Uma senha sera enviada para seu e-mail

Como ir de Cusco a Ollantaytambo de van para economizar – transporte até Machu Picchu

Todo viajante econômico ou que  está com o orçamento apertado, sabe como transportes podem representar gastos altos nas viagens. Por isso, resolvi fazer esse post relatando a minha experiência indo de Cusco até Ollantaytambo de van, e depois de trem e ônibus até Machu Picchu.

A maneira mais confortável é ir de trem. Mas o trem custa muito, muito caro. É na real a parte mais cara do passeio. Existe a opção barata de ir pela hidrelétrica. Mas pesquisando eu achei muito perrengue – muitas horas de van, para depois ainda ter que andar 2 a 3 horas pelo trilho do trem, incluindo uma subida por um caminho roots. Eu queria estar descansada quando chegasse em Machu Picchu, porque lá já tem muitas subidas e trilhas para fazer. Depois que acabar de ler esse post pode dar uma conferida no post do Apure Guria para sacar como é e decidir qual é a melhor opção para você.

Então eu estava presa à opção trem. Nesse caso, para poder economizar uns dólares (que viram muitos Reais), achei melhor pegar o trem que sai de Ollantaytambo para Águas Calientes (que é a base para Machu Picchu). O trem que sai de Cusco é ainda mais caro e ele nem sai de Cusco mesmo, sai de Poroy, que fica a 30 minutos de carro de Cusco. Então você vai ter que primeiro chegar em Poroy, para depois pegar esse trem milionário, que leva umas 4 horas para chegar em Aguas Calientes. Sem falar que tem muito mais opções de horário saindo de Ollanta.

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Sala de espera na estação de trem de Aguas Calientes

Sala de espera na estação de trem de Aguas Calientes

Se você resolver fazer o mesmo trajeto, saiba que também existe outra maneira para chegar em Ollantaytambo. Se for fazer o passeio para o Vale Sagrado, você irá até a cidade para visitar o sítio arqueológico e pode ficar por lá mesmo. A parte ruim de fazer isso é que você perde a última parada do tour, em Pisac.

Então vou explicar aqui como eu fiz.

Eu já estava decidida a fazer o percurso de van, a grana estava muito apertada e sem chance de gastar um absurdo com o trem de Cusco a Ollantaytambo. A minha aventura começou num dia chuvoso, o mesmo dia em que eu tinha o trem Ollanta-Águas Calientes já comprado. Achei poucas informações na Internet, conversei com a moça da informação turística oficial em Cusco e ela me indicou fazer o trajeto com os ônibus locais. Fui até o terminal de ônibus Belén, que fica bem escondido em uma rua pequena. Tive que perguntar para as pessoas na rua para encontrar.

Ollantaytambo de van

O ônibus de linha que me levou de Cusco para Urubamba.


Ônibus local que sai da Calle Belén

Primeiro trecho, ônibus de linha de Cusco até Urubamba.

Preço: 4 soles.
Tempo de viagem: 1h45.
Sai da estação Belém, Calle Belén. Você paga o ticket na hora mesmo. É um ônibus de linha pequeno, meio velho, só tinha pessoas locais e eu.

Segundo trecho, van de Urubamba até Ollantaytambo

Preço: 2,50 soles.
Tempo de viagem: 30 minutos.
Sai da mesma rodoviária onde o outro ônibus chegou. Paga o valor diretamente pro motorista. É uma van pequena, estava lotada. Novamente, apenas pessoas locais e eu. É engraçado viajar num esquema bem local, sem outros turistas. Me deixou no centro de Ollantaytambo e eu tive que andar 10 minutos até estação de trem.

Mas meu plano era pegar a van (que usei para voltar no dia seguinte). Deixo aqui as instruções:

Van turística que sai da Calle Pavitos

Preço: 10 soles.
Tempo de viagem: 2:20
Basta ir até a Calle Pavitos, em Cusco, as van saem dali. Sai o dia todo, a partir das 8h da manhã, a cada hora. As vans são novas e bem turísticas, só vai gringo. A vantagem é que chega direto em Ollanta, sem precisar trocar de van, como na opção 1.

