Como chegar em San Pedro de Atacama – transfer de Calama

Para começar a incrível viagem ao Atacama, primeiro é preciso chegar na cidade de San Pedro de Atacama. A maneira mais comum é pegar um vôo até o aeroporto de Calama (CJC). Nós voamos de Santiago do Chile e em menos de duas horas pousamos em Calama.

O aeroporto de Calama é o mais próximo de San Pedro, mas não significa que esteja ao lado. É preciso encarar mais 100km de estrada até o povoado. O pulo do gato está aqui, no ônibus que te leva de Calama a San Pedro (transfer).

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Transfer para San Pedro de Atacama

Quando fomos para lá, em 2016, estávamos preocupadas com esse trecho da viagem. Havia poucos relatos de blogs na internet e não ficava muito claro se deveríamos comprar com antecedência ou na hora mesmo.

Decidimos comprar com a empresa Licancabur Transfers. Para comprar foi simples: acessamos o site da empresa, fizemos a reserva, eles mandaram um e-mail confirmando a data e horário e ficou combinado de pagarmos na hora de embarcar.

O valor era de 20.000 pesos chilenos por pessoa para um único trecho (R$ 95) ou 36.000 pesos chilenos (R$ 172) comprando ida e volta.

Um problema: o site do Licancabur Transfers está fora de ar.

Uma solução: ao chegar no aeroporto de Calama, descobrimos que não é necessário comprar antes! Fizemos isso porque estávamos inseguras, mas a verdade é que no saguão de entrada do aeroporto existem vários quiosques das mais diversas empresas que fazem o transfer até San Pedro.

É fácil e tranquilo de comprar na hora. Pergunte em todos e tente barganhar o preço. Vimos que todos tinham um preço muito parecido, mas chorar por descontos não custa nada, né?

como-chegar-em-san-pedro-de-atacama-aeroporto-calama

Os guichês das empresas que oferecem transfer até San Pedro

A experiência com a Licancabur Transfers foi boa. O ônibus que nos levou até San Pedro era um microônibus que cabia umas 15 pessoas. Logo que pagamos o valor combinado, no guichê do aeroporto, o pessoal do transfer nos perguntou qual seria nosso hotel ou hostel em San Pedro. As malas de todos foram no porta-malas, já colocadas respeitando a ordem de quem sairia primeiro.

Depois de mais ou menos 1h20 em uma estrada linda do deserto, com direito a uma parada rápida no Mirador da Cordillera de la Sal para tirar foto, chegamos em San Pedro de Atacama.

O motorista foi seguindo a ordem de hospedagem lógica, deixando cada passageiro em seu hotel ou hostel. Estávamos no Hostel Mallku Atacama, então fomos uma das últimas a desembarcar.

Fazendo uma pesquisa rápida vimos que a Licancabur Transfer e a Transandino são as empresas mais bem recomendadas pela internet. Na hora de comprar, além do preço, pergunte sobre os tamanhos dos ônibus. O nosso era um micro onibus, mas a poltrona era relativamente boa.

Vimos que as outras empresas usavam vans e ouvimos falar de algumas colocam as malas nos pés dos passageiros e não no porta-malas. Fuja delas!

como-chegar-em-san-pedro-de-atacama-transfer

Dentro do nosso ônibus

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Para finalizar, selecionamos 5 hostels ótimos em San Pedro de Atacama para te ajudar a escolher a hospedagem. Tem para todos os estilos e orçamentos! Confira ;)

Se você teve uma experiência diferente ou usou outra empresa, conte para nós nos comentários. :)


Leia os outros posts da série “Atacama”

Dicas de 5 hostels em San Pedro de Atacama

Passeios no Atacama: quais escolher?

A cidade de San Pedro de Atacama

Passeio às Lagunas Escondidas no Atacama

Atacama de Bicicleta: Rolê por Pukará de Quitor e Catarpe

Desbravando San Pedro de Atacama em um Walking Tour

Tour Astronômico no Deserto do Atacama

Passeio à Laguna Cejar e Ojos del Salar de Atacama

Passeio ao Vale del Arco-Iris

Passeio às Lagunas Escondidas – lagoas de sal

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta Estrangeira no Facebook!