Uma senha sera enviada para seu e-mail

Como economizar em transporte – ECONOMIA COLABORATIVA

Nós somos aquele tipo de viajante de baixo orçamento. Isso significa que sempre estamos procurando maneiras de deixar as viagens mais baratas. E acredite, viajar gastando pouco é cada vez mais fácil! Esse é o segundo post da série Economia Colaborativa e vamos falar sobre economizar em transporte na sua viagem! Quer saber como?

Com o avanço da internet pessoas do mundo todo estão a apenas a um clique de distância. Hoje, nós presenciamos a explosão da economia colaborativa. E o que é isso? Economia Colaborativa é o comércio de produtos e serviços entre pessoas físicas por meio de uma plataforma, site ou aplicativo.

Ou seja, a internet é a responsável pelo surgimento dessa nova maneira de consumir, economizar e ganhar dinheiro. No vídeo abaixo nós explicamos melhor que diabos é economia colaborativa e damos exemplos legais pra vocês verem como economizar em transporte. Aperta play antes de continuar lendo! 😛

Agora que você já viu o vídeo e entendeu que para nós, viajantes, utilizar a economia colaborativa pode ser muito vantajoso. Ao comprar serviços de outras pessoas físicas durante viagens é possível economizar muito dinheiro.

E, por outro lado, cada um de nós pode ser também um vendedor de serviços e assim ganhar uma grana com o turismo! Vamos listar a seguir mais sites e plataformas que te ajudam a economizar em transporte durante as viagens!

Como economizar em transporte durante a viagem

Existem diversos sites e plataformas onde as pessoas trocam serviços de carona ou aluguel de carro, por um valor muito menor do que as empresas tradicionais de aluguel. Essas caronas, além de serem econômicas, são super ecológicas e ajudam a diminuir o trânsito! Se liga:

BlaBlaCar – https://www.blablacar.com.br

O BlaBlaCar é um site/aplicativo onde você pode buscar uma carona paga para o seu destino. Por exemplo, se você estiver indo do Rio de Janeiro para Búzios é só usar a ferramenta de busca e o sistema já vai te mostrar pessoas oferecendo carona neste percurso, na data que você quer ir.

Você já vai ver o valor cobrado por essa carona e antes de reservar pode fazer perguntas para o condutor. Reserva feita, vocês combinam o ponto de encontro, recebem os números de contato um do outro e pronto! No dia da viagem, você deve pagar o valor combinado diretamente para o motorista, em dinheiro trocado.

Depois da viagem você deve deixar uma avaliação para o condutor e ele uma pra você. O BlaBlaCar já existe há algum tempo em outros lugares do mundo e faz bastante sucesso na Europa (é uma ótima maneira de economizar nas suas viagens internacionais!).

Chegou agora ao Brasil e já tem até site em português! Mas cá entre nós, o jeito mais fácil de usar o serviço é pelo aplicativo, disponível pra iOS e Android. Baixe o aplicativo do BlaBlaCar aqui.  😉

Conseguir uma carona pelo BlaBlaCar é fácil!

Conseguir uma carona pelo BlaBlaCar é fácil!

TripDa – https://www.tripda.com.br

O TripDa é uma plataforma igualzinha ao BlaBlaCar, mas com uma diferença legal: é 100% brasileiro! Foi criado aqui e a plataforma é voltada pra caronas pelo Brasil. Então se você estiver viajando nacionalmente, o TripDa pode ser uma ótima opção.

Dê uma olhadinha no site, lá você já pode baixar o aplicativo de celular. Você pesquisa a rota da viagem, combina com o motorista, paga diretamente para ele em dinheiro e depois deixa uma avaliação. Fácil, simples e barato!

O TripDa é uma ótima opção pra caronas pagas no Brasil!

O TripDa é uma ótima opção pra caronas pagas no Brasil!

SocialCar – http://www.socialcar.com/

Esse serviço é um pouquinho diferente e usamos em Barcelona. Foi ótimo, recomendamos! Alugamos um carro pelo SocialCar e fomos até Figueres, ver o Museu Dalí. Como estávamos com mais um casal de amigos saiu muito barato.

O SocialCar é uma plataforma de aluguel de carros entre particulares, ou seja, uma pessoa aluga seu carro para outra diretamente. É muito fácil de usar. No site você coloca seu endereço e ele diz os carros disponíveis mais próximos de você! Você faz a sua escolha baseada no modelo do carro e no valor do aluguel por diária e pelo próprio site reserva e paga.

Depois é só combinar a retirada e entrega com o dono do carro! Você retira o carro com o tanque cheio e deve devolver da mesma forma. Se a sua viagem for longa, com amigos ou com a família toda, essa é uma ótima opção. Por enquanto o SocialCar só está disponível na Espanha, mas bem que eles podiam expandir pro mundo todo, né?

Com o SocialCar alugamos um carro por um preço ótimo e viajamos de Barcelona para Figueres!

Com o SocialCar alugamos um carro por um preço ótimo e viajamos de Barcelona para Figueres!

Fizemos abaixo uma lista com outros sites/plataformas desse tipo, dividido pela atuação em cada país. Assim fica bem mais fácil de você planejar a sua viagem e já pesquisar a carona ou aluguel de carros direto no país que você estiver!

Vale a pena lembrar que você pode usar esses sites não só nas suas viagens: que tal pegar uma carona de vez em quando para o trabalho, ao invés de ir dirigindo, de transporte público ou de táxi? As cidades e o meio-ambiente agradecem!

Caronetas – Caronas compartilhadas no Brasil.
CaronaFácil – Caronas compartilhadas no Brasil.
Zaznu – Caronas compartilhadas no Brasil.
Carpoolear – Caronas compartilhadas na Argentina.
CompartoCoche – Caronas compartilhadas na Argentina.
ViajaConmigo – Caronas compartilhadas no Chile.
ADedo – Caronas compartilhadas no Chile.
Arriendas – Aluguel de carros entre pessoas no Chile.
CarrotMS – Caronas compartilhadas no México.
DameUnAventon – Caronas compartilhadas no México.
Coopiloto – Caronas compartilhadas em Porto Rico.

Carpooling – Caronas Compartilhadas na Espanha.
Shareling – Caronas Compartilhadas na Espanha.
AreaVan – Aluguel de Trailers e Vans na Espanha.
FreeCaravan – Aluguel de Trailers e Vans na Espanha.
AutoCompartido – Caronas compartilhadas em Equador, Colômbia e Peru.
Aventones – Caronas compartilhadas em México, Chile, Peru, Equador e Argentina.
Carpling – Caronas compartilhadas em diversos países do mundo, nas Américas, Europa e Oceania.
Orangutrans – Caronas compartilhadas em Argentina, Chile e Estados Unidos.

Você já usou algum serviço de caronas ou aluguel de carros entre pessoas que não está nesse post? Conta pra gente nos comentários e adicionaremos aqui!

Leia os outros posts da série!

Como economizar em hospedagem

Post e vídeo sobre como economizar em hospedagem

Post e vídeo sobre como economizar em hospedagem

Como ganhar dinheiro com turismo

Como ganhar dinheiro com turismo

Como ganhar dinheiro com turismo

OuiShare é um site em espanhol que reúne várias iniciativas de economia colaborativa no mundo todo. Utilizamos bastante para a nossa pesquisa desse post e lá tem muita coisa. Pra quem fala espanhol, é legal conferir. 🙂

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!