A password will be e-mailed to you.

Como ir de Barcelona a Madrid – carro, avião, ônibus ou trem?

Hoje vamos responder uma pergunta que muitos leitores nos fazem: Como ir de Barcelona a Madrid (e vice-versa)? Existem diversas opções para esse trajeto

As duas cidades estão separadas por 630 km de distância, e existem 4 maneiras de ir de uma para outra: de carro alugado, de avião, de ônibus ou de trem. Abaixo explicamos cada uma dessas opções para que você possa escolher a melhor para a sua viagem! 🙂

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Espanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

1 – Como ir de Barcelona a Madrid de carro

Se você quer fazer uma roadtrip e está pensando em ir de Barcelona até Madrid dirigindo, terá que alugar um carro aqui na Espanha. Nossa dica é usar o RentCars, um site que compara preços das locadoras e te diz qual é o melhor custo-benefício. Usamos sempre, conseguimos ótimos preços com eles!

Clique aqui para comparar preços e alugar carro com a RentCars.

Para fazer esse percurso de carro, você terá que percorrer a seguinte rota: rodovias AP-7AP-2 e E-90/A-2 até Cuesta San Vicente em Madrid (indo de Barcelona a Madrid, e o contrário no sentido inverno). No mapa abaixo você pode visualizar melhor. Normalmente leva de 5 a 6 horas.

Como a viagem é longa, é uma boa ideia parar no meio do caminho pelo menos uma vez para esticar as pernas e comer algo. Uma boa cidade para fazer esse pit-stop é Zaragoza. No caminho há pedágios, que no total somam 32 euros.

Vantagens: Ir de carro é confortável e você tem toda a flexibilidade de fazer o percurso no seu ritmo. Para viajantes que estão em família ou grupos de amigos é ótimo porque vai todo mundo junto – além de sair mais barato! Você sai direto de sua hospedagem para o ponto desejado no destino, não tem que se deslocar para aeroportos ou rodoviárias.

Desvantagens: A viagem é longa e se só houver um motorista no carro, ele pode ficar cansado.

Leia também: Guia completa de viagem para Barcelona

como-ir-de-barcelona-a-madrid-sagrada-familia

Sagrada Família, ponto turístico principal de Barcelona

2 – Como ir de Barcelona a Madrid de ônibus

Essa é a opção mais econômica de todas e também a mais demorada. Fomos de Barcelona a Madrid de ônibus uma vez, em 2015. A viagem dura 8 horas e meia, com duas paradas no caminho.

O terminal de ônibus de Barcelona é a Estació Nord e o terminal de Madrid é o Madrid Sur. Ambos estão conectados com a rede de metrô das cidades, então é fácil de chegar. Diversas empresas fazem esse percurso, nós fomos com a Alsa porque era a mais barata na época.

O ônibus não era o mais confortável do mundo e depois de 8 horas e meia chegamos bem cansadas em Madrid. Você pode ver os preços, horários e comprar bilhetes de ônibus aqui: Alsa Autobuses. Deixamos uma dica: reserve os assentos mais para o fundo do ônibus. Tanto na ida como na volta os motoristas estavam ouvindo música num rádio e não conseguíamos nem dormir e nem ler com a música.

Vantagens: opção mais barata. Limite de 30kg de bagagem por passageiro + uma mala de mão.

Desvantagens: opção mais demorada e não é a coisa mais confortável do mundo.

Leia também: Quanto custa viajar para Barcelona – gastos detalhados

como-ir-de-barcelona-a-madrid-parque-del-retiro

O lindo Parque do Retiro, em Madrid

3 – Como ir de Barcelona a Madrid de avião

Os vôos que fazem o trecho Aeroporto de Barcelona (El Prat) – Aeroporto de Madrid (Barajas) levam menos de 45 minutos no trajeto, é praticamente uma ponte aérea.

Os preços variam bastante. Se comprado com antecedência você pode pagar bem barato, mas se comprar em cima da hora ou se for alguma data especial como feriado ou fins de semana, as passagens podem estar custando uma pequena fortuna.

Fique atento, porque muitas companhias que fazem esse trecho são “low cost”, ou seja, na tarifa básica só é permitido levar uma mala de mão. Se for Ryanair precisa pagar até pela mala de mão. Aproveite para ler o post onde ensinamos como viajar apenas com a mala de mão. Para pesquisar passagens baratas na Europa sempre usamos o site Skyscanner.

Vantagens: método rápido e relativamente confortável.

Desvantagens: os preços variam, tem que comprar com antecedência. No dia, você tem que se programar para chegar 1h30 antes do vôo no aeroporto. É preciso ir do centro das cidades até os aeroportos (Mas nas duas cidades tem metrô para o centro e é fácil!)

Leia também: Como ir do aeroporto de Barcelona para o centro (e vice-versa)

como-ir-de-barcelona-a-madrid-aviao-ryanair

A Ryanair é uma das companhias aéreas que fazem o trecho Barcelona-Madrid

4 – Como ir de Barcelona a Madrid de trem

Para fechar o post, vamos falar do trem de alta velocidade que conecta Madrid a Barcelona, o AVE da empresa Renfe. Esse “trem bala” é super confortável e faz o trajeto em 3 horas mais ou menos. Alguns trens fazem em 2h30 e outros em 3h10.

Ele sai do centro de Barcelona (Sants Estació) e chega no centro de Madrid (Puerta de Atocha), o que é uma enorme vantagem. Os assentos são grandes e mega confortáveis, nós adoramos viajar com esses trens e a viagem passa voando. Boa opção para quem tem crianças pequenas.

O problema é o preço: normalmente é a opção mais cara de todas, você tem mais chances de conseguir preços bons se comprar com antecedência. Para ver preços, datas e comprar, entre no site oficial da Renfe.

Vantagens: muito confortável, rápido e vai de centro a centro. O limite de bagagem são 3 peças de 25 quilos.

Desvantagem: o preço.

Leia também: Viagem de Barcelona a Paris no trem de alta velocidade 

como-ir-de-barcelona-a-madrid-trem-ave

Poltronas do trem AVE na classe preferente, bastante confortáveis e espaçosas!

Tem mais alguma dica de como ir de Barcelona a Madrid? Deixe nos comentários!


Outros posts que podem te interessar:

– Guia completo da viagem para Barcelona

– Quanto custa viajar para Barcelona – gastos detalhados

– Dicas para evitar fila em 8 atrações de Barcelona

– Onde ficar em Barcelona: dicas de bairros e hotéis

– Categoria completa: Barcelona

– 4 shows de flamenco em Madrid: dicas e avaliações

– Onde comer em Madrid – dicas de restaurantes

– 6 Hostels bons e baratos em Madrid

– Categoria completa: Madrid


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

como-ir-de-barcelona-a-madrid

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!