Bem, depois de chegar em Ollantaytambo, ainda temos que continuar viagem para Águas Calientes e, na sequência, subir para Machu Picchu.


Trem de Ollantaytambo até Águas Calientes

Preço: 60 dólares (SOCORRO!!)
Tempo de viagem: 1h30
Comprei com 2 meses de antecedência, ainda no Brasil. Escolhi ir de Inca Rail, porque estava mais barato na época. A outra empresa que faz o trajeto é a Peru Rail. Meia hora antes de sair, tive que passar no guichê com o voucher e cartão de crédito que usei para fazer a compra para retirar os tickets. Para entrar na estação de trem é preciso apresentar o bilhete e passaporte.

Fiquei na sala de espera da estação – pequena e lotada, com uma pequena cafeteria. Comprei uma empanada grande por 9 soles. Fui no vagão B, que é a classe executiva (porque para o horário estava o mesmo preço da normal). O espaço do assento era bom, mas nada demais para o preço. Tem banheiro no trem, mas vá antes de embarcar na sala de espera da estação (lá fora tem vários por 1 sol, mas não vá nesses porque o da estação é de graça). Tem snack incluído + bebida (eram só uns biscoitinhos, não se empolgue rs)

Trem da Inca Rail para Machu Picchu

Esse é o trem da volta, no vagão comum. É executivo não era muito diferente.


Ônibus de Águas Calientes para Machu Picchu

Preço: 12 dólares cada trecho
Tempo de viagem: 15 a 20 minutos.
Esse peguei no dia seguinte bem cedinho, que era o dia do meu ticket para entrar em Machu Picchu. Acordei 7h da manhã, tomei café e fui pra fila do ônibus, para aproveitar Machu Picchu com menos gente. A cidade é pequena, não tem como se perder, mas o endereço de saída do busão é Avenida Hermanos Ayar s/n. Paguei a facada de 12 dólares ali no guichê, eles pedem passaporte e o ticket de entrada em Machu Picchu. Saem ônibus a cada 10 ou 15 minutos.

Você pode subir ou descer a montanha a pé se quiser economizar, mas se prepare para uma grande aventura. Eu resolvi descer a pé para economizar e a descida pelas escadas levou quase uma hora. Imagina para subir! As pessoas que estavam passando por mim subindo estavam morrendo. Lembre-se: o último ônibus desce às 15h30, se programe para não perder.

Machu Picchu onibus

Os ônibus que sobem a montanha. Nesse passeio, você só fica indignado com os preços abusivos cobrados por tudo.


Volta van de Ollantaytambo pra Cusco

Preço: 10 soles.
Motoristas oferecem na saída da estação de Ollanta. Você paga ali para eles e segue para o estacionamento da ETT Sr Orrechayos para embarcar. Eles esperam lotar a van para sair. Esperei uns 20 minutos. A van era bem novinha e limpa.
Tempo de viagem: 2:20
É seguro? Sim, a viagem foi tranquila, tirando uma chuva muito forte na estrada. Mas o motorista estava tomando cuidado.


Van ou ônibus?

Van, com certeza!!!! A van foi muito melhor, mais confortável e mais rápida. E apenas 3 soles mais cara que o ônibus. A moça do atendimento ao turista mandou muito mal. Ela disse que o ônibus era mais seguros, mas isso é mentira. Os motoristas eram meio doidos, os carros super velhos.

Ps 1: em nenhuma das duas estações de trem ou arredores há locais que vendam livros ou revistas. Você só vai conseguir comprar snacks e bebidas. Se quiser ler algo, leve seu livro ou revista de Cusco.



Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

como-ir-de-cusco-ollantaytambo-de-van-machu-picchu-transporte-pinterest

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
  Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
 Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide