o coletor – todas elas vieram para mim também! É normal se sentir insegura já que é uma coisa nova e diferente, por isso é preciso ter paciência com o coletor menstrual.

Nos primeiros meses você pode não colocar corretamente, ele pode vazar um pouco e te incomodar… Mas isso só acontece porque você ainda está colocando ele de maneira errada.

Para colocar você deve dobrar o coletor e inserir no canal vaginal. Existem as mais diversas dobras de coletor, a minha dica é você testar várias até achar aquela que funciona melhor para o seu corpo. Para mim a dobra campeã é a chamada “dobra diamante”. Ela deixa o coletor pequeno e ele abre muito fácil quando chega no lugar certo lá dentro!

Em alguns corpos ele vai lá pro fundo do canal, já para mulheres com o colo mais baixo ele pode ficar mais perto da entrada da vagina. Você vai ter que entender como seu corpo funciona.

As dobras mais comuns para colocar o coletor menstrual são a Dobra em C e a Dobra Punchdown. Mas para mim a melhor é a "dobra diamante ninja". Na sequência de 3 fotos na parte de baixo eu ensino rapidamente o passo-a-passo para fazer essa dobra mágica!

As dobras mais comuns para colocar o coletor menstrual são a Dobra em C e a Dobra Punchdown. Mas para mim a melhor é a “dobra diamante ninja”. Na sequência de 3 fotos na parte de baixo eu ensino rapidamente o passo-a-passo para fazer essa dobra mágica!

Você pode inserir o coletor menstrual estando de pé, com um pé elevado apoiado na cama ou na privada, sentada ou deitada na cama. Não existem regras, a dica é ir testando e ver o que te deixa mais confortável.

No começo você pode estar nervosa e tensa, e por isso os músculos da região pélvica ficarão contraídos e dificultarão a entrada do coletor. Se isso acontecer você pode sentir dor. Tente relaxar, respire, coloque uma música. Se ajudar, passe um pouco de lubrificante a base de água pra ajudar a escorregar nas primeiras tentativas!

Quando o coletor entra no canal ele deve formar vácuo, pois ele fica próximo ao colo do útero. Em muitas mulheres essa formação de vácuo até faz um barulhinho, então é fácil saber se entrou certo ou não.

Se ele estiver colocado corretamente não dói e não vaza. Ou seja, se você estiver sentindo dor/incômodo ou vazamentos de fluxo significa que há algo errado. Tente tirar e colocar novamente!

Ilustração para explicar onde o coltor mentrual fica dentro do corpo. Há também uma comparação com o absorvente interno. Como você pode ver o coletor não vai tão fundo quanto o absorvente interno. Créditos: InCiclo.

Ilustração para explicar onde o coletor menstrual fica dentro do corpo. Há também uma comparação com o absorvente interno. Como você pode ver o coletor não vai tão fundo quanto o absorvente interno. Créditos: InCiclo.

Para tirar é mais fácil do que parece. Basta sentar na privada, fazer uma forcinha de empurrar com o assoalho pélvico e você já vai sentir com a mão a parte de baixo dele descendo. Daí basta dar uma pinçada na base dele com os dedos para tirar o vácuo e tirar facilmente. Essa dica do vácuo é importante, porque se ele ainda está fazendo pressão lá dentro ele vai resistir mais para sair.

Muita gente pensa, mas pouca gente fala uma coisa… Mas eu vou falar! Podem ficar tranquilas pra fazer xixi e cocô com o coletor lá dentro. Ele não vai escorregar e cair na privada! Os músculos que o corpo usa para urinar e defecar não são os mesmos que você vai empurrar para tirar o coletor. Parece difícil de entender lendo isso, mas quando você tentar vai perceber na hora!

Como eu compro o meu coletor? Qual marca? Qual modelo e tamanho?

Vamos então às dúvidas práticas! Para comprar seu coletor menstrual você pode ir até alguma loja física, acionar uma revendedora ou comprar pela internet. Como o coletor está se popularizando agora ainda não é tão fácil de encontrar em farmácias e lojas…

Por isso eu acho que o jeito simples é comprar pela internet! Eu fiz isso, comprei o meu quando estava na Espanha pelo site copasmenstruales.com . Mas você que está no Brasil ou em outros países também pode comprar pela internet! Uma busca rápida no Google vai te levar a sites que revendem.

É muito importante ficar atenta à marca do seu coletor. Existem muitas marcas boas mas também existem algumas marcas muito ruins sendo vendidas em sites como AliExpress por preços baixíssimos. Não compre esses coletores! É importante investir em um coletor de marca conhecida por causa do material: ele tem que ser feito de silicone médico! Qualquer outro material pode ser perigoso e levar à alergias ou infecções. A média de preço no Brasil dos coletores de marcas confiáveis é de R$80,00, lembre-se disso!

Muitos tipos, durezas, tamanhos e cores de coletor menstrual pra você escolher o seu! Crédito da foto: site MeLuna.

Muitos tipos, durezas, tamanhos e cores de coletor menstrual pra você escolher o seu! Crédito da foto: site MeLuna.

O meu coletor é da marca MeLuna. Eu gosto muito dele, é uma marca alemã. Outras marcas muito boas e conhecidas são InCiclo (brasileira), DivaCup, LadyCup, Lunette e MoonCup. Agora acabou de ser lançada uma marca nova no Brasil, a Fleurity, mas eu ainda não li nada sobre ela. Se você usa essas ou alguma outra marca deixe um comentário para nós contando a sua experiência!

O modelo e o tamanho também são importantes. A maioria das marcas dos coletores têm mais de um modelo e diversos tamanhos. Alguns são mais rígidos, mais curtos, mais molinhos… Tanto a dureza do coletor quanto o tamanho devem ser escolhidos baseando-se em alguns ítens.

Normalmente os menores são para meninas virgens e mais jovens (sim, virgens podem usar, mas corre-se o risco de romper o hímen. Se isso não for um problema, a virgem pode usar tranquilamente). Os maiores são melhores para mulheres mais velhas e que já tiveram filhos.

Mas Gabi do céu, como eu vou saber isso? Normalmente o site oficial de cada marca tem uma tabela ou um pequeno questionário que você responde para saber qual o tamanho e modelo ideal para você. Investigue isso antes de comprar! Um tamanho errado pode acabar sendo um fiasco e não funcionando pra você.

Comparativo entre o meu coletor menstrual (esquerda) e o da Fabia (direita). Ambos são MeLuna Classic. Mas o meu é tamanho M e está sem a haste, o da Fabia é tamanho G e está com a haste. O meu é antigo então já está desbotado e um pouco manchadinho (a cada 12 meses você pode dar um banho de bicarbonato de sódio nele para tirar as manchas se quiser) enquanto o da Fabia está novinho em folha.

Comparativo entre o meu coletor menstrual (esquerda) e o da Fabia (direita). Ambos são MeLuna Classic. Mas o meu é tamanho M e está sem a haste, o da Fabia é tamanho G e está com a haste. O meu é antigo então já está desbotado e um pouco manchadinho (a cada 12 meses você pode dar um banho de bicarbonato de sódio nele para tirar as manchas se quiser) enquanto o da Fabia está novinho em folha.

Existem coletores transparentes e coloridos. Muita gente me pergunta se isso faz alguma diferença, se os coletores coloridos são tóxicos… Não, não faz nenhuma diferença e os coloridos não são tóxicos. Pode comprar qual você achar mais legal! 🙂

Na base dos coletores menstruais há sempre uma estrutura para te ajudar a puxar. Pode ser uma argolinha, uma haste ou um pino. Quando eu comprei escolhi o de argola meio no chute… Mas depois de dois meses usando, quando aprendi direito a colocar e tirar, acabei cortando essa argola fora. Eu prefiro a base sem nada, para puxar uso somente os dedos mesmo. Isso vai de cada um! (Na foto anterior você pode ver a diferença entre o meu que está sem o aparato de puxar e o da Fabia que está com a haste).

Uma coisa muito importante é a esterilização do coletor! Antes e depois de cada ciclo menstrual você deve fervê-lo por 5 minutos para exterminar possíveis bactérias. Você pode comprar um aparato de silicone próprio para fazer isso no microondas ou separar uma panelinha só pra isso e ferver no fogão mesmo.

Cuidado para não esquecer o coletor no fogo e acabar derretendo seu copinho, hein! – A Fabia fez isso com o coletor anterior e acabamos de comprar um novo, por isso o coletor dela das fotos acima está novinho! Durante a menstruação você não precisa ferver a cada troca, fique tranquila. Como eu disse lá no começo, é só esvaziar o limpar com água ou papel antes de colocar novamente.

A "panelinha" de silicone para esterilizar o coletor menstrual no microondas é muito útil! Além disso é dobrável, fica pequena e é fácil de levar nas viagens! Comprei a minha no mesmo site em que comprei meu coletor, muitas vezes as marcas vendem junto, como um kit.

A “panelinha” de silicone para esterilizar o coletor menstrual no microondas é muito útil! Além disso é dobrável, fica pequena e é fácil de levar nas viagens! Comprei a minha no mesmo site em que comprei meu coletor, muitas vezes as marcas vendem junto, como um kit.

Coletor menstrual… meu grande amor!

Como vocês puderam ver eu sou apaixonada pelo coletor menstrual, uma verdadeira “testemunha do coletor”. Com licença, a senhora teria um minutinho para ouvir a palavra do coletor menstrual?

Ele realmente mudou a minha vida de mulher viajante… Se você estiver com vontade de experimentar, vai com tudo!

Eu indico que você entre em grupos no facebook ou sites onde as pessoas tiram as dúvidas umas das outras por tópicos. Dúvidas surgirão certamente e a ajuda de outras pessoas é muito bem-vinda! Nesses grupos o pessoal costuma postar vídeos, fotos de diversas dobras alternativas, novidades de marcas e modelos… Vale a pena acompanhar. Para os grupo do facebook basta digitar na busca “coletor menstrual” e já aparecerão diversos grupos. Peça para entrar em alguns.

Se você tiver dúvidas/medos/questões pode deixar um comentário aqui no post que eu prometo te ajudar.

Ah, e tenha paciência com o coletor, não desista dele! Às vezes você pode demorar alguns ciclos menstruais para acertar o uso, mas quando isso acontecer a sua vida vai mudar! Eu levei 2 ciclos pra acertar, a Fabia levou quase 5 e já estava desistindo… Mas então ela achou o jeito certo de colocar o dela e voilá! Aqui em casa nunca mais entra absorvente comum. E nas malas de viagem então, nem se fala! 😀

Sites de marcas de coletores menstruais (em português/no Brasil):


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

coletor-menstrual-estrangeira--pinterest

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!